Translate

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - A memória de vovô


Leia Salmos 71.17-21
Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias. Eclesiastes 12.1
Não tenho nenhuma lembrança de meu avô antes de o Mal de Alzheimer dominar sua mente e personalidade. A maioria de minhas lembranças gira em torno do tempo que minha família passou dividindo a casa com meus avós. Não entendi bem por que meu pai se deu ao trabalho de montar uma escrivaninha para vovô, que não conseguia se lembrar nem do nome de sua esposa. 
Mas todas as manhãs vovô ia para aquela escrivaninha. Sentado ali, ele lia sua Bíblia e depois orava em voz alta. Com frequência suas palavras eram ininteligíveis para nós, mas sabíamos que ele orava por sua família e pelos missionários das fotos que mantinha numa caixa. Mais de uma vez nós o ouvimos chorar pela necessidade de alguém. 
Eclesiastes nos diz que os sábios lembram-se de Deus na sua juventude e constroem lembranças vitalícias da fidelidade de Deus. Os problemas e o enfraquecimento do corpo físico chegam mais cedo do que gostaríamos. O hábito de meditarmos sobre Deus prepara-nos para os "maus dias" que inevitavelmente virão. 
No funeral de vovô, muitas pessoas contaram histórias sobre um homem saudável do qual não me lembro. Ninguém quis contar lembranças de um homem com o mal de Alzheimer, frágil e desmemoriado. Mas é desse homem que não quero me esquecer: o homem que se agarrou a Deus quando já tinha se esquecido de tudo. Espero conseguir fazer o mesmo. 
Oração: Senhor amado, queremos poder nos apoiar nas lembranças da Tua fidelidade quando as dificuldades vierem. Ensina-nos a lembrar-nos de Ti acima de todas as coisas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O tempo passado com Deus prepara-nos para enfrentar o que a vida trouxer.
Oremos pelos que cuidam de pessoas com o Mal de Alzheimer.
Autoria: Sarah Kidd (Nova York, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!