Translate

terça-feira, 30 de junho de 2015

Trabalho perfeito


Reflexão para o dia de hoje - Trabalho de qualidade

Leia: 1 Pedro 4.9-11 

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3.23

Eu me lembro de quando era menino e passava as tardes de verão na sapataria de meu avô. Os sons e as imagens ainda estão vivos em minha mente: máquinas de costura barulhentas, fragmentos de couro pelo chão, clientes atarefados com sapatos que haviam ganhado uma segunda chance. Meu avô era um homem delicado e de convicção, que tinha um orgulho de tudo o que fazia. Esta filosofia aplicava-se não só ao seu trabalho, mas a todos os aspectos de sua vida. Depois de um encontro com meu avô, seus clientes partiam, não só com um par de sapatos recém-consertados, mas também com o coração inspirado e elevado.

Eu aprendi uma lição importante com meu avô: nosso relacionamento com Deus exige que mantenhamos um senso de amor e integridade em tudo o que fazemos, seja no trabalho, na escola, em casa ou em lugares desconhecidos para nós. A maneira pela qual nós, seguidores de Jesus Cristo, executamos nossas responsabilidades - até mesmo as tarefas de rotina - pode ser uma expressão de louvor e uma forma de honrar a Deus. Cada dia oferece oportunidades únicas para servirmos aos que nos rodeiam. Por meio de nossas palavras e ações, podemos afirmar nosso amor a Deus e nosso compromisso de servir-lhe como bons administradores do mundo que nos confiou.

Oração: Ó Deus, que possamos reconhecer nosso verdadeiro propósito e usar os dons que tu nos deste para honrar-te. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Minha vida reflete os padrões de Deus?

Oremos pelos donos de pequenas empresas.

Autoria: Robert Miller (Pensilvânia, EUA)

domingo, 28 de junho de 2015

Luz


Reflexão para o dia de hoje - Uma luz para o meu caminho

Leia: Salmo 119.105-112

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Salmo 119.105

Quando eu e minha família servimos como missionários nas Filipinas, vivemos em uma região onde as ruas eram cheias de buracos. Caminhar à noite sem iluminação pública era traiçoeiro. Pedi à minha sogra que nos enviasse uma lanterna forte. A lanterna chegou, e seu raio de luz se estendia noite adentro.

Uma noite, em vez de apontar o feixe de luz para o caminho em que eu estava andando, dirigi-o para o alto das copas das palmeiras. De repente, meu pé torceu em um buraco na estrada e caí de cara no chão. Em vez de iluminar meu caminho eu estava brincando com a luz, com consequências infelizes.

Quando me levantei do chão, tinha aprendido uma lição importante: eu preciso apontar a luz, tanto da lanterna quanto da palavra de Deus, para o meu caminho. A palavra de Deus só ilumina nosso caminho se a lemos e aplicamos em nossas vidas.

Oração: Graças, Senhor, pela tua palavra que ilumina nosso caminho, revelando por onde devemos seguir-te. Oramos como Jesus nos ensinou dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal,porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. 

Pensamento para o dia: Eu andarei à luz da palavra de Deus.

Oremos pelo povo das Filipinas.

Autoria: Bob Haslam (Tennessee, EUA)

sábado, 27 de junho de 2015

União


Reflexão para o dia de hoje - A igreja de Cristo

Leia: 1 Coríntios 12.12-27

Assim também nós, conquanto somos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. Romanos 12.5

Depois de se mudar para outra cidade, meu filho me ligou para dizer que não estava conseguindo encontrar uma igreja onde se sentisse à vontade. Percebendo que ele estava procurando uma igreja de nossa denominação, expliquei a ele sobre a igreja viva de Jesus Cristo e mencionei 1 Coríntios 12.12-27, em que Paulo fala sobre as várias partes do corpo único de Cristo. Encorajei-o a ler esta passagem e a adorar e desfrutar da comunhão com outras pessoas que fazem parte do corpo de Cristo. Lembrei-lhe de apreciar as diferenças entre os crentes em Cristo.

Cristo é um e há uma só igreja viva. Esta igreja viva de Cristo não tem a ver com edifícios ou denominação, ao contrário, trata-se de comunhão em nome de Jesus - "em espírito e em verdade" (João 4.24).

Oração: Amado Senhor Jesus, nós oramos pela unidade da tua igreja. Grande Redentor, une-nos em teu corpo. Em nome de Jesus pedimos, amém!

Pensamento para o dia: "Foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo" (Cl 3.15).

Oremos pela unidade da igreja.

Autoria: Charlotte Mande Ilunga (Cabo Ocidental, África do Sul)

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Voz da natureza


Reflexão para o dia de hoje - Respeito pela natureza

Leia: Gênesis 1.29-31

Tudo o que Deus criou é bom, e, portanto, nada deve ser rejeitado. Que tudo seja recebido com uma oração de agradecimento. 1 Timóteo 4.4 

Nossos corpos precisam de ar ou vamos sufocar; água, ou vamos desidratar; e comida, ou vamos morrer de fome. Muitos de nós tomamos o ar, a água e a comida como coisas garantidas; no entanto, todos os anos nós desperdiçamos e abusamos mais dos elementos naturais essenciais que Deus fez para a nossa sobrevivência. O estilo de vida materialista de partes do mundo exige demais da terra e danifica o solo, a água, o ar, os alimentos - precisamente o que Deus usa para nos sustentar.

As Escrituras dizem que tudo que Deus criou era bom e foi feito para o nosso benefício. O primeiro capítulo de Gênesis descreve o sistema mundial de sustento da vida que Deus criou para nós. Se estivermos verdadeiramente agradecidos pelos presentes que Deus nos proveu, faremos nossa parte para cuidar deles. Trabalhar duro para cuidar de nossos rios e córregos para garantir água potável, manter nosso ar limpo e saudável, e certificar-nos de que nossa comida é saudável e pura são atos de gratidão ao nosso Criador.

Oração: Deus Criador, ajuda-nos a proteger e preservar a natureza pois por meio dela tu nos sustentas. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: O que posso fazer diariamente para ajudar a proteger a criação de Deus?

Oremos pelas pessoas ambientalistas.

Autoria: Stephen J. Bendit (Colorado, EUA)

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Enxergar longe


Reflexão para o dia de hoje - Pensando de trás para frente

Leia: 2 Coríntios 4.18, 5.1

Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que se não veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre. 2 Coríntios 4.18

Muitos anos atrás, eu trabalhava para um fotógrafo. Uma de minhas tarefas era preparar os negativos para o processo de produção das fotografias. Nos negativos, o que é escuro é, na realidade, claro na foto verdadeira; o que é claro no negativo é, na realidade, escuro. Portanto, eu me acostumei a pensar "de trás para frente" para avaliar os negativos.

Na região do mundo onde eu vivo, nós temos um tipo contrário de pensamento: os bens são muito valorizados. Muitas pessoas acham que precisam ter carros novos, os telefones mais recentes, os maiores televisores e as melhores casas - podendo ou não pagar por essas coisas. Com muita frequência nós trocamos nossos bens eternos por estes luxos fugazes.

Que Deus nos perdoe e nos ensine a usar os bens terrenos somente como um meio de glorificá-lo - oferecendo hospitalidade às pessoas, atendendo às necessidades dos outros e agindo com compaixão sempre que surgir a oportunidade. Que Deus nos treine a reverter nosso pensamento lembrando-nos de que "o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre".

Oração: Amado Pai, dá-nos visão para enxergar a vida com os teus olhos. Te pedimos em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando pensamos ao contrário, aprendemos a valorizar nossos bens eternos.

Oremos pelos fotógrafos e fotógrafas.

Autoria: Teri Moffitt (Arkansas, EUA)

terça-feira, 23 de junho de 2015

Caminho


Reflexão para o dia de hoje - Caminhos marcados

Leia: Salmo 32.6-10

Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir. Salmo 32.8

Sou um desbravador, trilheiro e guia. Na região em que trabalho, temos estratégias para orientar os caminhos ao longo das trilhas. Sempre que surge um entroncamento de trilhas, um sinal e uma pegada colorida indicam a nova rota. Uma vez que os caminhantes estão na trilha certa, pedras pintadas com pontos brancos, colocadas a cada 50 passos de distância, indicam o caminho certo. Quando o caminho está um pouco coberto, alguns caminhantes começam a se sentir um pouco ansiosos, querendo saber se ainda estão na trilha certa. Nesses momentos, eles ficam aliviados ao detectar uma marca branca em uma pedra para poderem seguir seu caminho com confiança.

O caminhar com Deus na vida diária é semelhante a seguir um trilha bem marcada. Deus prometeu nos guiar e mostrar o caminho a cada novo cruzamento importante. Quando não identificamos nenhuma orientação, podemos começar a ficar ansiosos, querendo saber se ainda estamos seguindo pelo "Caminho de Deus". É nesse momento que os "pontos brancos"   de Deus são animadores. Cada "ponto" ou sinal pode ser descrito como um aceno de Deus, indicando que ainda estamos no caminho certo e que ele está satisfeito com nosso progresso. "Apenas continue seguindo o caminho em que você está agora", Deus parece estar dizendo: "Eu vou lhe mostrar quando for a hora de virar". Esses sinais podem aparecer na forma de uma passagem bíblica, músicas espirituais, palavras de um anjo ou parte de um sermão. Mesmo as circunstâncias podem ter uma participação na confirmação dos sinais de Deus.

Oração: Senhor amado, abre nossos olhos para que possamos identificar a tua orientação em nosso caminho e levar outros a compreender-te melhor. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Deus é o melhor guia possível na vida.

Oremos por alguém em conflito quanto a uma decisão.

Autoria: Gerald McCann (Cabo Ocidental, África do Sul)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Ensinar a amar


Reflexão para o dia de hoje - Com todo o seu coração

Leia: Lucas 5.1-11

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29.13

Por anos eu lecionei história. Quando o final de semana se aproximava, eu oferecia aos alunos a oportunidade de melhorar sua nota com um trabalho extra. Alguns aceitavam de bom grado e conquistavam a nota mais alta. Outros davam de ombros com uma atitude do tipo "obrigado, mas não, obrigado", satisfazendo-se com a nota mais baixa.

Esforços sem vigor alcançam resultados fracos. As consequências de uma nota mais baixa em história podem ser pequenas, mas quando se trata de responder a Deus, o resultado é muito importante. Por meio de Jeremias, o Senhor promete: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração". Eu acredito que Deus está nos avisando que essa tendência a dedicar menos que nosso pleno esforço pode afetar nossa vida espiritual.

Lucas nos conta sobre o encontro inicial de Jesus com Simão, Tiago e João na margem do lago. Embora eles tivessem pescado a noite toda sem êxito, Jesus os instruiu a voltar para o lago e lançar novamente as redes. Quando eles obedeceram, não só pegaram uma rede transbordando de peixe, mas os três homens deixaram tudo e seguiram Cristo. Isso é viver de todo o coração! Para sermos realmente usados e abençoados por Deus, devemos estar dispostos a fazer o mesmo.

Oração: Guia da humanidade, ajuda-nos a seguir-te corajosamente. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Estou vivendo para Cristo de todo o meu coração?

Oremos pelos professores e professoras.

Autoria: Lisa Stackpole (Wisconsin, EUA)

Escrever


Reflexão do dia 21 de junho - Dia do no Cenáculo


Filhos da Terra


Reflexão do dia 20 de junho - Conexões rompidas

Leia: Romanos 12.9-21

Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes. Romanos 12.12

Abri a torneira, mas a água não saiu. Corri para verificar a bomba no galpão. Ela estava funcionando, mas um cano havia quebrado. Jorros de água cobriam o chão do galpão e a água fluía para longe, desperdiçando um recurso valioso. Desligando a força, consegui finalmente interromper o abastecimento de água para o grande tanque de armazenamento que estava vazando água para meu quintal, agora lamacento.

Em nosso relacionamento com Deus, é muito importante que estejamos firmemente conectados. Para manter uma vida espiritual saudável, precisamos estar conectados por meio de Cristo, na oração e sustentados e alimentados pela Palavra e pelo Espírito Santo. Se um elo dessa ligação se quebrar, o precioso fluxo de Deus em nossa vida e nossa capacidade de cuidar, amar, ser forte na fé pode ser drenado pelas corrosivas circunstâncias da vida diária. Em tempos como estes, nossa conexão com Deus pode nos sustentar.


Oração: Senhor amado, ajuda-nos a ser disciplinados em nosso tempo contigo para que possamos permanecer firmemente conectados a ti em oração, palavra e espírito. Rogamos-te em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Como posso nutrir meu relacionamento com Deus?

Oremos pelas pessoas que não têm acesso à água limpa. 

Autoria: Faye Roots (Queensland, Austrália)

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Aparência


Reflexão para o dia de hoje - Uma questão de aparências

Leia: Tito 3.3-8

Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. [...] Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7.18,20

Eu me lembro de uma vez, quando eu era um jovem adolescente, em que minha mãe me pediu para ir a um mercado próximo para lhe comprar algumas coisas. Então ela olhou para minhas roupas esfarrapadas e disse: "Troque de roupa e limpe-se primeiro. O que os funcionários vão pensar de mim se o virem desse jeito!" Mamãe acreditava que o modo como eu aparecia em público era um reflexo de sua maternidade.

Embora os primeiros cristãos tenham tido que tomar cuidado para não falar abertamente sobre sua fé por medo de perseguição, seus comportamentos e atitudes refletiam sua fé. Pelo seu exemplo, muitos outros foram conduzidos a Cristo. As coisas não mudaram muito nesse aspecto. As pessoas que encontramos ao longo do caminho percebem nossos hábitos e atitudes. Elas tiram conclusões sobre nossas crenças a partir da nossa conduta e comportamento exterior. Se nossas palavras afirmarem o cristianismo, mas nosso comportamento e atitude testemunharem o contrário, as pessoas concluirão que nossas ações refletem a verdade sobre nós.

Hoje sou velho o bastante para estar aposentado, mas ainda me lembro que meu comportamento e modo de vida refletem sobre as pessoas a quem eu amo e que me amam. Posso afirmar verbalmente que sou cristão, mas as ações que refletem o verdadeiro amor cristão falam mais alto que qualquer coisa.

Oração: Amado Deus, que possamos louvar-te não apenas com as palavras de nossa boca, mas também com nossas ações. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Minhas ações e palavras podem mostrar o amor de Deus aos outros.

Oremos pelos adolescentes.

Autoria: Gale A. Richards (Iowa, EUA)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Venha com calma!


Reflexão para o dia de hoje - Pare, olhe, ouça

Leia: Salmo 46.1-11

Então, veio o Senhor e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve. 1 Samuel 3.10

Minha vida pode ser agitada e apressada: sair correndo para trabalhar, cuidar de filhos e outros entes queridos, preparar refeições, lidar com interrupções e emergências inesperadas. Em certos dias, eu não paro de correr até cair na cama.

No início do ano, os pastores da igreja nos apresentaram um desafio: "Desacelerem. Deixem Deus chamar sua atenção. Olhem ao seu redor. Ouçam. Tirem cinco minutos a cada dia para observar a vida".

Eu aceitei o desafio e os resultados têm sido surpreendentes. Parei e vi os tons de roxo e rosa de um pôr-do-sol tornarem-se mais intensos a cada minuto. Notei movimento atrás de minha casa e vi veados brincando como crianças. Acendi a lareira numa noite fria e senti seu calor me envolver. Ouvi uma amiga falar dos desafios em sua vida. Seus comentários me ajudaram a lidar com situações de minha própria vida.

Ao desacelerar por alguns momentos para estar aberta a Deus e à vida à minha volta, vi que cada dia está cheio de bênçãos. O desafio é parar para percebê-las.

Oração: Amado Deus, graças pelas muitas bênçãos que recebemos a cada dia. Ajuda-nos a desacelerar e apreciar tudo o que tu nos dás. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Hoje eu vou desacelerar e agradecer pelas bênçãos da vida.

Oremos pelos pastores e pastoras.

Autoria: Valerie Battle Kienzle (Missouri, EUA)

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Lembrança vai lembrança vem


Reflexão para o dia de hoje - Pare, olhe, ouça

Leia: 1 Pedro 3.8-22

Quem crer e for batizado será salvo. Marcos 16.16

Anos atrás, meu marido e eu frequentamos uma pequena igreja na Califórnia, onde iniciamos nossa família. Certa vez, nosso pastor contou em seu sermão que sua mãe havia emoldurado o certificado de batismo de seus filhos e os pendurado acima de suas camas. Eles poderiam estar tranquilos de serem filhos de Deus.

Recentemente, ao lembrar-me dessa história, eu decidi pegar nossos certificados de batismo, emoldurá-los e pendurá-los acima de nossas camas. Ao fazê-lo, minha mente voltou no tempo, viajando ao longo dos anos de minha vida que foram enriquecidos pela certeza do amor de Deus. Nosso Pai Celestial deu seu único filho, Jesus Cristo, para sofrer e morrer por nós, para nos salvar de todos os nossos pecados quando nos arrependermos de nossa desobediência e nos voltarmos para o amor de Deus.

Para mim, a parte mais importante de minha vida é o fato de ter sido batizada. Sou grata porque pelo Batismo Deus nos concede o dom do Espírito Santo para ser nosso companheiro, guia e consolo.

Oração: Graças, ó Deus, pela dádiva do batismo e pela salvação por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Pensamento para o dia: Qual é meu lembrete visual do amor de Deus?

Oremos por alguém que esteja se preparando para o Batismo.

Autoria: Helen Bliss (Washington, EUA)

terça-feira, 16 de junho de 2015

Tesouros


Reflexão para o dia de hoje - O verdadeiro tesouro

Leia: Eclesiastes 2.1-11

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu [...] porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6.19-21

Minha mãe sofre de demência e já não é mais capaz de viver sozinha. No ano passado ela foi para uma casa de repouso, e agora estou esvaziando sua casa para poder vendê-la. Durante 50 anos, minha mãe acumulou muitos bens preciosos - móveis, pratos, roupas, sapatos, cartas, livros e fotos, para citar apenas alguns - aparentemente sem nunca jogar nada fora. Hoje, a maioria destas coisas tem pouco ou nenhum valor financeiro. Em poucos dias seus bens serão vendidos, doados ou jogados fora.

Ao cumprir esta difícil tarefa, nunca compreendi tão bem as palavras em Eclesiastes 2.11: "e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento". Ocorreu-me que o acúmulo de bens não tem qualquer valor uma vez que nossa vida terrena termine.

Agora é hora de eu reorientar minhas prioridades e meus esforços, não para as coisas materiais deste mundo, mas para o reino de Deus, para a justiça e para o meu relacionamento com Jesus e com os outros. Esse é o verdadeiro tesouro de que fala Mateus 6. Este tesouro jamais perderá seu valor e nunca será jogado fora. Este tesouro estará sempre conosco na eternidade.

Oração: Amado Senhor Jesus, ajuda-nos a discernir as coisas importantes na vida: nosso relacionamento contigo e com os outros.

Pensamento para o dia: As melhores coisas na vida vêm de Deus.

Oremos pelos familiares de pessoas com demência.

Autoria: Daniel Sebbah (Provença-Alpes-Costa Azul, França)

domingo, 14 de junho de 2015

Confiança


Reflexão para o dia de hoje - Um grande Deus

Leia: Salmo 27.1-6

Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8.31

Eu sou professora particular. No momento de passar para a série seguinte, uma de minhas alunas mais jovens me disse: "A próxima aula teria sido difícil, mas porque você está aqui comigo, eu não preciso me preocupar".

Suas palavras simples me fizeram lembrar minha jornada com Deus. Às vezes eu sinto medo em meio aos graves problemas da vida. Eu me preocupo e muitas vezes não consigo dormir. O medo me faz esquecer que um Deus todo-poderoso está sempre ao meu lado. Na verdade, Deus não está longe de nenhum de nós.

Eu me pergunto: Estarei tão disposta a confiar em Deus quanto minha jovem aluna confia em mim? Se eu puder confiar em Deus desta forma, cada vez que eu enfrentar um problema poderei dizer: "Se Deus é por mim, quem será contra mim?" E em vez de dizer: "Deus, eu tenho um grande problema", poderei dizer: "Ei, problema, eu tenho um grande Deus!"

Oração: Deus todo poderoso, ajuda-nos a não nos preocupar e a confiar que tu estás sempre perto e jamais nos deixará. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino;seja feita a tua vontade,assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas,assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal,porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Pensamento para o dia: Porque Deus está perto, não preciso ter medo.

Oremos pelos alunos e alunas do ensino fundamental.

Autoria: Linawati Santoso (Java Oriental, Indonésia)

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Ocasião especial


Reflexão para o dia de hoje - O orgulho de um pai

Leia: Marcos 1.9-13

Porque o Senhor se agrada do seu povo. Salmo 149.4

Mesmo enfrentando o alcoolismo, meu pai deixou claro para mim que me amava e tinha orgulho de mim. Infelizmente, algumas pessoas nunca ouviram palavras de incentivo de seus pais. Elas sentem um enorme vazio, porque não podem contar com o único homem no mundo a quem querem agradecer.

Depois que Jesus foi batizado e emergiu da água, ele ouviu uma voz do céu, dizendo: "Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo"( Marcos 1.11). Então o Espírito o enviou para o deserto. Ele não carregou nada consigo; não disse adeus a ninguém. Tudo que o levou foi a aprovação e o orgulho de seu Pai. Isso era tudo que Jesus precisava para aguentar 40 dias de tentações por Satanás.

Sou grato porque com o tempo meu pai alcançou a sobriedade e nós tivemos a oportunidade de reparar a fragilidade que nos mantinha distantes. Mas, independentemente de nossas relações com nossos pais terrenos, temos um Pai celestial que pode preencher todos os buracos em nossas vidas. Este Pai celestial nos conhece, nos ama e está satisfeito conosco - simplesmente porque somos seus amados.

Oração: Pai celestial, graças por nos amares sempre. Ajuda-nos a ver a nós mesmos com o teu olhar. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Pensamento para o dia: O amor de Deus é mais importante que qualquer aprovação terrena.

Oremos pelas crianças afastadas de seus pais.

Autoria: Justin Farrell (Washington, EUA)

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Lembranças

m


Reflexão para o dia de hoje - Lembrar

Leia: Hebreus 11.1-39

Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade. Salmo 77.11

Quando eu era criança, minha família morava com meus avós e meu tio. Meu tio gostava de contar histórias de família. Através de suas histórias que eu descobri que tinha o nariz de meu avô, que minha tia-avó gostava muito de escrever, e que meu talento para cozinhar vinha  da irmã mais velha de minha mãe. Aprendi também sobre a grande fazenda onde todos tinham vivido. Por causa das histórias de meu tio, comecei a saber quem eu era e de onde vim.

A Bíblia é como as histórias de meu tio. Eu preciso saber sobre meus antepassados na fé, sobre os atos poderosos de Deus, e sobre o amor que Ele tem por mim. Porque faço parte da família de Deus, preciso saber quem eu sou e que sonhos Deus tem para mim. Posso descobrir isso através da Bíblia e de suas histórias sobre a família de Deus.

Preciso passar algum tempo com minha Bíblia todos os dias, aprendendo e lembrando as histórias para que eu possa viver como parte da família de Deus no mundo.

Oração: Amoroso Pai, graças pelas histórias que nos deste. Ajuda-nos a lembrar de quem somos por meio de Tuas histórias e a partilhá-las com as outras pessoas. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Lembrar-nos de nossas histórias de fé nos aproxima de Deus.

Oremos pelos membros de nossa família estendida.

Autoria: Eugenie Daniels (Massachussetts, EUA)

terça-feira, 9 de junho de 2015

Rascunho


Reflexão para o dia de hoje - Maravilhas simples


Faxina


Reflexão do dia 8 de junho - Faxina

Leia: Salmo 119.25-29

Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco. Marcos 6.31

Enquanto descansava em minha cadeira, depois de uma reunião de família, notei teias de aranha entre o canto e uma viga do teto de meu escritório. Eu achava que tinha limpado bem a minha casa. Como deixei passar isso? Eu me dei conta de que não tinha me dado ao trabalho de olhar para cima. Foi apenas durante meu descanso que  olhei para o alto e avistei um ponto negligenciado em minha casa.

Em um sentido espiritual, quando nossas mentes e corações estão cheios de ocupações, deixamos passar os locais em nossa vida que precisam de limpeza. Com nossas cabeças voltadas para baixo, tentando organizar a confusão da vida, achamos que estamos focados no que é importante. Ao fazê-lo nos esquecemos de reservar um tempo para o descanso espiritual. Quando levantamos nossos olhos em oração para dar graças e louvor a Deus, abrimos uma linha de comunicação com aquele que pode proporcionar descanso à nossa alma. Durante momentos íntimos com Deus em oração e leitura bíblica, ele pode nos mostrar os espaços em nossa vida que precisam de atenção - um mau hábito, uma atitude errada, uma mentalidade doentia, uma indisposição para perdoar.

Ao passarmos um tempo em repouso espiritual hoje, permitiremos que Deus revele os locais esquecidos em nosso coração. Então, poderemos examinar a forma como temos vivido e deixar que Deus nos ajude a afastar as teias de aranha que surgiram por negligenciarmos nossa casa espiritual.

Oração: Senhor amado, ao descansarmos em ti, mostra-nos os locais em nosso coração que temos negligenciado. Dá-nos coragem para limpá-los conforme tua orientação.

Pensamento para o dia: O descanso com Deus nos dá uma nova perspectiva.

Oremos pelas faxineiras.

Autoria: Beth Fortune (Carolina do Sul, EUA)

sábado, 6 de junho de 2015

Razões x Ações


Reflexão para o dia de hoje - Do fundo de uma cela fria

Leia: Romanos 5.1-8

Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados. Hebreus 13.3

Nunca imaginei passar por uma experiência tão difícil como esta! Mas aqui, colhemos os frutos das escolhas erradas que fizemos. Hoje me encontro encarcerado em um presídio do Estado do Rio de Janeiro, porém, mesmo assim, Deus tem me usado tremendamente.

Aqui entrei com um medo terrível da realidade prisional do nosso país, mas, depois de um tempo, pude perceber corações, que mesmo sendo considerados escórias da sociedade, estão dispostos a mudança, ao arrependimento e à conversão. O primeiro fui eu, que numa cela fria e escura de uma triagem, pude chorar, arrepender-me e me reencontrar com aquele que está sempre de braços abertos para nos resgatar. Pude, a partir de então, fortalecer a minha fé no Senhor e, com muita oração, ajudar outras pessoas. Hoje, dirijo, espiritualmente, uma cela com 61 pessoas convertidas à Palavra de Deus!

Deus deseja que tenhamos e sintamos o perdão em nossos corações, que nos lembremos que Jesus morreu por todos os pecadores, inclusive pelos presidiários; que nos lembremos que TODOS temos a oportunidade da ressocialização, precisamos que a sociedade entenda isso. Precisamos de uma nova chance, mas é claro que nem todos a aproveita, embora Jesus nos dê uma nova vida se a desejarmos.

Oração: Deus Bendito, ajuda-nos a acreditar e a ajudar na ressocialização dos presidiários do Brasil; a entender que o sacrifício de Jesus foi por todos, inclusive os encarcerados. Em nome de Jesus te pedimos. Amém!

Pensamento para o dia: Jesus nos concede uma nova chance hoje, basta aceitarmos.

Oremos por todos os presidiários e presidiárias convertidos ao senhor, "como se preso com eles".

Autoria: Amaury Junior (Itaperuna, RJ, Brasil)

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Não desista!


Reflexão para o dia de hoje - Nunca desista

Leia: Filipenses 3.7-16

Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder de sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida. Filipenses 3.10-11

Eu estava saboreando meu café da manhã no parque, quando observei um casal treinando seu filho para chutar uma bola entre dois cones. No início, o garotinho não conseguiu chutar a bola entre os cones por muitas vezes seguidas, mas ele não desistiu até finalmente conseguir fazê-lo de forma consistente.

Da mesma forma, a carta de Paulo aos Filipenses, capítulo 3, revela um coração que nunca desiste. Do relacionamento de Paulo com Jesus veio o fruto de seu fervor. E por causa deste fervor, Paulo foi capaz de conduzir outras pessoas à fé em Deus.

Se o nosso objetivo for apenas servir ao Senhor, podemos nos desgastar logo. Mas se nosso objetivo for como o de  Paulo, isto é, conhecer a Cristo, veremos que Cristo é nossa verdadeira fonte de força, permitindo-nos torná-lo conhecido  aos outros.

Não quero jamais desistir de meus esforços de servir alegremente a Cristo, a fonte de minha força.

Oração: Amado Deus, queremos conhecer-te mais plenamente. Em tua força, que possamos jamais desistir, mas servir-te com alegria. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Pensamento para o dia: Conhecer a Cristo é servir alegremente todos os dias.

Oremos pelas pessoas que estão espiritualmente cansadas.

Autoria: Mary Ng (Cingapura)

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Tudo o que precisamos


Reflexão para o dia de hoje - Pecado que obstrui

Leia: 1 João 1.5 e 2.2

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1.9

Quando a tempestade passou, caminhei até o riacho. A seca de dois anos que havíamos experimentado finalmente tinha acabado, e fiquei muito feliz por ver o canal se enchendo. À esquerda, a corrente carregava a água ao longo de seu curso natural; para a direita, no entanto, uma poça de água estagnada descansava contra um entulho acumulado.

A tempestade tinha levado folhas, gravetos, grama e lixo para o leito do riacho, e o entulho ficou preso a uma tora. Isso criou uma barragem que impediu a água de fluir livremente. Se ficasse ali, a água estagnada atrairia mosquitos, produziria mau cheiro e ficaria contaminado. Ela precisava ser limpa.

O pecado é como esse entulho. Podemos não notar muitos problemas em algumas infrações menores. Mas se ficarem sós para se agrupar e empilhar, esses pecados entupirão o caminho para a vida e liberdade. Pecados habituais - como o orgulho, a gula, a mentira e a idolatria - criam uma barreira e bloqueiam nossa relação com Deus e com os outros. A consequência da obstrução, uma vida espiritual estagnada, atrai ainda mais pecado e se espalha a outras áreas de nossa vida. A obstrução que o pecado cria em nossa vida precisa ser removida. Felizmente, temos uma solução: o arrependimento. (Veja Atos 3.19)

Oração: Amado Pai celestial, revela-nos os nossos pecados. Ajuda-nos a nos arrepender para que possamos ter um relacionamento mais próximo contigo e viver a vida mais abundantemente. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: A vida abundante está disponível a todos que a buscam.

Oremos pelas pessoas que estão lutando contra um pecado habitual.

Autoria: Barb Winters (Illinois, EUA)

terça-feira, 2 de junho de 2015

Prudência


Reflexão para o dia de hoje - Um milkshake?

Leia: 1 Coríntios 8.1-5

Exortamo-vos, também, irmãos, a que [...] consoleis os desanimados. 1 Tessalonicenses 5. 12-14

Em minha vida de missionário, conheço pessoas fantásticas. Uma vez Kathy precisou me levar, por quase uma hora, até um escritório para resolver um problema com o meu visto. Quando finalmente chegamos lá, eles nos disseram que não seria possível nos ajudar; teríamos que voltar mais tarde. Eu me senti como um tolo por desperdiçar o tempo e a gasolina de Kathy. Mas você sabe o que ela me disse? "Você quer um milkshake?"

Às vezes são as pequenas coisas que mais me surpreendem. Naquele momento, a oferta de Kathy certamente me surpreendeu. Então, ela nos comprou milkshakes e aproveitou para me contar sobre como ela iniciou no trabalho missionário. Era como ouvir uma história moderna do livro de Atos. Seu marido morreu e ela ficou sozinha. Então ela vendeu a casa para se juntar a uma equipe missionária. Abriu mão de tudo o que tinha para ajudar pessoas necessitadas. Ela agiu com fé e agora é, para mim, uma imagem viva da semelhança de Cristo. Aos 65 anos, ela ainda exibe alegria e encorajamento - e tudo por causa dele.

Oração: Senhor amado, tu nos encorajaste de muitas maneiras. Ajuda-nos também a ser incentivadores das outras pessoas. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Hoje eu encorajarei alguém em sua fé.

Oremos pelos missionários e missionárias.

Autoria: Gabriel Brennan (KwaZulu-Natal, África do Sul)