Translate

sábado, 25 de setembro de 2021

Reflexão para o dia de hoje - A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.  Filipenses 4.8

Uma amiga ficou surpresa quando toquei uma valsa de Chopin depois de ter negligenciado o piano por décadas. Expliquei que era a memória muscular a razão pela qual todos conseguimos nos lembrar rapidamente de certas habilidades aprendidas por meio de movimentos repetidos.


A prática leva à perfeição, minha mãe costumava dizer ao se certificar de que eu estava cumprindo minha meia hora diária de exercícios de piano ou sempre que me esforçasse para aprender uma habilidade nova. Claro, ela estava certa. Ações repetitivas ficam embutidas em nossa memória até que se tornem automáticas. Isso explica por que ainda conseguimos nos lembrar da tabuada ou de como andar de bicicleta, memo anos depois.


Mas também há um tipo de prática que leva à imperfeição: pensamentos negativos recorrentes. Reclamações, críticas e a insistência em pensamentos ansiosos ou amargos podem ficar arraigadas em nossa mente. Deus tem falado comigo sobre certos padrões de pensamentos negativos que não lhe agradam. Ao "interromper o pensamento" - rejeitando-o quando se apresenta - e pedindo a Deus que me transforme   por   meio da renovação da minha mente (veja Romanos 12.2), estou aprendendo a substituir esse mau hábito por outro que me aproxime de Deus.


Pensamento: Hoje praticarei focar no que agrada a Deus.


Marianne Jones (Ontário, Canadá)


www.nocenaculo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!