Translate

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Reflexão do dia 1º de janeiro - É tempo de ver a flores


Leia Lucas 12.22-34
Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Lucas 12.26
Lucas escreve esta pequena parábola num ambiente de grande ansiedade pela sobrevivência e solicitude quanto ao futuro. Essa era a realidade dos discípulos de Jesus e de uma multidão, que também tinha expectativa de transformações. 
Jesus fala das flores do campo e da beleza que elas têm. As flores do campo apresentam uma mensagem para os ouvintes de Jesus, mensagem de renovação da semente, de alegria e novidade que as tonalidades e os perfumes das flores apresentam. Belas e perfumadas, as flores são temporárias, mas no seu pouco tempo de vida elas se dedicam a inspirar a vida. 
Se Deus cuida das flores que desaparecem rapidamente, quanto mais cuidará do Seu povo! Esta ilustração anima os discípulos e o povo em sua caminhada. Parece claro que o texto questiona a ansiedade irresponsável e egoísta que leva a pessoa a acumular coisas, atitude que Jesus atribui aos "gentios", isto é, aos injustos, egoístas, avarentos, mundanos, malignos, etc. 
A preocupação responsável é legítima. O Reino de Deus apresenta a solidariedade que ajuda a eliminar as diferenças causadas por uma sociedade injusta. A luta pelas coisas necessárias para a sobrevivência não é condenada por Jesus, mas sim a ansiedade irresponsável e egoísta. 
Oração: Nosso Deus e Pai, neste começo de ano, pedimos que a benção da confiança e da gratidão nos alcance em todos os momentos da vida. Amém.
Pensamento para o dia: A esperança do Reino de Deus é a força para superar as crises e desesperanças da vida.
Oremos pela renovação da esperança cristã neste início de ano.
Autoria: Josué Adam Lazier (Piracicaba, São Paulo, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!