Este blog destina-se a pessoas que gostam de viver a vida com alegria; conhecer histórias através de crônicas e contos; partilhar sentimentos através de músicas, poemas; partilhar pensamentos a partir de reflexões e registros. Enfim, envolver-se em acontecimentos e pensamentos e sentimentos que constroem o dia a dia de pessoas comuns.
Translate
domingo, 14 de dezembro de 2025
Reflexão para o dia de hoje - TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO
O anjo, porém, lhes disse: Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo [...]. Lucas 2.10 (Leia Isaías 35.1-10)
Durante os quatro domingos que antecedem o Natal, minha igreja acende uma vela por semana em uma coroa do Advento para antecipar o nascimento de Jesus. Cada vela representa um aspecto da luz de Cristo vindo ao mundo. No terceiro domingo, acendemos a vela que representa a "alegria", que tem um significado especial para mim.
Antes de entregar minha vida a Cristo, eu era uma pessoa triste. Mas quando deixei o Espírito Santo de Deus preencher meu coração, a primeira coisa que experimentei foi uma grande alegria que borbulhou e fluiu em mim como água fresca e cristalina. Essa fonte de água viva (veja João 7.37-39) curou as feridas que me entristeciam e aliviou meus fardos.
Desde então, passei por momentos de tristeza, decepção e dor. Ocasionalmente, sinto certo tédio ou desconexão nos meus relacionamentos pessoais e ao orar ou ler as Escrituras. Mas quando me lembro de me concentrar em Jesus e nas outras pessoas em vez de em mim mesma, a água viva a alegre flui novamente e me revitaliza.
Compartilhar as boas novas de Jesus por meio de palavras e ações permite que a água viva de Deus flua através de nós e se espalhe para os outros. Ao sermos um canal para o amor de Deus, podemos levar a alegria de Deus à vida dos outros e aumentar a alegria na nossa.
Oração: Querido Deus, ajuda-nos a nunca nos cansarmos de compartilhar as tuas bênçãos com os outros, para que possamos elevá-los assim como tu nos elevas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Jesus é minha alegria.
Mary Neumann (Geórgia, EUA)
www.nocenaculo.com.br
sábado, 13 de dezembro de 2025
Reflexão para o dia de hoje - SOBRE O TEMPO
[...] há tempo para todo propósito debaixo do céu [...]. Eclesiastes 3.1b (Leia Eclesiastes 3.1-8)
O conceito de tempo deixou de ser um sinônimo de espera, de amadurecimento. Nosso senso cronológico ficou muito descalibrado. E quando ouvimos sobre o termo "tempo de Deus", imaginamos um período que não cabe nesse imediatismo descabido que vivemos atualmente.
Nós nos tornamos insensíveis a Deus quando trazemos essa definição "moderna". Deixamos de entender e vivenciar os processos, sempre buscando respostas rápidas que embaçam nossa visão do todo. Salomão declara que há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu. E nessa corrida sem objetivo, queremos encaixar o Criador em nosso viés temporal.
Aquietar o coração para descansarmos pode se tornar um fardo difícil de deixar. Queremos ter as necessidades atendidas de imediato. E sem notar, deixamos de alcançar a maturidade na fé. A fé não deve ser baseada no nosso tempo e querer. Deve estar firmada em saber que tudo ao nosso redor é incomparavelmente minúsculo diante da grandeza de Deus, o que é um desafio para nossa condição humana. Porém, não é impossível. Tenhamos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo. E com Ele venceremos.
Oração: Senhor, perdoa nossa atitude imediatista. Ajuda-nos acalmar e a esperar em ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Tenhamos domínio próprio sobre nosso imediatismo.
Ugo Souza (São Domingos do Prata, MG)
www.nocenaculo.com.br
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Reflexão para o dia de hoje - DEUS É MAIOR
Não deixarei que fiquem órfãos; voltarei para junto de vocês. João 14.18 (Leia João 14.15-27)
No terceiro mês de gravidez, fui diagnosticada com dengue, infecção urinária e febre tifoide. Meu médico me encaminhou para um tratamento mais adequado. Enquanto eu estava deitada na cama do hospital, perguntas me preenchiam a mente: Minhas doenças afetarão o crescimento e o desenvolvimento do feto? Sofrerei um aborto espontâneo? Quando comecei a apresentar um leve sangramento, comecei a perder as esperanças. Estresse e tensão encheram meu coração e minha mente, e meus olhos se encheram de lágrimas. Mas as palavras em Isaías 41.10 me deram nova força e esperança: "Não tema, porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus".
Recuperei-me e recebi alta do hospital após dez dias. Uma semana depois, fiz meu check-up de rotina e fiquei aliviada ao saber que o bebê estava saudável. Para mim, isso foi um milagre de Deus, e me alegrei e agradeci.
Quando enfrentamos situações e desafios intransponíveis, muitas vezes nos sentimos desamparados e sozinhos. Mas Deus nunca nos abandona. Podemos encontrar força sabendo que Deus é maior do que qualquer problema que enfrentamos. Confiando nisso, podemos ter fé e seguir em frente com paciência e uma mentalidade positiva.
Oração: Pai celestial, viemos diante de ti com o coração cheio de gratidão. Tu és o nosso refúgio e fortaleza. Obrigada pelos milagres que realizas em nossa vida e pela tua paz que excede todo o entendimento. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Não importa quão grandes sejam meus problemas, Deus é maior.
Liza Diarsa (Gujarat, India)
www.nocenaculo.com.br
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Reflexão para o dia de hoje - UMA NOVA MANEIRA DE ORAR
Cheguem perto de Deus, e Ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração. Tiago 4.8 (Leia Tiago 4.6-10)
Eu costumava reclamar com Deus sobre pessoas e situações das quais não gostava. Apesar de ser gentil com as pessoas que me prejudicaram, continuei amargurada. Não conseguia ter uma conversa honesta com Deus porque meu coração estava cheio de ressentimento. Finalmente percebi que, embora fosse gentil com os outros pessoalmente, eu estava meditando sobre seus erros em meus pensamentos - e em minhas orações. Eu queria um coração puro.
Comecei a agradecer a Deus por agir nas minhas piores situações. De coração, abençoei as pessoas que me prejudicaram e agradeci a Deus por elas. Com a ajuda do Espírito Santo, obedeci ao mandamento divino de perdoar. Logo, descobri que não guardava nada contra ninguém nem contra nenhuma situação. Meu amor pelos outros se tornou genuíno. Então, um milagre aconteceu: o espaço em meu coração que antes estava cheio de amargura e murmuração foi esvaziado. Enquanto orava, não me preocupei mais com os pecados dos outros nem me amargurei com situações frustrantes. Meu coração ficou livre para me aproximar de Deus.
Oração: Ó Deus, mostra-nos se há algum pecado, amargura ou reclamação em nosso coração, para que possamos nos arrepender dessas coisas. Nós te louvamos por operar nas piores situações de nossa vida, ensinando-nos o poder do perdão. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Hoje deixarei que o amor de Deus purifique meu coração.
Kaitlin Potts (Arizona, EUA)
www.nocenaculo.com.br
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Reflexão para o dia de hoje - AJUDE NA MINHA INCREDULIDADE
E imediatamente o pai do menino exclamou: - Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé! Marcos 9.24 (Leia Marcos 9.14-29)
0 médico nos disse que nossa filha de dois anos tinha anemia grave e que precisávamos levá-la ao hospital para fazer mais exames. Fiquei com medo! Será que a perderíamos? Tentei orar, mas o tempo todo a dúvida e a descrença dominavam meus pensamentos. A única oração que consegui fazer foi a de Marcos 9.24: "Ajude-me na minha falta de fé!"
Abri minha Bíblia li a história completa sobre o pai e seu filho que estava tendo convulsões, e algo me ocorreu: o foco dessa história não era a criança doente, mas o pai desesperado! E Jesus o recebeu com amor e compreensão. A criança foi curada, apesar da incredulidade do pai. Essa história me acalmou, e coloquei minha filha nas mãos amorosas de Deus. Ele cuidou dela, e hoje ela tem 52 anos e é mãe de seis filhos maravilhosos.
Oração: Querido Senhor, teu amor não tem limites. Obrigado pela tua graça que perdoa e cura. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém!".
Pensamento para o dia: "Se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo" (2 Timóteo 2.13).
Øystein Brinch (Vestfold, Noruega)
www.nocenaculo.com.br
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
Reflexão para o dia de hoje - VISÃO DE TRÊS VIAS
Jesus disse: E Venha! E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas e foi até Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a afundar, gritou: Salva-me, Senhor! Mateus 14.29-30 (Leia Mateus 14.22-33)
Há alguns meses, fui demitida do meu emprego de mais de onze anos. Já fui demitida duas vezes antes, mas esta me atingiu tão duramente que fiquei fisicamente doente. Algumas semanas depois, o devocional no Cenáculo apresentou Mateus 14.22-33 como leitura. O escritor me lembrou de que, em vez de olhar para as águas tempestuosas, eu precisava olhar para cima. Daí em diante, sempre que me sentia desanimada com a minha busca por emprego, eu me lembrava de "olhar para cima".
Logo depois, o sermão de domingo do meu pastor falou sobre olhar para cima com confiança, olhar para trás com gratidão ( olhar para frente com esperança. Percebi que, além de olhar para cima, eu deveria olhar para trás e ser grata pelos grandes trabalhos que Deus me proporcionou. Olhar em ambas as direções me dá forças também para olhar para frente na esperança de que Deus me proverá novamente.
Desde então, encontrei a mesma passagem de Mateus em duas edições subsequentes de no Cenáculo. Esses devocionais, e as palavras do meu pastor, reforçaram minha determinação de continuar a "olhar para o alto com confiança, olhar para trás com gratidão e olhar para o futuro com esperança".
Oração: Querido Jesus, obrigada por nos lembrares de confiar e seguir o caminho que nos deste. Em teu nome. Amém.
Pensamento para o dia: A amorosa provisão de Deus me dá esperança.
Peg Foltz (Illinois, EUA)
www.nocenaculo.com.br
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
Reflexão para o dia de hoje - CORAGEM PARA FALAR
E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo. Romanos 10.17 (Leia Colossenses 4.2-6)
Recentemente, durante as férias, conversei com um jovem que estava arrumando as cadeiras de praia. Durante a conversa, contei a ele a parte da minha história de fé. Ele respondeu: "'Que coincidência! É a segunda vez hoje que alguém me fala sobre Deus". Então, ele me disse que estava passando por um momento difícil e que havia se mudado para começar de novo - o que me levou a conversar mais sobre Jesus e o Evangelho. Por fim, perguntei se ele sentia que queria Jesus em sua vida. Depois que ele disse que sim, chamei minha esposa. e nós três oramos juntos, e ele aceitou Jesus ali mesmo na praia.
Deus nos dá oportunidades como esta para testemunhar. Também sei que perdi oportunidades ou que as vi, mas não tive coragem de falar. Afinal, até o apóstolo Paulo, missionário que era, pediu oração para abrir portas e tornar suas palavras claras quando falava (veja Colossenses 4.2-4). Sou grato por Deus ter fortalecido minha coragem neste momento e me fornecido as palavras de que eu precisava.
Oração: Querido Senhor, ajuda-nos a compartilhar o teu amor com os outros. Dá-nos as palavras que precisamos dizer e a coragem para dizê-las. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando eu tiver coragem de testemunhar, Deus me dará as palavras para dizer.
Kim Koratsky (Tennessee, EUA)
www.nocenaculo.com.br
domingo, 7 de dezembro de 2025
Reflexão para o dia de hoje - SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO
O Espirito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados [...] e a pôr sobre os que choram em Sião uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito angustiado. Isaías 61.1, 3 (Leia Isaías 61.1-7)
Uma tradição natalina muito apreciada na República Dominicana é a troca de presentes, chamada Angelitos (anjinhos). Os nomes são escritos em pedaços de papel, que são colocados em um recipiente para que as pessoas possam sortear aleatoriamente o nome da pessoa a quem darão o presente. O Angelitos é uma bela tradição compartilhada entre famílias, comunidades religiosas e entre colegas. Ele promove a generosidade característica da época natalina.
Em Isaías 61, lemos sobre a promessa de Deus à humanidade - aos quebrantados de coração, aos presos, aos que choram, aos aflitos -, que oferece a boa a nova de uma troca: "uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito angustiado". Tudo isso está disponível não apenas no Natal, mas durante todo o ano, por meio da fé em Jesus Cristo. Não é de admirar que quando Jesus nasceu, a hoste celestial tenha aparecido em Belém, proclamando paz e boa vontade a todos (veja Lucas 2.8-15).
Aceitei Jesus como meu Salvador em 2006, e esta tem sido a melhor troca de todas - meu antigo eu pela nova vida em Cristo; meus pecados pelo perdão de Deus; minha escuridão pela luz de Cristo.
Oração: Deus das boas-novas, obrigada pela dádiva do teu Filho, que nos oferece a salvação. Toda a glória seja dada a ti! Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O nascimento de Cristo foi o maior presente de todos.
Julianis Báez de Pichardo (República Dominicana)
www.nocenaculo.com.br
sábado, 6 de dezembro de 2025
Reflexão para o dia de hoje - O DOM DO AMOR
E aconteceu que, estando eles ali, chegou o tempo de ela ter a criança. Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Lucas 2.6-7 (Leia Lucas 2.1-7)
À medida que o Natal se aproximava, meus recentes problemas de saúde limitavam minha capacidade de aproveitar minhas atividades habituais. No entanto, encontrei conforto na narrativa de Lucas sobre o nascimento de Jesus, especialmente ao considerar o hospedeiro.
Nada está escrito sobre a pessoa que não cedeu um quarto a Maria e José. Apesar disso, muito se tem falado sobre ele, julgando-o duramente por não ter dado um quarto ao casal grávido e cansado da viagem. Lucas 2.7 diz que simplesmente não havia um quarto para oferecer. Mas, em vez de recusar Maria e José, o hospedeiro ofereceu-lhes alojamento no estábulo. Essa ação foi criativa e amorosa, um exemplo de alguém que fez o que podia com o que estava disponível. E quando os anjos apareceram aos pastores, foi-lhes dito que encontrariam o bebê deitado numa manjedoura. Esse detalhe incomum provavelmente os ajudou a encontrar Jesus.
Então, o que podemos fazer neste Natal com o que está disponível para nós? Compartilhemos o amor que Deus nos demonstrou por meio da nossa bondade, ouvindo e ajudando os outros e orando e com eles e por eles. Ações aparentemente insignificantes podem demonstrar o amor de Deus por nós e pelos outros.
Oração: Querido Deus, ajuda-nos a ver como podemos compartilhar o teu amor com os outros. Lembra-nos de que as nossas ações - não importa se grandes ou pequenas - demonstram o nosso amor por ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nenhum ato de amor é pequeno ou insignificante para Deus.
Robert M. Terhune (Oregon, EUA)
www.nocenaculo.com.br
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Reflexão para o dia de hoje - A PAZ ESTEJA COM VOCÊS
Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, Jesus veio e se pôs no meio deles, dizendo: Que a paz esteja com vocês! João 20.19 (Leia João 20.19-23)
Minha habitual sensação de bem-estar tornou-se instável; senti-me vulnerável e temerosa. Perguntas me enchiam a mente e o sono me escapava. Enquanto esperava o sono chegar, lembrei-me de outro incidente de violência: a crucificação. Em resposta, os discípulos, confusos e aflitos, esconderam-se atrás de portas fechadas. Abalados pelo que haviam testemunhado, o futuro parecia repleto de incertezas. Então Jesus entrou no quarto trancado e pôs-se no meio deles, dizendo: "A paz esteja com vocês". O Filho de Deus ressuscitado veio, trazendo segurança em meio à sua turbulência e o dom da presença divina.
Naquela noite inquieta, sussurrei as palavras de Jesus: "A paz esteja com você". Uma calma tomou conta de mim. O momento tornou-se sagrado na presença de Cristo.
Oração: Vem, Senhor Jesus, entra em nossos lugares temerosos. Traga a paz e o conforto da tua presença. Em teu nome. Amém.
Pensamento para o dia: Em meio à turbulência, Deus me dá o presente da presença divina.
Charleen Burghardt (Texas, EUA)
www.nocenaculo.com.br









