Translate

sábado, 5 de fevereiro de 2011

SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MG



São João Nepomuceno é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Fica localizado na microrregião de Juiz de Fora, por sua vez localizada na mesorregião da Zona da Mata mineira.São João Nepomuceno é também chamado de "Cidade Garbosa"  e tem como lema "Juntos Podemos Mais". Sua população é de 25.062 habitantes de acordo com o IBGE de 2010. Fica distante 322 Km da capital Belo Horizonte.

É em São João Nepomuceno que fica localizado o suntuoso Castelo Monalisa, de propriedade do deputado federal Edmar Moreira, que se tornou bastante notório depois das denúncias de enriquecimento ilícito e de sonegação de impostos sofridas por este.

A cidade foi fundada por volta de 1800 por Guarda Mor Furtado, em sua fazenda com o nome de Roça Grande, onde ele com mais alguns importantes coronéis e barões deram início à construção da Capela do Rio Novo de baixo, onde atualmente fica a Igreja Matriz. O nome do município foi dado em homenagem ao santo checo Ján Nepomucký, dos quais eram devotos os seus fundadores.

Atualmente, São João Nepomuceno tem cinco distritos, são eles: a sede; o de Carlos Alves – com as comunidades de Machado e Vargem Grande; Ituí – com as comunidades de Araci e Boa Vista; Taruaçu – com as comunidades de Cruzeiro e Cafés; e Roça Grande, totalizando uma área de 407,23 km².

A cidade tem 21 bairros: Alto dos Pinheiros, São Sebastião, Caxangá, Santa Terezinha, Centenário, Centro, Três Marias, Santo Antônio, São Cristóvão, São José, Lourdes, D. Isabel, Vila Carlos Soares, Santa Rita, Cidade Nova, Bosque dos Eucaliptos, Stiebler, Xangrilá, Bosque dos Ypês, Dom Bosco e Vila Régia.

A cidade é referência nacional no ramo do vestuário, contando com marcas fabricadas em suas indústrias, marcas essas próprias ou em termos de facção como Lápis de Cor, Bora Bora, Ecletic, Liliputi, Aldeia dos Ventos, Alphabeto, Enjoy, Toulon, Erotikil, Redley, Quiksilver, Esquadra dentre outras.

Além do Carnaval que é muito falado por todo o Estado de Minas Gerais, no turismo, a cidade aposta no turismo rural, onde fazendas, florestas, represas e principalmente cachoeiras, enchem os olhos dos visitantes.  Na zona rural, a cidade conta com belas cachoeiras que sempre estão lotadas, principalmente as mais famosas que são a Cachoeira de Ituí, a Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira do Evaristo. Nos entornos do distrito de Roça Grande, é muito comum encontrar vários Pesque-Pague, onde famílias inteiras ou as vezes um grupo de amigos se juntam e vão descansar no fim de semana com uma breve pesca e um peixe frito. Uma boa opção  é  subir a pé, ou de carro os grandes  morros que circundam a cidade, para se deslumbrar de toda a vista que eles fornecem, basta se informar onde estão os principais pontos altos da cidade e entorno, que são o Morro da Torre(5 km do centro), a Serra dos Núcleos(9 km do centro) e a Pedra Relógio(no Município vizinho de Descoberto.RPPN-Reserva Nacional do Patrimônio Particular).

Na zona urbana, os pontos para turismo são as belas e antigas Igrejas e Capelas, além de imponentes prédios como o prédio da Escola Municipal Cel. José Brás, as antigas Instalações da Fábrica de Tecidos Santa Marta, a Antiga Ferroviária (onde hoje funciona uma biblioteca, uma lanchonete e a rodoviária municipal), entre muitos outros.

Entre vários cidadãos notórios está Heleno de Freitas (1920—1959), futebolista, com passagem pelo Botafogo-RJ, Boca Juniores-Arg, Vasco-RJ, entre outros,  foi o maior ídolo do Botafogo antes de Garrincha. Consta também Lara Romero - Personagem de Suzana Vieira em [[Cinquentinha].

E o melhor de tudo -  é a cidade onde eu nasci e onde estão todos os meus queridos familiares. Amo São João!

Um comentário:

Obrigada pelo comentário!