A Terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas. Gênesis 1.2 (Leia Mateus 11.28-30)
O Dia Mundial da Água foi criado em 1993 pela Assembleia Geral da ONU e é celebrado no dia 22 de março. Para alertar a população mundial sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência da vida humana, bem como a de todos os seres vivos. Todos os esforços precisam ser canalizados pelos governos e organizações para que a dádiva da água possa ser usufruída por todas as pessoas. Temos de reconhecer que uma parte da população mundial ainda não tem acesso à água potável e não dispõe de saneamento básico. A água é um direito humano.
Nossa fé cristã afirma que a água é expressão da graça de Deus concedida maravilhosamente a toda a sua criação. Jesus é a fonte da água da vida (João 4.10-13; 7.37-39).
O livro de Apocalipse registra uma experiência de esperança vivida por João na Ilha de Patmos: "E vi novo céu e nova terra [...] Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal [...]. No meio da praça da cidade, e de um de outro lado do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos" (21.1a; 22.1-2).
Que imagem maravilhosa! Um rio não poluído, que oferece água cristalina para a convivência dos povos, que alimenta a natureza e é para comunhão e partilha! Por isso João encerra a sua carta com um comovente convite: "Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida"(Apocalipse 22.17b).
Pensamento: Água é alimento.
Adriel de Souza Maia (Esmeraldas, MG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!