Translate

sábado, 31 de agosto de 2024

ÁGUAS


 

Reflexão para o dia de hoje - NOSSA NECESSIDADE FINAL

Ó Deus, tu és o meu Deus; eu te busco ansiosamente. A minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, e exausta e sem água. Salmo 63.1


Minha visão ficou turva e tudo parecia amarelo e verde. Eu senti que ficaria doente e poderia cair na quadra de basquete. Mal conseguia reconhecer alguém e lutava para andar em linha reta. Treinar sob o sol quente me afetou.


O treinador me disse para sentar e beber um pouco de agua. Depois que tomei água, comecei a me sentir melhor. Essa experiência me lembrou quão essencial a água é.


A água nos traz alívio, nutrição e reposição. Deus faz o mesmo com os crentes. Sem água, não teríamos vitalidade, restauração ou mesmo vida, especialmente durante uma tarefa árdua.


No Salmo 63, Davi estava num estado de grande dificuldade e turbulência e escreveu sobre como sua alma tinha sede de Deus. Uma vida sem comunhão com Deus é como uma vida sem água: impossível. Como Davi, aprendamos a ter sede e a buscar a Deus como se nossa vida dependesse disso.


Oração: Ó Deus, guia-nos para que nosso coração sempre te busque acima de tudo. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: A vida sem Deus é como a vida sem água.


 Stephen Suba (Caloocan, Filipinas)


www.nocenaculo.com.br


sexta-feira, 30 de agosto de 2024

MARAVILHAS


 

Reflexão para o dia de hoje - QUESTÕES

"Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São    pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança."    Jeremias 29.11   Leia Jó 28.20-28


Na maioria dos dias, quando me levanto, pego uma xícara de café, minha Bíblia e meu diário. Registrar minhas orações e pensamentos em um caderno espiral tornou-se meu hábito. Gosto de começar a página com data, dia e ano. Isso me ajuda a organizar meu dia e me permite olhar para trás para ver o que estava pensando ou como Deus atuou por meio de minhas orações.


Percebo que meus desejos nem sempre estão alinhados com a vontade do Criador. Tornei-me intencional em fazer perguntas a Deus. Expor minhas preocupações na forma de uma pergunta, em vez de sempre pedir ajuda ou bênçãos para fazer o que tenho em mente, muda a maneira como vejo o meu dia. É uma mudança sutil de atitude que faz com que pareça menos estressante quando as coisas não acontecem como imagino. As perguntas tornam minhas orações abertas, permitindo que minha mente receba o dom da graça em vez de tentar aproveitá-lo. Esta prática deixa uma janela aberta para o Espírito Santo fluir através do meu dia.


Oração: Amado Deus, obrigada por este dia e pelas lições que tu nos dás nas Escrituras. Agradecemos tua orientação quando temos dúvidas. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Não terei medo de fazer perguntas a Deus.


 Chris Baldauf (Louisiana, EUA)


www.nocenaculo.com.br

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

ESSÊNCIA DA ALMA


 

Reflexão para o dia de hoje - EU VOU ABENÇOAR VOCÊ

"Certamente eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes. E assim, depois de esperar com paciência, Abraão obteve a promessa.' Hebreus 6.14-15


O ano de 2022 foi muito agitado, repleto de acontecimentos desagradáveis. A guerra eclodiu no meu país natal, a Ucrânia, e percebi que não conseguiria lidar com a situação sozinha. Decidi ir aonde Deus me levasse. No fim do ano, eu estava morando com amigos. Eles estavam em processo de mudança para uma nova casa. Isso significou muita agitação - sujeira da construção, dificuldades financeiras e problemas familiares.


Apesar dos desafios da mudança, meu coração se encheu de alegria pelo novo lar dos meus amigos, que eles receberam como resposta às orações. Eu me senti em casa lá. Eu adorava fiar lã na cozinha deles e me aquecer perto do fogão. Comemoramos o ano novo com oração com um círculo de amigos e minha família espiritual. Felizmente, eu tinha dinheiro suficiente para tudo que precisava - até mesmo para a tradicional mesa de Natal ucraniana. Deus realmente me abençoou. Deus é sempre fiel.


Oração: Querido Deus, obrigada por nos ajudares a crescer na fé. Mesmo que o processo de abençoar e multiplicar signifique dificuldades, o teu caminho é sempre o melhor. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, Deus pode me encher de alegria.


 Anna Horodylovska (Estônia)


www.nocenaculo.com.br

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

COMPARTILHAR


 

Reflexão para o dia de hoje - O SUFICIENTE É ABUNDANTE

Todos comeram e se fartaram [...]. Mateus 14.20    (Leia Mateus 14.13-21)


Martha era uma frequentadora regular de nossa despensa de alimentos. Ela havia trabalhado como empregada doméstica para uma família local, mas sua renda de aposentadoria era mínima. Quatro pessoas moravam em sua casa, que não tinha aquecimento central. Ela ia à despensa a cada dois meses para complementar seus escassos recursos. Um dia, um agricultor trouxe um suprimento de abóbora. A despensa tinha principalmente produtos enlatados e secos para nossos clientes, então me lembro dos olhos de Martha brilhando com a comida fresca inesperada.


Alguns meses depois, Martha voltou à despensa - desta vez com uma sacola cheia de abóboras. Ela disse que havia cultivado a abóbora com as sementes que tirou da despensa. Desde cedo eu aprendi a cultivar coisas em uma fazenda. Adorei tanto aquela abóbora fresca que gostaria de compartilhá-la com outras pessoas que precisam de um pouco de frescor em sua vida. Foi, em todos os sentidos, um milagre de multiplicação. Lembre-se, Jesus assegurou aos seus discípulos duvidosos que eles poderiam alimentar os cinco mil pela fé, mesmo que os seus recursos fossem mínimos. "Todos comeram e se fartaram [...]."


Oração: Ó Deus, oramos por aqueles que vivem diariamente com pouco acesso a alimentos frescos e nutritivos. Ajuda-nos a encontrar maneiras de fornecer alimentos vitais para aqueles que deles necessitam urgentemente. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: O que me impede de compartilhar a abundância que tenho?


 Robert S. Boggs (Carolina do Sul, EUA)


www.nocenaculo.com.br

terça-feira, 27 de agosto de 2024

FUGA


 

Reflexão para o dia de hoje - NÃO TENHA MEDO

Cantem a Deus, cantem louvores ao seu nome; exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens. Senhor é o seu nome; exultem diante dele. Salmo 68.4  (Leia Apocalipse 19.11-16)

 

Em uma das viagens que fiz, estava com um grupo de amigos e fomos visitar uma casa antiga em uma colônia italiana em Gramado, no Rio Grande do Sul. De repente, saiu da mata um pastor-alemão enorme com uma pequena tábua na boca. Ele veio ao meu encontro simplesmente abaixou, jogou a tábua aos meus pés, afastou-se um  pouco e esperou que eu lançasse a madeira longe. Assim que eu fiz isso, ele foi buscá-la, voltou e fez isso mais três vezes, não só comigo, mas com mais três pessoas do grupo.


Foi um momento maravilhoso, inesquecível! O medo que senti de início se dissipou e transformou-se em encantamento. Hoje pensei nisso, e parece que ainda posso visualizar aqueles olhos cor-de-mel do imenso animal, que passavam tanta doçura.


Pensei em como muitas pessoas têm medo de se aproximar de Deus, dada a grandeza e o poder que emanam dele, mas quando se aproximam, têm a alegria de sentir a doçura do seu olhar!


Oração: Senhor, ajuda-nos a entender que teus olhos bondosos nos olham com grandioso amor e que tudo nos perdoas se a ti confessarmos. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Há tanta compreensão no olhar de Jesus e tanta alegria,  que ao fitarmos em seus olhos nos tornamos melhores como filhos e filhas de Deus.


 Dayse Elaine M. de Miranda de Carvalho (São Bernardo do Campo, SP)


www.nocenaculo.com.br

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

TROCA A DIREÇÃO


 

Reflexão para o dia de hoje - SEGURO NO ABRAÇO DE DEUS

Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro. Salmo 4.8


Quando eu era criança, muitas vezes eu tinha pesadelos que me acordavam. Ansiosa, batia na porta do quarto dos meus pais, e minha mãe me acalmava me dando um abraço. Depois que meu medo diminuía, ela me levava de volta para o meu quarto e dormia comigo pelo resto da noite. Sabendo que minha mãe estava lá comigo, conseguia dormir em paz. 

Acho que foi isso que o salmista experimentou. Ele poderia esquecer seus fardos e desfrutar de paz à noite confiando no Senhor. Quando temos um dia agitado, nossa energia emocional e física se esgota; podemos sentir raiva ou preocupação, de modo que mesmo à note ainda pensamos nos acontecimentos do dia. Porém, quando voltamos nossos olhos para Deus e compartilhamos nossas lutas, a presença de Deus pode nos e preencher e trazer alívio para a alma.


A presença da minha mãe ao meu lado, protegendo-me dos meus medos enquanto eu dormia, proporcionava-me paz. Da mesma forma, lembrar da presença de Deus me proporciona paz hoje. Quando a nossa força é limitada e a nossa mente está cheia de preocupações, podemos recorrer a Deus e ter a certeza de que, sob os cuidados dele, não precisamos viver com medo.


Oração: Querido Deus, a vida é cheia de dificuldades. Mas quando depositamos nossa confiança em ti, podemos descansar em paz sabendo que tu és nosso protetor. Em nome de jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Compartilharei meus fardos com Deus, que se importa comigo.


 Kumalawaty Sundari (Jacarta, Indonésia)


 www.nocenaculo.com.br

domingo, 25 de agosto de 2024

MUROS E PONTES


 

Reflexão para o dia de hoje - UMA RESPOSTA À RAIVA

Não se apresse em ficar irado, porque a ira se abriga no intimo dos tolos. Eclesiastes 7.9    (Leia Tiago 1.19-20)


Recentemente, liguei para o serviço de atendimento ao cliente de um comerciante on-line sobre um item com defeito que comprei. Mas primeiro tive que ouvir uma gravação que me aconselhava a escolher entre várias opções. Depois, fiquei muito tempo em espera enquanto ouvia música de péssima qualidade. Por fim, minha ligação foi transferida para outro departamento, apenas para desligarem na minha cara. Eu tive que começar tudo de novo. Quando finalmente consegui falar com uma pessoa prestativa, eu estava irritado e exigente. Mas então me controlei e percebi que não estava me comportando como um cristão amoroso deveria se comportar. Eu também deixei a representante do atendimento ao cliente irritada? Eu magoei os sentimentos dela? Bastou um rápido pedido de desculpas para estabelecer uma conversa amigável com a representante. Afinal, ela não me deixou com raiva; o processo me deixou com raiva. Em Efésios 4.26, Paulo diz: "Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês".


Embora meus dias nem sempre sejam agradáveis, posso escolher responder às adversidades com palavras, atitudes e ações que demonstrem o amor cristão.


Oração: Obrigado, Deus, pela tua presença calmante em nossa vida. Ajuda-nos a refletir o teu amor na maneira como tratamos os outros. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Minhas palavras, atitudes e ações devem sempre refletir o amor de Deus.


 Doug Wingert (Arizona, EUA)


www.nocenaculo.com.br


sábado, 24 de agosto de 2024

OBSTÁCULO À VIDA


 

Reflexão para o dia de hoje - MANÁ FRESCO

Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6.34

 

Às vezes, sinto-me sobrecarregada de problemas. Há tanto tempo em um dia e tantos dias em uma semana, e me pergunto como e quando conseguirei resolver mais alguma coisa.


Deus pretende nos dar toda a ajuda de que necessitamos, mas apenas um dia de cada vez. Esta tem sido a mensagem de a Deus o tempo todo, mesmo nos dias de Moisés, com o maná diário que caía do céu. Posso facilmente ficar presa na mentalidade de tentar resolver hoje o problema de amanhã, em vez de desacelerar meus pensamentos ansiosos e apenas pedir ajuda  no presente. É difícil para alguém como eu fazer isso, mas o conselho de Jesus é viver um dia de cada vez - pedir a Deus o pão nosso de cada dia. Aprendi a pegar apenas as preocupações deste dia e levá-las a Jesus, pedindo-lhe que me ajude hoje. Então faço a mesma coisa amanhã e assim por diante.


A cada novo dia podemos levar todos os nossos cuidados a  Deus. Porque Deus nos ama e cuida de nós, ele deseja nos encontrar com maná fresco todos os dias para aliviar nossos fardos. À medida que aprendemos a confiar  que Deus proverá o que precisamos hoje, podemos nos libertar do amanhã, depositando todas as nossas ansiedades em Deus, um dia de cada vez.


Oração: Querido Jesus, entrego-te as preocupações de hoje e confio em ti para cuidar de tudo o que me sobrecarrega. Eu sei que tu farás o mesmo por mim amanhã. Em teu nome. Amém.


Pensamento para o dia: Vou me libertar do amanhã e entregar a Deus as preocupações de hoje.


 Maria Barroso (Illinois, EUA)


www.nocenaculo.com.br

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

MEDO DA MUDANÇA


 

Reflexão para o dia de hoje - NOVA CRIAÇÃO

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas  já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5.17   


versículo citado hoje me ajuda a saber que estou perdoada dos meus pecados e erros passados. Embora eu tivesse compartilhado as boas novas de Cristo com meu irmão, por muito tempo ele não conseguiu aceitar o perdão de Jesus. Muitas vezes, eu dizia a ele que Jesus o amava, e ele dizia: Um homem mau como eu? Seu Jesus deve estar desesperado. Meu irmão não conseguia acreditar que Jesus amaria um ladrão e um viciado em drogas.


Isso já estava acontecendo havia algum tempo. Eu orava por ele sem parar. Um dia, enquanto meditava em 2 Coríntios 5.17, fui até meu e irmão e expliquei-lhe que em Cristo somos novas criaturas. Seu rosto se iluminou. Ele recebeu Jesus como Senhor de sua vida. Tenho lembrado continuamente ao meu irmão que o velho se foi e que seus pecados foram perdoados e não serão mais lembrados (veja Isaías 43.25).


Hoje meu irmão é ativo na igreja e está cheio de vida. Ele está fora das drogas e está enfrentando seu vício passo a passo. Glória a Jesus. Saber que somos novas criações em Cristo nos dá confiança para nos aproximarmos do trono da graça de Deus. Podemos deixar de lado a nossa culpa e adorar Deus livremente, sem qualquer condenação.


Oração: Obrigada, Senhor, pela nova vida que temos em ti. Obrigada por perdoares nossos pecados. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Meus pecados estão perdoados e não serão mais lembrados.


 Monica M. (Nairóbi, Quênia)


www.nocenaculo.com.br

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

ONDE O AMOR SE ESCONDE


 

Reflexão para o dia de hoje - BOAS NOTÍCIAS

(...] é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2.11      (Leia Lucas 2.8-20)



Assistir aos telejornais pode ser preocupante. Muitas vezes, as notícias relatam o que há de errado com o mundo - crime, guerra ou desastres naturais. No entanto, um programa de notícias a que assisto regularmente apresenta eventos que são inspiradores - atos altruístas de bondade, esforços de ajuda humanitária e avanços médicos. Num mundo onde tantas coisas são preocupantes, é animador ouvir boas notícias.


A melhor notícia que o mundo já recebeu são as boas novas de salvação que Cristo oferece. Jesus veio para estabelecer um reino espiritual e apontar o caminho  para Deus. Esta é uma boa notícia para todos. Quem quer que sejamos, qualquer que seja a nossa raça, nacionalidade ou posição social, podemos experimentar a nova vida que Cristo oferece, reconhecendo a nossa necessidade e aceitando o dom da salvação de Deus.


Oração: Querido Senhor, ao sermos oprimidos por notícias preocupantes, ajuda-nos a focar nas boas novas de salvação e na nova vida que tu nos ofereces. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas e dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"


Pensamento para o dia: O dom da salvação de Deus é a melhor notícia.


 Wayne Greenawalt (Illinois, EUA)


www.nocenaculo.com.br


 

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

NORMALIDADE


 

Reflexão para o dia de hoje - BUSQUE A DEUS PRIMEIRO

Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6.33   (Leia Mateus 6.19-24)


A salgueirinha-roxa é uma planta alta com uma deslumbrante flor roxa emplumada no topo. Mas, apesar de toda a sua beleza majestosa, a salgueirinha-roxa é uma espécie invasora onde moro e é uma ameaça. Uma única planta pode produzir mais de dois milhões de sementes anualmente! Removê-la do meio ambiente requer um trabalho físico árduo.


Enquanto pensava nessa planta e no impacto negativo que ela pode ter, lembrei-me da minha caminhada cristã. Muitas vezes, permiti que coisas bonitas invadissem minha vida. Contudo, descobri que meu tempo com o Senhor era deixado de lado por causa dessa ocupação. Eu gostava de ficar ocupada porque achava que isso faria com que os outros me considerassem importante. Perdi minha perspectiva. Meu orgulho me manteve focado em ver apenas o que os outros viam em mim.


Mateus 6.33 nos diz para buscarmos primeiro o reino de Deus e tudo mais será acrescentado. Eu precisaria parar e reorientar minhas prioridades. Eu estava buscando a Deus primeiro? Muitas vezes, tive que me livrar do que  é bom para poder permitir que o melhor entrasse em minha vida.


Remover tudo o que não é de Deus é vital. É um processo que dura a vida toda, mas é crucial se quisermos viver a vida que Cristo nos chama a viver.


Oração: Deus Pai, ajuda-me a ver e reordenar qualquer coisa que possa me distrair da minha missão de te glorificar. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Buscar a Deus primeiro traz saúde e crescimento espiritual.


 Christine Pleiman (Michigan, EUA)


www.nocenaculo.com.br