Translate

domingo, 31 de maio de 2015

Lei da Vida


Reflexão para o dia de hoje - O grande médico

Leia: Tiago 1.19-25

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas. Jeremias 17.9

Recentemente, um amigo meu foi ao médico para fazer alguns exames. Ele me disse: "Eu estava à beira de um ataque cardíaco". O médico lhe informou que uma de suas artérias estava 90% fechada e outra estava completamente obstruída. Felizmente, o médico conseguiu eliminar a obstrução sem cirurgia. Meu amigo achava que seu coração estava bem, mas ele o tinha enganado. Na realidade, meu amigo estava muito doente.

Na passagem bíblica acima, Jeremias não estava se referindo ao coração físico, naturalmente, mas à nossa alma, nosso caráter - o modo como satisfazemos nossas necessidades, desejos e anseios. O profeta diz que nossas próprias almas nos enganam. Algo está errado e não sabemos.

Em contraste, o caráter de Jesus foi perfeito. Toda vez que fazemos, pensamos ou dizemos algo que Jesus não faria, pensaria ou diria, é como uma placa que se acrescenta à parede de uma artéria. Para ajudar a restaurar nossos corações à saúde espiritual, podemos ver como Jesus agiu conforme registrado nos Evangelhos. Ao observarmos e depois analisarmos nosso comportamento, é como se fizéssemos um bom autoexame. Quando identificarmos como nossos pensamentos e ações diferem dos de Jesus, podemos pedir a Deus em oração que nos ajude a agir como ele - amando a Deus o tempo todo e ao próximo como a nós mesmos.

Oração: Amado Deus, cura as partes de nossos corações que não percebemos que estão prejudicadas. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus pode curar minha fraqueza.

Oremos pelos pacientes cardíacos.

Autoria: Tom Fuller  (Oregon, EUA)

sábado, 30 de maio de 2015


Reflexão para o dia de hoje - Dependendo uns dos outros


Regeneração


Reflexão do dia 29 de maio - Aromas primaveris

Leia: Salmo 19.7-11

Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Ezequiel 36-26

Nosso jardim foi criado em parte para mostrar os aromas surpreendentes da primavera. Nele há violetas, lavandas, diosmas, frésias e lilases. Nesta primavera, eu pude ver a beleza destas lindas plantas e ouvir as abelhas trabalhando ativamente, mas não pude desfrutar os aromas inebriantes das plantas. Como sequela de um ataque de bronquite particularmente forte, meu olfato estava comprometido. Senti-me impedida de desfrutar plenamente desta estação que eu adoro.

A situação me fez pensar sobre minha vida espiritual. Às vezes eu me sinto totalmente "em sintonia" com Deus, e a vida parece realizada e completa. Mas outras vezes eu me sinto mais distante dele - como se eu fizesse as coisas automaticamente, em vez de estar totalmente viva para Deus. É quando a vida parece frustante ou insatisfatória. Não é que Deus se afastou de mim; é que eu permiti que outras coisas entrassem no caminho do meu relacionamento com ele.

Quando experimentamos momentos assim e, em seguida, voltamos para Deus, não precisamos recear sermos recebidos friamente. Antes, Deus está lá, de braços abertos, para nos acolher.

Oração: Amoroso Pai, ajuda-nos a tornarmo-nos mais responsivos a ti. Que nossas vidas estejam repletas de ti - do teu amor, do teu Espírito e da tua bondade. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Estarei preenchendo minha vida com Deus - ou com outra coisa qualquer?

Oremos pelas pessoas que se sentem separadas de Deus.

Autoria: Meg Mangan (Nova Gales do Sul, Austrália)


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Dom de viver


Reflexão para o dia de hoje - Uma pergunta simples

Leia 2 Reis 22.11 e 23.3

Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão. Êxodo 20.7

"Ginger, você ama a Deus?", perguntou minha amiga Sherry.
"Bem, sim! Você sabe que eu amo." Fiquei chocada com a pergunta. Sherry caminhava comigo todos os dias durante nosso intervalo, e nós conversávamos sobre nossa fé e vida em geral. Passamos a conhecer muito uma a outra, ou pelo menos achei que conhecêssemos - até que ouvi esta pergunta. Nós tínhamos conversado sobre as mudanças pelas quais havíamos passado e como Deus nos havia libertado.

"Então por que você toma o nome de Deus constantemente em vão?" Eu me dei conta de que ela tinha razão. Aceitei sua advertência amorosa e mudei naquele mesmo dia. Não fui criada para desrespeitar a Deus de forma alguma, seja ela grande ou pequena.

O rei Josias também sabia que precisava fazer uma mudança. Quando um livro da lei foi encontrado, ele pediu à profetiza Hulda que o interpretasse. A interpretação revelou a ele e ao povo que eles tinham abandonado Deus e que Deus estava bravo.

Assim como Josias, comecei um novo relacionamento com Deus. Agradeci a Sherry naquele dia por apontar algo que eu tinha sido descuidada ou cega demais para perceber. Jamais esquecerei o amor que ela demonstrou por mim e por Deus com uma simples pergunta.

Oração: Amado Deus, tu conheces nosso coração e nosso desejo de estar perto de ti. Corrige-nos quando nos afastamos do teu caminho. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como minhas palavras expressam meu amor por Deus?

Oremos pelos amigos e amigas espiritualizados.

Autoria: Ginger Robinson (Texas, EUA)

terça-feira, 26 de maio de 2015

Paz interior


Reflexão para o dia de hoje - A paz do meio-dia


Preconceito


Reflexão do dia 25 de maio - Ela é bonita

Leia: Gálatas 3.26-29

Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Marcos 10.15

Quando meu filho começou a segunda série, a professora designada para sua turma era de uma raça diferente da nossa. Depois de ter frequentado as aulas por alguns dias, perguntei a ele o que achava de sua professora; ele disse simplesmente que ela era legal. Decidi me aprofundar um pouco mais e perguntei como ela era. Ao responder ele não mencionou sua raça; nem sequer me disse se era alta ou baixa, magra ou gorda, loira ou morena. Tudo o que disse foi: "Ela é bonita".

A partir dessa conversa, ficou claro para mim que meu filho não tinha nenhum preconceito, e eu fiquei mais consciente dos meus. O preconceito é aprendido ao longo do tempo, então comecei a orar para que meu filho não aprendesse isso comigo.

Quase 40 anos se passaram desde aquele dia. Meu filho hoje tem uma carreira de sucesso em uma empresa multinacional e lida com pessoas de diferentes raças e culturas todos os dias. Estou orgulhoso dele. Quando pedi a Deus que me ajudasse a criar meu filho, ele não apenas me ajudou a superar muito de meu próprio preconceito; mas aprendi o que o Senhor quis dizer quando falou sobre receber o reino de Deus como uma criança.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a ver todas as pessoas como teus filhos e filhas, focando no conteúdo de seu caráter e apreciando nossas diferenças. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Deus abençoa quem busca o reino do céu como uma criança.

Oremos pelas pessoas que estão se esforçando para vencer preconceitos raciais.

Autoria: Jeff Abram (Flórida, EUA)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Reflexão do dia 24 de maio - Dia de Pentecostes!


Reflexão do dia 23 de maio - Sigam-me

Leia: 1 Coríntios 10.31, 11.1

Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. 1 Coríntios 11.1

"Siga-me", instruí meu genro. Estávamos indo a um restaurante em uma parte da cidade que ele não conhecia e íamos em carros separados. Ao começar a descer a estrada, senti a responsabilidade de dirigir devagar. Ao fazermos as curvas necessárias, eu tinha o cuidado de sinalizar com antecedência. Mantive um olhar atento a ele pelo espelho retrovisor para me certificar de que estava me seguindo e não tinha perdido o caminho. No final, todos nós chegamos ao restaurante para um agradável almoço juntos.

Naquele dia, ocorreu-me que os crentes têm o dever de serem exemplos para os outros seguirem, conduzindo-os a Cristo. Estejamos no mercado, no trabalho ou na escola, nossas ações estão sendo observadas e avaliadas pelos outros. Ao dirigirmos nossas vidas para o céu, podemos trazer outros conosco quando vivemos uma vida que reflete a vida de Jesus Cristo.

Oração: Senhor amado, lembra-nos de que nossas ações mostram às outras pessoas o caminho do nosso destino. Que elas sempre os conduzam a Cristo e à sua glória eterna no céu. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Se alguém for me seguir, espero levar esta pessoa a Cristo.

Oremos pelas pessoas que estão em viagem.

Autoria: Mary Ziober (Louisiana, EUA)

Reflexão do dia 22 de maio - Rastros de amor


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Aproveite o dia!


Reflexão para o dia de hoje - Começando o dia

Leia: Salmo 57.1-11

Desperta, ó minha alma! Despertai, lira e harpa! Quero acordar a alva. Salmo 57.8

Os participantes de um popular programa de TV foram convidados a responder à pergunta: "Como as pessoas iniciam o dia?" A resposta número um, tirada de uma pesquisa, foi  "com oração". Quero começar meu dia com oração. Antes de lavar o rosto, de me barbear, de tomar meu café-da-manhã, de ouvir o noticiário da TV e de sair para as tarefas do dia, quero passar um tempo com o Senhor.

Eu sei que "não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4.4); por isso, todas as manhãs eu mergulho nas Escrituras. Oro por mim e minhas necessidades. Intercedo por outros conforme o Espírito Santo me move. Muitas vezes faço o Pai-Nosso. Ao orar, lembro-me de que Deus é meu Pai celestial. Peço sustento, perdão e libertação. Acima de tudo, oro para que Deus seja glorificado. Começar o dia desta forma me ajuda a colocar minha fé em primeiro lugar e a me concentrar em Deus durante todo o dia.

Oração: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;e não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje eu começarei meu dia com Deus.

Oremos por alguém que esteja aprendendo a orar.

Autoria: Ted De Hass (Iowa, EUA)

terça-feira, 19 de maio de 2015

Melhor coisa


Reflexão para o dia de hoje - Jarros comuns

Leia: João 2.1-12

Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho [...] chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. João 2.9-10

Quando Jesus realizou seu primeiro milagre nas bodas de Caná, ele não pediu jarros especiais, de valor inestimável. Pediu apenas jarros de água comuns, feitos de barro, que podiam ser encontrados em qualquer casa ou prédio público. Com esses jarros comuns os servos surpreenderam os convidados do casamento, oferecendo o melhor vinho que já tinha sido servido naquele dia.

Em seu ministério, Jesus continuamente virava as expectativas da sociedade de cabeça para baixo. Ele preferiu comer e orar com mulheres e coletores de impostos. Alimentou uma multidão com cinco pães e dois peixes. E escolheu jarros comuns de barro - os pecadores como eu e você - para neles derramar o inestimável dom do seu amor.

Como os servos nas bodas de Caná que serviram o melhor vinho, podemos derramar o amor que Jesus colocou dentro de nós para que muitos possam ser atendidos e satisfeitos.

Oração: Deus amoroso, faz-nos mordomos do teu amor, para que todos aqueles que tocarem nossas vidas possam ser servidos e nunca mais sintam sede. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Deus está pronto para nos encher de amor para que compartilhemos com outras pessoas.

Oremos pelos casais que estão planejando se casar.

Autoria: Keith Honeyman (Cabo Ocidental, África do Sul)

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Aparência


Reflexão para o dia de hoje - Agradando a Deus


Subir montanha


Reflexão do dia 17 de maio - Dieta


Caminho


Reflexão do dia 16 de maio - O todo

Leia: Jeremias 29.11-13

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3.5

Há muitos anos, eu estava sentada em um pequeno ancoradouro em um acampamento de jovens. Eu estava tendo um dia ruim; tudo parecia dar errado. Triste, olhei rio abaixo. O sol estava se pondo, fazendo com que as árvores refletissem sobre o rio de tal forma que ele parecia terminar ali. No entanto, já tendo descido o rio muitas vezes, eu sabia que após um ângulo de quase 90 graus, o rio continuava.  

Essa experiência me fez lembrar dos muitos momentos na vida que achamos que chegamos a um beco sem saída - seja num emprego, num relacionamento ou em qualquer situação que nos faça sentir que nosso caminho não está levando a lugar nenhum. Em momentos como esse, devemos lembrar que Deus sabe o que está por vir. Ele enxerga o rio todo e sabe que após a curva há algo melhor. Por isso, quando parecer que a vida não está nos levando a lugar nenhum, podemos confiar em Deus e perseverar para além da curva do rio.

Oração: Amado Pai celestial, quando nos sentirmos inseguros do caminho à frente, ajuda-nos a confiar em ti, sabendo que a tua vontade para nossa vida é muito melhor do que jamais podemos esperar ou imaginar. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus vê o todo.

Oremos pela juventude que está participando de acampamentos cristãos.

Autoria: Lia Evans (Austrália do Sul, Austrália)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Pequenas coisas


Reflexão para o dia 15 de maio - Contando até dez

Leia: João 6.5-13

[André disse:] Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente? João 6.9

Ao me preparar para minha viagem missionária, planejei aprender uma série de palavras e frases úteis em idioma crioulo haitiano. Mas esse objetivo ficou tão no fim de minha lista de prioridades que quando cheguei, tudo o que eu sabia dizer em crioulo eram os números de um a dez.

Uma tarde, eu estava longe dos intérpretes enquanto ajudava várias alunas em seu projeto de costura. A tarefa delas ela era cortar uma série de pequenos pedaços de tecido para um projeto de artesanato. Na falta de um intérprete, descobri que conseguia me comunicar com as alunas por meio de gestos e contando o número de peças que cada uma tinha de cortar. Parece algo tão pequeno, mas por meio dele lembrei que Deus usa as pequenas coisas.

Na passagem  de hoje, Jesus usou os cinco pães e dois peixes de um menino para alimentar milhares de pessoas. Minha capacidade de contar até dez em crioulo haitiano não ajudou milhares, mas auxiliou oito alunas de costura. É fácil ignorar as pequenas coisas, mas Deus pode transformar essas pequenas coisas que oferecemos em grandes bênçãos - para nós mesmos e os outros.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a reconhecer as pequenas coisas em nossas vidas e usá-las para a tua glória. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Que pequenas coisas Deus usou em minha vida recentemente?

Oremos pelas pessoas que acham que suas ofertas são pequenas demais para o uso de Deus.

Autoria: Kim Harms (Iowa, EUA)

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Caminhada


Reflexão para o dia de hoje - Com todo o meu coração

Leia: Deuteronômio 6.1-9

Honra ao Senhor com todos os teus bens e com as primícias de toda a tua renda. Provérbios 3.9

Tendo crescido em uma família cristã, aprendi a dar o dízimo, como a Bíblia ensina. Então, ao receber meu primeiro salário, fiquei feliz em dar o dízimo para a igreja.

Ao longo dos anos, minha renda aumentou. Mas as necessidades da vida também aumentaram, e como resultado disso, às vezes me esqueço de dar o dízimo. Mais precisamente, tenho evitado dá-lo. Eu oro: "Senhor, perdoa-me; não posso dar o dízimo este mês. Muitas necessidades usaram o valor do meu dízimo. E se eu o der no mês que vem?" Espero que Deus entenda.

Durante um período, passei a adiar o dízimo todos os meses. Atrasei uma primeira, segunda, terceira e quarta vez - até que um dia, ouvi um sermão que me desafiou. O pastor disse: "Servir ao Senhor deve ser feito com sinceridade. Se formos sinceros hoje, então mesmo que enfrentemos dificuldades, o servir não será um fardo". Como exemplo o pastor usou os muitos cristão que comparecem ao culto dominical não com sinceridade, mas como uma rotina. Eu me dei conta de que frequento a igreja por um senso de obrigação, e não dou o dízimo com um coração sincero. Eu quero servir a Deus com todo meu coração.

Oração: Amado Deus, graças por tuas bênçãos. Ensina-nos a abençoar a tua igreja por meio de nossas dádivas. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Tudo o que fazemos é para Deus.

Oremos pelas pessoas que estão desempregadas.

Autoria: Selly Miarani (Jacarta, Indonésia)

terça-feira, 12 de maio de 2015

Confiança


Reflexão para o dia de hoje - Deus é nossa rocha

Leia: Salmo 18:1-4,16

Inclina-me os ouvidos, livra-me depressa; sê o meu castelo forte, cidadela fortíssima que me salve. Salmo 31.2

Eu aguardo ansiosamente pela aula semanal de hidroginástica para portadores de esclerose múltipla. Meus amigos e eu nos exercitamos dentro d'água, segurando na borda sólida da piscina.

Um dia não havia espaço ao longo da borda, então fui lentamente me agarrar à corda que separava as raias. Comecei bem, fazendo levantamento de perna, até que de repente fiquei tonta e perdi o equilíbrio. Comecei a bater os braços, e porque a corda não dava apoio consistente, afundei sob a água. O instrutor pulou na água e me resgatou, fazendo-me prometer que dali para frente eu me seguraria apenas na borda da piscina.

Naquele dia na piscina eu não consegui gritar por socorro enquanto afundava. Da mesma forma, às vezes, não conseguimos ou somos teimosos demais para pedir socorro a Deus, mas ele sabe quando precisamos de ajuda. Quantas vezes Deus nos socorreu, seja física, emocional ou espiritualmente, enquanto afundávamos? Deus é a rocha na qual podemos confiar.

Oração: Deus Todo-Poderoso, tu és nossa rocha e fortaleza. Agradecemos-te por podermos confiar no teu socorro em tempos de aflição. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Quando as águas da vida oprimem, podemos confiar em Deus.

Oremos pelos professores de educação física e seus alunos.

Autoria: Sue Carloni (Wisconsin, EUA)

domingo, 10 de maio de 2015

Maternidade


Reflexão para o dia de hoje - Um café-da-manhã espiritual

Leia: Lucas 18-15-17

Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele. Provérbios 22.6

Minha mãe era cabeleireira e trabalhava duro. Ela gostava de dormir, provavelmente por causa das longas horas de trabalho, mas levantava cedo todos os dias para se certificar de que tínhamos tomado o café-da-manhã. Ela também nos alimentava com a Palavra de Deus. A primeira coisa que fazíamos depois de descer era ouvir a leitura do no Cenáculo.

Apoiada no braço de minha mãe, eu dormia a maior parte do tempo da leitura das devocionais. Muitas vezes ela sacudia o braço para me acordar e dizia: "Você entendeu isso?" ou  "Deus é tão bom!" E eu sempre respondia: "Ahã". Ela sabia que eu tinha estado dormindo, mas continuava a me falar sobre a importância do relacionamento com Deus. Embora eu perdesse a maior parte de suas palavras, ela continuou a sacrificar seu sono para se certificar de que eu  começaria o dia ouvindo a palavra de Deus.

Depois que saí de casa, não dei muita atenção a Deus. Eu orava pedindo ajuda quando estava em dificuldade. Mas, em geral, apenas seguia com a vida. Eu tinha 45 anos quando finalmente me entreguei a Deus. Muitas pessoas participaram da minha mudança de vida. E embora minha mãe não estivesse mais viva, o alimento espiritual que ela me deu estava no cerne de minha aceitação de Jesus como meu Senhor. Agradeço a Deus por ter me dado uma mãe tão fiel e amorosa.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a ser tuas testemunhas fiéis hoje. Dá-nos a sabedoria para saber como mostrar o teu amor àqueles que ainda não te conhecem. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Posso continuar a falar de Deus mesmo que pareça que ninguém está ouvindo.

Oremos pelos barbeiros e pelas esteticistas.

Autoria: Janice  D. Denton (Tennessee, EUA)

sábado, 9 de maio de 2015

Urgente X Importante


Reflexão para o dia de hoje - Multa por velocidade

Leia: Romanos 3.9-24

[Deus nosso Salvador] não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. Tito 3.5

Quando eu estava no ensino médio, estava dirigindo pela cidade quando um súbito clarão de luzes azuis e o som claro e agudo de uma sirene interromperam a noite. De repente, um policial local me mandou parar e me intimou por excesso de velocidade. Quando chegou a hora de comparecer perante o juiz, sentei-me no tribunal e fiquei pensando no que deveria dizer em resposta à acusação do oficial. Eu sabia que era inocente em excesso de velocidade, mas era culpado de descuidadamente passar passar um sinal vermelho.

Quando a hora chegou, parei diante do juiz e pedi indulgência. O juiz não rejeitou a acusação, mas reduziu drasticamente as penas, liberando-me para continuar a desfrutar o privilégio de dirigir e o dinheiro que eu tinha ganhado no verão.

Quando penso neste incidente, lembro-me de como seria tolo argumentarmos com Deus que somos inocentes de um determinado pecado, sabendo quão culpados somos de tantos outros. Não seria melhor que pedíssemos a misericórdia de Deus e a liberdade de desfrutar o privilégio do relacionamento com ele e a alegria da vida eterna?

Oração: Amado Deus, nós te agradecemos por tua misericórdia e graça. Ajuda-nos a confessar diariamente nossos pecados e a receber o teu perdão. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Deus é misericordioso e ouve meus clamores pela graça.

Oremos pelos policiais.

Autoria: Cassius Rhue (Carolina do Sul, EUA)

Pérolas raras


Reflexão para o dia 08 de maio - Um ponto de partida

Leia: Tiago 5.13-18

Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Tiago 5.16

Eu trabalho como escritora para uma organização missionária. Certa manhã, meu supervisor me entregou uma carta dizendo: "Eu gostaria que você respondesse isto, porque suas cartas são muito boas". A carta - de uma senhora chamada Doris - consistia em vários parágrafos pedindo orações por sua degeneração macular, uma doença ocular devastadora.

Orei por Dóris e pedi a Deus que me desse as palavras para responder. Em minha carta, assegurei a Doris de que estávamos orando por ela e contei-lhe um pouco sobre o meu trabalho. Então lhe pedi para orar por meu marido, que está incapacitado por causa de um acidente vascular cerebral.

Várias semanas depois, chegou uma carta de Doris - duas páginas, cuidadosamente escritas e alegres. "Sua carta colocou um sorriso em meu rosto", dizia ela. "Certamente, ficarei honrada em orar por seu marido". Dizia ainda que aos 93 anos, ela vinha dizendo a Deus: "Já é hora de o Senhor me levar para casa". E continuou: "Mas, pelo número de pedidos de oração que venho recebendo, parece que o Senhor está me dizendo: "Ainda Não". 

A carta de Doris me fez lembrar que, quando achamos que não há nada que possamos fazer pelo reino de Deus, podemos orar. A oração não é um último recurso; é um ponto de partida.

Oração: Pai amoroso, graças por nos permitires trazer nossas petições a ti e orar pelos outros. Agradecemos em nome de Jesus, Amém.

Pensamento para o dia: Todos nós temos um trabalho a fazer para o Senhor: orar.

Oremos pelas pessoas idosas.

Autoria: Janet Seever (Alberta, Canadá)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Sonho


Reflexão para o dia de hoje - Controlando nossos pensamentos


Orar e Agir


Reflexão para o dia de hoje - Orando continuamente

Leia: Lucas 18.1-6

Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5.17

Meu filho está no exército dos Estados Unidos, servindo no exterior. Normalmente ele me escreve uma vez por mês, atualizando-me sobre os desafios da vida e seus êxitos. Cada vez que recebo uma carta ou telefonema, fico absolutamente grata por saber que ele está em segurança. Seu tom de voz feliz sempre produz em mim uma onda de alívio. Em certa ocasião, cinco meses se passaram sem uma notícia sua ou resposta às minhas mensagens de voz, texto ou cartas. Mesmo que eu me dissesse: "Notícia ruim chega rápido", não conseguia deixar de me preocupar com ele. Todos os dias eu orava, pedindo a Deus que guardasse meu filho em segurança e o protegesse e guiasse.

Quando meu filho telefonou no Dia das Mães, não pude acreditar na intensidade de minha felicidade e gratidão por esse presente. Naquele momento, a cena entre o filho pródigo e seu pai ganhou vida em meu coração: "Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou e [...] correndo o abraçou e beijou"(Lucas 15.20). Também senti uma enorme gratidão pela resposta às minhas orações. Mas também sou grata pelos cinco meses de espera porque esse tempo sem notícias aumentou minha fé em Deus. Minhas conversas com Deus todos os dias me ajudaram a superar o medo e acalmaram meu espírito.

Oração: Amado Deus, graças pela oportunidade de nos ajudar a crescer na fé e no amor. Lembra-nos de que a oração nos ajuda a construir e nutrir nosso relacionamento contigo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como qualquer pai amoroso, Deus quer notícias nossas.

Oremos pelos pais dos jovens que estão no exército.

Autoria: Phyllis Durante (Havaí, EUA)

terça-feira, 5 de maio de 2015

Asas da Alvorada


Reflexão para o dia de hoje - Deus ainda ama

Leia: Salmo 139.2-12

Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Salmo 139.9-10

Sadie, nossa labradora preta de seis meses de idade tem mais energia e corre mais rápido do que eu. Outro dia, ela se soltou e saiu em disparada. Eu não poderia correr mais que ela, por isso a segui andando. Sadie me obrigou a persegui-la por todo o nosso bairro. Ela olhava para trás e mudava de direção a cada 20 minutos enquanto eu a seguia de forma constante.

Finalmente Sadie se viu encurralada em um canto e não conseguiu escapar de mim. Então se virou para mim com um olhar comprido, como se dissesse: "Desculpe. Você ainda me ama?" Eu apenas prendi a guia em sua coleira e acariciei seu queixo, e juntos caminhamos de volta para casa.

O amor de Deus está sobre nós e buscando-nos - chamando-nos mesmo quando ainda não estamos conscientes disso e por toda a nossa vida. Como disse o apóstolo Paulo: "Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado" (Rm 5.8, NTLH). Eu posso fugir de Deus - e em muitas ocasiões fugi - mas Deus continua a me buscar amorosa e pacientemente até que eu me veja encurralado em um canto e volte, perguntando: "O Senhor ainda me ama?" A resposta de Deus é sempre: "Sim".

Oração: Amado Pai, graças por ficares perto de nós quando nos afastamos de ti. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Deus sempre nos acolhe de volta.

Oremos por alguém que esteja afastado de Deus.

Autoria: Tim Burleson (Carolina do Sul, EUA)

segunda-feira, 4 de maio de 2015

O tempo


Reflexão para o dia de hoje - O ritmo de Deus

Leia: Eclesiastes 3.1-8

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3.1

Durante uma de minhas férias familiares favoritas, quando eu era uma garotinha, vivi a grande emoção de assistir ao espetáculo "O circo voador". Fiquei hipnotizada com os trapezistas fazendo seus dinâmicos truques, passando de um trapézio a outro. Seus movimentos exigiam um ritmo preciso e me deixaram ofegante.

Nossa vida espiritual também exige que pratiquemos um bom controle do tempo. Deus mantém nossos corpos, mentes e espíritos em sincronia. Estamos mais propensos a entrar no ritmo de Deus quando equilibramos trabalho e descanso. Vimos o ritmo de Deus na criação: seis dias de trabalho e um dia de descanso. Muitas vezes o ritmo de Deus exige que desaceleremos para que possamos estar em sintonia com Deus.

Oração: Amado Deus, nós te agradecemos por nos mostrares a importância de descansarmos do nosso trabalho. Ajuda-nos a desacelerar e passar um tempo contigo. "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos, e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém".

Pensamento para o dia: O ritmo de Deus nunca é rápido demais ou lento demais.

Oremos pelas pessoas que não podem parar para descansar.

Autoria: Catty Robbs Turner (Tennessee, EUA)

Gargalhar


Reflexão do dia 3 de maio - Porta para a vida


Sou


Reflexão para o dia 2 de maio - A orientação de Deus

Leia Josué 3.1-5

E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam [...] a seguireis. Josué 3.3

Depois de um maravilhosos passeio em família, fui ouvir minhas mensagens telefônicas e ouvi uma comunicação urgente do hospital: "Ligue imediatamente para o hospital". Minhas mãos tremiam enquanto discava os números, temendo o que iria ouvir. A mensagem era que meu pai havia falecido. Fiquei apavorado. Eu não podia imaginar minha vida sem ele. Papai estava sempre lá, sempre me orientando. Agora ele tinha partido.

Josué e os israelitas também precisaram de orientação quando se confrontaram com a conquista da terra de Canaã. Deus prometeu que se eles seguissem a arca (se o seguissem), ele os conduziria. Os israelitas seguiram a arca, e Deus os conduziu pelo rio Jordão para a vitória na batalha por Jericó.

A promessa de Deus de guiar nossos passos ainda é válida para nós hoje. Se olharmos para Deus, saberemos o caminho a seguir, o modo como devemos viver. Quando meu pai faleceu, eu não sabia como seguir em frente com a vida, mas continuei a orar e ler a Bíblia, permitindo que o Espírito Santo dirigisse meus pensamentos e ações, um dia de cada vez.

Oração: Senhor amado, quando não soubermos o que fazer, ou o que dizer, ajuda-nos a buscar a tua palavra e a confiar que tu nos mostrarás o caminho. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Nós recebemos a orientação de Deus por meio da oração e da leitura da Bíblia.

Oremos por alguém que tenha perdido o contato com Deus.

Autoria: John Bagdanov (Califórnia, EUA)

Família


Reflexão para o dia 01 de maio - Cumprindo promessas


Força


Reflexão para o dia 30 de maio - Força e fraqueza