Translate

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Voltando-nos para o perdão

Leia Mateus 18.15-20

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará. Mateus 6.14

Perdoar é difícil. No passado, quando eu lia Mateus 18.15-20, eu me identificava imediatamente com os injustiçados. Achava que Jesus tinha validado meus sentimentos de ter sido injustiçado e me oferecido um modelo que me permitia extrair a confissão e o pedido de desculpas que eu merecia.

No entanto, com o tempo, a experiência, o estudo bíblico, o apoio de amigos cristãos e o auxílio do Espírito Santo, ganhei uma nova perspectiva. A leitura cima de Mateus 18 não tem a ver com a validação das minhas injustiças ou com a correção das minhas mágoas. É um modelo para irmos além de nós mesmos e estendermos o amor cristão àqueles que possam ter perdido o caminho.

Mas mesmo com esta nova perspectiva, ainda me debato com o perdão e com minha responsabilidade como cristão: perdoar os outros ou confessar minhas próprias falhas, assumir a responsabilidade ou responsabilizar o outro. Conforme o tempo passa, vou reconhecendo melhor qual dessas coisas preciso fazer. Quando nos concentramos em Deus e não apenas em nossos sentimentos, podemos responder aos outros com amor cristão. Quando nos voltamos para o Espírito Santo em busca de orientação e direção, podemos refletir o exemplo de Cristo aos outros.

Oração: Deus do perdão, ajuda-nos a amar e perdoar prontamente. Oramos como Jesus nos ensinou dizendo: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém".

Pensamento para o dia: Quando nós perdoamos, Deus nos perdoa.

Oremos pelas pessoas que têm dificuldade para perdoar.

Autoria: Rick Beck (Kentucky, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!