Translate

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Reflexão para o dia de hoje - O nome de Deus

Leia Êxodo 3.1-14

Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. Êxodo 3.14

Na Bíblia hebraica, nomes representam esperanças, sonhos e as características da pessoa. Por exemplo, Jacó, depois de lutar com um anjo, ganhou um novo nome, Israel, que significa "aquele que lutou com Deus". Saber o nome de uma pessoa pode dar pistas sobre sua origem, natureza e os sonhos da pessoa e de sua família.

Foi por isto que Moisés fez a Deus a pergunta: "Qual é o seu nome?" Saber o nome de Deus poderia nos dizer muitas coisas sobre Ele!

Deus disse: "Eu sou quem sou!" Em algumas traduções, Deus disse: "Eu serei quem serei". Ambas as traduções são possíveis porque a gramática hebraica permite as duas situações ("ser" ou "tornar-se"). Quando Deus diz "Eu sou quem eu sou", ele realmente está se recusando a ser definido por uma palavra. Deus está dizendo: "Eu sou livre. Eu não sou definido. Eu sou o Criador, não a criatura". Quando Deus disse: "Eu serei quem serei", estava dizendo: "Eu sou o único que faz com que as coisas sejam". "Eu sou o criador da história".

Embora possamos desejar definir Deus de forma mais restrita, sabendo que Ele é "Eu sou quem eu sou" pode nos dar mais confiança nEle. Deus é livre, indefinido e está presente em todos os aspectos de nossas vidas.

Oração: Amado Deus, obrigado pelo dom da criação e pelo ilimitado dom de tua presença conosco. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: De que modo os nomes de Deus limitam minha fé?

Oremos para que estejamos abertos ao mistério de Deus.

Autoria: Sungho Lee (Califórnia, EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!