Translate

domingo, 6 de novembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Um milagre moderno


Leia Lucas 6.27-36
Deus (...) nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação. 2 Coríntios 5.18
As palavras de Paulo me fazem lembrar a espantosa reconciliação que tem acontecido em Ruanda desde o genocídio de tutsis* por hutus extremistas, em 1994. Os responsáveis por matanças brutais certamente merecem punições severas - talvez a morte , mas o governo de Ruanda oferece uma alternativa curadora. 
As pessoas que admitem sua culpa, confessam os detalhes e pedem desculpas às famílias das vítimas tornam-se elegíveis para receber uma pena reduzida. Mal posso imaginar o que é ver a agonia no rosto de um familiar enquanto confesso atos vis e peço perdão. Mais difícil ainda é imaginar-me a ouvir os detalhes repulsivos de alguém que assassinou perversamente uma pessoa querida por mim e depois pedir ao tribunal para perdoá-lo. 
Mas em Ruanda e em outros países africanos não apenas se pede e se obtém perdão, mas reconciliações genuínas acontecem. Alguns criminosos fazem o que podem para corrigir seus erros - como se juntar ao esforço de reconstrução da comunidade que destruíram ou dar assistência financeira a uma viúva. Esses atos são sinais maravilhosos da graça de Deus e um exemplo do que Ele nos pede para fazer. Quer um crime seja grande ou pequeno, de nossa autoria ou contra nós, Cristo pede que nos reconciliemos uns com os outros. 
Oração: Senhor amado, concede-nos a determinação de nos reconciliarmos com as pessoas a quem prejudicamos ou pelas quais fomos prejudicados. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Pode ser difícil buscar a reconciliação, mas essa é a via de Deus.
Oremos pelas pessoas que não tentaram perdoar.
Autoria: Dolores Klinsky Walker (Washington, EUA)
* Tutsis e hutus são duas das etnias que formam o povo de Ruanda.
Texto extraído do Guia Devocional Dário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!