Translate

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Contexto


Leia Gálatas 6.7-11
Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé. Gálatas 6.10
Contexto é tudo. Conhecer o contexto no qual alguém disse algo evita que as palavras se transformem em objetos de destruição. Conhecer o contexto de um ditado apreciado e dito frequentemente pode enriquecer seu significado ainda mais. 
Como muitas pessoas, eu cresci ouvindo trechos da Bíblia o tempo todo. Algumas frases ou ditados bíblicos eu ouvi fora da religião organizada. Embora o contexto seja importante, o tom igualmente tem peso. Eu me lembro de ouvir, quando criança, as palavras de Paulo aos Gálatas: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará". Eu ouvia estas palavras, frequentemente, como repreensão e castigo. Recebi-as como uma advertência negativa. 
Embora Paulo desencoraje os crentes da Galácia de semearem "para a sua própria carne", ele faz um retrato equilibrado, lembrando a eles de que "o que semeia para o Espírito colherá vida eterna". As palavras de Paulo seguem num crescendo de encorajamento: "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos". 
Estas não são palavras de alguém que está sacudindo um dedo na cara do outro, como se esperasse que ele ou ela fosse fazer a coisa errada. São palavras de encorajamento, animando-nos a persistir em fazer a coisa certa. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a conhecer a Tua palavra e proclamá-la. Pelo poder da Tua palavra, dá-nos vida. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus quer nos ajudar a tomar as decisões certas.
Oremos por alguém que esteja tomando uma decisão difícil.
Autoria: Gregory V. Palmer (Ohio, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!