Translate

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Reflexão para o dia de hoje - Além da compaixão

Leia: Mateus 20.1-16

"Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?" Mateus 20.15

Em nossa leitura de hoje, Jesus conta sobre um homem que contratou vários trabalhadores em diferentes períodos do dia: de manhã, ao meio dia e no fim da tarde. Quando chegou a hora dos trabalhadores receberem o salário que lhes tinha sido prometido, os que tinham trabalhado o dia todo ficaram chateados porque os que chegaram depois receberam o mesmo pagamento que eles. O empregador lhes disse que não tinha feito nada de errado, que ele tinha pagado a cada um o que havia prometido.

Então por que esses trabalhadores de período integral ficaram chateados? Eles compararam suas situações à de outra pessoa. Se eles não tivessem comparado, não teriam ficado insatisfeitos.

Às vezes, quando olho para a vida de outras pessoas, fico insatisfeita porque a delas parece mais rica e plena do que a minha. Talvez eles tenham o tipo de relacionamento que eu gostaria de ter. Ou talvez tenham luxos que eu não posso adquirir. Quando nos comparamos aos outros, podemos acabar nos sentindo melhores do que eles, o que pode nos encher de orgulho; ou podemos nos sentir pior, o que pode nos encher de insegurança e inveja.

A parábola que lemos hoje nos ensina que focar no que outros têm ou não têm, nos deixa com um sentimento de vazio. Se, ao contrário, focamos na bondade de Deus e no quanto é confiável e maravilhoso, descobriremos que a vida espiritual oferece riquezas que estão além de qualquer comparação.

Oração: Amado Pai celestial, ajuda-nos a confiar no teu sustento. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O olhar voltado para Deus nos torna espiritualmente ricos.

Oremos para não nos apegarmos à inveja.

Autoria: Kimberly Long ( Texas, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!