Translate

domingo, 25 de dezembro de 2011

Reflexão do dia 22 de dezembro - Respondendo com afabilidade


Leia 1 Samuel 1.1-18
E [Eli] lhe disse [a Ana]: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho! Porém, Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. 1 Samuel 1.14-15
Simpatizo com Ana nessa história, pois também fui vítima de acusações públicas, boatos e equívocos. Embora minhas experiências espelhem as de Ana, infelizmente o mesmo não acontece com minhas respostas. Quando sou falsamente acusada, minhas respostas geralmente vão de insultos raivosos, passando por ataques verbais descuidados, até queixas chorosas. 
Em contrapartida, quando Ana foi falsamente acusada, ela educadamente explicou seu comportamento. Suas palavras a Eli foram afáveis e respeitosas. Qualquer observação cortante que eu fizesse mostraria meu desdém por Eli - e isso nunca alcançaria o resultado positivo que a resposta de Ana alcançou. Ao responder sem rancor, Ana permitiu que Eli respondesse no mesmo espírito, apesar de seu mal-entendido prévio. 
Enquanto uma de minhas respostas explosivas poderia provocar palavras duras por parte de Eli, sua resposta bondosa levou a Ana consolo e esperança. Ela voltou feliz para casa. Imagine o impacto que poderíamos ter em nossas famílias, igrejas e comunidade se respondêssemos às acusações, boatos ou insultos do modo como Ana respondeu a Eli! 
Oração: Nós Te agradecemos, ó Deus, pelos exemplos que Tu nos deste na Tua Palavra. Ajuda-nos a ser pessoas tão graciosas quanto Ana foi com Eli. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Posso responder com graça e amor, independentemente do que outras pessoas possam dizer ou fazer.
Oremos pelas pessoas que nos acusam indevidamente.
Autoria: Leona Matson (Colúmbia Britânica, Canadá)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!