Translate

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Transformação


Reflexão para o dia de hoje - Transformações

Leia: Romanos 12.1-3

Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6


Depois de vários meses planejando a reforma de nossa cozinha, minha esposa e eu começamos o trabalho de remover, arrancar, consertar, pendurar, pintar e instalar. No final, ficamos satisfeitos com o resultado.

Após o fim do trabalho duro, refleti sobre a passagem citada acima. Percebi que as semanas de trabalho que dedicamos a transformar nossa cozinha não eram nada comparadas ao tempo e esforço que Deus coloca na transformação de minha vida. Eu sou uma obra em andamento, sendo transformado ao longo da vida, dia após dia, por um Deus amoroso.

Nós buscamos a transformação de Deus quando lemos e meditamos sobre as Escrituras - dedicando tempo para refletir sobre pensamentos, atitudes e ações que não trazem glória a Deus e depois orando por eles. Quando estou impaciente com os outros, a lembrança da bondade de Deus me traz uma paz que me ajuda a reagir com amor em vez de raiva. Quando oro pelos que me frustram, o Espírito de Deus substitui meu desprezo com compaixão. O trabalho de transformar cada um de nós não acabou, mas estou certo de que Deus completará a obra iniciada em nós - substituindo nossos velhos hábitos com "o que é bom, agradável e perfeito"(veja Rom 12.2).

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a aceitar os desafios em nossas vidas conforme tu nos transformas para nos tornar mais parecidos contigo. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Mal posso esperar para ver como Deus agirá em minha vida hoje.

Oremos por alguém que nos frustra!

Autoria: John Bagdanov (Califórnia, EUA)

terça-feira, 29 de setembro de 2015

O tempo


Reflexão para o dia de hoje - Uma presença muito real

Leia: Mateus 18.2-6

Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em sua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti. 2 Timóteo 1.5

Desde tenra idade, Diego conviveu com o câncer. Com seus pais sempre a seu lado, ele enfrentou tratamentos, foi hospitalizado por meses a fio e deixou de frequentar a escola com seus amigos. Além do mais, ele sentiu e viu tristeza à sua volta sem entender por que isso estava acontecendo com ele.

Mas os pais e a avó de Diego lhe ensinaram a confiar na misericórdia e cura de Deus. Eles o instruíram na fé que o ajudou a permanecer corajoso e decidido diante dessa doença assustadora.

Hoje damos graças a Deus por Diego. Ele enfrentou grandes provações, mas não sozinho. Muitas pessoas ajudaram, encorajando-o com orações e assistência oportuna. Diego agora sorri com alegria e confiança. Deus, seu companheiro constante, operou um milagre de amor e cura. Deus foi e é uma presença muito real na vida de Diego.

Oração: Graças, Senhor, por atenderes às nossas orações e manifestares a tua força e grande amor por nossas crianças. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A presença de Deus é um bálsamo de cura.

Oremos pelas crianças que estão sofrendo com o câncer.

Autoria: Liduvina Cruz Irizarry (Porto Rico)

domingo, 27 de setembro de 2015

Caminhos


Reflexão para o dia de hoje - Prepare o caminho

Leia: Mateus 3.1-6

Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Mateus 3.3

As aranhas gostam de construir teias em nossa porta da frente. Elas estendem seus fios pegajosos desde um lado do telhado até o grande rododendro (plantas geralmente usadas como ornamentais), do outro lado, de modo que não há como circundá-los. Como normalmente sou o primeiro a sair de casa, em geral sou eu quem remove as teias de aranha. Isso prepara o caminho para minha esposa, que sai depois de mim.

Esse ato simples me lembra de João Batista, que veio antes de Jesus e preparou o caminho para Ele. Mas a preparação de João era espiritual e não física. Ele foi encarregado de anunciar a vinda de Jesus.

Eu não sou nenhum João Batista, por isso não vou sair por aí pregando e "preparando o caminho do Senhor". Mesmo assim, quero que minha vida honre a Jesus e atraia outras pessoas para ele. Quer estejamos com a família, vizinhos ou colegas de trabalho, podemos refletir a imagem de Cristo por meio de nossas ações. Nosso amor, bondade e integridade podem nos dar uma chance de compartilhar a razão da nossa esperança. (Veja 1 Pedro 3.15). Podemos até mesmo refletir nossa fé a estranhos que encontramos durante as compras ou uma viagem. Por exemplo, quando mantemos uma porta aberta para alguém e essa pessoa nos agradece, podemos sorrir e dizer: "Você é bem-vindo. Deus o abençoe".

Jesus já veio a esta terra, mas prometeu voltar. (Veja João 14.3). Ao refleti-lo em tudo o que fazemos, podemos preparar o caminho para sua segunda vinda.

Oração: Querido Pai Celestial, ajuda-nos a viver de modo que outros sejam atraídos para Jesus, e dá-nos palavras para partilhar nossa esperança em ti. Oramos, em nome de teu filho. Amém.

Pensamento para o dia: Nossas vidas e ações piedosas podem atrair outras pessoas para Jesus.

Oremos para buscarmos meios de refletir a luz de Cristo.

Autoria: Milton G. Harris (Washington, EUA)

Crescer sempre


Reflexão do dia 26 de setembro - Lembrando de Deus

Leia: Salmo 78.1-8

Contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Salmo 78.4

Achei difícil estudar grego. Quando finalmente pedi ajuda, o professor sugeriu que quando eu me sentisse oprimida, que eu olhasse para trás e revisse o que já tinha aprendido. Em retrospectiva, tudo o que me havia sido ensinado ou que eu havia descoberto por conta própria parecia fácil. Confortada pelo que eu já havia sido ensinado ou que eu havia conquistado, consegui avançar com meus estudos.

O Salmo 78 conta uma breve história de Israel, mostrando as situações em que Deus tinha sido fiel no passado. O salmista lembra a história de israel para contar às gerações futuras como Deus os havia ajudado no passado e incentivá-los a continuar a confiar nele. Semelhantemente à sugestão do meu professor, a descrição que o salmista fez da perseverança de Israel tinha a intenção de ajudar as pessoas a prosseguirem com fé, depositando sua confiança em Deus. 

Na vida estamos frequentemente nos preocupando com nossa situação atual, pedindo a Deus que nos ajude nesse momento. No entanto, esse Salmo é um exemplo perfeito da necessidade de sermos gratos e nos lembrarmos do que Deus fez por nós. Como o Salmo mostra, a força de Deus não é passageira. Podemos lembrar do que Ele já nos ajudou a superar, e isso nos fortalece para o futuro.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a lembrar de todas as coisas que tu fizeste por nós e sê nosso consolador em tempos vindouros. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: A fidelidade de Deus dura para sempre.

Oremos por alguém que esteja aprendendo um novo idioma.

Autoria: Taylor Murray (Ontário, Canadá)

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Voar


Reflexão para o dia de hoje - Um presente de Deus

Leia: Mateus 25.34.40

O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste. Mateus 25.40


Recentemente, muitas pessoas de língua espanhola mudaram-se para nossa comunidade. Eu aprecio a diversidade de idiomas e culturas e lamento ainda não poder falar ou compreender o espanhol.

Um dia, eu estava caminhando para meu carro depois de fazer compras no supermercado local. Bloqueando meu caminho havia uma jovem mulher segurando a mão de uma menina e carregando um garotinho em seu quadril. Ela me olhou nos olhos e começou a falar, mas não compreendi uma palavra exceto "baby". Percebi que ela provavelmente estava pedindo dinheiro para comprar comida, mas continuei até meu carro, colocando a comida no porta-malas. Virei-me e vi que a mulher e os filhos tinham me seguido. Olhei para o menino empoleirado no quadril de sua mãe. Embora eu pudesse lhe parecer assustador, ele retornou meu olhar com o sorriso mais lindo e amoroso que já vi. Foi como se eu estivesse olhando para o rosto do próprio Cristo.

Então, o versículo de hoje me veio à mente, e eu soube o que tinha de fazer. Dei-lhes uma pequena doação, mas, depois de lhes dizer: "Vaya con Dios"- o pouco de espanhol de que me lembrei - percebi que eu era quem tinha recebido o maior presente.

Oração: Amado Deus, obrigado pelas pessoas que tu trazes à nossa vida. Ajuda-nos a ver os outros por meio do teu amor e saber que são teus filhos e nossos irmãos e irmãs. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: É uma bênção amar as pessoas que Deus coloca em meu caminho.

Oremos pelos tradutores e intérpretes.

Autoria: Robert McClure Terhune (Tennessee, EUA)

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Compromisso


Reflexão para o dia de hoje - Companheiro consolador

Leia: Hebreus 13.1-6

O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes. Deuteronômio 31.8

Minha filha sofreu uma contusão e precisou que eu cuidasse dela em casa por dois meses. Em meio a dias e noites aparentemente intermináveis cuidando dela, Deus me ajudou a aprender sobre o dom espiritual de ser um cuidador. Cuidar não é para os fracos; isso exige estar totalmente presente para a pessoa que precisa de nós. Um coração focado discerne necessidades sutis. O receptor de cuidados pode enfrentar medo, dor, tédio ou uma combinação de todas essas coisas. A presença de um cuidador amável pode tornar longas horas mais fáceis para o paciente suportar.

Ser um cuidador às vezes é muito desgastante. Para mim foi. Mas Deus me sustentou e permitiu que eu fosse parte da cura de Deus para minha filha. Meu papel me deu uma nova apreciação dos muitos cuidadores que são sinais da promessa de Deus: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei". Sempre que vamos ao encontro daqueles que estão sofrendo, estamos oferecendo garantia da promessa de Deus.

Oração: Deus amoroso, graças por seres nosso companheiro consolador. Sustenta cada um de nós com a certeza da tua presença. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O ato de cuidar de alguém é um dom de Deus.

Oremos pelas pessoas que trabalham em asilos.

Autoria: Beth A. Palm (Illinois, EUA)

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Suprema felicidade


Reflexão para o dia de hoje - Encontrando Deus em lugares inesperados

Leia: 1 Reis 19.1-13

O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Sofonias 3.17

Depois de passar cinco dias cuidando de meu pai, eu não estava ansiosa por voltar a trabalhar. Eu não tinha dormido bem, e não tinha nada para levar para o almoço. Parei meu carro em um estacionamento distante e caminhei até o prédio. Quando cheguei, vi uma cesta com um laço sobre a geladeira; meu nome estava no cartão anexado, que abri e li. Uma colega de trabalho havia escrito que, embora eu estivesse ocupada cuidando de meu pai, eu não devia esquecer de cuidar de mim mesma. Ela me deu uma cesta de suntuosos produtos de banho e doces.

Isso me fez lembrar que Deus aparece em nossa vida em lugares inesperados. Por exemplo, quando Elias foi ameaçado pela rainha Jezabel, ele fugiu para o deserto. Ele comeu uma refeição preparada por anjos e foi para uma caverna, onde esperou que Deus viesse. Deus não pareceu na tempestade, nem no terremoto, nem no fogo, mas em sussurro suave que reassegurou a Elias de seu valor e de sua vocação. Deus apareceu para mim hoje, nas palavras e no presente de uma colega de trabalho.

Oração: Amado Deus, graças por nos amares e estares conosco mesmo em lugares onde não esperamos encontrar-te. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus chega até nós de maneiras inesperadas.

Oremos pelas pessoas que estão cuidando de pais enfermos.

Autoria: Janice Peacemaker (Virginia, EUA)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Amar X Ser amado


Reflexão para o dia de hoje - Você não se importa?

Leia: Marcos 4.35-41

E ele [Jesus], despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Marcos 4.39

Enquanto eu dirigia, meu pneu furou. Meu filho e eu tivemos de fazer uma parada de emergência e, por causa disso, o carro detrás bateu no meu. Em choque, esperamos a polícia documentar o acidente.

Duas semanas mais tarde, alguém roubou minha bolsa. Eu teria que ir até minha cidade natal para tirar a segunda via de tudo - um processo que levaria seis meses. "Por que essas coisas acontecem?", vi-me perguntando a Deus. "O Senhor não se importa com o que está acontecendo comigo?"

Minha pergunta ecoava a dos discípulos na passagem bíblica de hoje. Os discípulos - pescadores profissionais - fizeram de tudo para salvar o barco. Mas foi inútil. Somente depois de terem esgotado sua própria força foi que eles clamaram a Cristo, que estava dormindo ao seu lado.

Dois dias depois de minha bolsa ter sido roubada, recebi um telefonema: "Encontrei seus documentos", disse a pessoa do outro lado da linha. "Eles estavam espalhados no chão e a polícia tinha seu número de telefone por causa de seu acidente de carro." A alegria que senti foi indescritível. Deus se importa comigo! O Senhor Jesus é poderoso. Ele está sempre esperando por nós.

Oração: Senhor amado, ajuda-me a clamar a ti antes, durante e depois de uma crise. Peço-te em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: O Senhor está esperando nas proximidades para responder às nossas súplicas.

Oremos pelas pessoas que se envolveram em acidentes graves.

Autoria: Pavel Serdukov (Moscou, Rússia)

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Eu consigo!


Reflexão para o dia de hoje - Deus me conhece

Leia: Salmo 139.1-4

Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre te consagrei, e te constituí profeta às nações. Jeremias 1.5

David B. Smith é um nome comum - tão comum que uma vez não me permitiram embarcar em um voo comercial, porque alguém com meu nome estava na lista dos "Proibidos de embarcar" do Departamento de Segurança Interna dos EUA. Felizmente, minha data de nascimento na carteira de habilitação provou que eu era décadas mais velho que esta pessoa, e finalmente tive autorização para embarcar.

Eu costumava achar que, num mundo com bilhões de pessoas, Deus não me conhecia. Não sou famoso. Mesmo em minha cidade natal não sou tão conhecido. Mas o Salmo 130 me ajudou a perceber que Deus sabe quem eu sou. Não preciso apresentar minha carteira de habilitação para reivindicar a minha identidade com Deus. A passagem bíblica acima diz que Deus conhece meus pensamentos, ações e palavras; enquanto o verso 13 do mesmo Salmo descreve seu envolvimento em minha formação no ventre de minha mãe. O texto diz que Deus até tem um plano para minha vida (v.16).

Quando nos sentimos insignificantes ou sem importância, podemos parar e nos lembrar das palavras encontradas no Salmo 139. Deus nos considera importantes o bastante para envolver-se em nossa vida antes mesmo de nascermos.

Oração: Amado Pai, ajuda-nos a lembrar de que todos são importantes para ti. Em nome de Jesus te pedimos. Amém.

Pensamento para o dia: Deus conhece e cuida de cada um de nós.

Oremos por alguém que se sinta insignificante para Deus.

Autoria: David Bonner Smith (Oregon, EUA)

domingo, 20 de setembro de 2015

O que é a vida?


Reflexão para o dia de hoje - Ore todos os dias

Leia: 1 Tessalonicenses 5.16-18

Orai sem cessar. 1 Tes 5.17

Eu me lembro da primeira vez em que li este versículo em 1 Tessalonicenses, que nos incita a orar sem cessar. Se eu orar sem cessar - pensei - como terei tempo para realizar todas as outras tarefas que tenho de cumprir ao longo do dia?

Após uma cuidadosa reflexão, compreendi como eu poderia orar sem cessar.

Comecei a cumprir minhas tarefas diárias com um coração piedoso. Logo descobri que meu trabalho tornava-se mais agradável quando eu o transformava em uma oportunidade de comunhão com Deus. Por exemplo, durante a limpeza da casa, eu agradecia pela ordem de Deus em minha vida. Ao preparar as refeições, eu orava pelos que iam comer à minha mesa e por aqueles que não tinham o bastante para comer. Ao arrancar as ervas daninhas do jardim, imaginava-me abandonando velhas mágoas e pensamentos orgulhosos a cada matinho arrancado.

Todos os momentos em nossa vida nos oferece uma chance de oração. Quero aproveitar cada oportunidade.

Oração: Senhor amado, graças por ouvires nossas orações. Que possamos sempre reconhecer as oportunidades que podem ser transformadas em momentos de comunhão contigo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Viverei o meu dia com um coração piedoso.

Oremos pelas pessoas que se sentem sobrecarregadas pela responsabilidade.

Autoria: Monica A. Andermann (Nova York, EUA)

Viver bem


Reflexão do dia de 19 de setembro - Fé na ressureição

Leia: Romanos 8.35-39

Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8.38-39

Eu podia ouvir meu filho, Raham, soluçando na sala ao lado. Nós iríamos enterrar seu avô Liberto, naquele dia. Eu não conseguia pensar em nada que pudesse aliviar sua tristeza, talvez porque eu mesmo estava arrasado. Papai vinha sofrendo de uma depressão profunda - por desequilíbrio hormonal, disse o médico. Eu não podia aceitar que papai estivesse passando os últimos dias de sua vida lutando contra a depressão. Ele tinha dedicado sua vida ao trabalho com tribos indígenas, partilhando o Evangelho por de palavras e ações. Não tive como não questionar: "Será a isso que a fé nos leva?"

Mais tarde, ao abraçar meu filho, senti que Deus me dizia: "Eu sei que parece que você perdeu o chão. Mas na morte, como na vida, seu pai pertence a mim. Eu o tenho em minhas mãos. Jamais permitirei que ele se afaste, assim como jamais permiti que você se afastasse".

No funeral, li as seguintes palavras: "Ao morrer, Cristo destruiu a morte. Ao ressuscitar, Cristo restaurou nossa vida. Ele voltará em glória. Assim como no batismo Liberto se revestiu de Cristo, nele se revestirá de glória". Em meio às lágrimas, a alegria cresceu em meu coração. Eu sabia que papai estava vivo e bem no peito de Deus. Minha fé tinha sido restaurada.

Oração: Deus de graça e glória, quando estivermos de luto, ajuda-nos a lembrar da tua promessa de vida eternal. Oramos em nome de Jesus. Amém.
.
Pensamento para o dia: Se eu partilhar da morte de Cristo, também partilharei da sua ressurreição. (Veja Rom 6.5)

Oremos pelas pessoas que estão de luto pela perda de um pai ou mãe.

Autoria: Ray Sison (Manila, Filipinas)


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Perseverança


Reflexão para o dia de hoje - Quando a papaieira se quebra

Leia: Lucas 13.6-9

Em tudo somos atribulados, porém, não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos. 2 Coríntios 4.8-9

Minha esposa finalmente plantou uma papaieira depois de desejar uma por muito tempo. Observamos seu crescimento e ansiávamos pelo dia em que comeríamos um de seus frutos. Uma tarde, minha esposa estava regando o jardim e a mangueira passava por trás da papaieira. Precisando de mais mangueira, minha esposa deu um puxão. Infelizmente, a mangueira pegou a papaieira na base e a quebrou. Não conseguimos juntar os pedaços e parte quebrada do topo murchou. Nossa esperança de comer uma suculenta papaia se desfez. Mas continuamos a observar o toco para ver se um novo tronco começaria a crescer.

Assim como a mangueira partiu inesperadamente a papaieira, muitas coisas podem modificar ou prejudicar nossa vida de uma forma inesperada: uma doença debilitante pode marcar o corpo, relacionamentos desfeitos podem deixar corações despedaçados, empregos perdidos e hipotecas executadas podem apagar anos de trabalho duro; drogas, álcool e maus-tratos podem devastar famílias por várias gerações.

Mas Deus cuida de cada um de nós e se preocupa com as dificuldades em nossa vida. As raízes da pequena papaieira ainda estão vivas no solo e a árvore talvez volte a crescer. E com a ajuda de Deus, todos nós também podemos.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a manter nossas raízes sempre profundas em ti para que, aconteça o que acontecer, nós ainda possamos sobreviver - e não apenas sobreviver, mas superar. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando enfrento dificuldades ou tragédias, Deus pode me ajudar a superá-las.

Oremos pelos jardineiros.

Autoria: Peter Lundell (Califórnia, EUA)

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Amigo-irmão


Reflexão para o dia de hoje - Tornando-nos um

Leia: João 17.20-26

[Disse Jesus:] Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado de amigos. João 15.15

Após 41 anos de casamento, sei o que meu marido está pensando a maior parte do tempo e completamos as frases um do outro. A Bíblia diz sobre as pessoas casadas que "os dois se tornam uma só pessoa. Assim já não são duas pessoas, mas uma só" (Mat 19.5-6). Esta unidade não é imediata. Tornar-se um com um esposo exige interesses e experiências comuns - passar tempo conversando e fazendo coisas juntos. 

Uma coisa semelhante acontece com amigos de longa data. Nós frequentemente sabemos o que nossos amigos mais íntimos estão pensando e sentindo mesmo que eles não contem, porque partilhamos experiências, interesses e conversas. Nós vivenciamos uma unidade com nossos amigos mais próximos.

Jesus chamava seus discípulos de amigos. Mais tarde, orou por eles "para que sejam como um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim" (João 17.22-23). Jesus pediu a Deus que nos tornasse um com ele, assim como ele e o Pai eram um. Mas esta unidade exige tempo, conversa e experiências partilhadas com Deus. Podemos começar agora mesmo a conversar com Jesus e ouvir, como bons amigos fazem.

Oração: Amado Senhor Jesus, nós te agradecemos pela maravilhosa promessa de que podemos estar em unidade contigo, com o Pai e uns com os outros. Agradecidos oramos, amém.

Pensamento para o dia: Vale a pena agir e esperar pela unidade com Deus e os outros.

Oremos por nossos melhores amigos.

Autoria: Jane Reid (Oregon, EUA)

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Gota d'água


Reflexão para o dia de hoje - A bênção do trabalho

Leia:  Eclesiastes 5.18-20

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3.23

Muitos dos empregos que tive na juventude eram árduos e entediantes; mas eu ficava feliz em pegar o trabalho porque precisava do dinheiro. Agora, na maturidade, quando me junto a um grupo em uma viagem missionária, anseio por trabalhar com uma pá, um machado ou qualquer outra ferramenta que exija esforço e grande empenho de minha parte. Embora meus músculos e juntas agora envelhecidos sejam usados em maior proporção, o trabalho me traz satisfação.

Em Eclesiastes, o mestre nos encoraja a encontrar satisfação em nosso trabalho (Ec 5.18). Trabalhar por Deus é o caminho para uma vida frutífera. Paulo também diz: "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.10).

Em alguns de meus trabalhos, tive dificuldade em encontrar as bênçãos de Deus. No entanto, Deus esperou pacientemente para que eu percebesse, pela experiência, a bênção de desenvolver qualquer trabalho para Ele. Quando trabalhamos como se fosse para o Senhor, vemo-nos ansiando por fazer mais.

Oração: Senhor amado, nós te agradecemos pelo privilégio e a bênção do trabalho. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Hoje eu apreciarei o meu trabalho como uma dádiva de Deus.

Oremos por alguém que esteja se esforçando para encontrar sentido em seu trabalho.

Autoria: Walter N. Maris (Missouri, EUA)

domingo, 13 de setembro de 2015

Faça o que puder


Reflexão para o dia de hoje - Na doença ou na saúde

Leia: Atos 4.32-35

De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam. 1 Coríntios 12.26 

Eu nunca tenho "apenas" uma dor de cabeça, ou "apenas" uma dor de dente. Se qualquer parte do meu corpo físico dói, sei que é difícil para suas outras partes ignorarem a dor. Deus criou meu corpo de modo que quando certas partes estão lesionadas, outras compensarão a parte lesada. Se eu luxar meu joelho, logo meu quadril começará a doer, porque meu quadril está usando mais força muscular para puxar o peso que meu joelho normalmente carrega. Por outro lado, se eu acordar me sentindo bem, é porque todo o meu corpo está indo bem, e todo o meu corpo pode comemorar.

E assim é com o corpo da igreja - como Paulo declarou em nosso versículo de hoje. Em comunidade unida, quando um de nós sofre, outros também sentem a dor e oferecem consolo. Nós nem sempre estamos sofrendo e podemos regozijar e celebrar nossas vidas quando as coisas boas estão acontecendo.

Não importa a condição em que estejamos - sofrendo ou regozijando - é melhor passar por uma situação ou outra com a ajuda de outros. Juntos, o sofrimento fica mais suportável e o regozijo é ainda maior. Como um membro da igreja de Cristo, estou empenhada em ajudar os outros e regozijar com eles, seja na doença ou na saúde.

Oração: Jesus amado, graças por criares a tua igreja como um corpo que funciona em conjunto em todas as coisas. Ajuda-nos a sermos mais amorosos quando outros estiverem sofrendo e mais alegres quando estiverem felizes. Oramos em teu nome. Amém.

Pensamento para o dia: Jesus nos chama à união, na doença ou na saúde.

Oremos por alguém que esteja doente.

Autoria: Deanne Ruedemann (Texas, EUA)

sábado, 12 de setembro de 2015

Direção do sol


Reflexão para o dia de hoje - Fazendo a diferença

Leia: Lucas 17.11-19

[...] prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.14

No café da manhã, Bill, um velho amigo meu, derramou suas frustrações. Ele acreditava que não estava fazendo diferença em seu ministério aos encarcerados de sua cidade. Os homens faziam um grande progresso, mas ao serem soltos, abandonavam tudo. Em consequência disso, Bill estava desanimado e pronto para desistir. Então ele começou a falar sobre dois homens que tinham feito mudanças e permaneceram firmes depois de saírem. Pude encorajar Bill de que ele tinha feito uma diferença para aqueles homens, e que isso já valia a pena.

É fácil para nós acharmos que não fizemos diferença em nosso ministério. Com muita frequência pensamos que aquilo que fazemos não tem grande importância. Mas a verdade vem de Jesus. Ele disse que tudo o que fazemos por qualquer pessoa necessitada tem importância para Ele. Incentivar alguém, pode mudar significativamente o futuro dessa pessoa. E isso pode mudar significativamente o futuro de quem ela influencie.

Oração: Jesus amado, lembra-nos hoje de que, ao te amarmos mais, podemos amar mais o teu povo. Agradecemos-te, amém.

Pensamento para o dia: Qualquer coisa que fizermos hoje pelos outros glorifica a Jesus. 

Oremos pelas pessoas que se dispõem a servir quem está na penitenciária.

Autoria: Chad McComas (Oregon, EUA)

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Coragem!


Reflexão para o dia de hoje - Descansa nos braços de Deus

Leia: Filipenses 4.4-13

O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam. Naum 1.7

No dia 11 de setembro de 2001, já tarde da noite, abri minha porta para dois representantes do Departamento de Bombeiros de Nova York. Eles tinham vindo  me dizer que meu marido, um bombeiro, estava desaparecido. Com essas palavras, minhas filhas adolescentes e eu embarcamos em uma viagem que jamais esperávamos fazer.

Algumas semanas antes, estávamos em um acampamento de família. O filho de um amigo nosso tinha se metido em apuros e seu pai o pegou para levá-lo de volta para o acampamento. A criança não estava feliz e foi levada em meio a chutes e gritos. Deus me ajudou a compreender que quer a criança fosse chutando e gritando ou descansando nos braços amorosos de seu pai, ela faria a jornada da mesma forma. Agora eu percebia que tinha uma escolha semelhante a fazer: eu poderia descansar nos braços amorosos de meu Pai celestial ou poderia optar por resistir ao Senhor. Fosse como fosse, eu estava na jornada que começou com a perda de meu marido.

Ao longo dos muitos anos desde então, Deus tem me carregado. Depois de um tempo, Deus me colocou de volta no chão para andar. Permitiu que eu corresse à frente; e, quando necessário, pegou-me novamente. O Senhor nunca me abandonou e provou ser confiável continuamente.

Oração: Deus Todo-Poderoso, ajuda-nos a descansar na certeza de que teus braços amorosos são fortes o bastante para nos segurar. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: O melhor lugar para se estar é nos braços de Deus.

Oremos pelas pessoas que estão passando por circunstâncias difíceis.

Autoria: Ann Van Hine (Nova York, EUA)

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Auto-estima


Reflexão para o dia de hoje - Buquê

Leia: Isaías 40.25-31

Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. 2 Coríntios 2.14

Um dia antes de nosso Festival da Colheita, várias irmãs da igreja e eu decoramos o santuário com flores, frutas e arbustos rasteiros. Nosso trabalho correu bem. Logo, os arranjos brilhantes decoravam o santuário. Quando a principal parte do trabalho de decoração estava concluída, havia algumas "sobras" na mesa - galhos quebrados, flores pouco atraentes, botões fechados. Enquanto juntávamos tudo aquilo para jogar fora, as caridosas mãos de uma mulher recolheram alguns itens da pilha de lixo, envolveu-os com fita e coroou sua obra-prima com uma conta brilhante. Um charmoso buquê apareceu diante de nossos olhos.

Às vezes me sinto como um desses galhos quebrados e supérfluos, lançado neste mundo voltado para as coisas materiais. Mas para nosso Senhor nenhum de nós é supérfluo ou desnecessário. Cada pessoa é preciosa e valiosa aos olhos de Deus (ver Isaías 43.4). Cada um de nós é uma flor única no buquê perfumado do Senhor.

Oração: Generoso e misericordioso Deus, ajuda-nos a ver-nos como teus filhos e filhas amados. Ajuda-nos a compreender que fomos feitos maravilhosamente por ti e que temos tudo que precisamos para a vida e a santidade. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nenhum de nós é supérfluo para Deus.

Oremos por alguém que tenha baixa auto-estima.

Autoria: Irina Ivanova (Pskov, Rússia)

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Generosidade


Reflexão para o dia de hoje - Dádivas do coração

Leia: 2 Coríntios 9.6-14

Como, porém, em tudo manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra, como no saber e em todo cuidado e em nosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça. 2 Cor 8.7

Eu tenho um canteiro de orelha-de-lebre (Stachys byzantina syn. S. olympica) em meu quintal. Toda vez que eu o rego ou toco suas folhas aveludadas, sorrio e penso na senhora que o presenteou a mim dez anos atrás. Ela sofria de esclerose múltipla e eu era sua enfermeira. Eu a visitei em casa algumas vezes, e em minha última visita, ela me deu um punhado de mudas de seu jardim. Quando cheguei em casa, plantei-as imediatamente. Dez anos depois, a planta continua a prosperar, dando lindas flores cor de alfazema no verão. Este presente dado com amor tantos anos atrás continua a abençoar minha vida.

Os cristãos são chamados a serem graciosos uns com os outros, isto pode significar doar coisas materiais a quem precisa ou oferecer apoio a alguém que necessite de encorajamento. O melhor presente que podemos dar é o conhecimento e o amor de Cristo. E quando damos em nome de Cristo, Deus pode usar o que fazemos hoje para abençoar outros por muitos anos vindouros.

Oração: Ó Deus, nós te agradecemos por Jesus, tua suprema dádiva a nós. Pedimos-te que nos ajude a ser graciosos com os outros no nome dele. Amém.

Pensamento para o dia: O melhor presente que jamais oferecemos ou recebemos é o amor de Cristo.

Oremos pelas pessoas que sofrem de esclerose múltipla.

Autoria: Michelle S. Lowe (Carolina do Norte, EUA)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Pausa


Reflexão para o dia de hoje - Santos intervalos

Leia: Colossenses 4.2-6

Perseverai na oração, vigiando com ações de graça. Col 4.2

Durante a minha infância na igreja, nós costumávamos cantar um hino que falava sobre a "doce hora de oração". Mas sempre que eu tentava orar por uma hora, eu falhava - e me sentia derrotado.

Como adulto, eu já não tento mais orar por 60 minutos. O que me ajuda são curtos períodos de tempo com Deus. Eu reservo diversos períodos de cinco ou dez minutos por dia para me concentrar no Senhor. Durante um desses breves intervalos, eu leio o no Cenáculo, em outro, leio um salmo e ouço o que o Senhor está me dizendo. Estas "interrupções" tornam-se ainda mais significativas quando observo a prodigiosa criação de Deus ao redor. Ouço os pássaros, observo as flores e louvo a Deus por essas obras maravilhosas. Quando me distraio com pensamentos ansiosos, reservo um momento para contar dez bênçãos em minha vida e expressar  minha gratidão a Deus.

Estes momentos de renovação me ajudam a ver cada dia como uma dádiva de Deus - e minha necessidade de honrá-lo nesse dia. Ao continuar estas práticas espirituais, experimento o toque renovador e estimulante do Espírito de Deus.

Oração: Senhor amado, que não nos esqueçamos de ti em nossas movimentadas rotinas. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: A oração tem a ver com o desejo sincero de se aproximar de Deus.

Oremos pelas pessoas que se sentem ocupadas demais para orar.

Autoria: Clifford B. Rawley (Missouri, EUA)

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Pátria amada Brasil!


Reflexão para o dia de hoje - Dia da Independência do Brasil

Leia: Salmo 66

Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto. Salmo 43.1

Em setembro de 1822, aconteceu a independência do Brasil decretada por Dom Pedro I, às margens do Ipiranga. Possivelmente, essa data não tem muito significado histórico às gerações modernas e democráticas. Já se passaram 193 anos e muitas águas rolaram no nosso país, bem como no cenáculo do nosso mundo. Devemos celebrar civicamente a importância desse marco histórico para a nossa Pátria. Do mesmo modo, expressar gratidão pela vida de muitas heroínas e muitos heróis que sonharam com um país livre e independente para as suas decisões políticas e com felicidade para seus filhos.

É necessário ter clareza de que o  processo de independência é contínuo e permanente. Dentro da realidade da nossa pátria, temos muitas áreas que precisam ser revistas. O movimento democrático não é estático, mas dinâmico e envolve participação popular, não somente através do voto, mas também pelo acompanhamento e cobrança das pessoas que elegemos, ações que estejam em consonância com as reais necessidades da sociedade. O aperfeiçoamento democrático é a construção de uma cidadania responsável e comprometida com a justiça social.

Como o povo de Deus, não podemos estar alheios aos clamores das ruas em termos de busca da dignidade de vida. Em nossa missão precisamos ter a sensibilidade de ouvir a voz do povo, pois este tem sempre algo a nos dizer ao nosso compromisso profético, pastoral e missionário. Nesse sentido, é preciso responder, em nome do evangelho, às demandas que muitas vezes são de um povo que vive como "ovelha que não têm pastor" (Mateus 9.36b).

Celebremos com gratidão a Deus pela vida do nosso país e que sejamos instrumentos de Deus para o crescimento de sua independência em favor da vida.

Oração: "Que o Pai dirija e guarde a vida nacional; nos livre de perigos, pecado e todo mal! A quantos que governam conceda seu favor na senda ideal do amor!" Em nome de Jesus, amém! (Hinário Evangélico - hino 488, estrofe 2).

Pensamento para o dia: O que posso fazer para que a minha pátria seja melhor?

Oremos, no decorrer do dia em favor da nossa Pátria.

Autoria: Stanley da Silva Moraes (São Paulo/SP, Brasil)

domingo, 6 de setembro de 2015

É preciso amar


Reflexão para o dia de hoje - Amando os "desagradáveis"

Leia: Gálatas 3.26-29

Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus. Gálatas 3.26

Como diretor de escola, eu costumava inconscientemente colocar as crianças em duas categorias: as "adoráveis" (aquelas que não davam trabalho) e as "desagradáveis" (as difíceis). Um determinado aluno do primeiro ano era mandado para minha sala todos os dias porque seu comportamento era muito descontrolado. Comecei a desgostar desse menino porque ele passava tempo demais em meu escritório atrapalhando minha rotina.

Um dia, sua mãe não foi buscá-lo na escola, então lhe dei uma carona para casa. Ao entrarmos em um decadente estacionamento de trailers, ele apontou para um sem janela, com lixo ao redor. A porta da frente estava escancarada num dia congelante. Esta era sua casa. Sua mãe apareceu à porta e o levou para dentro. Atordoado, fui embora.

Como poderia eu desconsiderar esta criança que não tinha o conforto de um lugar seco e quente para morar? Será que ele não precisava de mim mais do que os outros? Daquele dia em diante, passei a ver todas as crianças como filhas de Deus - não "adoráveis" ou  "desagradáveis". Deus nos dá a responsabilidade de cuidar de cada um de seus filhos. Quando trato qualquer criança de forma descuidada, estou tratando Cristo da mesma maneira. Quando trato cada criança como um filho amado de Deus, estou honrando a Cristo.

Oração: Graças, Pai, por teu amor incondicional. Perdoa-nos quando não conseguimos amar teus filhos e filhas como tu amas. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Deus nos chama a amar aqueles que não são fáceis de ser amados.

Oremos pelas crianças que vivem na pobreza.

Autoria: Matt Stephen (Arkansas, EUA)

sábado, 5 de setembro de 2015

Ajudar?


Reflexão para o dia de hoje - Uma vida frugal

Leia: Mateus 6.24-34

Observai as aves do céu: Não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valei vós muito mais do que as aves? Mateus 6.26

Eu estava de pé numa lenta fila de supermercado, recostada com enfado no meu carrinho a caminho do caixa. Meus olhos recaíram sobre o conteúdo do meu carrinho abarrotado de coisas que não eram realmente necessárias: salgadinhos, doces, a última edição de uma revista, uma refeição semipronta.

Arrisco-me a sugerir que muitos de  nós poderíamos viver uma vida mais frugal. O que nos impulsiona a comprar tanto? Seria simples descuido ou gostamos de acumular? Ou talvez nós compremos o que os anunciantes nos dizem que precisamos. 

Nas Escrituras, Jesus nos diz para não nos preocuparmos com nossas necessidades diárias, para preferirmos antes buscar o reino de Deus sobre todas as coisas. Acredito que se nosso foco fosse mesmo buscar a justiça de Deus, nós não gastaríamos tanto com nós mesmos. Talvez o dinheiro que gastaríamos pudesse ser usado para ajudar alguém necessitado, em vez de encher nossos armários. E podemos acabar por descobrir que quando damos, nossa vida também se enriquece.

Oração: Ajuda-nos, ó Deus, a confiar na tua promessa de nos prover enquanto buscamos obedecer ao teu chamado em nossa vida! Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Como honro a Deus no modo como uso meus recursos?

Oremos pelas pessoas que não têm comida suficiente.

Autoria: Caryl Moll (Gauteng, África do Sul)