Translate

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - A dolorosa verdade


Leia Tiago 1.18-25
Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Tiago 1.23-24
Nós geralmente não gostamos de pessoas que nos dizem verdades duras sobre nós mesmos. Hoje, Abraão Lincoln é reverenciado como um dos maiores presidentes norte-americanos, mas em sua época ele foi vilipendiado e odiado por muitos por dizer verdades dolorosas. 
Martin Luther King, Jr. disse duras verdades sobre o racismo e a segregação, e algumas pessoas o odiaram por isso. Nelson Mandela foi preso por sua posição profética sobre o apartheid. Se Isaías, Jeremias ou Amós vivessem hoje e dissessem o que disseram no passado, nós provavelmente não o admiraríamos como hoje o admiramos. 
Esta é a natureza da verdade dolorosa; ela parece melhor em retrospecto. Após séculos ou mesmo décadas, fica mais fácil nos enganarmos, pensando que uma mensagem não se dirigia a nós, do que se agirmos a partir dela. Mas se ouvirmos as palavras de Deus e as aplicarmos a nós mesmos, Deus nos ajudará a mudar. 
Quando meu pai era jovem, alguém disse a ele: "Sabe de uma coisa, você nunca faz um elogio nem diz algo de bom sobre os outros". Essas palavras o deixaram arrasado, mas a verdade contida nelas também o mudou. Ele se tornou um homem afirmativo, atencioso e expressivo porque ouviu e se dispôs a mudar. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a ouvir atentamente as Tuas palavras na Bíblia - e a mudar. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A abertura à verdade de Deus abre a porta à mudança.
Oremos pelos amigos que me dizem a verdade.
Autoria: Dan G. Johnson (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!