Translate

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Disposição para aprender


Reflexão para o dia de hoje - A estrada à frente

Leia Romanos 8.18-25

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28

Enquanto eu voltava de carro para casa, nuvens escuras e uma chuva intermitente me cercavam. Ao me aproximar de um viaduto, vi um motociclista que sabiamente havia parado debaixo dele para escapar da chuva. Eu tendo a notar os motociclistas porque meu marido e eu gostávamos de andar de moto. Depois que ele morreu de câncer, vários anos atrás, eu senti falta dessas agradáveis viagens de moto com ele. Hoje, quando vejo outros motociclistas, agradeço a Deus pelas maravilhosas lembranças que meu marido e eu partilhamos juntos ao apreciarmos as lindas paisagens em nossas viagens de moto.

Pouco depois de passar o viaduto, saí da chuva e a estrada estava seca. Pensei no motociclista e em como tudo à sua volta estava escuro e chuvoso, mas que logo à frente as condições ao redor estavam claras e secas. E então pensei em minha própria vida, na batalha de meu marido contra o câncer, e em como eu tantas vezes tive medo de acreditar que, a despeito das circunstâncias à minha volta, Deus proveria.

Embora eu talvez tenha de esperar mais algum tempo, a estrada à minha frente será melhor do que a que vejo hoje. Deus é fiel e prometeu que todas as coisas contribuirão para o bem daqueles que o amam.

Oração: Amado Deus, graças pela promessa da tua presença por meio do Espírito Santo mesmo quando nossos dias parecem sombrios e difíceis. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus estará conosco antes, durante e depois da tempestade.

Oremos pelos motociclistas.

Autoria: Cindy Owens (Ohio, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

domingo, 8 de setembro de 2013

Não tenha medo!


Reflexão para o dia de hoje - O grande prazer de Deus

Leia Salmo 147.1-9

Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará. Salmo 37.5

Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, [...] Não temas, pois, porque sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente e a ajuntarei desde o Ocidente. Isaías 43.4,5

A prima da minha esposa, Isabelle, vive no alto de uma enorme duna na costa. Ao longo dos anos, apesar das condições arenosas e com muito trabalho, ela criou um verdadeiro jardim botânico de plantas floríferas.
Ela gosta muito de mostrar seu jardim às pessoas e, com óbvio orgulho, diz o nome de cada planta, de onde ela veio e quando floresce. Algumas de suas plantas foram presentes de amigos; algumas foram trazidas de berçários de plantas raras; muitas se desenvolveram a partir de mudas que ela recolheu por todo o país. Umas poucas foram resgatadas de pilhas de lixo! É uma alegria ver o prazer que Isabelle tem em suas amadas plantas.

A passagem de hoje nos relembra que todos nós somos como plantas preciosas no jardim de Deus. Nosso Criador, que "conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome" (Salmo 147.4), conhece nossos nomes e tudo a nosso respeito. Alguns de nós ele tirou de situações terríveis; alguns foram encontrados em lugares inesperados; outros, Deus reuniu de todas as partes da terra. Deus se alegra quando damos flores ou frutos por mais insignificantes que possam parecer. Nós temos grande valor para Deus e ele se compraz em nós.

Oração: Graças, ó Deus, por veres algo de valioso em nossas vidas e por nos chamares a ser teus. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Embora cada um de nós seja diferente, Deus se compraz em todos.

Oremos pelos que se sentem insignificantes.

Autoria: Gerald McCann (Cabo Ocidental, África do Sul)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.


sábado, 7 de setembro de 2013

Nas asas do amor


Reflexão para o dia de hoje - Sustentado por Deus

Leia Salmo 121

O Espírito do Senhor [...] me ungiu para [...] pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de espírito angustiado. Isaías 61.1,3

No feriado de 7 de setembro de 2012, minha filha, meu esposo e eu fomos para o Impacto de Avivamento em Santa Teresa/ES, deixando em casa nosso filho de 20 anos. Antes de sairmos em viagem nós nos abraçamos, brincamos, nos beijamos e tiramos fotos sem saber que estávamos nos despedindo para sempre.

 Seguimos em viagem. Chegamos ao local do evento, exatamente no horário do início das atividades, e logo chegou-nos a notícia de que nosso filho havia sofrido um acidente de carro. Corremos para o telefone para saber mais informações, mas elas não eram boas. Pegamos nossa bagagem e retornamos para Vitória.

Ao chegarmos no hospital, já havia muitos amigos esperando notícias, foi quando nos chamaram para conversar com os médicos que estavam cuidando de nosso filho, e nos veio a pior notícia de nossas vidas: ele havia tido um esmagamento de tórax e abdômen, passou por cirurgia, mas não resistiu. Ficamos em choque.

Desde então, estamos sendo sustentados por Deus. As pessoas nos falam que somos fortes e falamos a elas que forte é o Deus ao qual servimos, que nos fortalece, nos conforta, pois sabemos que se não fosse esse Deus não estaríamos de pé.

Oração: Obrigada, Jesus, por nos sustentar e nos fortalecer a cada dia. Amém.

Pensamento para o dia: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmo 46.1

Oremos pelas famílias enlutadas.

Autoria: Juciara Azevedo Monteiro (Cariacica/ES, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Loucuras do amor


Reflexão para o dia de hoje - Tudo em perspectiva

Leia 1 Tessalonicenses 5.1-18

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4.8

Uma manhã, enquanto tomava meu café do lado de fora, notei algo incomum no dia. Ao olhar para a esquerda, o céu estava escuro, cheio de nuvens e ameaçando chuva. À direita o sol brilhava, e umas poucas nuvens brancas e macias passavam  a promessa de um lindo dia de verão.

Comecei a pensar nas escolhas que temos diante de nós todos os dias. Podemos olhar para o lado sombrio da vida, ou podemos nos concentrar numa atitude positiva o máximo possível. De vez em quando haverá sofrimentos, tristezas e circunstâncias que estarão além do nosso controle. Podemos enfrentar o desafio, fazer o que pudermos para ajudar, orar a respeito e depois, com a ajuda de Deus, mudar nosso foco para pensamentos e ações positivos e edificantes.

Há muito sofrimento e tristeza ao redor do mundo hoje. Se passarmos tempo demais nisso, vamos nos tornar pessoas tristes e amargas. No entanto, Deus nos criou para apreciar esta vida. Nós podemos agradecer a Deus por este presente maravilhoso aproveitando este dia ao máximo. Comecemos hoje a expressar nosso amor por nosso Criador maravilhoso e amando-nos uns aos outros!

Oração: Graças, Senhor amado, por nos dar a vida e por todas as tuas bênçãos que desfrutamos a cada dia. Incita em nós uma boa atitude e um espírito amoroso para que outras vejam o teu amor e graça em nossas vidas. Amém.

Pensamento para o dia: "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças" ( 1 Tessalonicenses 5. 16-18).

Oremos pelos que se preocupam em excesso.

Autoria: Terry Dilbeck Didelot (Carolina do Sul, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A vida passa


Reflexão para o dia de hoje - Ouse confiar

Leia Mateus 14.22-32
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12.2
Sentada na igreja, ouvi um membro oferecer uma oração de ação de graça por uma nova família que estava participando do culto.Algum tempo antes, quando outros membros da igreja tinham visitado a família, ela havia optado por abrir a porta e recebê-los. Abrir a porta a estranhos foi um grande risco.
Pensei sobre a passagem de hoje em Mateus, quando os discípulos encontraram Jesus andando sobre a água. Imaginei-me naquela cena, olhando para o mar imenso de dentro do barco. Então ouvi Jesus me chamar como chamou a Pedro: "Vem!" Pensei na fé de Pedro ao deixar a segurança do barco e caminhar na direção de Jesus, e pensei: O que eu teria feito? É verdade, Pedro teve medo e começou a afundar, mas somente depois de ter confiado bastante em Jesus para deixar o barco.
Jesus está nos pedindo para confiar nossa vida a ele e ir aonde ele nos mandar. Se olharmos e ouvirmos com os olhos da fé, sabemos que o poder de Jesus irá conosco aonde quer que formos.
Não há águas suficientemente profundas para nos reter se depositarmos nossa confiança no poder de Cristo. Portanto, vamos para a água - não, pisemos sobre a água - e verdadeiramente sigamos àquele que nos chama.
Oração: Graças, ó Deus, por nos amares o bastante para confiar a tua obra a nós. Que possamos ouvir o teu chamado, acreditar que tu nos ajudarás a atravessar as águas da vida sem medo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Hoje, quando Deus me chamar, vou acreditar, seguir e confiar.
Oremos pelos visitantes de nossa igreja.
Autoria: Ivelise Batista (Santo Domingo, República Dominicana)
Conexão com a vida: Ofereça-se como voluntário para visitar potenciais membros de sua igreja.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Não faça o que não quer


Reflexão para o dia de hoje - 2,4 horas

Leia Lucas 6.33-38

Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6.38

Muitas pessoas dão rigorosamente o dízimo de sua renda. Mas dar o dízimo é mais do que apenas o nosso dinheiro. Às vezes, quando se trata de tempo, não somos tão generosos com o Senhor. Um décimo do nosso dia corresponde a pouco menos que duas horas e meia - 2,4 para ser exata. 

Quando pensamos na quantidade de coisas que já amontoamos em nosso dia, pode parecer impossível dar tanto tempo a Deus. A boa notícia é que nosso dízimo de tempo não precisa ser dado de uma só vez. Podemos dar mais tempo nos finais de semana, se necessário.

Nosso dízimo de tempo pode ser dado por meio de uma variedade de atividades: estudar a Bíblia, orar pelos outros, telefonar para alguém, enviar um e-mail encorajador, enviar um cartão para iluminar o dia de alguém, preparar uma refeição para uma pessoa doente, visitar quem não pode sair de casa, assar biscoitos para um vizinho, aconselhar um jovem que não tem pais, levar mantimentos para uma família necessitada, levar um amigo deprimido a tomar um café ou ouvir um amigo falar de seus problemas.

Uma vez que essas atividades se tornem hábitos, poderemos nos surpreender ao descobrir que um décimo do nosso dia não é suficiente para servir a Deus.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a dedicar tempo todos os dias para servir a ti. Abra os nossos olhos para vermos onde somos necessários. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus precisa tanto do nosso tempo quanto do nosso dinheiro.

Oremos para que sejamos mais generosos com o nosso tempo.

Autoria: Ruth O'Neil  (Virgínia, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Imaginação


Reflexão para o dia de hoje - Posso fazer qualquer coisa!

Leia Filipenses 4.9-13

Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Salmo 139.14

Quando eu era criança, houve uma epidemia de pólio em nossa cidade. Fiquei doente e perdi minha capacidade de andar. Como eu era pequena, dava pouca atenção ao fato de não ser como as outras pessoas. Mas na minha juventude isso se tornou um problema.

Às vezes eu achava que a vida era muito injusta; quase todo mundo era saudável, mas eu não tinha tido sorte. Eu me sentia infeliz, claro, mas ao mesmo tempo concluí meus estudos e minha saúde melhorou um pouco. Com o tempo, dei à luz e criei uma filha. Foi difícil - física e emocionalmente.

Vivi assim por muito tempo - sem fé e zangada com minha situação. Mas quando conheci o Senhor, tudo mudou. Meus problemas físicos não desapareceram, mas minha alma ganhou paz. Não era resignação, mas sim, consciência de que Deus tinha preparado algo bom para mim.

Sou feliz. Entendo que seja como for o corpo que uma pessoa habite, os que permanecem em Cristo têm a força e a mente de Deus. Agora, quando enfrento a adversidade, lembro-me do versículo bíblico - "Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós."(1 Pedro 5.7) - e sigo em frente.

Oração: Graças, Senhor, pelos nossos corpos que nos servem bem e pela força que tu nos dás todos os dias. Amém.

Pensamento para o dia: Cristo nos faz fortes.

Oremos pelas pessoas portadoras de necessidades especiais.

Autoria: Galina Samson (Voronej, Rússia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Erros graves


Reflexão para o dia de hoje - Pecados e entulhos

Leia Romanos 6.1-14

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Salmo 51.10

Recentemente nós experimentamos os efeitos de um furacão em nossa região. Ventos fortes açoitaram as árvores, deixando nossos quintais cheios de galhos quebrados, paus e folhas. Por várias horas eu recolhi os destroços da tempestade, juntando-os em uma pilha ao lado da rua. Várias vezes, depois de achar que tinha limpado completamente um trecho do jardim, eu me virava ou voltava até lá e encontrava mais paus e pinhas.

Ocorreu-me que o pecado em nossas vidas muitas vezes se parece com os escombros em nosso quintal. Nós temos dificuldade de enxergar como realmente somos. Às vezes nós olhamos, mas não vemos, ou não queremos ver o que está lá. Precisamos de uma nova perspectiva. O processo de examinar nossas vidas nos ajuda a recolher os pecados que deixamos escapar.

A boa notícia é que Deus nos ajuda a olhar para nossas vidas com novo olhar e com corações abertos. Quando juntamos nossos pecados, erros e falhas e os entregamos a Deus, ele limpa nossa vida. E assim como os funcionários municipais que fielmente recolheram o que foi deixado ao lado das ruas, Deus remove nossos pecados para sempre.

Oração: Ajuda-nos ó Deus, a olhar honestamente para nossas vidas e a colocar nossos pecados e desapontamentos diante de ti. Ajuda-nos a confiar que tu nos limpas e nos colocas em um novo caminho. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus se oferece para nos limpar do pecado em nossas vidas.

Oremos pelas pessoas que se debatem com um pecado persistente.

Autoria: Joey Yow (Carolina do Norte, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Ter o que se quer


Reflexão do dia 01 de setembro - Deixado de fora

Leia Lucas 10.21-24

Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Lucas 10.21

Nós éramos um jovem casal com dois  filhos pequenos: Bastian e Rayen. Quando Bastian aprendeu a falar, eu lhe ensinei a orar e nós orávamos juntos todas as manhãs. Um dia, fiquei surpresa quando meu filho disse: "Mamãe, por que não chamamos o papai para orar com a gente?"

Com tristeza, reconheci minha falha em não incluir meu marido em nosso tempo de oração. Mas fiquei contente porque meu filho pediu para que seu pai se juntasse a nós na oração diária. Desde então, todo dia começa com nossa família unindo as mãos com Deus, o quinto membro de nossa família.

Deus, com infinita sabedoria e amor, colocou uma criança em nossas vidas para nos conduzir. Onze anos se passaram e nosso relacionamento com Deus e nossa oração em família continuam fortes.

Oração: Senhor amado, perdoa-nos por não convidarmos pessoas próximas a nós para fazerem parte do nosso relacionamento contigo. Fortalece-nos em nossa vida de oração para que possamos viver nossa devoção a ti em tudo o que dissermos e fizermos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quem está esperando por um convite para orar comigo?

Oremos pelos jovens casais com filhos pequenos.

Autoria: Ruth M. Santana Borquez (Los Lagos, Chile)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

A beleza dos sonhos


Reflexão do dia 31 de agosto - Sempre dando frutos

:: Leia Salmo 92.12-15 ::
Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo- -lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. João 15.16-17
Conforme meu marido e eu seguíamos pela costa Adriática, nossa guia apontou para uma ilha chamada Brijuni. Ela nos falou de uma oliveira que existe nessa ilha e que tem cerca de 1700 anos e ainda produz azeite todos os anos. Esta árvore enfrentou séculos de secas e guerras e continua a dar frutos. E provavelmente semeou muitas novas gerações de oliveiras, que agora produzem suas próprias safras.
A história dessa árvore me fez refletir sobre os frutos que estou produzindo e as sementes que estou plantando. Tenho permanecido firme durante os tempos tempestuosos e difíceis, dando frutos com paciência e coragem, sem me preocupar com o que está à frente? 
No versículo de hoje, Jesus diz que fomos escolhidos para dar frutos que permaneçam. Muito tempo depois do nosso tempo de semear e produzir frutos, estes continuarão a contribuir para a fartura de amor, sabedoria, paz e alegria que é o reino dos céus. Tudo isso começa com as simples, mas fiéis contribuições que damos hoje, aqui e agora, para refletir o amor e o cuidado de Deus.
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a confiar em ti enquanto levamos os frutos do teu amor à vida dos outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos ajuda a dar frutos que permaneçam.
Oremos por resistência para produzirmos frutos para Deus.
Autoria: Anne N. Cremons (Minnesota, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.