Translate

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Reflexão para o dia de hoje - DEUS NOS INSPIRA ATÉ NAS COISAS ARTIFICIAIS

Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Romanos 5.19      (Leia Jonas 1.1-17)


A natureza sempre me inspirou. Ela revela a beleza, a ordem e a presença de Deus. Mas hoje vivemos em um mundo onde a inteligência artificial (IA) já faz parte do nosso cotidiano.


Recentemente, precisei analisar 44 relatórios diferentes. Então elaborei um conjunto de comandos complexo, mas racionalmente claros, com os critérios que deveriam ser seguidos. O primeiro relatório ficou ótimo. O segundo também. Mas, a partir do quarto, a IA começou a agir por conta própria. Ignorava minhas instruções, distorcia as informações e até inventava coisas. Refiz o comando, e ela voltou  obedecer por um tempo... mas logo voltava a fazer a do seu jeito. Depois de algum tempo, perdi completamente a confiança na IA e comecei a fazer ameaças do tipo: "Ou me obedece ou desisto de você" ou então "por que não me obedece? Eu já expliquei várias vezes!".


Foi aí que parei e pensei: Será que Deus também nos vê assim?. Ele nos orienta com clareza, fala conosco de tantas formas, e mesmo assim, muitas vezes, escolhemos seguir o nosso próprio caminho. Fingimos que não entendemos. Desobedecemos.


A diferença é que Deus não desiste de nós. Ele continua falando, esperando, amando. Com paciência infinita - muito maior do que a que eu tive com a lA. É a mensagem de Romanos 5.19.


Oração: Pai eterno, agradeço-te pela persistente orientação e paciência com teus filhos. Dá-nos a tua paz. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Estamos atentos à desobediência à voz à de Deus?


 Fábio Frezatti (São Paulo, SP)


 www.nocenaculo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!