Translate

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Tempo de Arrependimento


Leia Mateus 3.1-4
Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza. Mateus 11.21
Depois do carnaval, muitas pessoas procuram as Igrejas em busca de confissão, perdão e arrependimento, não somente pelo que vivenciaram nesses dias, mas em toda a sua vida. Em muitos lugares do mundo, essa data visa a proporcionar ocasião para tais práticas. 
Essa tradição vem do Antigo Testamento, com o uso de pano de saco e cinzas como sinal de arrependimento e tristeza (veja 2 Samuel 13.19). Num período posterior, os profetas preferiam conclamar o povo a rasgar o coração, quebrantar-se e humilhar-se diante do Senhor e do próximo. Em muitos países, não apenas católicos, mas também evangélicos celebram o dia de cinzas, que vem antes da Quaresma: um período de autoavaliação, profundo relacionar-se com Deus, arrependimento e busca de nova vida, em preparação para a Páscoa. 
A confissão e o arrependimento são posturas a que a Palavra de Deus sempre nos convida. E não apenas fazendo uma cruz na testa com óleo e cinzas, mas com a vivência real de um tempo de reflexão e meditação bíblica, exame interior, contrição, confissão, reconciliação pessoal e relacional, perdão e restauração. A oportunidade é boa, é válida e é agora! Façamos bom uso dela e cresçamos em santidade! 
Oração: Senhor, ajuda-nos a nos quebrantar diante de Ti; a rever as nossas vidas e relacionamentos e a penetrar no mais íntimo e obscuro espaço do "ser interior", sob a Tua Graça. Amém!
Pensamento para o dia: Que nesta Quaresma tenhamos postura de confissão e arrependimento.
Oremos Para que possamos ter um tempo de Quaresma de crescimento em santidade.
Autoria: Nelson Luiz Campos Leite (São Paulo, SP, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!