Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Humildade

Leia: João 13.1-17

[Jesus disse:] Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13.14-15

          Meu amigo, que vem de uma cultura diferente, não permitiu que eu tocasse seus sapatos quando o ajudava a fazer as malas para viajar. Em sua cultura, isso é degradante. Em minha cultura, não é desonroso tocar pés ou calçados. Os pedicuros e sapateiros não são menosprezados. Em algumas partes do mundo, no entanto, essas e outras profissões são relegadas a um grupo especial e "indesejado" de pessoas.
          A compreensão disso faz-nos perceber a humildade de Cristo quando lavou os pés dos discípulos e também explica o espanto de Pedro, que quis impedi-lO. Mesmo no mundo de hoje, algumas oportunidades de serviço carregam o mesmo estigma que a lavagem dos pés na cultura de meu amigo. Ainda há muitos povos, lugares e situações que os "bons" cristãos e cristãs evitam. Talvez o que nos impeça seja nossa preocupação com o status e a reputação. Talvez nosso ego ou autoimagem nos digam que não somos feitos para uma tarefa tão humilde.
          Mas ser como Jesus implica desconsiderar o ego e o eu. Não podemos desconsiderar o exemplo de Jesus dizendo que para Ele isso era fácil, pois Jesus podia fazer qualquer coisa. Antes, podemos seguir Seu exemplo como pessoas que tudo fariam em nome do amor.

Oração: Graças, ó Deus, pelo Teu amor envolvente e pela humildade de Jesus como exemplos de relacionamento com os outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nenhuma tarefa feita com amor é degradante.

Autoria: Kenneth Athon (Indiana, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!