Translate

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Reflexão para o dia de hoje - FREIO

Certo samaritano, que seguia seu caminho, passou perto do homem e, vendo-o, compadeceu-se dele. Lucas 10.33

A moça subia a rua em um carro novo, bonito, e falava ao celular. Ao ver a cena, meus botões ouviram minha censura: Falando ao celular enquanto dirige! Virando a esquina, a jovem estacionou, abriu a porta e saiu apressadamente,  com o aparelho ainda junto ao ouvido. Ela pediu um minuto ao interlocutor e dirigiu-se a um homem maltrapilho sentado no meio-fio: O senhor está bem? Está com dor?


O homem não estava passando mal, apenas descansava de sua jornada. Foi alcançado pelo olhar de uma mulher ocupada, que decidiu  parar a vida por um instante e, assim, assegurar-se de que seu semelhante não precisava de socorro.


Assistir àquilo foi revigorante para mim. Concluí que "colocar o pé no freio" pode ser o início da redescoberta da humanidade que há em nós.  Talvez a grande lição na cena é a de que em todo instante somos convidados pelas urgências a acelerar a vida, colocando-a num ritmo  que, apesar de alucinante, nos paralisa a essência. A decisão por frear não é fácil, nem a de enxergar o outro com misericórdia. Aquela mulher freou, e isso disse muito sobre o seu coração.


Pensamento: Há momentos em que nosso espírito crítico precisa dar lugar a um olhar mais sensível, menos julgador e mais atento às pessoas.


 Jonatas Rotter Cavalheiro (São Bernardo do Campo, SP)

 

www.nocenaculo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!