Translate

domingo, 30 de novembro de 2025

SOMOS IGUAIS


 

Reflexão para o dia de hoje - PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

O Espirito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos [...] Lucas 4.18     (Leia Lucas 4.14-22)



Compartilhar o amor de Deus com os outros, como Jesus fez, deve ser o desejo do nosso coração. Nossas palavras e ações podem ser uma luz brilhante para os outros e fazer a diferença neste mundo sombrio. Nossa mensagem de esperança pode curar os corações partidos e trazer alegria aos abatidos.


Uma vez, meus amigos e eu fizemos um plano para celebrar o Natal com pessoas que moram em lares de idosos. Preparamos atividades, pequenos presentes e comida para nos unir. Meu coração se comoveu ao ver a alegria das pessoas enquanto as visitávamos. O calor do amor de Deus nos preencheu enquanto cantávamos canções de Natal juntos. Ao demonstrar carinho, confortamos e elevamos o ânimo delas e o nosso também.


Essa experiência me lembra quão significativo é contar aos outros as boas novas do amor de Jesus, que podem transformar nossa vida. Como cristãos, temos o compromisso de seguir Jesus e compartilhar as boas novas do Evangelho. Ao fazer isso, encontraremos um propósito especial para nossa vida ao compartilhar o amor de Deus com os outros.


Oração: Querido Jesus, obrigada pela dádiva do teu amor. Que possamos ser as tuas mãos que ajudam a alcançar aqueles que precisam. Em teu nome. Amém.


Pensamento para o dia: Compartilharei o amor de Deus com aqueles que se sentem sobrecarregados.


 Kumalawaty Sundari (Jacarta, Indonésia)


 www.nocenaculo.com.br


sábado, 29 de novembro de 2025

SILÊNCIO


 

Reflexão para o dia de hoje - VALORIZANDO CADA UM

De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, todos os outros se alegram com ele. 1 Coríntios 12.26    (Leia 1 Coríntios 12.12-26)

 

Quando nos casamos, minha esposa sofria com uma unha encravada. No começo, eu não liguei para isso. Sério, quanto um dedo do pé pode doer? Aparentemente, bastante. Mas depois de alguns procedimentos médicos, finalmente esse problema foi resolvido.


Muitos anos depois, chegou a minha vez de experimentar a mesma coisa. Posso dizer honestamente que foi bastante doloroso! Com sincera humildade, pedi mil desculpas à minha esposa por minimizar a dor que ela sentia. Como pude ser tão insensível?


Minha falta de compreensão e cuidado também revelou que eu não reconhecia o valor de algo que considerava insignificante. Pensei: É só um dedo do pé. Mas os dedos são importantes porque ajudam o corpo a funcionar bem.


O apóstolo Paulo usa esse mesmo exemplo para destacar a necessidade de todos os membros do corpo de Cristo e como devemos valorizar cada um como parte integrante do todo. Sinto vergonha ao pensar em quantas vezes desvalorizei os outros com minha falta de consciência, cuidado e incentivo. De vez em quando, lembro-me - especialmente quando tropeço - de que cada parte do corpo importa.


Oração: Pai celestial, perdoa-nos pela nossa tendência de desvalorizar os membros do corpo de Cristo. Ajuda-nos a cuidar uns dos outros para fortalecê-los e à tua Igreja. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Celebrarei o valor de cada membro no corpo de Cristo.


 Mike Medeiros (Califórnia, EUA)


www.nocenaculo.com.br

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

OLHOS DA ALMA


 

Reflexão para o dia de hoje - O AMOR TRANSFORMADOR DE DEUS

Esta palavra é fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. - Timóteo 1.15      (Leia 1 Timóteo 1.12-17)


Em sua juventude, John Newton esteve envolvido no negócio brutal e desumano de capturar e vender escravos africanos. No entanto, após uma série de experiências angustiantes, ele começou a questionar as implicações morais de suas ações. Durante uma violenta tempestade no mar, ele clamou a Deus por misericórdia, e sua vida foi milagrosamente poupada. Essa experiência desencadeou um profundo despertar espiritual dentro dele. Mas sua transformação não aconteceu da noite para o dia. Ele passou anos buscando a graça e o perdão de Deus, lutando contra a culpa e a vergonha por suas ações passadas.


Por fim, ele encontrou consolo nas palavras da Bíblia, particularmente na carta de Paulo à Timóteo: "Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, que sou o principal pecador, Cristo Jesus pudesse mostrar a sua completa longanimidade, e eu servisse de modelo para todos os que hão de crer nele para a vida eterna" (1.16). Newton reconheceu  que, mesmo sendo o "pior" pecador, não estava fora do alcance do amor e da redenção de Deus.


Todos podem experimentar o amor e o perdão de Deus. Assim como Newton, podemos ter momentos de dúvida, culpa e vergonha, mas, por meio do amor de Deus, podemos encontrar cura e restauração.


Oração: Querido Deus, ao lermos a Bíblia, ajuda-nos a aplicar teus ensinamentos em nossa vida. Que ela nos aproxime do teu amor e graça ilimitados. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Ninguém está fora do alcance do amor transformador de Deus.


 Dozie Ashiegbu (Abia, Nigéria)


www.nocenaculo.com.br



quinta-feira, 27 de novembro de 2025

AÇÃO DE GRAÇAS


 

Reflexão para o dia de hoje - DEUS ESTÁ OUVINDO

Então tiraram a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. João 11.41-42     (Leia João 11.38-44)


"O que todo mundo vai fazer no Dia de Ação de Graças?", perguntei aos meus amigos. Como americanos que moram em Seul, Coreia do Sul, todos nós estávamos longe de casa para o feriado. Um por um, meus amigos deram de ombros e disseram: "Nada". Nenhum de nós tinha folga para o feriado, mas eu queria comemorar o Dia de Ação de Graças. Eu ansiava por sentar com minha família extensa em uma mesa farta de banquete, sentir o cheiro dos temperos da torta de abóbora, ouvir as risadas das minhas sobrinhas e nos revezar para dizer sobre o que   éramos gratos. Rituais como esses eram ainda mais importantes para mim agora que eu estava longe de casa.


Eu sabia que Jesus entendia como eu me sentia. Jesus deixou sua casa com Deus para viver entre nós, para ser não apenas totalmente divino, mas também totalmente humano. Ele experimentou emoções desafiadoras como solidão, raiva, e traição, medo e tristeza. Na passagem bíblica citada hoje, Jesus sabia que Deus o estava ouvindo, e a presença atenta de seu Pai amoroso despertou nele gratidão.


Quando estamos tristes ou com saudades de casa, podemos clamar a Deus e confiar em que Ele nos ouve. Hoje e todos os dias, Deus está perto de nós. É um presente tremendo, pelo qual podemos ser gratos agora mesmo.


Oração: Querido Pai, quando estamos sozinhos, tristes e longe de casa, tu estás conosco. Obrigada pela tua presença amorosa. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Hoje sou grata a Deus, que me ouve.


 Jeannie Whitlock (Illinois, EUA)


www.nocenaculo.com.br


quarta-feira, 26 de novembro de 2025

UM DIA DE CADA VEZ


 

Reflexão para o dia de hoje - SURPRESAS DE DEUS

Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança. Jeremias 29.11     (Leia Provérbios 16.1-9)


Todo verão, anseio por plantar uma horta. Meu planejamento começa no início da primavera, quando seleciono cuidadosamente as sementes e defino o local onde serão semeadas. No entanto, as coisas nem sempre crescem como eu esperava. Sempre há plantas que brotam e depois murcham antes de darem frutos. Muitas vezes, há hortaliças que florescem a partir de sementes plantadas no ano anterior ou de sementes deixadas por pássaros e outros animais que compartilham meu quintal. Este ano, colhi dois nabos grandes que cresceram inesperadamente entre minhas couves.


Passei a adorar essas surpresas felizes. Muitas vezes, essas plantas rebeldes crescem melhor e rendem mais na época da colheita do que aquelas que plantei e cuidei propositalmente.


Ao longo da minha vida, planejei e alimentei cuidadosamente planos, apenas para descobrir que Deus tinha algo diferente reservado para mim. Depois de ser demitida do meu emprego de longa data, surgiu uma nova carreira com um trabalho mais gratificante. Depois de ser forçada a deixar a casa onde pensava que viveria pelo resto da minha vida, uma casa mais adequada surgiu. Quando as coisas não saem como planejamos, podemos nos apegar à esperança no futuro de Deus para nós e nos alegrar com as surpresas de Deus.


Oração: Deus onisciente, ajuda-nos a seguir para onde tu nos guias. Juntos, nós nos alegraremos com o caminho. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Hoje vou me alegrar com as surpresas de Deus.


 Monica A. Andermann (Nova York, EUA)


www.nocenaculo.com.br

terça-feira, 25 de novembro de 2025

ESCALAR MONTANHAS


 

Reflexão para o doia de hoje - MUDANÇAS DE ESTAÇÕES

[...] mesmo assim eu me alegro no Senhor, e exulto no Deus da minha salvação. Habacuque 3.18      (Leia Eclesiastes 3.1-8)


Assim como as estações mudam, nós vivenciamos diferentes estações em nossa vida. Minha família está passando por um momento difícil. Minha neta de quatro anos passou por uma cirurgia de bexiga complexa, e estamos exaustos do tempo que passamos ao lado dela no hospital. Mas estamos confiantes de que Deus é misericordioso e nos ajudará a superar esta fase. Chegará um momento de alegria.


O profeta Habacuque passou por um período em que tudo parecia dar errado. Mesmo assim, ele estava determinado a se alegrar em Deus e a ter fé (veja Habacuque 3.17-19). Em Habacuque 3, o profeta proclama sua confiança em Deus.


Talvez você esteja passando por um momento difícil agora  - um momento que envolve doenças, dificuldades financeiras, relacionamentos rompidos ou luto -  mas essas coisas vão passar. Em todas as circunstâncias, podemos agradecer continuamente pela misericórdia e graça de Deus.


Oração: Querido Senhor, obrigada por estares conosco nas mudanças da nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Eu me alegrarei na presença de Deus comigo hoje e sempre.


 Valerie Clark (KwaZulu-Natal, Africa do Sul)


www.nocenaculo.com.br


 

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

CONHECIMENTO X FORÇA


 

Reflexão para o dia de hoje - SOBREVIVENDO ÀS TEMPESTADES

Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaías 40.29      (Leia Isaías 40.25-31)


Era uma tarde excepcionalmente quente de fim de inverno, e eu estava trabalhando no quintal. Eu havia plantado três pequenos carvalhos-brancos no ano anterior, mas agora eles estavam curvados e com uma aparência triste. Tentaram resistir aos ventos fortes do inverno sozinhos, mas não eram fortes o suficiente. Martelei postes no chão ao lado de cada árvore e amarrei-as neles, dando-lhes o suporte necessário para ficarem em pé.


Alguns dias depois, acordei com uma tempestade forte. A temperatura havia caído drasticamente, nevava e o vento soprava a 65 quilômetros por hora. Fui até a  janela e olhei para as minhas árvores para  ver como elas estavam resistindo à tempestade. Cada árvore, agora sustentada pelos postes resistentes, permanecia ereta sob os ventos uivantes.


Assim como minhas pequenas árvores, não estamos preparados para nos mantermos de pé sozinhos - especialmente quando as tempestades chegam. Felizmente, temos vários "postes" para nos apoiar em momentos difíceis. A Palavra de Deus, o Espírito Santo e o amor e o cuidado de nossas comunidades nos ajudam a perseverar. Se nos ancorarmos em Deus, podemos suportar as tempestades mais severas.


Oração: Pai celestial, obrigado por nos amparares quando as tempestades da vida nos ameaçam. Que encontremos coragem e paz em ti. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Colocarei minha confiança e fé em Deus, que me sustenta nos momentos difíceis.


 Clint Taylor (Ilinois, EUA) 


 www.nocenaculo.com.br


domingo, 23 de novembro de 2025

LAÇO


 

Reflexão para o dia de hoje - DADO LIVREMENTE

Eis que à estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Apocalipse 3.20     (Leia Mateus 7.7-12)


Fui até a porta da frente depois de ouvir uma batida repentina, torcendo para que não tivesse acordado meu filho pequeno. Não fiquei nada feliz com a perspectiva de dizer a mais um vendedor que não queria o que ele estava oferecendo. Imagine minha surpresa quando abri a porta e vi três crianças animadas e sorridentes! Uma delas exclamou: "Estamos vendendo cartões!" e ergueu alguns cartões de felicitações soltos. Quando perguntei quanto custavam, o garotinho respondeu: "Não, moça, não custa dinheiro. É de graça!". Eles me entregaram um cartão e saíram correndo, deixando-me feliz, mas perplexa. Aquele cartão de felicitações gasto e desbotado me fez sorrir, e a lembrança agradável dessas crianças batendo à minha porta perdurou por muitas décadas.


Muitas vezes, acho que sei quem está batendo à porta. Muitas vezes, imagino que haverá custos envolvidos. Felizmente, essa não é a maneira de Deus dar. Deus vem à porta com presentes na mão, e eles são dados gratuitamente.


Deus usa os dons mais simples para causar um impacto duradouro em nossa vida. Quando doamos aos outros e servimos a Deus, podemos ajudá-lo a abençoar  os outros.


Oração: Senhor Jesus, ajuda-nos a receber com gratidão as dádivas que nos chegam. Que estejamos dispostos a reservar um tempo em nossas agendas e abrir as portas às quais tu bates hoje. Em teu nome. Amém.


Pensamento para o dia: Quando Deus bater, eu responderei.


 Nancy Nye Spasic (Texas, EUA)


www.nocenaculo.com.br


sábado, 22 de novembro de 2025

POR UM FILHO


 

Reflexão para o dia de hoje - UMA JORNADA ATRAVÉS DO LUTO

Ele sara os que têm o coração quebrantado e trata das feridas deles. Salmo 147.3

 

"Querido Senhor", orei, "sinto como se tivesse chegado ao fundo do desespero." Eu estava voltando para casa depois do funeral do meu filho. Que direito as pessoas nas ruas tinham de estar felizes? Por que o músico pôde tocar uma melodia alegre do lado de fora da loja de música enquanto eu passava? Meu mundo estava despedaçado. Será que eles não entendiam?


A estrada se estendia à minha frente na escuridão. Então, para meu espanto, ao me aproximar de uma pequena vila, uma cruz iluminada em uma igreja surgiu à  minha vista. Deus, tu estás comigo, pensei. Tu conheces a profundidade da minha tristeza. A cruz me lembrou do sofrimento que Jesus suportou por mim, e eu me senti consolada.


Eu sabia que, com o tempo, teria que aceitar a morte repentina do meu filho. Negar não era uma opção. Comecei a perceber que tinha sido abençoada por ter tido meu filho em minha vida por 33 anos. O tempo realmente cura, mas esse fato não me consola quando o luto chega pela primeira vez. Com o passar do tempo, a vida dos meus parentes e amigos voltou ao normal, mas a minha não. Lidar com o luto não é fácil, mas é necessário. E eu sei que somente o amor constante de Deus pode nos livrar do desespero.


Oração: Querido Senhor, obrigada por estares conosco enquanto caminhamos pelo vale da morte. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Mesmo na minha mais profunda dor, o amor curador de Deus me encontrará.


 Sylvia Engen Espe (Alberta, Canadá)


www.nocenaculo.com.br