Translate

sábado, 18 de junho de 2011

Reflexão do dia 16 de junho - Santos Adolescentes

Leia: Miqueias 4.1-3, 6.6-8

Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene. Amós 5.24

          Em meu país, a África do Sul, o dia 16 de junho é um feriado popular chamado Dia da Juventude. Nesse dia, há mais de 30 anos, jovens de Soweto, um bairro de população majoritariamente negra, fizeram uma manifestação pacífica contra o governo opressivo do Apartheid*. Muitos perderam a vida - alguns ainda com 14 anos - quando os manifestantes foram atacados. Houve quem previu um final sombrio para nós. A maioria achava difícil imaginar um futuro de paz e esperança - dádivas que nosso Deus amoroso ansiosamente deseja para toda a humanidade.
         Quando o mundo se reuniu na África do Sul para a Copa do Mundo, há um ano, muitos milhares de pessoas vieram dar apoio às suas seleções nacionais. No passado, um pária do mundo por causa do Apartheid, a África do Sul tornou-se a anfitriã do mundo. A coragem demonstrada por esses jovens há décadas levou à transformação de meu país.
          Isso mostra que, com a ajuda de Deus e os atos de gente corajosa, tudo é possível. A história me induz a dar graças a Deus por pessoas corajosas que, ao longo dos tempos, se levantaram contra a injustiça. Nosso mundo sempre precisará de cristãos e cristãs para continuar a dizer às trevas: "Permita-me discordar". Nenhuma escuridão consegue apagar a luz de Deus. Como diz Romanos 8.28, Deus produz coisas boas a partir do mal.

Oração: Ó Deus, dá-nos corações corajosos e a vontade de fazer com que este mundo seja mais como Tu queres que seja. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O eterno desejo de justiça de Deus pode ser personificado em nossa vida.

Oremos pelos países que enfrentam tumultos políticos.

Autoria: Roland Rink (Gauteng, África do Sul)

*Apartheid: Regime de segregação racial na África do Sul.
 
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!