Translate

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

PROTEÇÃO


 

Reflexão para o dia de hoje - SOB A PROTEÇÃO DE DEUS

Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará. Salmo 37.5   (Leia o Salmo 28.6-7)


Passávamos um dia maravilhoso, eu, minha esposa, nossa filha e neto, na cidade de Tiradentes, MG. À noite, como fazia muito frio, ficamos assentados confortavelmente na sala assistindo TV, diante de uma "lareira ecológica". Com o tempo, o fogo da lareira foi perdendo intensidade, até que se apagou por completo, e minha filha tentou reacendê-lo com álcool. Então, aconteceu uma grande explosão, que espalhou fogo pelo recinto. Foi um acidente bastante grave, que acabou nos vitimando com diversas queimaduras superficiais e outras profundas e extensas. Essa experiência traumática  teve um impacto tremendo sobre nossa vida.


Nas inevitáveis surpresas que todos nós estamos sujeitos a confrontar diariamente, de repente podemos nos deparar com momentos difíceis e perigosos que podem nos levar à perda da saúde ou até mesmo à morte. No entanto, o amor incondicional e acolhedor de Deus através de Jesus Cristo nos fortalece e protege, renovando nossas forças para enfrentar os momentos de infortúnio e de aflição. Temos plena confiança e cremos que Deus está sempre cuidando de nós e nos guiando em nossa jornada.


Oração: Amado Deus, quando nos depararmos com o perigo ou com um medo avassalador, ampara-nos e nos dê força para enfrentá-los. Confiamos que tu, na tua infinita bondade, sempre nos responderás e virás em nosso socorro. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Em tempos difíceis, buscarei ajuda e consolo na minha família e amigos e sempre confiarei na força do Senhor.


 Claudio Renato Bifano (Conselheiro Lafaiete, MG)


www.nocenaculo.com.br

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

COINCIDÊNCIA


 

Reflexão para o dia de hoje - DEUS CONOSCO

No entanto, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Salmo 73.23     (Leia Marcos 4.35-40)


Eu estava andando de ônibus por uma rodovia sinuosa. O ônibus saltou e balançou mais do que o normal, e eu não me senti bem. Enquanto tentava orar e torcia para não vomitar, lembrei-me de que em espanhol a mesma palavra é usada para enjoo de carro e enjoo no mar (mareos, de mar). Pensei nos discípulos que estavam no barco com Jesus quando surgiu uma tempestade no mar da Galileia. Eles estavam assustados - e talvez enjoados -, então acordaram Jesus, que dormia enquanto eles estavam todos assustados. Você não se importa se nos afogarmos?, eles perguntaram. E ele prontamente acalmou a tempestade.


O que me impressiona é que, embora Jesus tivesse o poder de acalmar a tempestade e o fizesse gentilmente quando pediram, ele já estava no barco com os discípulos. Deus está conosco o tempo todo nas tempestades da vida e nos dias calmos e ensolarados. Deus nos segura pela mão em todos os momentos e está pronto para responder quando pedimos ajuda. Quando confiamos na presença amorosa de Deus, a paz pode encher a nossa alma, mesmo nos momentos mais difíceis.


Oração: Obrigada, Deus, por estares pronto para nos atender quando clamamos a ti. Ajuda-nos a confiar na tua presença contínua. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Jesus já está no barco comigo.


 Irmã Confianza del Señor (Colón, Honduras)


www.nocenaculo.com.br

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

PALAVRAS SENSATAS


 

Reflexão para o dia de hoje - FUNDAMENTADO NA GRAÇA DE DEUS

Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no intimo de cada um. E assim, pela fé, que Cristo habite no coração de vocês, estando vocês enraizados e alicerçados em amor. Efésios 3.16-17


Já fazia muito tempo que não colocava meus trens de brinquedo para funcionar. Liguei os três trens, um por um, mas em determinado trecho dos trilhos, eles pararam completamente. Como cada motor estava em bom estado, eu sabia que devia haver um problema na fonte de alimentação. A corrente elétrica projetada para operar os motores foi interrompida. Para corrigir o problema, tive que limpar os trilhos para que os motores pudessem manter contato com eles e receber o fornecimento de corrente elétrica necessário.


Esse processo me lembrou da nossa necessidade de permanecermos alicerçados na graça de Deus. Permanecemos alicerçados na graça de Deus não permitindo que nada se interponha entre nós e Deus, para que a nossa ligação com Ele permaneça ininterrupta. Assim como devo reservar um tempo para limpar os trilhos do trem, devo reservar um tempo para cultivar e restaurar minha conexão com Deus.


Quando nossa conexão com Deus é quebrada, ficamos diminuídos. A maneira mais poderosa de nos reconectarmos com o Espírito é por meio da oração. Na verdade, a oração diária é a nossa tábua de salvação para a graça preservadora de  vida em Deus.


Oração: Deus de todos os tempos, mantenha-nos alicerçados em tua graça para que não percamos nossa conexão contigo. Sustenta-nos em nossa jornada. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: A oração é a fonte de energia da minha vida espiritual.


 Ernest S. Lyght (Nova Jersey, EUA)


www.nocenaculo.com.br


terça-feira, 17 de setembro de 2024

SIGNIFICADO DA VIDA


 

Reflexão para o dia de hoje - APENAS O SUFICIENTE

Portanto, não se preocupem, dizendo: "Que comeremos?", "Que beberemos?" ou "Com que nos vestiremos?" Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. o Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mateus 6.31-32


Tratando-se de trabalho e finanças, sempre me preocupei em não ter o suficiente. Aos vinte e poucos anos, desenvolvi a síndrome da fadiga crônica e, desde então, nunca mais consegui trabalhar em tempo integral. Mas sempre tive dinheiro suficiente para sobreviver como escritora autônoma. Quando termino um projeto, muitas vezes tenho uma voz ansiosa na minha cabeça dizendo: e se eu não conseguir outro trabalho? No entanto, o próximo sempre vem.

Estas palavras de Mateus 6 me lembram de que preciso substituir aquela voz ansiosa pela certeza de que Deus sempre proverá. O que me parece milagroso é que sempre tenho o suficiente; parece que Deus põe sua mão em todas as situações.


Recentemente, tornei-me cristã. Antes disso, fui tentada pela ideia de que poderia ficar rica com pensamentos positivos. No entanto, nunca consegui ter a vida dos meus sonhos. Quando me tornei cristã, percebi que o que eu realmente queria não eram riquezas; eu simplesmente queria estar segura. Tornei-me humilde, sentindo gratidão pelo que tinha. Deus providenciou tudo o que eu precisava durante esse tempo, mesmo quando eu não acreditava em Deus.


Oração: Ó Pai celestial, perdoa-nos por nossa ganância e dúvida em tua provisão para nós. Por favor, receba nossos humildes agradecimentos por tudo o que tu nos deste. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Quando eu me preocupar, lembrarei que Deus provê.


 Kate Orson (Toscana, Itália)


www.nocenaculo.com.br

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

A VOZ DE DEUS


 

Reflexão para o dia de hoje - A VOZ DE DEUS

A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. Salmo 29.4


Como parte do meu programa de condicionamento físico, tento caminhar pelo menos três quilômetros por dia pela minha vizinhança. Quando comecei, ouvia música com meus fones de ouvido. Um dia, decidi ficar sem eles e apenas apreciar a beleza da criação de Deus. Comecei a notar diferentes tipos de árvores e plantas com flores nos quintais dos meus vizinhos. Eu também vi diferentes tipos de pássaros e veados.


Ao me aproximar do fim da minha caminhada, entrei no portão da minha casa. Então ouvi um pássaro cujo canto me pareceu dizer: "Ouça-me! Ouça-me!".


Ao pensar no canto do pássaro, decidi que era um lembrete para ouvir Deus. Ele pode falar conosco de muitas maneiras - através da natureza, de um amigo ou até mesmo de um estranho. Pode não ser uma conversa direta, mas se estivermos dispostos a prestar atenção, poderemos encontrar Deus.


Oração: Querido Senhor, ajuda-nos a buscar e receber tua orientação. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Estarei aberto ao que Deus está me dizendo hoje.


 Ellis Smith (Alabama, EUA)


 www.nocenaculo.com.br


domingo, 15 de setembro de 2024

AMOR SEM MEDIDAS


 

Reflexão para o dia de hoje - UM EXEMPLO VIVO

Vocês sabem estas coisas, meus amados irmãos. Cada um esteja pronto para ouvir, mas seja tardio para falar e tardio para ficar irado. Tiago 1.19    (Leia Tiago 1.19-27)


Recebi uma nota da biblioteca do campus  informando que não havia devolvido um livro - um que já havia devolvido. Indignada, liguei imediatamente para a secretaria da biblioteca. Eu disse ao funcionário que havia devolvido o livro e insisti que o erro era deles. Quanto mais conversávamos, mais rude eu me tornava. Ele acabou descobrindo que o livro havia sido devolvido. Desliguei o telefone me sentindo vitoriosa, mas também um pouco culpada.


Como cristã, eu sabia como Deus gostaria que fosse a minha conduta  para com os outros, mas não consegui viver o amor de Deus nesta situação. No dia seguinte, liguei novamente para a biblioteca e pedi desculpas. Reconheci minha reação exagerada e falta de compreensão e pedi perdão.


Tiago 1.19-22 incentiva os leitores a serem rápidos em ouvir, lentos em falar e lentos em ficar irados, para que possamos viver a vida justa que Deus deseja para nós. Mas no meu primeiro telefonema para a biblioteca da universidade, não segui essas instruções. Minha raiva não me levou à justiça de Deus, mas espero que admitir meu erro tenha me levado. Simplesmente ler e conhecer os desejos de Deus para nós é insuficiente; devemos praticá-los também.


Oração: Querido Pai, ensina-nos a conhecer a tua Palavra e a vivê-la, escolhendo seguir o teu caminho de justiça em vez dos nossos próprios caminhos. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Quando demoro a me irritar, honro a Deus. 


 Allison Wilson Lee (Flórida, EUA)

 

www.nocenaculo.com.br


sábado, 14 de setembro de 2024

LUZ INTERIOR


 

Reflexão para o dia de hoje - CANA QUEBRADA

Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencedor o juízo. Mateus 12.20     (Leia Isaías 42.1-4)


No ano passado, durante a estação das monções, plantamos acácia-branca perto de nossa casa. A planta começou a crescer bem. Com muitas folhas verdes, logo atingiu a altura de sessenta centímetros. Fiquei muito feliz e esperava que ela crescesse rápido  e se tornasse uma árvore. Mas um dia vi que a planta estava quebrada. Eu não sabia o que tinha acontecido e senti uma tristeza profunda. Eu tinha certeza de que ela nunca mais cresceria.


Mas este ano, durante a estação das monções, fiquei surpreso ao ver que uma planta de acácia-branca havia aparecido novamente no mesmo lugar. Estava crescendo de novo! Pensei em como o Senhor Todo-Poderoso criou maravilhosamente toda a natureza. O fato de essa planta estar crescendo novamente foi obra do Senhor. Que incrível!


O mesmo se aplica à humanidade. Deus pode nos restaurar quando somos quebrados pela tristeza, ansiedade, medo, doença ou pecado. Deus oferece uma nova vida, prometendo que "não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencedor o juízo".


Oração: Santo Senhor, obrigado pela tua promessa de vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: O Senhor Todo-Poderoso pode restaurar minha vida.


 K. D. Macwan (Gujarat, India)


www.nocenaculo.com.br

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

VERDADEIRA MEDIDA


 

Reflexão para o dia de hoje - DEUS É NOSSA ROCHA

O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza, o meu libertador;  meu Deus,  o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu alto refúgio. Salmo 18.2     (Leia o Salmo 62.1-8)


Nas Escrituras, a presença inabalável de Deus é comparada a uma rocha. Essa imagem ficou comigo ao longo dos anos e foi particularmente significativa para mim quando minha irmã enfrentou muitas lutas com um câncer por vários anos.


Durante esse tempo, apoiei minha irmã de longe, enviando-lhe pedras para que ela se segurasse como lembretes do amor de  Deus enquanto ela enfrentava vários exames, tratamentos e cirurgias. Essas pedras comuns serviram como lembretes tangíveis do amor inabalável de Deus em alguns de seus momentos mais difíceis. Com o passar dos anos, ela adquiriu uma coleção e tanto e sempre guardava algumas pedras no bolso durante as situações que provocavam ansiedade.


Essa prática de partilhar pedras como lembretes do amor de Deus e para encorajamento foi bastante significativa para nós. Às vezes, basta algo pequeno como uma pedra para levantar o ânimo de alguém. O símbolo da rocha  pode ser para todos nós um lembrete da presença firme e reconfortante de Deus.


Oração: Amado Deus, tu és nosso refúgio e fortaleza nos momentos bons e ruins. Ajuda-nos a alcançar os outros de uma forma que os lembre de tua força e amor. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Posso encontrar forças sabendo que Deus é minha rocha.


 Mary Hayes Jackson (Texas, EUA)


www.nocenaculo.com.br

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

OFEREÇA A LUZ


 

Reflexão para o dia de hoje - LUZ GUIA

Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz. Efésios 5.8    (Leia João 1.1-9)


Meus dois gatos, Jasper e Mônica, adoram dormir na minha cama. É um lugar quente, e eles ficam tranquilos sabendo que estou por perto. Mas algumas noites Mônica adormece em algum outro cômodo da casa e perde completamente a hora de dormir. Ela acorda na escuridão da note e não sabe onde está ou como me encontrar. Então ela mia para eu resgatá-la. Muitas vezes, ela está escondida, encurralada em um canto ou presa debaixo dos móveis. Mas não preciso procurá-la; acendo a luz de cada cômodo apenas o tempo suficiente para que ela encontre o caminho. Então ela me encontra e fica tudo bem.


Essa é uma história um tanto boba, mas não somos todos parecidos com Mônica? Temos um lugar confortável e reconfortante com Deus, mas às vezes "adormecemos" e ficamos perdidos. Basta um pouco de luz de Deus para nos guiar. Deus enviou Jesus como a luz do mundo para que todos os que creem possam encontrar o caminho para a presença tranquilizadora de Deus. Há momentos em que apenas um pouco da luz de Deus, refletida através de nós, pode fazer toda  diferença para alguém.


Oração: Deus sempre presente, obrigado por enviar Jesus para luminar o nosso caminho. Que possamos aproveitar todas as oportunidades para mostrar aos outros a luz do teu amor. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Jesus é a fonte do nosso poder e luz.


 Tom Ensign (Kansas, EUA)


www.nocenaculo.com.br

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

MENOS TRISTE


 

Reflexão para o dia de hoje - LIDANDO COM A TRISTEZA

Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções para quem está aflito. Provérbios 25.20


Ao longo dos anos, algumas pessoas me disseram: Sorria, não pode ser tão ruim assim! ou Deus não nos dá mais do que podemos suportar. Às vezes, desabafei com uma amiga sobre um problema, apenas para ser lembrada de que existem outras pessoas em situação pior. Para ser honesta, eu disse e fiz o mesmo. A dor - a nossa e a dos outros - deixa-nos profundamente desconfortáveis, e ao oferecer tais palavras, tentamos ultrapassar rapidamente os momentos difíceis.


Mas Deus está me ensinando a lidar com minha própria tristeza, dor e ansiedade e com a dos outros, em vez de tentar apressar o processo de cura. Na Bíblia, vemos exemplos de lamento. Nos Salmos e em Eclesiastes, emoções negativas são derramadas diante de Deus. E Jesus não hesitou em partilhar os seus medos com seu Pai enquanto enfrentava a morte na cruz.


A Bíblia nos ensina que chegará o dia em que Deus enxugará toda lágrima (veja Apocalipse 21.4) e transformará nosso luto em dança (veja o Salmo 30.11). Entretanto, ao olharmos com esperança para esse futuro, podemos ser honestos com nós mesmos e com os outros sobre o que estamos passando. Então, da próxima vez que um amigo desabafar seus problemas comigo, em vez de dizer "Deus nunca nos dá mais do que podemos suportar", vou apenas ouvir e mostrar empatia.


Oração: Pai celestial, ajuda-nos a ouvir aqueles que estão sofrendo sem tentar minimizar sua dor. Lembra-nos de que a cura virá no momento perfeito. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Reservarei um tempo para ouvir aqueles que estão sofrendo.


 Jillian Bell (Ontário, Canadá)


www.nocenaculo.com.br

terça-feira, 10 de setembro de 2024

AMOR É DADO DE GRAÇA


 

Reflexão para o dia de hoje - FILHOS ADOTIVOS

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. Gálatas 4.4


Aos sete anos de casados, Deus nos presenteou com um filho biológico e nove anos depois nos agraciou com uma filha adotiva. O processo de adoção não foi fácil, mas o Senhor nos guiou através dele, e ter nosso frágil bebê nos braços foi a resposta de vários anos de súplicas pela composição de nossa família.


Muitos casais, interessados em adotar crianças, nos procuram para perguntar se o amor que dedicamos ao nosso filho é igual ao que dedicamos à nossa filha. Naturalmente, o olhar é o mesmo para ambos. Também nos perguntam se nossa filha demonstra algum desconforto pelo fato de ser adotada. O que vemos é a plena aceitação do fato e a alegria pelo pertencimento à família. Esses questionamentos nos fazem refletir sobre como Deus nos amou e, na nossa pequenez, nossa fragilidade, nos chamou para si, para uma relação familiar, quando extinguiu, na cruz, os nossos pecados.


A Bíblia nos ensina que Deus, na sua infinita bondade e amor, nos adotou como filhos e filhas por intermédio de Jesus Cristo e nos fez herdeiros do seu Reino. Temos livre acesso ao seu afago, atenção e disciplina. Deus é o autor da família, e ela deve refletir o reino eterno para a glória exclusiva do Senhor. Assim, tal qual nossos filhos são nossos herdeiros em tudo, todos nós somos herdeiros de Deus por meio de Jesus.


Oração: Amado Deus, cuida de nós fazendo-nos  sempre lembrar de que nos chamaste para a família da fé por intermédio do teu amor por nós. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Sou família de Deus e herdeiro/a dele.


 Andreia Pereira da Silva Vieira (Rio de Janeiro, RJ)


www.nocenaculo.com.br