Translate

domingo, 15 de novembro de 2015

Ciclo


Reflexão para o dia de hoje - Deixe nevar

Leia: Isaías 55.8-13

Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem [...] assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Isaías 55.10-11

Para mim, um dos maiores prazeres do inverno é dar um passeio em meio a neve suave caindo. O ar gelado é revigorante; e meus passos produzem um som suave e abafado. A neve é bonita, mas também serve a um propósito. A neve que cai pesada sobre os campos e montanhas recarrega as baixas reservas de água sob o solo. Então a terra e tudo o que nela vive cresce e é revigorado. A neve em excesso derrete e se transforma em córregos e rios, que fluem para o mar, onde a água evapora e volta a subir para os céus para recomeçar o ciclo.

Assim é a palavra de Deus aos nossos corações e mentes. Quando lemos a Bíblia, ela pode se aplicar a nossas vidas no mesmo instante ou pode não ser absorvida imediatamente, mas permanece m nosso coração até uma nova estação. Conforme ela circula por nossa vida, ela traz crescimento e refrigério à nossa alma.

Oração: Amado Deus, ao lermos a tua palavra, que possamos aprender com ela e deixá-la entrar em nosso coração de modo que nos sintamos revigorados em ti. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: As palavras da Escritura revigoram nosso coração.

Oremos pelas pessoas que estão vivenciando a seca.

Autoria: Karen S. Weaver (Ohio, EUA)

sábado, 14 de novembro de 2015

Determinação


Reflexão para o dia de hoje - A satisfação de Deus

Leia: Mateus 17.1-13

Falava [Pedro] ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Mateus 17.5

Quando vejo meus filhos participarem de um recital ou representarem sua escola nos esportes, sou tomada pela emoção. Muitas vezes fico nervosa antes do evento. Fico com os olhos marejados e empolgada quando se apresentam bem e me aflijo quando falham. Quando são bem-sucedidos, fico cheia de orgulho. Não estou acostumada a tais emoções fortes e à sensação de que tenho pouco controle sobre elas. 

Minha reação a esses eventos me fazem imaginar se Deus se sente da mesma forma a nosso respeito. Dizem que somos feitos à imagem de Deus, e o Novo Testamento nos diz que Deus tinha "muito prazer" em Jesus como seu filho. É extraordinário pensar que Deus possa olhar para algo que estou fazendo e ter as mesmas emoções fortes que sinto como mãe.

O meditar sobre a imagem de Deus satisfeito com Jesus me incentiva, para que, assim como meus filhos me trazem alegria, minha vida comum possa trazer alegria a meu Pai Celestial.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a encontrar satisfação em saber que tu nos amas. Oramos agradecidos no nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus tem prazer em nós.

Oremos pelas pessoas que precisam de encorajamento.

Autoria: Wendy Marshall (Tóquio, Japão)

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Autoconfiança


Reflexão para o dia de hoje - Os notáveis

Leia: Marcos 2.1-12

Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.  Salmo 16.3

Os quatro amigos do paralítico na passagem bíblica de  hoje não permitiriam que nenhuma barreira os impedisse de levar seu amigo até Jesus. Eles eram tão determinados que cavaram um buraco no telhado da casa onde Jesus estava pregando. Eu acredito que seus esforços para levar seu amigo até o Senhor eram apenas uma pequena parte do tempo que eles devem ter dedicado a ele. Quem o vestia e alimentava? Quem o ajudava a aliviar-se e o limpava? Quem lhe fornecia um lugar para ficar? Seriam esses homens seus cuidadores? Sem dúvida, a vida deste homem não estava apenas nas mãos deles, mas em seus corações.

Durante os sete meses em que lutei contra o câncer, eu chamava minha esposa de minha companheira de cela. Nossas vidas haviam chegado a um impasse, mas ela não reclamava. Ela cuidava de mim e transmitia informações sobre meu progresso a nossa família e amigos. Tenho certeza de que eu não estaria onde estou, se não fosse por aqueles que me guardaram em seus corações.

Se alguém merece ser homenageado hoje são aqueles que cuidam despercebidamente dos que estão doentes ou deficientes. Embora sejam esquecidos por muitos, para aqueles que recebem seus cuidados eles são como os notáveis em que o salmista tinha seu prazer.

Oração: Deus de toda compaixão, nós te agradecemos pelas pessoas que servem desinteressadamente aos doentes ou deficientes. Abençoa-as com teu amor e cuidado. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando entregamos nosso coração a Deus, nossas mãos vão junto.

Oremos pelos cuidadores e cuidadoras.

Autoria: Mark Weinrich  (Nevada, EUA)

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Relacionamentos


Reflexão para o dia de hoje - Nós

Leia: Tiago 3.9-18

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15.1

Minha família e amigos gostam dos cachecóis que tricoto para eles. Para confeccionar seus presentes, eu procuro encontrar a lã mais macia e em cores maravilhosas. O fio vem em meadas torcidas, mas precisa ser enrolado em bolas para evitar que emaranhem. às vezes, ao enrolá-lo, o fio ainda parece se emaranhar. Se eu puxar o emaranhado com força, ele cria um nó quase impossível de ser desfeito. Mas se eu for delicada, tendo o cuidado de perceber o que está causando o problema, os potenciais nós quase se desembaraçam sozinhos.

Às vezes, meus relacionamentos também parecem se emaranhar sem motivo, mas cortando a comunicação com as pessoas de quem gosto. Nessa hora preciso me lembrar das palavras de Provérbios: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira". 

Portanto, quando eu tiver sido ofendida por alguém que me importa, tentarei me acalmar e olhar para esse "emaranhado" como um potencial "nó" em nosso relacionamento. Isso me impede de responder com palavras duras ou um tom de voz irritado.

O modo como nós respondemos em situações dolorosas faz a diferença em nossa conexão com outras pessoas e com Deus. Quando nos lembramos de prestar atenção às palavras de provérbios 15.1, damos aos nossos relacionamentos uma melhor chance de prosperar e enriquecer nossa vida.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a usar da tua benevolência em nossas reações. Controla nossa boca para que não magoemos as pessoas ou a nós mesmos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Com a ajuda de Deus, minha fala poderá abençoar as pessoas.

Oremos por amigos e amigas em conflito.

Autoria: Pamela Gilsenan  (Colorado, EUA)

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Por si sós


Reflexão para o dia de hoje - Fugindo da amargura

Leia: 2 Coríntios 2.5-10

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4.26

Eu entrei na faculdade com o sonho de produzir entretenimento para televisão e cinema. Após minha formatura, os poucos programas de televisão locais e o único filme em que trabalhei não me conduziram a outros projetos. Com o tempo, meu sonho desvaneceu, mas uma oportunidade recente me ofereceu uma segunda chance. Trabalhei durante meses para aproveitar ao máximo esta oportunidade, mas então meu parceiro de negócios me disse que não estava mais interessado. Meus sentimentos foram de raiva, traição e amargura.

Naquela mesma semana, meu grupo religioso estudou o perdão. Lemos Provérbios 20.23 e discutimos maneiras bíblicas de superar um mal feito a nós. Lemos Marcos 11.25, onde somos instruídos a perdoar as ofensas antes de orarmos. Pensei: Para conseguir perdoar, eu tenho de encontrar uma maneira de superar minha amargura. A única solução em que conseguia pensar era orar para que Deus me modificasse. Com o tempo essas orações me ajudaram a superar minha amargura.

Deus pode nos livrar da amargura e de outras emoções que destroem nossa alegria e nos impedem de perdoar os outros. Podemos ficar descansados, sabendo que Deus está apenas a uma oração de distância para nos ajudar a mudar.

Oração: Amado Deus, consola-nos em tempos de dor e desapontamento. Conduz-nos à tua palavra, onde podemos encontrar força, direção e renovada esperança. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A leitura bíblica pode nos direcionar a novas maneiras de viver.

Oremos por alguém que esteja em busca de um trabalho mais realizador.

Autoria: Avon White (Tennessee, EUA)

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Confiança


Reflexão para o dia de hoje - Sustenta-me

Leia: Mateus 25.31-40

[...] estava doente, e cuidaram de mim. Mateus 25.33

Doug, o jardineiro que cuidava de nossas hortas comunitárias, estava morrendo de câncer. Escrevi para ele enquanto estava no hospital, achando que aquela seria a primeira e única vez que iria fazê-lo. Eu não conhecia Doug muito bem, mas queria dar-lhe apoio.

Imaginem minha surpresa quando, uma semana depois, recebi uma resposta de Doug. Sua carta incluía um de sues poemas, juntamente com um livro de selos. Quando recebi aquele livro de selos, entendi que ele esperava que eu continuasse escrevendo. Escrevi para Doug cada sete a dez dias, mas nunca recebi outra resposta. Tornei-me uma cuidadora a distância. Não sei por que Doug me escolheu para ser sua correspondente, mas me senti honrada por ter sido escolhida. Senti como se o estivesse sustentando durante os últimos quatro meses de sua vida.

Senti-me abençoada por poder mostrar a Doug o amor e o cuidado de Deus durante esses últimos meses de sua vida. Fico contente por ter prestado atenção à sugestão de aproximar-me dele. Nunca sabemos quando Cristo nos chamará para ser suas mãos e pés. Cabe a nós estar despertos, ouvir, e então responder.

Oração: Graças, Deus amoroso, pelas oportunidades que tu nos dás de servir às pessoas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje prestarei atenção ao chamado de Deus a servir.

Oremos pelas pessoas que estão morrendo.

Autoria: Barbara Michael  (Missouri, EUA)

domingo, 8 de novembro de 2015

Caminho mais curto


Reflexão para o dia de hoje - Orações durante a perseguição

Leia: Atos 12.1-11

Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. Mateus 5.11-12

A leitura sobre mártires da atualidade levou-me a orar todos os dias por países do mundo onde é perigoso ser um seguidor de Jesus. Eu li sobre uma menina cuja mãe ameaçou matá-la se ela aceitasse a Jesus. Um jovem casal cristão que pretendia se casar recebeu uma pena de prisão de 15 anos. Ao tentar escapar, a mulher foi espancada no aeroporto e, em seguida, agredida pela polícia. Hoje o casal está escondido.

Situações como estas me põem de joelhos em oração por todas as pessoas que estão buscando a Deus - especialmente aquelas que enfrentam circunstâncias como as descritas acima. Eu decidi orar por cada país do mundo ao longo de cada ano. Assim, eu escolho um país para cada dia da semana e então oro para que Deus o abençoe.

Para qualquer país que seja hostil ao cristianismo, oro para que Deus levante pessoas que apresentem Cristo a seu povo. para que a Bíblia seja disponibilizada em mais idiomas e voluntários que se dediquem a aprender esses idiomas possam ir e ensinar. Minha esperança é que a próxima geração que vive nesses países, possa aprender sobre Jesus e viver de acordo com seus princípios.

Oração: Defensor dos impotentes, consola e fortalece a quem sofre pela fé em ti. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje eu me lembrarei  dos cristãos que estão sofrendo por sua fé.

Oremos pelas pessoas que são perseguidas por sua fé.

Autoria: Andy Baker (Tennessee, EUA)

sábado, 7 de novembro de 2015

Julgar


Reflexão para o dia de hoje - Suposições maldosas

Leia: Tiago 4.11-12

Tu, porém, quem és, que julgas o próximo? Tiago 4.12

Um verão, durante minhas caminhadas diárias, passei a ver um casal de meia-idade saindo apressado para seus carros a cada manhã. O senhor carregava um saco marrom com seu almoço; presumi que estava indo para o trabalho. A mulher se esforçava para colocar duas crianças pequenas em suas cadeirinhas no banco de trás do carro; supus que fossem avós delas.

Muitas vezes ela parecia infeliz. Será que ela quer cuidar das crianças?, eu me perguntava. Por que os pais não podem cuidar de seus filhos? Será que eles se importam com essa difícil rotina matinal para os avós? Fui rápida em julgar mal aqueles pais a quem nunca havia visto.

Após alguns meses, passei a não ver mais o casal, mas soube que a filha deles estava morrendo naquele verão. Era por isso que eles estavam cuidando das crianças. Como eu tinha estado errada! Agora eu estava cheia de compaixão para com a família. 

A partir dessa experiência, aprendi em primeira mão o significado da pergunta de Jesus em Mateus 7.3: "Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?" Somente Deus sabe o que se passa em nosso coração e o que está acontecendo em nossa vida. Lembrando-nos disso, podemos tratar o nosso próximo com mais compaixão.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a olhar para o nosso próximo com compaixão, e não com julgamento. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Tratarei as pessoas com compaixão e deixarei o julgamento para Deus.

Oremos pelo nosso próximo.

Autoria: Catherine A. Welch (Connecticut, EUA)

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Certeza


Reflexão para o dia de hoje - A fonte da coragem

Leia: Filipenses 1.20-26

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Timóteo 1.7

Depois do meu derrame, eu queria melhorar e voltar para minha família e para a vida que eu tinha deixado. Mas após sete meses de reabilitação, eu havia feito pouquíssimo progresso; não conseguia me mover ou falar.

Quando finalmente cheguei em casa - na cadeira de rodas - tudo estava pronto para cuidar de mim. Pensei: Então é assim que vai ser pelo resto da minha vida! eu jamais conseguirei cuidar integralmente de mim mesma. Senti como se alguém tivesse me dado um chute no estômago. 

As pessoas que me visitavam falavam do quanto eu era forte por ter enfrentado tanta coisa. Mas eu não me considerava particularmente forte; milhares de pessoas já haviam passado por aquilo antes de mim. Elas ainda diziam que eu tinha coragem. Corajosa, eu?

Alguns anos se passaram, antes que eu começasse a perceber que não estava enfrentando esta "corajosa" batalha sozinha. Deus estava comigo o tempo todo. Quando revejo aqueles primeiros dias, lembro-me de que, com frequência, eu tinha uma sensação de calma quando sentia medo. De onde vinha isso? Eu acredito que Deus estava me dizendo que tudo ficaria bem.

Todos os dias eu continuo a lidar com os efeitos do meu derrame. Mas todos os dias Deus está aqui, ajudando-me a prosseguir - dando-me coragem e ajudando-me a inspirar outros.

Oração: Ó Deus, quando estivermos lutando pela saúde, ou mesmo pela vida, nós te agradecemos por lutares conosco. Encoraja-nos com o teu amor, revelado a nós por aqueles que participam da nossa luta. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A coragem vem da fé que enfrenta o medo.

Oremos pelas pessoas que tiveram um derrame.

Autoria: Gail Babula (Nova Jersey, EUA)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Página nova


Reflexão para o dia de hoje - Um broto de vida nova

Leia: 1 Pedro 12.3-8

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4.10

Quando eu pertencia ao clube de rosas local, aprendi que a maioria das variedades de rosas desenvolve-se por enxertia da variedade desejada em uma planta de origem. O broto que o jardineiro enxertar na planta de origem determinará as características da nova roseira.

Percebo um paralelo espiritual nisso. Quando nos tornamos parte da família de Deus, a parte selvagem que há em nós é cortada e uma nova vida é enxertada. Assim como o jardineiro determina o tipo de rosa que ele ou ela irá propagar, Deus determina quais dons espirituais nós teremos para servir aos outros no corpo de Cristo.

Oração: Amado Pai, ajuda-nos a parar de desejar dons espirituais que não possuímos e,  em vez disso, abraçar de boa vontade aqueles que nos deste e usá-los para servir. Em nome de Jesus, pedimos-te. Amém.

Pensamento para o dia: Como posso usar meus dons para servir às pessoas?

Oremos por oportunidades para servir.

Autoria: David Bonner Smith (Oregon, EUA)

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Oração


Reflexão para o dia de hoje - O que você quer que eu faça por você?

Leia: Marcos 10.46-52

Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu-lhe o cego [Bartimeu]: Mestre, que eu torne a ver. Marcos 10.51

Jesus está andando na estrada poeirenta quando ouve altos gritos. O apelo repete-se: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim". Jesus para e pede que o cego se aproxime. O que ele precisa parece óbvio, mas ainda assim Jesus lhe pergunta: "O que você quer que eu faça por você?" Só depois de Bartimeu expressar seu profundo desejo de ser curado, Jesus restaura sua visão. 

Muitas vezes eu faço exatamente o que Bartimeu fazia. Eu oro em tempos vagos, pedindo a Deus que "abençoe" minha família ou que "derrame sua misericórdia" sobre meu país. Mas desde que parei para refletir sobre esta passagem, tenho tentado orar de forma mais específica.

Recentemente, participei como facilitadora em uma oficina de redação devocional organizada pelo Ministério The Upper Room da África. Normalmente, eu fico muito nervosa ao falar a uma multidão, portanto, eu receava que minha voz tremesse ou que eu me esquecesse de tudo o que tinha preparado tão cuidadosamente para dizer. Ao me levantar para falar, pedi a Deus que tirasse toda a minha ansiedade. Somente quando olhei para trás, ao longo da manhã, foi que percebi que não tinha tido um único momento de nervosismo. 

Meu pedido não era tão grande como o de Bartimeu, mas Deus respondeu fielmente à minha oração específica. A história de Bartimeu nos encoraja a trazer todos os nossos pedidos a Deus, sejam eles grandes ou pequenos.

Oração: Amado Deus, graças pelo teu amor, fidelidade e disposição em se envolver na vida de cada um de nós. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje eu vou orar por algo específico.

Oremos pelo ministério do no Cenáculo na África.

Autoria: Joan Campbell (Gauteng, África do Sul)

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Fidelidade


Reflexão para o dia de hoje - Programado para a fidelidade


Moinhos de vento


Reflexão do dia 02 de novembro

Leia: Provérbios 16.1-9

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55.8

Em uma bela manhã de novembro, decidi juntar as folhas em meu quintal. Lá fora o dia estava agradável, mas com brisa. Liguei o soprador de folhas. Logo descobri que mesmo querendo soprá-las para o norte, um vento noroeste as devolvia às áreas que eu havia limpado. Compreendi que para ser produtivo eu teria de mudar minha estratégia e soprar as folhas mais para o leste, na direção para onde o vento seguia. Feito isso, meu trabalho ficou muito mais fácil, já que eu estava usando o vento a meu favor em vez de brigar com ele.

Então me lembrei de Isaías 55.8, no qual Deus diz: "Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos". Quantas vezes, eu tentei fazer as coisas do meu jeito e não do jeito de Deus? Quantas vezes, ao insistir em fazer as coisas do meu jeito, os resultados voltaram-se contra mim, como as folhas ao vento naquela manhã? Mas eu descobri que meu progresso não é prejudicado quando decido ouvir as palavras de Deus e sigo seus caminhos.

Oração: Graças, Senhor, por nos lembrares de que podemos confiar na tua orientação. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos mostra o caminho; tudo o que precisamos fazer é seguir.

Oremos pelos paisagistas.

Autoria: Peg Foltz (Illinois, EUA)

Aprender x Entender


Reflexão do dia 01 de novembro - Um legado de fé

Leia: Efésios 1.3-8

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Lamentações 3.22-23

Minhas primeiras e melhores lembranças de infância são as de acordar e sair procurando minha mãe. Ela geralmente estava sentada em seu quarto lendo a Bíblia. Ao encontrá-la, eu pulava em seu colo e ela continuava lendo comigo. Em uma dessas manhãs eu vi pela primeira vez no Cenáculo, que minha mãe usou como devocionário por muitas décadas.

Após anos de rebelião na faculdade, eu vim a conhecer Cristo mais profundamente por meio dos exemplares do no Cenáculo que minha mãe me mandava de tempos em tempos. Comecei a ter uma conexão mais profunda com Deus, começando cada dia com uma leitura devocional.

Deus não muda, mas nossa compreensão sobre ele se modifica e cresce. Nossas práticas de fé diárias ajudam a aumentar nossa compreensão de Deus e nos dão novas perspectivas sobre a vida. Essas atividades tornam-se a base para um relacionamento significativo com Deus que me guia a cada dia.

Hoje meus filhos fazem o mesmo que fiz com minha mãe. Eles chegam cedo de manhã, sobem em meu colo, e me veem terminar de ler o no Cenáculo. A vida deu uma volta completa.

Oração: Guia da humanidade, nós te agradecemos por nos conheceres, amares e por nos buscares muito antes de reconhecermos nossa necessidade de ti. Em nome de Jesus. amém.

Pensamento para o dia: A graça de Deus não tem limites ou condições.

Oremos por alguém que tenha nos ensinado a fé.

Autoria: Mathew A. Palakunnathu Punalo (Kerala, Índia)

Renovação


Reflexão do dia 31 de outubro - Nossa maior fortaleza

Leia: Salmo 62.1-8

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado. Salmo 62.1-2

O Hospital Infantil estava silencioso nas primeiras horas da manhã, exceto pelos murmúrios na estação das enfermeiras ao fim do corredor e o consistente sinal sonoro de máquinas por toda a ala. Eu orava fervorosamente as palavras do salmista citadas acima enquanto a quimioterapia fazia seu trabalho dentro do meu corpo.

Este foi um momento de profunda dor, confusão e medo para mim. Mas com essa passagem bíblica eu clamei a Deus e, mais rápido que um sopro, o Grande Consolador me encheu com uma sensação de paz.

Embora os mares fiquem mais fortes, embora os ventos fiquem violentos e embora nossos pés possam vacilar, podemos sempre encontrar refúgio nos braços de Deus. Independentemente de nossas circunstâncias, nosso sofrimento e dor, uma verdade permanece: Deus é nossa fortaleza; jamais seremos abalados!

Oração: Amado Pai, que nossos olhos nunca se desviem da tua beleza. Tu somente és tudo que precisamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje eu me lembrarei da fidelidade de Deus.

Oremos pelas crianças que estão em quimioterapia.

Autoria: David Hughes (Capital Australiana, Austrália)

Adversidade


Reflexão do dia 30 de outubro - O Pinheiro-de-praia

Leia: João 12.24-26

Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Isaías 43.19

Em uma recente viagem a Dakota do Sul e Wyoming eu aprendi sobre o pinheiro-de-praia (pinus contorta), uma árvore nativa da região. Uma de suas características incomuns é sua pinha serotinosa, o que significa que ela libera suas sementes quando exposta ao calor extremo.Isso resulta na propagação de novas árvores após um incêndio florestal. Quando me contaram isso, fiquei maravilhada com a complexidade da criação de Deus, que tem um plano concebido para sustentar a vida em meio à destruição.

Nós, às vezes, experimentamos "incêndios florestais" provocados por tragédias e sofrimentos em nossas vidas, em consequência de forças externas a nós mesmos e, por vezes, de nosso próprio pecado. Em meio a esses acontecimentos em nossas vidas, pode ser difícil perceber como Deus produzirá algo bom a partir da situação. O profeta Jeremias escreveu: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais" (Jeremias 29.11).

Eu sei por experiência própria que muitas vezes nós sentimos o amor e a cura de Deus mais poderosamente em situações difíceis. Em todas as circunstâncias, Deus pode produzir transformação e uma vida nova.

Oração: Deus criador, temos a certeza de que tu estás conosco em todas as circunstâncias da vida, porque tu tens um plano para o nosso bem-estar. Agradecemos-te em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus produz vida nova e cura.

Oremos pelos bombeiros.

Autoria: Karen E. Brown (Mississippi, EUA)