Translate

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reflexão para o dia de hoje - Lição libertadora


Leia Marcos 12.41-44
E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Marcos 12.43
Nossa igreja organiza uma sopa de outono assim que o clima esfria. Em vez de estabelecermos um valor pela refeição, pedimos que as pessoas deem de forma livre. Essas doações vão para os serviços locais de assistência a pessoas da comunidade que precisam de ajuda para pagar contas de aquecimento, alimentação e vestuário. 
No último outono, enquanto o aroma de canja enchia o salão, dei por mim observando em silêncio o que as pessoas estavam depositando no cesto de doações. Algumas preenchiam um cheque, outras deixavam muitas notas, e algumas deixavam uma única nota de grande valor. Uns poucos deram apenas algumas moedas. Isso me incomodou. Senti que essas pessoas estavam se aproveitando de nós e fazendo uma refeição grátis. Procurei o pastor, fiz minhas observações e perguntei: "O senhor acha que deveríamos sugerir um preço pela refeição?" Ele respondeu: "Nós nem deveríamos olhar para o cesto de doações. Uma doação livre significa que as pessoas dão livremente aquilo que se sentem chamadas a dar. Talvez elas precisem da comunhão tanto quanto da sopa". 
Suas palavras foram libertadoras. Lembrei-me da história da viúva que deu tudo o que tinha: umas poucas moedas. Sempre que sirvo um prato de sopa, lembro-me da lição que aprendi nessa noite fria de outono: não devo julgar as pessoas pelo que elas dão. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a dar livremente e a não julgar o que os demais fazem. Abençoa todas as nossas dádivas para o bem de todos os teus filhos e filhas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que as pessoas dão não é da minha conta; o que eu dou, sim.
Oremos pelos programas de alimentação das igrejas.
Autoria: Maureen Reeves Horsley (Iowa, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!