Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Quando odeio


Leia 1 João 2.1-11
Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos. 1 João 2.11
Enquanto orava sobre o abuso que sofri na infância, sentia um ódio intenso pelas pessoas que haviam me magoado. Depois, me sentia culpada, pensando que, sendo cristã, eu não deveria odiar. Mais tarde, ao ler a passagem acima (1 João 2.1-11), convenci-me ainda mais de que quando odeio estou caminhando na escuridão. 
Com o tempo, entendi a questão de maneira diferente. O sentimento de ódio é imparcial, como são todos os sentimentos. É natural sentir ódio diante das memórias de abuso que vêm à tona. O que importa é o que faço com os sentimentos. Permaneço no ódio? Guardo rancor ou torno-me cada vez mais amarga? Tudo que eu mais queria, de coração, era ser como Cristo. Percebi então que, se não pedisse a Deus para me ajudar a me desapegar das memórias de abuso e perdoar quem havia me magoado, estaria caminhando na escuridão. 
Por muito tempo, lutei contra meus sentimentos de ódio, ira e amargura antes de conseguir entregá-los a Deus, mas finalmente entendi que o ódio aos outros só magoa a mim mesma, e não a eles. Quando abandonei esses sentimentos, o Espírito de Deus curou minha alma e substituiu meu ódio pelo amor. 
Oração: Pai amado, cura nosso coração. Ajuda-nos a abandonar o ódio e a amargura e a perdoarmos quem nos magoou. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos oferece a cura para as dores mais profundas que vivenciamos.
Oremos pelas pessoas que sofreram abusos na infância.
Autoria: Wanda Viola (Califórnia, EUA)
Conexão com a Vida: Se você sofreu abuso infantil, encontre alguns recursos de auxílio com grupos de ajuda ou fale com um pastor ou conselheiro.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!