Translate

domingo, 9 de setembro de 2012

Reflexão do dia 8 de setembro - Mordomo ou proprietário?


Leia Gênesis 2.15-17
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. [...] Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22.37,39
Por gerações nós, humanos, temos culpado Adão e Eva por nossas aflições, ignorando a verdade de que nós desobedecemos a Deus tanto quanto eles desobedeceram. De fato, Adão e Eva comeram da árvore proibida, mas a Bíblia não diz se eles praticaram mais algum mal. Nós, no entanto, em vez de levarmos o amor e misericórdia de Deus a outras criaturas, matamos, destruímos e colocamos em risco o amoroso jardim de Deus sem pensar no que estamos fazendo. 
Nós transformamos a liberdade concedida por Deus em poder absoluto, usando o mundo como se fosse nosso, e não o mundo de Deus no qual vivemos como mordomos. Fazemos isso de grandes e pequenas formas. Por exemplo, quando minha mãe morreu, nossa família foi até nossa cidade natal para 14 dias de celebrações fúnebres, como é nosso costume. Para isso, meu pai deixou sua casa nas mãos de um caseiro, com quem também ficou um sobrinho de 9 anos, por quem ele - meu pai - é responsável. Na volta, nenhuma de suas doze galinhas poedeiras foram encontrada. Quando perguntamos, o caseiro disse: "Eu as usei para alimentar seu sobrinho". 
Como o caseiro, nós damos desculpas - no nosso caso, afirmando que podemos esgotar nossos recursos naturais porque Deus quer que vivamos bem. Mas por trás das nossas escolhas estão, frequentemente, a ganância e o egoísmo. Ajamos, ao contrário, pelo desejo de sermos bons mordomos da criação de Deus. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a honrar o trabalho que nos deste: cuidar da Terra em vez de destruí-la. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Será que ajo como proprietário ou mordomo do jardim de Deus?
Oremos pelos ambientalistas.
Autoria: Joshua Kyeremeh (Hovedstaden, Dinamarca)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!