Translate

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Corrigir erros


Reflexão para o dia de hoje - Bem equipados

Leia: 2 Timóteo 3.14-17

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3.16-17

Um antigo provérbio diz: "Uma carga desequilibrada não chegará ao seu destino". Meus dois filhos mais velhos e eu aprendemos essa verdade da maneira mais difícil, durante um acampamento no Tajiquistão.Tínhamos carregado nosso equipamento, às pressas, nas costas de vários jumentos, uma forma comum de transporte nesta parte do mundo. A carga desequilibrada fez com que um de nossos jumentos tropeçasse, pondo em risco o animal e espalhando nosso equipamento por toda a íngreme trilha de montanha.Tivemos dificuldade em nossa jornada porque não tínhamos nos preparado bem.

Ao refletir sobre o provérbio e minha experiência nas montanhas naquele dia, lembrei-me de que uma boa preparação é essencial em minha jornada espiritual. Quando estudamos cuidadosamente a palavra de Deus, somos devidamente equipados para as viagens dos nossos dias. A imersão constante nas Escrituras e na oração é tempo bem gasto.

Oração: Amado Deus, incita em nós um anseio mais profundo pela tua palavra para que possamos regozijar em teus decretos e assim estarmos mais equipados para o teu serviço.Oramos em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Como posso compartilhar meu prazer na palavra de Deus hoje.

Oremos para encontrarmos tempo para o estudo bíblico.

Autoria: Timothy Austin (Istambul, Turquia)

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Gratidão


Reflexão para o dia de hoje - Pedra de gratidão

Leia: Efésios 5.15-21

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5.18

Todos os dias eu coloco uma pedra no bolso ou na carteira.Ela me foi dada por meu melhor mentor espiritual e serve como um lembrete para que eu não deixe passar um dia sem agradecer a Deus.

Em uma tarde quente, o motorista da igreja e eu estávamos distribuindo cartas. Estávamos no caminho de nosso destino final quando o trânsito nos prendeu por quase meia hora. Fiquei impaciente e me queixei do tempo que estávamos perdendo. Mas o motorista sorriu para mim e disse: "Se estivéssemos usando transporte público perderíamos mais tempo do que de van". Suas palavras me acordaram e lembrei-me da pedra em meu bolso.

Na maioria das vezes, nós vemos o que está faltando em nossas vidas e não o que temos. Queixamo-nos mais do que agradecemos. 1 Tessalonicenses 5.18 nos diz: "em tudo dai graças" - Mesmo quando as circunstâncias não nos favorecem.

Em vez de me irritar com o trânsito, eu deveria ter dito: "Obrigada, meu Deus". Podemos encontrar um símbolo ou recordar um versículo da Escritura para lembrar-nos de dar graças a Deus em todas as situações. Tal prática pode nos ajudar a transformar as queixas em palavras de gratidão.

Oração: Senhor amado, ensina-nos a proferir palavras de gratidão em todas as situações.Agradecemos-te em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Dar graças a Deus é melhor do que reclamar.

Oremos para sempre sermos gratos em todas as situações.

Autoria: Sharamae I. Cea (Quezon, Filipinas)

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ajustar as velas


Reflexão para o dia de hoje - Tempo bem gasto

Leia: Rute 1.11-17

Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares. Salmo 71.9

Recentemente, participei dos serviços religiosos da igreja com dois de meus amigos com mais idade. Depois, quando me convidaram para almoçar com os integrantes da classe de idosos, eu educadamente aceitei, embora não fosse minha ideia de diversão. Depois do almoço, fui convidado para ajudar a conduzir um culto vespertino em uma comunidade de aposentados.

Não era assim que eu havia imaginado passar as últimas horas de meu fim de semana. Eu queria me divertir com um filme, uma ida ao shopping ou tomar uma xícara de café com um amigo. Mas me senti obrigado a ir para a comunidade de aposentados. No entanto, quando cheguei lá, minha atitude mudou rapidamente. Envolvi-me em conversas interessantes, compartilhei abraços e observei os olhos daqueles santos mais velhos se iluminar com alegria, como os das criancinhas na manhã de Natal.

Minha tarde de domingo na casa de repouso me fez lembrar Rute e como o seu comprometimento com a sua sogra, Noemi, sempre me inspiraram a ser uma pessoa melhor. Então percebi pela primeira vez que, em um aspecto, a história de Rute tem a ver com o cuidado para com nossos idosos e idosas.

Quando os honramos passando um tempo de qualidade com eles, mostramos-lhes que são importantes, e nesse processo honramos a Deus. E sempre que honramos a Deus, atravessamos uma porta de riquezas inesperadas - como Rute assim fez.

Oração: Amado Deus, orienta-nos sobre onde, quando e com quem passar nosso tempo para que possamos partilhar melhor teu amor ilimitado com os outros. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Um dos maiores presentes de Deus é o tempo para passar com as outras pessoas.

Oremos pela pessoa idosa.

Autoria: Kenneth Avon White (Tennessee, EUA)

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Entusiasmo


Reflexão para o dia de hoje - Sem cansaço?

Leia: Romanos 12.4-12

Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40.31

Todo mundo me disse que não seria fácil entrar em uma das melhores escolas de medicina de Porto Rico. Mesmo sendo boa aluna e tendo fé em Deus, eu tive minhas dúvidas quando me candidatei. Eu sabia que a concorrência seria difícil.

Lembro-me do dia em que fui aceita. Meu pai me entregou um envelope grande com a carta que começava com "Parabéns". Meu pai e eu choramos e caímos de joelhos, dando graças a Deus. Eu seria a primeira médica na minha família. Mas eu ainda tinha de enfrentar muitos desafios. Em meu primeiro ano, estive a ponto de ser reprovada em anatomia. No final do segundo ano, tive de adiar os exames finais porque meus trabalhos de curso estavam incompletos, o que acabou por atrasar o início do meu terceiro ano.

Essas dificuldades me ensinaram a confiar plenamente em Deus. Ao iniciar meu terceiro ano, eu agora compreendo verdadeiramente que aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças, que a cada novo desafio eu posso subir como as águias. Apesar das dificuldades posso andar e não me cansar, porque o Senhor estará sempre a meu lado para me proteger e guiar.

Oração: Amado Deus, graças por caminhares conosco em cada situação. Guia-nos e concede-nos paz. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Cada novo desafio pode renovar minha fé em Deus.

Oremos pelos estudantes de medicina.

Autoria: Dalimar Panell Diáz (Porto Rico)

Unidade


Reflexão do dia 25 de outubro - Atrelagem

Leia: Eclesiastes 4.9-12

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns com os outros. João 13.35

Minha família e eu visitamos um parque temático que dá destaque a cavalos Clydesdale. No pasto eles são animais magníficos e belos. E quando estão trabalhando em equipe, puxando grandes carroças por todo o parque, é realmente uma maravilha de se ver.

Assim como os Clydesdales são unidos com um arreio e treinados para trabalhar em atrelagem, assim os cristão estão unidos pelo amor de Cristo. Somos chamados a mostrar "compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência" (Cl 3.12). Quando perdoamos como Deus nos perdoou, nós permitimos que a paz governe nossos corações (veja Mateus 6.12, Lucas 11.4, Efésios 4.32, Colossenses 3.13). Podemos louvar a Deus agindo em conjunto para realizar o trabalho colocado em nosso caminho. Assim como a equipe de Clydesdales puxando a carroça, podemos trabalhar em conjunto para completar a missão de Deus para o mundo.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a agir de maneira a mostrar compaixão, bondade, mansidão e paciência a todos à nossa volta. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Podemos ter unidade quando amamos a Cristo e fazemos dos seus desejos os nossos.

Oremos pelas pessoas que tratam de animais.

Autoria: Mike Slaton (Alabama, EUA)

Águas de descanso


Reflexão do dia 24 de outubro - Mãos sedentas

Leia: João 4.7-14

A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta. Salmo 143.6

Conforme o outono se transformava em inverno, notei que minhas mãos estavam mais esticadas. Minhas cutículas estavam rachando, e as áreas entre meus dedos estavam ressecadas. Eu passava loções e hidratantes o dia todo. Certa manhã, eu finalmente me dei conta. Este não era um problema externo, mas interno. Minha pele estava apresentando as consequências da falta de ingestão de água.

Durante as diferentes estações do ano, nossas vidas espirituais internas também podem mostrar sinais externos de sede. Quando as atividades da vida aumentam, nossa leitura e estudo da palavra de Deus podem diminuir. Uma vida de oração que já foi fervorosa pode experimentar a seca. A alegria da nossa salvação pode diminuir pelo estresse e frustração. Em tempos como estes, nosso espírito grita de sede "como terra sedenta".

Como Jesus prometeu na passagem de hoje, a sede espiritual se extingue quando acalmamos nossas almas ressecadas, rachadas e irritadas na água viva que só Deus pode dar. À medida que nos aproximamos e aprofundamos nossa relação com Deus, a água viva flui em nós de modo que nunca mais teremos sede (vv 13 e 14).

Oração: Amado Pai, ajuda-nos a beber da água viva que somente tu podes oferecer. Em nome de Jesus, te pedimos. Amém.

Pensamento para o dia: Nosso relacionamento com Deus pode nos satisfazer e revigorar.

Oremos pelas regiões que estão vivenciando a seca.

Autoria: Karolyn Miller (Tennessee, EUA)


Oração


Reflexão do dia 23 de outubro - Pedido de oração esquecido

Leia: Tiago 5.13-16

Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Tiago 5.13

"Por favor, ore por mim e minha família", pediu Laxmi com os olhos cheios de lágrimas. "Eu pertenço a uma família não cristã e orar para seu Deus é proibido em minha casa. Meu marido está gravemente doente". Assegurei a ela de que oraria por ela e sua família. Ela mencionou os nomes de outros familiares e falou que acreditava no poder de Cristo em fazer milagres. Mas eu esqueci de orar por Laxmi. Sendo uma médica ocupada, eu enchi minhas orações com petições por minha família e meus pacientes, e Laxmi era apenas um rosto na multidão, facilmente esquecido.

Dois meses depois, Laxmi veio me agradecer por orar por sua família e disse que seu marido estava a caminho da recuperação. Tive vergonha de receber seus agradecimentos porque eu realmente havia me esquecido de orar por ela. Naquele momento pedi a Laxmi para se sentar comigo e oramos juntas por seu marido e sua família.

Nós muitas vezes tendemos a nos esquecer do nosso próximo e das pessoas que estão enfrentando problemas - mesmo aquelas que nos procuram e pedem nossas orações. É preciso esforço para viver como um cristão - especialmente na Índia, onde somos apenas cerca de dois por cento da população. Mas vale a penas, porque podemos fazer a diferença na vida dos que nos rodeiam quando oramos pelos que precisam.

Oração: Amado Senhor Jesus, nós te agradecemos por nos ensinares a orar. Ajuda-nos a usar a oração para trazer mais pessoas a ti. Em teu nome oramos, amém.

Pensamento para o dia: Quando alguém pedir minhas orações, eu não esquecerei.

Oremos pelo fortalecimento dos cristãos na Índia.

Autoria: Leena Vijaykumar (Karmataka, Índia)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Amigos


Reflexão para o dia de hoje - O preferido da vovó

Leia: Mateus 5.43-48

[Teu Pai] faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. Mateus 5.45,48

Minha irmã tem três netos, todos já quase adultos agora. Quando eram meninos e por muitos anos depois, ela dizia a cada um que ele era seu preferido. Como ela sempre dizia isso ao alcance dos ouvidos dos outros, os três meninos cresceram sabendo que sua avó os amava igualmente.

Deus nos ama de forma semelhante. Mas às vezes acreditamos que só nós somos abençoados, e muito facilmente desprezamos as outras pessoas. Ou nos perguntamos por que as orações dos outros estão sendo respondidas imediatamente quando as nossas demoram. E quando o fazemos, nos equivocamos, esquecendo que o amor de Deus é abundante e igual.

Para mim, isso é tão simples quanto recordar a letra de uma música que diz: "Jesus me ama! Isso eu sei, porque a Bíblia assim me diz". Sim, Deus me ama. E, ao mesmo tempo, Deus ama todo mundo. Fazemos bem em aceitar o amor de Deus como os netos de minha irmã aceitaram seu amor, sabendo que todos nós somos amados igualmente.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a aceitar o teu amor com gratidão e capacita-nos a amar as outras pessoas como tu as ama. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos ama a todos igualmente.

Oremos pela aceitação do amor de Deus.

Autoria: Steve Collier (Kentucky, EUA)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Quietude


Reflexão para o dia de hoje - Seja audaz!

Leia: 1 Pedro 3.13-17

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está no céu. Mateus 5.16

O outono é uma linda estação no Tennessee. Muitos dias a temperatura é simplesmente perfeita. Meu horário de almoço me dá uma ótima oportunidade de sair para o ar livre e desfrutar um descanso do escritório.

Muitas vezes eu me acomodo a uma mesa em uma praça ampla ou me retiro para um local com sombra, próximo a fontes borbulhantes para aproveitar meu tempo pessoal. Costumo levar junto uma pequena Bíblia ou devocionário e receber não apenas o alimento físico, mas também o alimento para meu espírito.

Depois de uma manhã particularmente difícil no trabalho, acomodei-me, cansada, em um ponto ensolarado em uma orla, tendo o cuidado de esconder minha Bíblia. Eu não queria que transeuntes pensassem que eu era uma fanática religiosa. Comecei a sentir meu espírito se levantar conforme eu deixava que a paz e a presença de Deus afastassem meu estresse. Então notei um jovem à minha frente lendo um livro grande e grosso - a Bíblia. Poucos minutos depois, uma jovem mulher sentou-se a outra mesa e abriu a Bíblia. Eles não fizeram nenhum esforço para esconder o que estavam lendo, como eu havia feito. Que maravilhoso exemplo eles foram para mim: mostrar abertamente aos outros meu compromisso de crescer na minha fé.

Oração: Amado Deus, dá-nos a força e o poder por meio do teu Espírito Santo para sermos audazes em nossa fé conforme seguimos esta jornada.

Pensamento para o dia: Hoje eu buscarei maneira de demonstrar minha fé.

Oremos pelas pessoas que trabalham em escritórios.

Autoria: Wilma Vermich  (Tennessee, EUA)

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sintonia


Reflexão para o dia de hoje - Deus está conosco hoje


Leia: Salmo 139.5-18

Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Salmo 139.5-6

A meditação do no Cenáculo daquele dia era sobre uma mulher que, como eu, gosta muito de mapas. Eu tenho um mapa-múndi em minha parede e mantenho um atlas e um mapa de ruas em minha estante. Eu não viajo muito, mas adoro saber onde vivem as pessoas sobre quem leio.

Meus mapas me ajudam a me sentir conectada com os outros, mas Deus não precisa de um mapa para nos conhecer. O Salmo 139 nos assegura de que Deus conhece todos os nossos caminhos; antes mesmo que uma palavra saia de nossa boca, Deus a conhece completamente (versículo 4). O versículo 12 é um consolo em tempos de aflição: "Até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa!" 

Nossa neta está a ponto de viajar sozinha para o outro lado do mundo. Eu receio por sua segurança, mas tenho confiança de que Deus a acompanhará aonde quer que ela vá. Eu me apego aos versículos 9-10: "Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá".

Oração: Amado Deus, quando nos sentimos desorientados, lembra-nos de que tu podes nos guiar à nossa casa, porque tu nos conheces bem. Somos gratos por teu infalível amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Em nossos momentos de trevas, podemos nos lembrar de que para Deus "a noite é tão clara como o dia" (Sl 139.12, NTLH).

Oremos pelos jovens que estão viajando.

Autoria: Beverly Dykes (Nova Gales do Sul, Austrália)

domingo, 18 de outubro de 2015

Fazer bem feito


Reflexão para o dia de hoje - Uma oferta que você não pode recusar

Leia: João 4.28-42

[O cego curado] lhes respondeu: Já vo-lo disse, e não atendestes; por que quereis ouvir outra vez? Porventura, quereis vós também tornar-vos seus discípulos? João 9.27

Eu sou um cara chegado em equipamentos eletrônicos. Quando descubro um novo dispositivo eletrônico ou software, fico empolgado. Recentemente eu encontrei um aplicativo de programação gratuito para meu tablet. O app enviaria lembretes sobre datas de vencimento de projetos e me ajudaria a planejar meu trabalho e garantir minha responsabilidade. Contei à minha esposa, Bonnie, sobre isso e baixei no tablet dela. Depois mandei e-mails para meus três filhos, insistindo para que o baixassem rapidamente, já que no dia seguinte ele voltaria a ter seu preço normal.

Este zelo para compartilhar boas notícias é uma versão menor do fervor que cresce em nós quando recebemos Cristo. Que tesouro encontramos! Sentimo-nos animados, sem culpa. Imediatamente ficamos imaginando: Existirão outros como eu, sentindo a dor da culpa? Descobri exatamente o que eles precisam; algo que eles literalmente não podem viver sem. Cristo oferece a libertação da culpa, o poder de superar e a comunhão diária com Deus. Além do mais, agora ganhamos uma nova compreensão da Escritura e, no final, um lar no céu. Isso não tem preço! Quero compartilhar essa boa-nova.

Oração: Senhor amado, dá-nos um desejo renovado de partilhar as boas novas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16.15)

Oremos por um renovado zelo pela transmissão do Evangelho.

Autoria: Tom Buice (Tennessee, EUA)

sábado, 17 de outubro de 2015

Confiança


Reflexão para o dia de hoje - Nunca sós

Leia: João 14.15-21

Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hebreus 13.5

- Mamãe? - chamou uma vozinha de dentro do banheiro.

- Estou bem aqui, querida - respondeu sua mãe.

Embora a criança não pudesse ver sua mãe, ela imediatamente se acalmou, porque ouviu sua voz e confiava em sua palavra. Então, de repente, a porta exterior se fechou. O barulho inesperado abalou a confiança da criança.

- Mamãe? Você ainda está aí? - sua vozinha estremeceu.

- Estou bem aqui, querida. Prometo que não vou deixar você.

Como a menininha, nós às vezes nos encontramos em situações assustadoras. Porque não podemos ver Deus e talvez não sentir sua presença, entramos em pânico, temendo que ele tenha nos deixado em território desconhecido. Mas, quando chamamos: "Abba?", a palavra de Deus nos garante: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

Pela fé na palavra de Deus, podemos enfrentar nosso medo, envolver-nos nos braços amorosos de Deus e encontrar a força para enfrentar os desafios mais difíceis da vida, sabendo que ele jamais nos abandonará.

Oração: Deus amoroso, aproximamo-nos de ti como crianças, em busca de conforto e segurança. Tranquiliza nossos corações de tua presença contante. Derrama teu amor sobre nós. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Quando chamamos, Deus responde.

Oremos por alguém que se sinta isolado.

Autoria: Pat Banta Kremi (Flórida, EUA)

Renovação


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A propósito do Dia do Professor


Reflexão para o dia de hoje - Seja quando for

Leia: Mateus 20.1-16

Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos. Mateus 20.16

Meus pai recebeu um diagnóstico de câncer terminal pouco antes de eu sair de casa para frequentar a faculdade. Quando chegou a hora de eu partir, senti medo e opressão. Orei muito para ele aceitar a Cristo como seu Senhor e Salvador e ser curado. Dois anos depois, meu pai perdeu sua batalha contra o câncer de rim.

Após a morte de meu pai, soube que um pastor idoso, que vivia em uma cidade próxima de onde meu pai ficou internado, o havia visitado frequentemente. Meu pai encontrou nele um amigo carinhoso e atencioso - gentil e de fala mansa. Quando meu pai teve alta, o pastor passou a viajar quase uma hora, ida e volta, para visitá-lo no domingo à tarde. Em várias ocasiões, ele conversou com meu pai sobre Cristo e o céu. Pouco antes de meu pai falecer, ele aceitou a Cristo como seu Salvador.

Recentemente, durante a leitura de Mateus 20, reconheci nessa passagem a história de meu pai. O significado desta parábola de repente tornou-se mais profundo e intenso. Meu pai foi como os últimos trabalhadores contratados. Sua aceitação de Cristo veio no final de sua vida, mas sei que ele foi recebido alegremente pelo Senhor.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a compreender tua palavra, para aplicá-la em nossa vida e mantê-la em nosso coração. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Não importa quando voltamos para Cristo, ele nos recebe com alegria.

Oremos pelos doentes terminais.

Autoria: Sherry Stout-Stewart (Carolina do Norte - EUA)

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Subida para o sucesso


Reflexão para o dia de hoje - Uma oração de arrependimento

Leia: Salmo 103.1-12

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1.9

Eu era o pastor dos detentos na cadeia do condado perto de minha casa. Um dia, um preso me disse que tinha dificuldade em se perdoar pelos pecados do passado. Perguntei se ele tinha pedido perdão a Deus e se acreditava que ele o havia perdoado. Ele respondeu afirmativamente.

- Então você deve perdoar a si mesmo - concluí.

As memórias boas e as más são armazenadas em nosso cérebro e ressurgem de tempos em tempos. Nós nos deleitamos ao nos recordar dos bons acontecimentos, mas sentimo-nos desconfortáveis quando recordamos os maus. No entanto, eles perdem seu poder quando nos lembramos das palavras do salmista - "Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões" (Sl 103.12). Quando as lembranças nos trouxerem a culpa, podemos nos deleitar com o perdão de Deus e seu amor incondicional. O amor de Deus é o nosso refúgio em todos os momentos, e Deus nos prometeu paz.

Oração: Graças, ó Deus, por Jesus Cristo, que morreu por nossos pecados. Perdoa nossos pecados e purifica-nos de toda injustiça. Pedimos-te em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus quer que tenhamos paz em nossos corações.

Oremos por alguém que esteja se esforçando para aceitar o perdão de Deus.

Autoria: Lyle F. Weldon (Kentucky, EUA)

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Nas mãos de Deus


Reflexão para o dia de hoje - Deus está conosco

Leia: Isaías 43.1-7

Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti. Isaías 43.2-3

A Austrália é uma terra de vastas planícies, cadeias de montanhas escarpadas, secas e chuvas torrenciais. Nossa região tinha experimentado anos de seca, mas no verão passado nossa fazenda foi inundada três vezes em um período de três meses. Estávamos a salvo, mas cercados por água. Não perdemos nenhum animal; mas perdemos colheitas, causando-nos prejuízo financeiro. Cercas e estradas foram varridas, e havia detritos por todos os lados. A limpeza nos manteve ocupados por meses.

Meus olhos se abriram quando eu li a passagem bíblica de hoje em Isaías: "Quando passares pelas águas, eu serei contigo" (v.2) - " Quando", não "se"! Nós passaremos por águas e andaremos pelo fogo; mas Deus promete: "Porque eu sou o Senhor, teu Deus [...] o teu Salvador [...] não temas, pois, porque sou contigo" (v.3,5). Podemos confiar em Deus porque Ele é fiel. Quando percebemos o que Deus fez por nós, não precisamos ter medo de qualquer desastre que aconteça no mundo. Deus nos formou e nos chamou pelo nome. Ele nos ama, redime e apaga nossos pecados. Que privilégio pertencer a um Deus tão grande e gracioso!

Oração: Nós te amamos, Senhor! Quando as inundações e incêndios vierem, seremos gratos por tua presença conosco. Como é consolador saber que tu és o nosso Deus, o Santo, nosso Salvador! Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Deus está sempre conosco.

Oremos pelas vítimas de desastres naturais.

Autoria: Janine Randell (Nova Gales do Sul, Austrália)

Ficar criança


Reflexão do dia 12 de outubro - Abençoar as crianças


Sucesso


Reflexão do dia 11 de outubro - Usando a própria riqueza

Leia: Mateus 27.57-60

Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento. 1 Timóteo 6.17

José de Arimateia era um homem rico que tinha se tornado um discípulo de Jesus. Ele não permitiu que seu dinheiro se tornasse seu ídolo, sua razão de viver ou um substituto de Jesus. Ele usou sua riqueza com o propósito de servir a Cristo, mesmo em um momento de profunda tristeza para os seguidores de Jesus. José tomou o corpo de Cristo, envolveu-o num lençol limpo e colocou-o em um sepulcro novo, que havia feito para si mesmo. Ter o próprio túmulo era algo reservado aos ricos, não a um homem comum morto numa cruz.

Não importa a quantidade de dinheiro que temos. O que importa é a forma como o usamos. Que bom exemplo José é para nós hoje, tanto para aqueles que têm muito dinheiro e para aqueles cujos bolsos estão vazios! Amar Jesus nos dá um propósito e uma herança muito maior do que qualquer conta bancária. Que nosso amor por Cristo nos leve a viver generosamente por sua causa.

Oração: Deus generoso, que o nosso desejo seja apenas o de te servir. Inspira-nos a usar nossos recursos para a tua glória, ajudando os necessitados. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O importante não é o quanto  temos, mas como usamos o que temos para servir a Deus.

Oremos pelos desempregados.

Autoria: Malinda Fillingim  (Carolina do Norte, EUA)

Tudo é possível


Reflexão do dia 10 de outubro - Enraizados na fé

Leia: Efésios 3.13-21

Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Colossenses 2.6-7

Aqui no Texas, o tempo pode ficar muito seco e continuar assim por muito tempo. Muitas plantas que crescem bem na primavera úmida murcham e morrem porque não são resistentes à seca. Mas há sempre algumas plantas que continuam a crescer, independentemente do tempo de duração da seca, porque suas raízes são profundas e alcançam fontes de água subterrânea. Isto lhes permite sobreviver às piores secas.

Na vida, muitas vezes  nos deparamos com uma situação semelhante. Quando a vida é boa, às vezes nos esquecemos do quanto Deus fez por nós. É apenas quando temos problemas - as "secas" da vida - que nossa fé é verdadeiramente testada. Se nossa fé em Deus for superficial, quando as coisas ficarem difíceis nossa fé não crescerá, Mas se tivermos uma relação profundamente enraizada em Deus, então sobreviveremos a qualquer problema que este mundo possa trazer. Com esse tipo de fé, sabemos que Deus está conosco, mesmo quando estamos enfrentando as piores circunstâncias. Aconteça o que acontecer, a água viva de Deus é profunda e nunca falta.

Oração: Deus todo-poderoso, quando a vida nos tiver enfraquecido, ajuda-nos a ter a fé para confiar na tua força. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Com Deus, às vezes o ponto mais baixo na vida pode ser o ponto mais forte.

Oremos por alguém que esteja enfrentando uma crise.

Autoria: Mark A. Carter (Texas, EUA)

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Espaço sagrado


Reflexão para o dia de hoje - Por que não respondeu?

Leia: Marcos 1.16-20

Jonas se aprontou, mas fugiu do Senhor. Jonas 1.3

Às vezes, quando nosso filho estava brincando em sua caixa de areia, ele agia como se não estivesse ouvindo quando sua mãe o chamava. Uma vez ela lhe perguntou: "Por que você não me respondeu?" Com incrível honestidade, ele respondeu: "Achei que se eu fingisse que não tinha ouvido, você talvez me deixasse em paz."

Muitas vezes nós agimos com Deus da mesma forma. Ele nos chamou, mas muitas vezes nós fingimos não ouvir. Ignoramos o Espírito que nos instiga em certa direção por meio da Escritura, ou nos afastamos quando sentimos o ímpeto de falar com alguém ou oferecer uma mão amiga a um estranho. Somos criação de Deus, mas ele nos deu a liberdade de escolher nos afastar das oportunidades de servir.

Durante anos, por medo ou por estar atarefado, optei por me afastar. Mas o afastamento deixou uma separação entre mim e Deus. Algo estava faltando, e a vida parecia incompleta. Finalmente me dei conta de que poderia aproximar-me de Deus ao responder às incitações e chamados. As primeiras vezes foram assustadoras. Mas segui a condução de Deus e agora agradeço as bênçãos que isso me trouxe.

O relacionamento com Deus traz toda uma nova dimensão de plenitude de vida. Os passatempos, as atividades de lazer e até mesmo as tarefas de trabalho adquirem novo significado e alegria quando os fazemos para louvar a Deus.

Oração: Senhor amado, abre nossos ouvidos para ouvir teu chamado e dirige nossos pés nos caminhos de serviço a ti. Pedimos-te em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A decisão de servir a Deus traz luz e alegria a cada dia.

Oremos para que respondamos ao chamado de Deus.

Autoria: Gale A. Richards (Iwoa, EUA)

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Ir longe demais


Reflexão para o dia de hoje - Ouça a mensagem

Leia: Salmo 85.8-13

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Romanos 10.17

Em minha hora devocional, meu hábito sempre foi o de ler a Bíblia silenciosamente, para mim mesma. Mas, recentemente, percebi que estava precisando reler cada passagem diversas vezes. Comecei a notar que só estava passando os olhos pela página. Não estava realmente prestando atenção no que lia, e definitivamente não estava ouvindo sua mensagem. Então, comecei a ler em voz alta. Mas, ao fazê-lo, notei que, inadvertidamente, eu alterava, pulava ou mesmo inseria uma palavra. Percebi que deveria ter pulado ainda mais palavras ao ler silenciosamente, Não é à toa que eu tinha dificuldade em receber a mensagem antes!

A leitura em voz alta também me dá a oportunidade de dar expressão à escritura. Ela me permite ouvir e sentir as emoções da passagem. Ficou mais fácil compreender a mensagem porque consigo ouvir a palavra de Deus para mim.

Podemos ter a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus muitas vezes durante a semana: durante os cultos e estudos bíblicos, nas canções que cantamos ou quando lemos nossas devocionais diárias. Quando ouvimos e começamos a entender a mensagem de Deus, nossa fé certamente fica mais forte.

Oração: Querido Deus, abre nossos olhos para ler tua palavra. Abre nossos ouvidos para ouvir tua voz. Abre nossos corações para aceitar teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como posso ouvir a mensagem de Deus de uma nova maneira hoje?

Oremos pelas pessoas que estão aprendendo a ler.

Autoria: Janet Pierce (Tennessee, EUA)


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Há uma saída


Reflexão para o dia de hoje - O consolo vem de Cristo

Leia: 2 Coríntios 1.1-7

É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. 2 Coríntios 1.4

Eu sofria de profunda depressão desde os primeiros anos de minha adolescência e havia tentado o suicídio várias vezes. Finalmente fui hospitalizada por dependência de drogas e proibida de deixar o hospital por pelo menos três meses. Em desespero, orei: "Senhor, nada virá de minha própria força. Tenho medo das pessoas daqui. Por favor, salve-me."

A resposta à minhas orações veio das Escrituras. Quando li 2 Coríntios 1.1-7, o sofrimento de Jesus me foi revelado. Em meu próprio sofrimento, eu me havia esquecido, e reconhecendo que eu vinha me concentrando apenas em meus próprios problemas, orei: "Jesus, sinto muito. Por favor, ajuda-me a sentir tua presença novamente." Recebi a paz e a certeza de que Deus está conosco, mesmo em meio à nossa dor.

Então, eu percebi que sejam quais fossem as minhas circunstâncias, eu deveria pensar no sofrimento de Cristo. Assim, eu oro para que no futuro, quando eu encontrar pessoas em circunstâncias semelhantes às minhas, eu não hesite em apoiá-las.

Oração: Senhor amado, nós te agradecemos pelo consolo que recebemos de ti. Conduz-nos a pessoas a quem possamos consolar. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Porque Cristo sofreu, ele pode me consolar sempre que eu sofro.

Oremos pelas pessoas que estão lutando contra o vício.

Autoria: Kaeko Satoru (Chiba, Japão)

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Olha, mas não vê


Reflexão para o dia de hoje - Transitório e permanente

Leia: 1 Coríntios 15.12-20

Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. 1 João 2.17

Uma interessante experiência viveram dois jovens de quinze anos. Eles foram passar férias com seus pais onde havia um pequeno bosque. Ali, resolveram fazer um pacto de amigos. Escreveram num pedaço de papel o seguinte: "Em nossa passagem transitória por este bosque, nos comprometemos a fazer um pacto de amizade permanente". Assinaram o pacto e colocaram-no em um pote de vidro. Enterraram o pote com o voto e se comprometeram a voltar ali no prazo de vinte anos para desenterrá-lo.

Passados os vinte anos, os dois amigos foram desenterrar o pote onde havia o compromisso firmado. No local, que outrora havia sido um campo com o pequeno bosque, agora  estava cheio de casas, de modo que não puderam mais achar o lugar onde haviam enterrado o pote.

O pacto de dois jovens firmado há vinte anos e o novo encontro pode ser uma ilustração do "transitório e o permanente". O pote de vidro enterrado com o pacto não estava mais ao alcance deles. O cenário do local havia mudado, mas o que era mais importante, o relacionamento de amizade dos amigos, era o mesmo, havia permanecido permanente.

Nossa vida de relacionamento com Deus é também um pacto escrito nas Escrituras Sagradas, guardado no pote da fé e enterrado no coração do que crê em Deus e em Jesus Cristo.

Não viemos ao mundo para passar férias, mas para assumir, com o amigo Jesus, o pacto de amigos que um dia se encontrarão novamente. Para definir o "transitório e o permanente" está escrito: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Mateus 24.35). O mundo é "transitório", mas as palavras de Jesus são de fato o "permanente".

Oração: Pai Celeste, ajuda-me! Que meu pacto de fé não seja passageiro, mas permanente, para que, no encontro final com Jesus, minha amizade com Ele permaneça.Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade Deus permanece eternamente.

Oremos pela amizade.

Autoria: Adilson Stephani (Porto Alegre/RS, Brasil)

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Não se preocupe


Reflexão para o dia de hoje - Plano B

Leia: Romanos 15.19-28

Mas, agora, não tendo já campo de atividade nestas regiões e desejando muito visitar-vos, penso em fazê-lo quando em viagem para a Espanha [...], pois espero que [...] para lá seja por vós encaminhado [...]. Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. Romanos 15.23-25

Muitas vezes, meu plano A não acontece e tenho que seguir com o plano B. Antes de me formar, meu "humilde" plano A era primeiro pastorear uma igreja com 2 mil membros e seguir em frente a partir daí. Caí no plano B: uma igreja rural, com 38 membros. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, dando a mim e minha esposa a oportunidade de nos concentrar em estabelecer nosso casamento. Quando me aposentei, meu plano A era caminhar pelas trilhas da floresta do sul do Oregon. Então eu comecei a ter problema nos pés. O plano B tornou-se um gratificante trabalho pastoral interino e a representação em tribunal de crianças vítimas de abuso.

O plano A de Paulo era plantar igrejas na Espanha. Ele acabou na prisão. Seu plano B: escreveu Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon na prisão, pelos quais milhões de pessoas têm sido abençoadas há séculos. O plano A da moabita Rute era viver uma vida tranquila em Moabe com seu marido estrangeiro. Quando ele morreu, um novo plano apareceu e ela se mudou para Israel, tornando-se uma antepassada de Jesus - sua fé e comprometimento tornaram-se uma inspiração para milhões de pessoas.

Todos nós fazemos planos e nos desapontamos quando esses planos não se concretizam. Aprendi que por mais grandiosos que sejam nossos objetivos, Deus pode ter oportunidades espirituais profundas reservadas para nós que podem transformar nossa decepção em alegria.

Oração: Guardião de nossas vidas, em meio  à frustração, ajuda-nos a crer que tu tens planos para nós, maiores do que jamais sonhamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje eu buscarei as oportunidades do plano B que Deus coloca em meu caminho.

Oremos por alguém que esteja frustrado e desencorajado.

Autoria: George Nye (Oregon, EUA)

domingo, 4 de outubro de 2015

Ser cristão


Reflexão para o dia de hoje - Em memória de mim

Leia: 1 Coríntios 11.23-26

[...] O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo[...]. 1 Coríntios 10.16-17

Os moradores de nossa comunidade de aposentados se reuniram para celebrar o Domingo de Comunhão Mundial. Eu havia passado cuidadosamente as toalhas de linho bordadas com letras brancas: "Em memória de mim" e preparado os elementos para atender às necessidades de nossa congregação. Quando o capelão se levantou para o chamado à adoração, fui até a frente da capela. Quando olhei para a mesa de comunhão, fiquei arrasada. Eu havia colocado a toalha ao contrário, mostrando o lado inverso das letras. Lia-se mim ed airómmme me. Envergonhada e chateada com meu descuido, torci para que ninguém notasse.

Quando o culto começou e recolhi meus pensamentos, percebi que nada poderia diminuir o significado e a beleza simples deste sacramento para mim. "Tomai, comei. O meu corpo entregue por vós.", "Tomai, bebei. Meu sangue derramado por vós." Nem as toalhas imperfeitas, nem o tamanho ou tipo de pão fariam diferença. A Ceia do Senhor mantém seu poder seja no esplendor de vitrais coloridos ou em uma cabana na selva, em uma igreja rural com campanário branco ou em um abrigo para os sem-teto. Deus nos encontra na mesa, independentemente do idioma, da cor da pele ou do fuso horário. Em todo o mundo, todos nós nos ajoelhamos à Mesa do Senhor com as palavras de Jesus em mente: "Fazei isto em memória de mim".

Oração: Senhor amado, graças pelo sacramento da comunhão. Ajuda-nos a encontrar a unidade ao redor da tua mesa. Agradecemos-te em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Eu sou uma parte do corpo de Cristo disperso por todo o mundo.

Oremos pelos capelães.

Autoria: Kathryn Collier  (Iowa, EUA)

sábado, 3 de outubro de 2015

Renovação


Reflexão para o dia de hoje - Abandone-os

Leia: 1 Pedro 1.3-9

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.7

Durante uma caminhada de manhã bem cedo, senti uma brisa suave. Adiante, notei centenas de folhas caindo dos bordos e carvalhos nas proximidades. A princípio, meu coração ficou pesaroso quando pensei no retorno do inverno com seu gelo e temperaturas frias. Mas ao observar as folhas vermelhas, alaranjadas e amarelas circulando no ar e caindo, senti um lembrete gentil: "Abandone seus fardos. Abra espaço para o que eu tenho planejado para você."

As árvores perdem suas folhas no outono, abrindo espaço para os novos brotos da primavera. Da mesma forma, posso abandonar meus fardos, problemas e preocupações para dar espaço para as novas bênçãos que Deus tem reservadas para mim. Posso colocar esses cuidados nas mãos de Deus.

Naquele dia, quando pensei nessas certezas, meus passos tornaram-se mais leves e meu coração se encheu de paz. Podemos ter a mesma paz - a partir da mesma fonte - a cada dia.

Oração: Amado Pai, ajuda-nos a entregar a ti todos os nossos cuidados e problemas de modo a abrir espaço para a vida nova que tu ofereces. Oramos como Jesus nos ensinou dizendo:Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nosso devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Pensamento para o dia: Cada preocupação que entrego a Deus abre espaço para uma nova bênção.

Oremos pelas pessoas sobrecarregadas pelas preocupações.

Autoria: Sharon Beth Brani (Virgínia, EUA)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tocar o coração


Reflexão para o dia de hoje - O homem na loja

Leia: Mateus 22.34-40

Se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. Efésios 6.8

Um dia, enquanto eu perambulava pela seção de música de uma loja, um senhor idoso em uma cadeira de rodas motorizada quase me atropelou. "Desculpe-me", disse ele: "Como você está hoje?" Fiquei surpreso por um segundo, mas respondi e passamos a ter uma longa conversa bem ali, em um dos corredores da loja.

O resto do dia eu pensei sobre aquele senhor tão agradável. Perguntei-me se eu teria feito diferença em seu dia. Então me dei conta de que ele tinha feito uma grande diferença no meu dia. A ideia de que alguém pudesse parar no meio da efervescência de uma grande loja e conversar com um adolescente me fez pensar. Deus pode usar qualquer pessoa para tocar a vida dos outros, independentemente da idade, personalidade, inteligência, tradição de fé, ou qualquer outra característica.

Quaisquer que sejam as circunstâncias, sempre podemos elevar o humor de uma pessoa. O simples sorrir ou ouvir pode melhorar o dia de alguém. Resolvi prestar atenção a estas oportunidades que Deus estabeleceu para mim.

Oração: Senhor amado, pedimos-te que nos ajudes a ser delicados com todos que encontrarmos e a orar por eles. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como Deus está me chamando a fazer diferença na vida de alguém hoje?

Oremos por um amigo de uma geração diferente.

Autoria: James Hubbard (Texas, EUA)