Leia: Gênesis 2.4-15
"Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam". Salmo 24.1
Vivo num país onde o padrão de vida é elevado, mas nosso estilo de vida tem efeitos de longo alcance. Se todo o mundo utilizasse tantos recursos da Terra por pessoa quanto na Dinamarca, nós precisaríamos de dois planetas extras do tamanho deste para sustentar a população mundial.
Deus criou o mundo, e viu que era bom. Deus deu aos seres humanos a responsabilidade de serem mordomos da Criação. Mas nós usamos a natureza como se ela fosse um recurso infinito. Tratamos a Criação como se fôssemos donos dela e a pudéssemos utilizar como bem desejássemos.
A terra não nos pertence, e sim a Deus. Assim como as crianças são uma dádiva e uma responsabilidade para seus pais , a Terra, a dádiva de Deus a nós, vem acompanhada da responsabilidade por seu cuidado. A Criação de Deus sustenta nossa existência, fornecendo a terra, a água e o ar que nos mantêm vivos.
Quando tomo decisões em relação ao meu estilo de vida - decisões sobre alimentação, vestuário, transporte -, tento me lembrar de que a Terra pertence a Deus. Faço parte da Criação de Deus, e ela me mantém vivo. A Criação é o modo de Deus cuidar de nós.
Oração: Graças, Senhor, por criares o mundo e tudo que ele contém: amigos, família, peixes, aranhas, andorinhas, trigo, água e oxigênio. Perdoa-nos quando abusamos de Tuas dádivas benéficas. Ajuda-nos a fazer escolhas responsáveis que ajudem outras pessoas a honrarem a Tua Criação. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O mundo e tudo que ele contém pertencem a Deus - não a mim.
Autoria: Hanna Smidt (Hovedstaden, Dinamarca)
Conexão com a vida: Quantos planetas seriam necessários se todos vivessem como você vive?
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!