Ele [Pedro] disse: - Reconheço por verdade que Deus não trata as pessoas com parcialidade; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. Atos 10.34-35
Estudando sobre o tema do racismo, refleti sobre esse texto em Atos, em que Pedro compreendeu o valor dos gentios como seres humanos.
O racismo é uma realidade em nossa sociedade, mas muitos ignoram esse problema. Ele não é evidenciado nas relações interpessoais; é mais profundo e interfere nas estruturas sociais e econômicas. A discriminação remete à ideia de superioridade, que provoca o sentimento de que somos melhores de quem difere de nós. John Wesley evidenciou esse mal social como pecado, e nós ainda precisamos dar continuidade na denúncia dele, não apenas refletindo sobre o tema, mas também combatendo-o como pessoas que desejam cumprir a Palavra de Deus e que não fazem acepção de pessoas.
De forma consciente ou não, nós também temos atitudes racistas, pois reproduzimos o senso comum. Diante disso, precisamos nos arrepender e mudar de atitude, melhorar a forma como nos relacionamos e, sobretudo, nos apresentar como instrumentos de superação desse mal que separa e mata muita gente.
Deus está sempre disponível a nos transformar, como fez com Pedro e com muitos outros que voltaram seu coração para a mudança espiritual.
Oração: Querido Deus, dá-nos um coração puro como o teu. Que possamos ver as pessoas como tua criação e à tua imagem e semelhança. Perdoa-nos pelo pecado do racismo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Precisamos nos arrepender de nossos pecados e mudarmos nossas atitudes que entristecem o coração de Deus e as pessoas.
Camila de Abreu (São Paulo, SP)
www.nocenaculo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!