Translate

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Rótulos e categorias

Leia Tiago 1.19-27
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.Tiago 1.22
Um mau humor está se espalhando por nossa sociedade e no mundo hoje em dia. O diálogo parece ter sido substituído por palavrões pouco ligados à verdade. Emissoras enchem o ar com rótulos que dividem, com a intenção de ferir. 
Às vezes, encontramos a mesma malícia no campo da fé e da religião. Esse tipo de conversa reduz questões difíceis a slogans e nos impede de ver as pessoas como indivíduos de valor. No entanto, cada um e uma de nós tem a chance e a capacidade de ultrapassar rótulos e categorias. O que mudou para mim foi encontrar pessoas diferentes de mim. Descobri que elas têm esperanças e sonhos como os meus. Meu estudo das Escrituras revelou que todas as pessoas têm valor sagrado. Aprendi que os rótulos e categorias podem ser usados para mentir e esconder a verdade, para magoar e ferir, para criar medo e manipular as pessoas. As palavras que nos fazem desconfiar de qualquer pessoa que seja diferente podem transformá-la em adversária e inimiga. 
Em Hebreus 13.1-2 nós lemos: "Seja constante o amor fraternal. Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos". Este conselho não permite exceções. Qualquer rótulo ou categoria que diminua o valor de outra pessoa também nos diminui. Como crentes em Cristo, temos o chamado para honrar cada indivíduo que encontramos como uma pessoa com valor sagrado - nada menos que isso. 
Oração: Ó Deus, ajuda-nos a amar e respeitar-nos mutuamente como Teus filhos e filhas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Que rótulos me impedem de honrar as pessoas como filhas amadas de Deus?
Oremos pelas pessoas que pensam diferentemente de nós.
Autoria: F. Richard Garland (New Hampshire, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!