Translate

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Aposentado?


Leia Salmo 71.17-21
Não me desampares, pois, ó Deus, até à minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder. Salmo 71.18
Há alguns anos, me aposentei, depois de ter trabalhado a maior parte de minha vida adulta. No começo, gostei do fato de poder ir para a varanda todas as manhãs, tomar um café e acenar para os vizinhos quando eles saíam para o trabalho. Essa euforia rapidamente deu lugar a um sentimento de inquietação e tédio. Percebi que, para usufruir da aposentadoria, tinha de vê-la como um meio para um fim, não como um fim em si mesmo. 
Em pouco tempo, estava conduzindo estudos bíblicos, liderando grupos de mulheres, aconselhando e escrevendo. Com o tempo, meus dias de aposentadoria ficaram repletos de atividades prazerosas e significativas. Numa época em que a juventude é valorizada, parece-me que a geração mais velha, às vezes, é vista como um grupo tedioso e não essencial de pessoas que esperam pelo fim da vida. 
As Escrituras não amparam esse tipo de pensamento. Na verdade, o salmista orou para ser capaz de continuar a declarar as maravilhas de Deus "até à minha velhice e às cãs". Nós não nos aposentamos do serviço a Deus. Em muitos casos, nossa maior oportunidade de servir surge com a velhice. Minha vida hoje possui uma riqueza de atividades que jamais poderia ter imaginado quando era jovem. Na verdade, sinto como se minha vida estivesse apenas começando. 
Oração: Ajuda-nos, ó Pai, a vermos o envelhecimento como um tempo de novas possibilidades. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Todos os dias são bons para servir a Deus.
Autoria: Mary Baird (Texas, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!