Translate

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Profeta da Esperança

Leia Isaías 61.1-4


O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar aos quebrantados de coração, a proclamar a libertação aos cativos e a pôr em libertade os algemados. Isaías 61.1


Quando eu era adolescente, parei boquiaberto diante da Estátua da Liberdade. À sombra da Ilha Ellis, onde tantos haviam chegado a uma nova terra cheia de possibilidades e esperança, os Estados Unidos, li o poema de Emma Lazarus, "O novo colosso". Suas palavras - "Mandai-me os sem abrigo, os arremessados pelas tempestades" - me abriram os olhos.


De algum modo, vivendo no relativo conforto e privilégio de minha casa rural, eu não sabia que outras pessoas não vivam tão confortável e privilegiadamente quanto eu. Ao ler o poema, comecei a compreender que a estátua era um símbolo de acolhimento aos que não vivem como eu. Finalmente, vim a perceber que para além de nossa lealdade nacional, nossa fé nos chama a acolher o estrangeiro, a cuidar dos desabrigados, a dar esperança ao sonhador, a oferecer um lugar de possibilidade aos que buscam uma vida melhor.


No âmago das Escrituras há uma mensagem de compaixão pelos pobres e oprimidos e amor à misericórdia e justiça. O caminho de Deus é buscar a liberdade da opressão; "praticar a justiça, e amar a misericórdia, e andar humildemente com o nosso Deus" (Miqueias 6.8), para que as possibilidades da esperança possam ser realizadas e estejam disponíveis a todos.


Oração: Amado Deus, mostra-nos o que precisamos fazer para viver segundo os Teus propósitos. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: De que modo acolhemos os necessitados?


Oremos para que atendamos ao chamado de Deus.


Autoria: F. Richard Garland (New Hampishire, EUA)


Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!