Translate

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Reflexão para o dia de hoje - LIDANDO COM A TRISTEZA

Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções para quem está aflito. Provérbios 25.20


Ao longo dos anos, algumas pessoas me disseram: Sorria, não pode ser tão ruim assim! ou Deus não nos dá mais do que podemos suportar. Às vezes, desabafei com uma amiga sobre um problema, apenas para ser lembrada de que existem outras pessoas em situação pior. Para ser honesta, eu disse e fiz o mesmo. A dor - a nossa e a dos outros - deixa-nos profundamente desconfortáveis, e ao oferecer tais palavras, tentamos ultrapassar rapidamente os momentos difíceis.


Mas Deus está me ensinando a lidar com minha própria tristeza, dor e ansiedade e com a dos outros, em vez de tentar apressar o processo de cura. Na Bíblia, vemos exemplos de lamento. Nos Salmos e em Eclesiastes, emoções negativas são derramadas diante de Deus. E Jesus não hesitou em partilhar os seus medos com seu Pai enquanto enfrentava a morte na cruz.


A Bíblia nos ensina que chegará o dia em que Deus enxugará toda lágrima (veja Apocalipse 21.4) e transformará nosso luto em dança (veja o Salmo 30.11). Entretanto, ao olharmos com esperança para esse futuro, podemos ser honestos com nós mesmos e com os outros sobre o que estamos passando. Então, da próxima vez que um amigo desabafar seus problemas comigo, em vez de dizer "Deus nunca nos dá mais do que podemos suportar", vou apenas ouvir e mostrar empatia.


Oração: Pai celestial, ajuda-nos a ouvir aqueles que estão sofrendo sem tentar minimizar sua dor. Lembra-nos de que a cura virá no momento perfeito. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Reservarei um tempo para ouvir aqueles que estão sofrendo.


 Jillian Bell (Ontário, Canadá)


www.nocenaculo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!