Translate

quinta-feira, 4 de julho de 2024

LAÇOS QUE UNEM


 

Reflexão para o dia de hoje - AME SEU PRÓXIMO

A isto ele respondeu: - "Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e todo o seu e entendimento." E: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo." Lucas 10.27


Mudei-me de Moscou para a Carolina do Norte para morar com minha filha e meu genro. Como eles trabalhavam muitas horas, muitas vezes eu ficava sozinha em casa. Três meses depois de me mudar, eu não tinha feito novos amigos porque não falava inglês. Sentindo falta da minha família e da comunidade da igreja na Rússia, fiquei deprimida.


Então, certo dia, em minha caminhada matinal, conheci uma vizinha chamada Nancy, cujo coração estava cheio de amor pelos necessitados. Embora meu inglês fosse limitado, Nancy demonstrou interesse por mim. Ela ligou para minha filha, que, com o incentivo de Nancy, me matriculou em um curso de inglês. Nancy se tornou uma boa samaritana para mim, oferecendo amizade, apoio, transporte para a igreja e ajuda com o inglês.


A Bíblia nos ensina a amar e cuidar daqueles que sofrem como cuidaríamos de nós mesmos. O sofrimento nem sempre é fácil de detectar e pode assumir muitas formas. Mas o Espírito Santo guia-nos à medida que procuramos formas de cuidar dos outros. Amar o próximo inclui reconhecer os necessitados e cuidar deles com amor.


Oração: Deus de amor, ajuda-nos a reconhecer e cuidar dos outros como tu cuidas de nós. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Como Deus está me chamando para ajudar meu próximo?


 Roza Tyu (Carolina do Norte, EUA)


www.nocenaculo.com.br

quarta-feira, 3 de julho de 2024

CURA INTERIOR


 

Reflexão para o dia de hoje - ABRAÇANDO AS INTERRUPÇÕES

Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 

Filipenses 4.6


No verão passado, fizemos uma viagem em família ao litoral. Como sempre, a oportunidade de passar um tempo na praia foi maravilhosa.


Certa manhã, minha irmã e eu acordamos cedo para ver o nascer do sol. Os raios de luz na água, a brisa suave, o som das ondas batendo na costa e a sensação da areia criaram um momento perfeito. Passamos um tempo meditando, tirando fotos e conversando enquanto apreciávamos o nascer do sol. A certa altura, fiquei em cima de uma pedra para tentar tirar uma foto. Mas enquanto eu estava focando no nascer do sol, uma onda forte atingiu a rocha onde eu a estava. Isso me assustou e, naquele momento de instabilidade e medo, tirei uma foto da onda que literalmente atingiu a lente da câmera do meu telefone. O resultado foi uma linda foto que imprimi e pendurei a parede da nossa casa. 


A foto daquele momento me lembra a necessidade de abraçar as interrupções em nossa vida. Memo quando estamos assustados ou desestabilizados pelos acontecimentos da vida, ainda há beleza. Os últimos anos foram difíceis. Deparamo-nos com perturbações intermináveis que realmente testaram nossa fé, alegria e paz. Que aprendamos em todas as circunstâncias a estarmos presentes e a captar cada momento. Com Deus como nosso guia, as interrupções podem aumentar a beleza da nossa vida.


Oração: Querido Senhor, ajuda-nos a lidar com interrupções inesperadas em nossa vida com paciência e graça. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Procurarei a beleza de Deus nas interrupções do meu dia.


 Dineo Nduna (Gauteng, Africa do Sul)


www.nocenaculo.com.br


terça-feira, 2 de julho de 2024

TEMPO DE CHORAR


 

Reflexão para o dia de hoje - ACHADOS E PERDIDOS

Alegrem-se comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Lucas 15.6


Há muitos anos, em uma linda tarde de outono, eu estava passeando com meu pai e nossa cachorrinha. A estrada de terra era cercada por mata em ambos os lados. Quando o sol se pôs e a temperatura caiu, era hora de voltar para casa. Mas nossa cachorrinha de repente não estava mais conosco. Ela havia seguido o cheiro de um animal selvagem, e nenhum chamado a trouxe de volta.


Quando minhas lágrimas começaram a fluir, papai me disse para tirar a jaqueta e colocá-la no chão. Tínhamos que Ir para casa, mas ele prometeu voltar para procurá-la. Mais tarde, ele a encontrou no escuro, enrolada em minha jaqueta. Depois de todos esses anos, ainda me lembro vividamente da minha alegria ao vê-la de volta em casa.


Quando nos afastamos de Deus, onde procuramos seu amor e sua graça? Talvez tenhamos um lugar especial de conforto e segurança para onde possamos nos retirar e voltar a ter contato com Deus, que nos procura constantemente. Assim como nossa cachorrinha encontrou segurança no cheiro da minha jaqueta, podemos retornar a um lugar e a uma época em que experimentamos o amor de Deus por nós e encontramos paz.


Oração: Querido Senhor, que possamos sempre nos lembrar das palavras do salmista, que proclamou: "O Senhor guardará a sua saída e a sua entrada, desde agora e para sempre" (Salmo 121.8). Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Quando me sinto perdido, Deus sabe onde estou.


 Dean W. Cowen (Carolina do Norte, EUA)


www.nocenaculo.com.br

segunda-feira, 1 de julho de 2024

ESTRELAS


 

Reflexão para o dia de hoje - SEMENTES DA PALAVRA DE DEUS

Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. Mateus 13.23    (Leia Gálatas 6.7-9)


Como professora da primeira série, tenho um profundo compromisso de ensinar às crianças sobre Deus e a sua Palavra. Muitas vezes, fico inspirada  pelo entusiasmo dos alunos quando os ouço expressar seus pensamentos sobre o que aprenderam sobre Deus. Adoro ver suas reações e ouvir suas trocas depois de compartilhar uma história bíblica com eles. Contudo, depois de orar com eles todas as manhãs, penso no que poderá acontecer-lhes no futuro. Eles esquecerão o que aprenderam? Serão capazes de aplicar essas lições mais tarde na vida?


As escrituras de hoje de Gálatas e Mateus me dão esperança de que as crianças realmente compreenderam essas lições sobre Deus e que, com o tempo, as sementes que foram plantadas em seu coração produzirão uma boa colheita. Continuo grata por Deus ter me chamado para plantar sementes de fé nessas jovens almas. Confio que Deus alimentará e nutrirá sua mente e espírito de maneiras que os levarão a uma vida abundante.


Oração: Bom e eterno Deus, ajuda-nos a recorrer à tua força para plantar boas sementes. Inspira-nos a manter a fé enquanto esperamos que as sementes deem frutos. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Deus proverá as sementes para o semeador.


 Mota Morla (República Dominicana)

 

www.nocenaculo.com.br