Translate

quinta-feira, 31 de julho de 2025

SILÊNCIO


 

Reflexão para o dia de hoje - DA TRISTEZA À ALEGRIA

Quando eu digo: "Os meus pés vão resvalar", a tua bondade, Senhor, me sustém. Multiplicando-se em mim as inquietações, as tuas consolações me alegram a alma. Salmo 94.18-19    (Leia Sofonias 3.9-17)


Eu estava sofrendo, havia vários dias, de dores nas articulações e na parte inferior das costas. Eu resmungava constantemente sobre minha dor física e estava sobrecarregada com uma atitude de derrota.


Eu não percebia como meu comportamento estava afetando meu estado de espírito e relacionamento com minha família, mas minhas filhas notaram porque eu não estava rindo de suas brincadeiras ou interagindo com elas em suas conversas. Eu permanecia séria, sem expressar nenhuma emoção. Minha filha mais velha me perguntou: "Mãe, por que você não ri?". Várias respostas passaram pela minha mente. As primeiras foram todas as desculpas válidas que eu tinha relacionadas à minha dor física. Mas então veio uma gentil persuasão de Deus me encorajando a mudar minha atitude.


O Espírito Santo nos agraciou com o dom da alegria. Em vez de focar na minha dor, fraqueza e exaustão, eu pude escolher me inclinar para a alegria inabalável de Deus. Quando comecei a rir novamente com meus filhos, meu espírito ficou mais leve e minha atitude foi transformada.


Podemos viver alegremente, mesmo em meio à dor. Deus pode nos trazer a realização de tal alegria quando nos alinhamos com a vontade dele.


Oração: Deus amoroso, mesmo em nossa dor, ajuda-nos experimentar tua alegria e amor. Senhor, em tua misericórdia, ouça nossa oração. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Deus enche minha alma de alegria.


 Tamie L. Ruperto (Virgínia, EUA)


www.nocenaculo.com.br


quarta-feira, 30 de julho de 2025

OLHOS DO CORAÇÃO


 

Reflexão para o dia de hoje - UMA PESCA ABUNDANTE

Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, vocês me hospedaram [...]. Mateus 25.35   (Leia Mateus 4.18-22)


Anos atrás, eu morava em Key West, Flórida. Uma manhã, estávamos pegando dourado-do-mar quase tão rápido quanto conseguíamos colocar iscas nos anzóis. Percebemos que tínhamos mais peixes do que podíamos comer, então voltamos para a costa. O capitão nos deu um endereço onde poderíamos levar os peixes extras.


Seis noites por semana, as Irmãs Católicas serviam ceia para pessoas pobres.Nós dávamos a elas nossos peixes e éramos convidados para o jantar. Enquanto a madre superiora abençoava a refeição, ela disse: "Um católico, um protestante e um judeu nos forneceram a refeição esta noite. Independentemente de sua herança, todos são bem-vindos para comer na mesa de Deus". Nosso presente foi simples - de fato, o peixe teria estragado se não o tivéssemos dado. No entanto, ele transformou as minhas idas a Key West. Dificilmente passava uma semana sem que alguém me parasse na rua e perguntasse: "Você não é o cara que nos trouxe o peixe? Deus o abençoe".


Até então eu nunca tinha notado as pessoas que passavam por dificuldades. Elas ainda passam. Olhe ao redor para aqueles que estão com frio, solitários e famintos. Existem inúmeras maneiras de apoiá-los. As recompensas quando doamos excedem em muito o valor do presente.


Oração: Querido Deus, obrigado pelas oportunidades de compartilhar o que temos. Abra nossos olhos para as pessoas necessitadas ao nosso redor e nos guies para apoiá-las. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Deus pode fazer grandes coisas com presentes simples.


 Raymond Ross (Colorado, EUA)


www.nocenaculo.com.br


terça-feira, 29 de julho de 2025

LEVANTE-SE!


 

Reflexão para o dia de hoje - LEVANTE-SE NOVAMENTE!

[...] porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derrubados pela calamidade. Provérbios 24.16    (Leia Provérbios 24.10-16)


Eu tinha passado por uma cirurgia e fiquei hospitalizada por três semanas quando, de repente, perdemos nossa fonte de renda. Fomos forçados a vender nossa casa para evitar sermos esmagados pela hipoteca. Uma voz interior me incomodava: você não é uma cristã boa o suficiente; Deus teria evitado isso. Você deveria ter orado com mais fé. Este é o fim. Tudo o que eu conseguia dizer em oração era: "Socorro"!


Então me lembrei do versículo de hoje de Provérbios e encontrei consolo. Saber que até pessoas piedosas podem cair tirou meu senso de culpa. Também me deu esperança de que eu me levantaria novamente  não importava quão severas fossem as circunstâncias.


Provérbios 24.16 soou verdadeiro quando refleti sobre as muitas dificuldades que já tínhamos superado. Deus nos levantou a cada vez. Isso me encorajou a levantar e seguir em frente, sabendo que superaríamos esse novo revés.


Deus não prometeu uma vida tranquila, sem obstáculos, contratempos ou desafios. No entanto, como filhos de Deus, temos uma posição privilegiada: Deus está ao nosso lado durante toda a jornada - não importa o que aconteça. Não devemos deixar que os obstáculos nos definam ou nos mantenham para baixo. Com Deus ao nosso lado, nós nos levantaremos novamente.


Oração: Querido Senhor, ajuda-nos a vermos tua fidelidade em todas as situações. Obrigada por nos ajudares a levantar quando caímos. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Quando eu cair, Deus me ajudará  a levantar novamente.


 Christel Owoo (Região da Grande Acra, Gana)


www.nocenaculo.com.br

segunda-feira, 28 de julho de 2025

SABER OUVIR


 

Reflexão para o dia de hoje - ESTOU OUVINDO?

E Deus disse: Que as águas sejam povoadas de enxames de seres vivos; e aves voem sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Gênesis 1.20     (Leia Salmo 34.1-14)


Depois de fazer um passeio de observação de pássaros em Vermont, fiquei fascinada por  nossos amigos alados e cantores do ar. Não consigo caminhar ao ar livre sem ouvir o arrulhar de uma pomba, o canto de um tordo, o chilrear de um pardal ou ver as características únicas dos muitos pássaros que Deus criou. Lentamente, mas seguramente, os pássaros e suas canções se tornaram parte da minha vida diária. No passado, eu não ouvia ou prestava atenção às suas belas e únicas canções; agora mal posso esperar para ouvi-las e tentar identificar um pássaro específico por sua canção.


Assim como ouço tão atentamente as canções dos pássaros, eu me pergunto se estou ouvindo tão atentamente a Deus e à mensagem dele para mim. Em todo lugar ao meu redor há pessoas implorando por amor, gentileza, ajuda, atenção, comida, abrigo. Eu tenho ouvido seus apelos? Eu tenho observado e ouvido a Palavra de Deus sobre como eu posso responder a eles? Assim como eu me tornei consciente dos pássaros, eu preciso aumentar minha consciência de outros seres humanos, ouvi-los e responder a eles como Deus nos ordenou.


Oração: Querido Deus, pedimos que nos ajudes a ouvir os gritos e canções de nossos irmãos e irmãs assim como ouvimos os pássaros. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Todos os dias ouvirei e responderei à criação de Deus.


 Margaret Hakimian (Massachusetts, EUA)


 www.nocenaculo.com.br


domingo, 27 de julho de 2025

JUÍZO E JUSTIÇA


 

Reflexão para o dia de hoje - JUSTIÇA E MISERICÓRDIA

Então o dono disse a um deles: "Amigo, não estou sendo injusto com você. Você não combinou comigo trabalhar por um denário? Pegue o que é seu e saia daqui. Pois quero dar a este último tanto quanto dei a você". Mateus 20.13-14     (Leia Mateus 20.1-16)


Um dia, meu avô me disse que iríamos para a terra da nossa família para colher "batatas-doces". Pegamos milhares de pedras do tamanho de um punho e as jogamos na caçamba de uma caminhonete. Era um trabalho quente, empoeirado e exaustivo. Na próxima vez que meu avô sugeriu que colhêssemos batatas-doces, sugeri que talvez eu devesse ser pago por isso. Dali em diante, recebi um salário por hora para cada trabalho que fiz. Justo é justo.


Então li a história bíblica de hoje em Mateus 20 e achei confusa e injusta. Pensei que as pessoas que trabalharam o dia todo deveriam ter recebido muito mais do que as pessoas que trabalharam apenas uma hora. Mas com o tempo percebi que essa história é sobre justiça para os trabalhadores de dia inteiro e misericórdia para os trabalhadores de meio período. Os trabalhadores de dia inteiro recebiam o que haviam concordado. Talvez os trabalhadores de meio período com um salário menor ficassem angustiados e não pudessem pagar pela comida.


Agora entendo que justiça e misericórdia são dois lados da mesma moeda, e essa moeda é o amor de Deus. Miqueias 6.8 diz melhor: "Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus".


Oração: Deus amoroso, que possamos lembrar que a justiça e a misericórdia andam de mãos dadas e que uma sem a outra cria desequilíbrio. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Hoje tratarei os outros com justiça e misericórdia. 


 Trudy Rankin (Victória, Austrália)


www.nocenaculo.com.br


sábado, 26 de julho de 2025

TECE SEU CAMINHO


 

Reflexão para o dia de hoje - NUNCA ESQUECIDO

Será que uma mulher pode se esquecer do filho que ainda mama, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Isaías 49.15     (Leia o Salmo 139.13-18)


Depois de mais de sessenta anos de casamento, meu pai não podia mais cuidar da minha mãe em  casa. O avanço da doença de Alzheimer exigiu que ela se mudasse para a  unidade de cuidados de memória em uma casa de repouso especializada. Minha esposa e eu dirigimos várias horas para nossa primeira visita no novo quarto da mamãe.


Minha mãe sabia quem éramos, mas lutava para falar. Seus pensamentos ficaram emaranhados, perdidos entre sua mente e sua boca. Abracei minha mãe enquanto lágrimas de frustração molhavam suas bochechas. Mas ela se animou quando empurramos sua cadeira de rodas pelo pátio para ver as flores.


Quando nos despedimos, mamãe teve um momento de lucidez. Ela apertou minhas mãos nas dela, olhou fundo nos meus olhos e disse: "Eu te amo. Da próxima vez que você vier, posso não lembrar quem você é. Mas lembre-se de que eu te amo sempre". Sua declaração de amor me lembrou da promessa de Deus na leitura de hoje. Embora doenças ou ferimentos possam roubar nossas memórias, Deus nunca nos esquecerá.


Oração: Deus fiel, ajuda-nos a sermos pacientes com aqueles cujas mentes estão falhando. Obrigado por nos assegurares de que teu amor e cuidado são eternos. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Deus sempre se lembrará de mim.


 David Brannock (Tennessee, EUA)


www.nocenaculo.com.br

sexta-feira, 25 de julho de 2025

O BICHO


 

Reflexão para o dia de hoje - O CHORO QUE INCOMODA

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.   Mateus 5.4    (Leia Mateus 5.1-12)


Ao chegar para uma visita ao campo missionário de Vila Rica, em Mato Grosso, fui procurar um local para comprar alguma coisa para comer. Encontrei um pequeno supermercado, onde comprei três pacotes de bolacha. Lá, notei uma mãe com um bebê no colo e uma menina segurando em seu vestido que chorava sem parar. Perguntei-me: "O que posso fazer por esta criança?". Abri um pacote e dei uma bolacha a ela. A menina aceitou, estendeu a mãozinha e pediu outra. Entreguei a ela mais duas ou três bolachas e decidi repassar dois pacotes para sua mãe. Concluí: a criança estava com fome.


No mundo, muitas crianças morrem de fome ou são ceifadas pela crueldade das guerras. Muitas vivem e crescem sem "chão", sem família, sem parâmetros, sem escola, sem atenção, sem amor. Lembro-me das palavras de Jesus: "Deixem os pequeninos e não os impeçam de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos Céus" (Mateus 19.14).


Jesus apresenta as crianças como parâmetro do Reino de Deus. E o que temos realizado por elas? Temos oferecido um pacote de bolacha? Um bom ensino bíblico? Atenção? Carinho? Amor?


O choro incomoda, sensibiliza, desmantela nosso egoísmo, fere nosso coração, provoca nossa espiritualidade. Temos de nos sensibilizar pelo choro de uma criança? 


As crianças continuarão chorando. Como entenderemos esse clamor?


Oração: Senhor, ensina-nos a compreender o choro de uma criança. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Quando olharmos para uma criança, vislumbremos o Reino de Deus.


 João Alves de Oliveira Filho (Ribeirão Preto, SP)


www.nocenaculo.com.br

quinta-feira, 24 de julho de 2025

PROVIDÊNCIA DIVINA


 

Reflexão para o dia de hoje - DEUS PROVERÁ

[...] porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem. Mateus 6.8    (Leia Mateus 6.25-34)


Em 2023, minha família e eu tivemos que nos mudar da casa que alugávamos. O proprietário nos disse  que iria reformá-la, então precisávamos encontrar outro lugar para morar. Nós nos preparamos para os custos da mudança com vários meses de antecedência. Mais tarde, minha irmã soube de um custo adicional para o qual não tínhamos nos preparado. Ela não me disse nada sobre isso e decidiu esperar e me contar mais tarde.


Na manhã seguinte, enviei uma mensagem para uma amiga para avisá-la de que logo estaríamos nos mudando. Ela respondeu e disse que queria me enviar algum dinheiro para nossas necessidades de mudança, e mandou. Contei à minha irmã sobre o dinheiro, e ela ficou muito animada. Foi quando ela mencionou sobre aquele custo adicional, e o dinheiro da amiga excedeu um pouco ao que precisávamos. Decidimos dar a pequena quantia que sobrou de volta a Deus como  uma oferta de agradecimento.


Na escritura citada de hoje, Jesus diz que Deus sabe o que precisamos antes mesmo de pedirmos. Na minha experiência, Deus não apenas sabia da minha necessidade, mas a preencheu antes mesmo que eu pedisse! É por isso  que Jesus diz em Mateus 6 para não me preocupar. Daí em diante, decidi não ficar ansiosa sobre minhas necessidades porque Deus cuida de mim.


Oração: Deus misericordioso, ajuda-nos a confiar que tu conheces nossas necessidades e cuidará de nós. Em nome de Jesus. Amém.


Pensamento para o dia: Deus conhece minhas necessidades e as proverá. 


 Linawati Santoso (Java Oriental, Indonésia)


www.nocenaculo.com.br

quarta-feira, 23 de julho de 2025

ORAR COM O CORAÇÃO


 

Reflexão para o dia de hoje - AS PALAVRAS PARA ORAR

Da mesma maneira, também o Espirito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espirito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8.26    (Leia Romanos 8.26-30)


Minha mãe e meu pai me ensinaram a orar desde muito cedo. Mas eu luto de vez em quando pensando em como e pelo que orar. Nossa família frequentava regularmente a igreja e os cultos de oração, e às vezes orávamos no altar da igreja. Mas às vezes, ainda agora, não tenho certeza do que dizer quando oro.


Orações e escrituras memorizadas ajudam quando estou tropeçando em meus pensamentos enquanto tento verbalizá-los em oração. A escritura favorita do meu pai é Provérbios 3.5-6, que começa: "Confie no Senhor de todo o seu coração". Esses versículos mantêm minha mente focada quando acordo preocupada ou me deparo com algum problema. Eles me lembram do quão confiável é nosso Pai celestial. A escritura favorita da mamãe é Provérbios 17.22: "O coração alegre é bom remédio". Que grandes lembretes do desejo do Pai de nos levar à alegria, paz e cura!


Às vezes, ainda não sei o que orar e fico paralisado. Contei meu dilema à mamãe anos atrás, e sua resposta simples foi: "Apenas ore o nome dele: Jesus, Jesus, Jesus". Orar esse nome lindo e doce salvou minha vida. Há um poder incrível no nome de Jesus.


Oração: Jesus, Jesus, Jesus. Amém.


 Pensamento para o dia: As Escrituras me guiam quando não sei o que orar.


 Matthew B. Harper (Virgínia Ocidental, EUA)


www.nocenaculo.com.br