Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reflexão do dia 25 de abril - Amor próprio


Leia Marcos 12.28-34
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Levítico 19.18
O versículo citado acima é repetido em Mateus, Marcos, Lucas, Romanos, Gálatas e Tiago. Deve ser um ensino importante para aparecer tantas vezes na Bíblia! No entanto, muitos de nós temos dificuldade com ele - em parte porque não compreendemos que, sem amor próprio, não conseguimos amar o próximo. 
Eu me dei conta disso quando comecei a me ressentir do tempo passado cuidando de um parente idoso. Era como se não tivesse tempo para mim mesma. Estava cansada, irritadiça e rancorosa. Precisei descobrir o que significava amar a mim mesma. Descobri que precisava de uma série de pequenos atos de autocuidado amoroso, para que eu pudesse cuidar dos outros. Tive de aprender a dizer "não" sem culpa, quando minha intuição assim sugeria. 
Quando a vida ficava agitada, eu me lembrava de fazer refeições balanceadas; descansar e me exercitar adequadamente; me permitir rir; arranjar tempo para me renovar por meio de caminhadas, meditação, oração, leitura; um banho quente e luxuoso de banheira ou uma conversa com uma amiga íntima. 
Estes pequenos cuidados comigo mesma tornam-se depósitos em minha conta de energia. Quando me lembro de praticá-los, minha vida é como uma "conta corrente" cheia; tenho recursos para cuidar das demais pessoas. 
Oração: Bendito Senhor, ajuda-nos a cuidar amorosamente de nossos corpos - Teus templos sagrados (veja 1Co 6.19-20) - bem como de nossos espíritos, para que sejamos capazes de demonstrar o Teu carinho às pessoas que Tu colocas no nosso caminho. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O alicerce para cuidar das outras pessoas é o amor a Deus e a si próprio.
Oremos pelos cuidadores e cuidadoras cansados.
Autoria: Jill Bakke (Colorado, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!