Translate

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Você está pronto?


Leia Isaías 40.1-5
Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Isaías 40.3
Outro dia, alguém me perguntou se eu estava pronto para o Natal. Minha resposta foi: "Pronto ou não, ele está chegando!" O Advento nos faz essa mesma pergunta. Isaías chamou o povo a "endireitar o caminho" para o Senhor. 
O equivalente moderno da imagem do profeta são as pesadas escavadoras e a dinamite. Nós preparamos a vinda de Deus limpando e removendo tudo que é contraditório perante Deus. Mas, apesar de nossos esforços para permanecer despertos e alerta, é mais comum estarmos "despreparados" do que "prontos". 
É como cada nascimento. Os pais jamais estarão realmente preparados para uma mudança tão radical quanto a que um bebê produz. Também é como toda morte. Podemos ter meses, até anos, para nos preparar, mas, quando a pessoa que amamos dá seu último suspiro, isso ainda nos atinge como se viesse do nosso ponto cego. É como ouvir o médico dizer: "É câncer". Já trilhamos esse caminho com outros. Mas, quando precisamos que o trilhem conosco, é algo tão diferente que jamais estaremos prontos para ele. 
A vida chega para nós quer estejamos preparados ou não. Sempre haverá surpresas que não podemos antecipar e exigências para as quais não podemos nos preparar. Suspeito que é por isso que um dos nomes de Jesus é Emanuel, que significa "Deus conosco". Ou, como a voz do céu disse ao apóstolo Paulo, "a minha graça te basta" (2 Coríntios 12.9). Fé é confiar que a graça de Deus é e será o bastante. Só podemos estar prontos até aí. 
Oração: Ó Deus, nos momentos em que estivermos prontos e nos momentos em que não estivermos, ajuda-nos a confiar e a nos apoiar na Tua graça. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que quer que a vida traga, a graça de Deus é o alicerce da nossa prontidão para enfrentá-la.
Oremos pelas pessoas que estejam enfrentando uma convulsão social durante o Advento.
Autoria: Mike Ripski (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!