Translate

sábado, 11 de setembro de 2010

Reflexão para o dia de hoje - Aprender a Ouvir

Leia: 1 Reis 19.1-18

"Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1.19

Durante 50 anos tenho sido um operador de rádio amador licenciado. Embora goste de falar com as pessoas ao redor do globo, ao longo desses anos eu provavelmente mais ouvi do que falei. Desejando ouvir o maior número possível de países, eu passava horas esperando por uma determinada estação de radiofusão internacional. Eu tinha de escutar pacientemente os sons quase sempre desvanecidos da estação, em meio a estática e interferência de estações mais poderosas e de alguns governos que enviavam sinais para perturbar a transmissão de certas radiofusões.
Eu comparo essa prática de ouvir o radioamador à prática espiritual de discernir a voz de Deus entre as vozes frequentemente mais altas do mundo. Quando ligamos nosso "rádio" espiritual, a primeira coisa que temos de fazer é ouvir atenta e pacientemente para nos assegurarmos de que nehuma outra estação está utilizando a frequência que escolhemos. Isso me faz lembrar as palavras de Tiago na passagem bíblica de hoje: todos devem ser prontos para ouvir e tardios para falar (Tiago 1.19). Quando me apresso a falar, posso não ouvir o que está sendo dito. Ouvir primeiro me permite captar a mensagem. Quando recebo/ouço a mensagem destinada a mim, isso me ajuda a entender o que outra pessoa está pensando e sentindo.
Muitas vezes, nosso Deus fala por meio de um cicio tranquilo e suave (1 Reis 19.12), que facilmente pode passar despercebido, a menos que escutemos pacientemente, em meio às distrações da vida.

Oração: Mestre, por favor, dá-nos a coragem e a paciência para escutar Tua voz e também nos ouvir mutuamente. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Escute a voz silenciosa de Deus em lugares barulhentos.

Autoria: Ernest S. Lyght (West Virginia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!