Translate

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Falar X Escutar


Reflexão para o dia de hoje - Pisando em ovos

Leia: Salmo 32.1-11

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo. Salmo 32.2

Quando estou cuidando de meus avós, eu, às vezes, sinto-me pisando em ovos. Seus fardos são tão pesados, com dores físicas, ansiedade emocional e confusão mental que eu não partilho minhas dificuldades com eles por medo de incomodá-los. Eles podem se aborrecer ao ouvir qualquer coisa, o que dificulta ser completamente autêntica na companhia deles.

Eu nunca preciso pisar em ovos com Deus. Depois de um dia desafiador buscando medicamentos, esfregando o chão e lavando roupa, eu, de bom grado, lanço todo o meu ser nos braços de Deus: frustrações, preocupações, dúvidas, pecados, perguntas, bem como louvores e ações de graças. Todos os meus problemas são pequenos comparados à infinita sabedoria e ao poder do Senhor.

Cristo morreu e ressuscitou para que possamos ter total acesso a Deus por meio do Espírito Santo e sermos conhecidos e amados completamente. Nada pode manchar ou diminuir o amor divino. Quando lançamos nosso coração no abraço de Deus por meio da oração, ele nos inunda com seu amor abundante.

Oração: Amado Deus, graças por nos abraçares exatamente como somos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Não preciso esconder nada de Deus.

Oremos pelos cuidadores e cuidadoras.

Autoria: Megan L. Anderson (Indiana, EUA)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Perguntas e respostas


Reflexão para o dia de hoje - Como respondemos?

Leia: João 6.1-14

Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: onde compraremos pães para lhes dar a comer? João 6.5

Na passagem de hoje, Jesus pergunta a Filipe onde os discípulos poderiam comprar pão que alimentasse a multidão que o vinha seguindo. As Escrituras dizem que Jesus fez essa pergunta a Filipe para "testá-lo", para ver como ele responderia.

Jesus já sabia o que faria para alimentar a multidão, mas ele queria ver se Filipe responderia com fé ou dúvida. Filipe não levou em conta o que Jesus poderia fazer para solucionar o problema.Viu apenas o que era possível por meio de esforços humanos e não o que era possível pelo envolvimento de Jesus.

 E nós? Olhamos as lutas da vida com um perspectiva limitada, como fez Filipe? Ou as vemos a partir do que é possível quando nosso Pai celestial está envolvido? Da próxima vez que nos defrontarmos com  problema ou crise, contaremos apenas com nossa força, nosso conhecimento, nossa capacidade limitados? Ou, em espírito de oração, envolveremos nosso Pai celestial na situação? 

Quando entregamos nossas dificuldades a Deus, podemos ver que seu incrível poder nos traz soluções que jamais imaginamos possíveis.

Oração: Deus Todo-Poderoso, ajuda-nos a buscar-te quando os problemas surgirem, confiando que farás o que nós não podemos fazer. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Não há nenhum problema grande demais para Deus.

Oremos pelas pessoas que contam apenas com o próprio poder.

Autoria: Terry Sexton (Tenneessee, EUA)


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Trabalhe com amor


Reflexão para o dia de hoje - Louve enquanto trabalha

Leia: Colossenses 3.15-17

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra. Colossenses 3.1-2

Carregando uma bolsa cheia de produtos de limpeza, fui limpar os banheiros do acampamento pelo que parecia ser a 50ª vez. O sol havia se posto após um longo dia de trabalho; para combater um espírito de abatimento, comecei a cantar meus cânticos de louvor preferidos. Em uma canção, a letra pedia uma atitude de adoração que honrasse a Deus desde a manhã até à noite. Enquanto repetia as palavras, sorri um pouquinho pensando em exaltar o rei dos reis enquanto limpava espelhos e esfregava vasos sanitários.

A lista de cânticos continuou com o versículo de Filipenses 4.13 musicado, o que me motivou a terminar com um sorriso e mãos diligentes. Apesar de me sentir cansada e de respirar o forte cheiro de ácido do produto de limpar banheiros, mudei meu foco para desviar minha mente para as coisas do alto.

Enquanto varria o chão, lembrei-me de uma conhecida verdade: os crentes podem adorar a Deus em qualquer lugar. Enquanto cantava para o Criador e limpava pias sujas, dei-me conta de que a pessoa que tem Cristo como Salvador não precisa estar em uma igreja com música para glorificar a Deus, mas pode proclamar sua grandeza em meio a qualquer trabalho íntegro.

Oração: Senhor amado, graças por nos levares a glorificar-te onde quer que estejamos. Oramos agradecidos, em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Onde quer que estejamos, podemos louvar a Deus.

Oremos pelos profissionais de limpeza.

Autoria: Lauren Williams  (Indiana, EUA)

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Falar X Calar


Reflexão para o dia de hoje - Minha força e meu cântico

Leia: Salmo 27

Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Isaías 12.2

Quando minha filha de quatro anos acordou com os olhos virados e febre, achei que não tinha a energia física ou emocional para lidar com mais uma doença. Fico angustiada quando meus filhos estão doentes, pois não quero que eles sofram e também porque percebo que não estou no controle. Como não posso eliminar doença ou seu desconforto, também preciso aceitar que meus planos mudam. É mais que provável que eu tenha de faltar ao trabalho para cuidar deles, o que torna mais difícil esticar o próximo pagamento para atender às nossas despesas.

Em momentos como esses, posso optar por concentrar minha energia em lamentar a situação e desejar que fosse diferente, o que faz me sentir derrotada e oprimida. Mas, quando me lembro de que "o Senhor Deus é minha força e o meu cântico", sinto-me mais leve e mais esperançosa.

Ainda estarei enfrentando os mesmos desafios; mas, quando me volto para Deus, meu espírito é elevado. Posso ver mais facilmente as maneiras pelas quais Deus está agindo na situação: uma mensagem de texto que recebo de um amigo para saber como estamos, um colega de trabalho que pode cobrir meu turno, momentos extras de aconchego com meus filhos. Embora a situação não seja a que eu teria escolhido, quando busco a presença de Deus, encontro força e alegria.

Oração: Amado Deus, quando enfrentarmos situações desafiadoras, lembra-nos  de que tu estás conosco e que podemos confiar em tua força. Oramos, confiantes, em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando me apoio em Deus, meu fardo se alivia, e meu espírito se eleva.

Oremos pelos filhos e filhas adoentados.

Autoria: Kimberly Leon (Missouri, EUA)

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Poder das palavras


Reflexão para o dia de hoje - Ira ou bênção?

Leia: Tiago 3.1-12

A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Tiago 3.8

As palavras explodiram de minha boca quando confrontei meu colega de trabalho. Meses de frustração reprimida transbordaram tornando-se um rio caudaloso de raiva. Esse homem tinha criticado minhas decisões de trabalho, falado rudemente e me ignorado na frente das pessoas. Eu pensava que lhe tinha perdoado, mas acho que tinha guardado as emoções dentro de mim. Ao confrontá-lo, meu desabafo o ofendeu. Embora, mais tarde, pedisse perdão, ele parou de falar comigo.

Às vezes, nosso temperamento toma conta de nós, e podemos até usar o versículo citado acima para desculpar nosso desabafo. Embora sejamos impotentes para domar nossas línguas, Deus não é. Paulo adverte: "Irai-vos e não pequeis" (Efésios 4.26), que diz que existem maneiras de lidarmos com a raiva sem ferir outras pessoas.

Comecei a pensar sobre o que eu poderia ter feito diferente. Meses atrás, antes que as ofensas tivessem se amontoado e se transformado em raiva, eu poderia ter falado com calma ao meu colega de trabalho sobre as nossas diferenças. Ou poderia simplesmente ter começado a pedir a Deus para abençoá-lo, o que talvez mudasse minha perspectiva sobre a situação. Cada um de nós tem a escolha de como reagir a ofensas. Será que vamos agir com raiva ou vamos abençoar?

Oração: Amado Deus, ajuda-nos todos os dias a entregar o controle de nossas línguas a ti e a acatar tua voz. Rogamos-te, em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deixarei Deus guiar minhas palavras.

Oremos por colegas de trabalho com dificuldades de relacionamento.

Autoria: Karen Jean Dorsey (Oregon, EUA)