Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4.10 (Leia1 Pedro 2.9-10)
Como professor na Faculdade de Teologia por 40 anos e meio, muitas vezes ouvi a pergunta dirigida diretamente a mim ou a estudantes: Você é vocacionado? A indagação tinha um único objetivo: verificar se o/a candidato/a ao serviço eclesiástico tinha o chamado de Deus para o exercício do sagrado ministério do cuidado pastoral.
O curioso é que, ainda hoje, muita gente pensa que a única ou, pelo menos, a melhor forma de servir a Deus e ao próximo é por meio do trabalho pastoral. Era assim na época de Lutero, tanto que ele ingressou em um convento agostiniano. Porém, já como reformador, ele chamou atenção para o sacerdócio de todos os fiéis (1 Pedro 2.9-10) e introduziu um conceito de vocação que vai além da esfera religiosa.
Passados 507 anos do início da Reforma, precisamos recuperar essa mensagem. Somos chamados/as a colaborar com Deus na instauração de um mundo fraterno, justo e humano onde estivermos, independentemente da posição que ocuparmos ou da profissão que exercermos. A mãe que cuida de sua família, o padeiro que assa o pão, o professor ou professora que se entregam por inteiro ao ensinar, quem provê a limpeza das cidades etc., se o fazem com amor, não só participam da obra de Deus, mas revelam o seu amor e providência por toda a criação.
Oração: Graças te damos, Senhor, porque podemos colaborar contigo onde estivermos, dedicando nossas melhores ações ao bem-estar de tua criação. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Podemos servir a Deus e ao próximo em nosso dia a dia.
José Carlos de Souza (São Bernardo do Campo, SP)
www.nocenaculo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!