Translate

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Reflexão para o dia de hoje - Dia da Independência do Brasil

Leia: Salmo 66

Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto. Salmo 43.1

Em setembro de 1822, aconteceu a independência do Brasil decretada por Dom Pedro I, às margens do Ipiranga. Possivelmente, essa data não tem muito significado histórico às gerações modernas e democráticas. Já se passaram 193 anos e muitas águas rolaram no nosso país, bem como no cenáculo do nosso mundo. Devemos celebrar civicamente a importância desse marco histórico para a nossa Pátria. Do mesmo modo, expressar gratidão pela vida de muitas heroínas e muitos heróis que sonharam com um país livre e independente para as suas decisões políticas e com felicidade para seus filhos.

É necessário ter clareza de que o  processo de independência é contínuo e permanente. Dentro da realidade da nossa pátria, temos muitas áreas que precisam ser revistas. O movimento democrático não é estático, mas dinâmico e envolve participação popular, não somente através do voto, mas também pelo acompanhamento e cobrança das pessoas que elegemos, ações que estejam em consonância com as reais necessidades da sociedade. O aperfeiçoamento democrático é a construção de uma cidadania responsável e comprometida com a justiça social.

Como o povo de Deus, não podemos estar alheios aos clamores das ruas em termos de busca da dignidade de vida. Em nossa missão precisamos ter a sensibilidade de ouvir a voz do povo, pois este tem sempre algo a nos dizer ao nosso compromisso profético, pastoral e missionário. Nesse sentido, é preciso responder, em nome do evangelho, às demandas que muitas vezes são de um povo que vive como "ovelha que não têm pastor" (Mateus 9.36b).

Celebremos com gratidão a Deus pela vida do nosso país e que sejamos instrumentos de Deus para o crescimento de sua independência em favor da vida.

Oração: "Que o Pai dirija e guarde a vida nacional; nos livre de perigos, pecado e todo mal! A quantos que governam conceda seu favor na senda ideal do amor!" Em nome de Jesus, amém! (Hinário Evangélico - hino 488, estrofe 2).

Pensamento para o dia: O que posso fazer para que a minha pátria seja melhor?

Oremos, no decorrer do dia em favor da nossa Pátria.

Autoria: Stanley da Silva Moraes (São Paulo/SP, Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!