Translate

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Força


Reflexão para o dia de hoje - Guardando o domingo

Leia Marcos 2.23, 3.6

E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Marcos 2.27

Estávamos indo para a igreja num domingo de manhã, quando meu pai fez uma curva na direção oposta. Perguntei para onde estávamos indo, e ele me disse que iríamos adorar a Deus de uma forma diferente naquele dia. Sempre pronto para as novidades, fiquei animado com a aventura. Ele explicou que estávamos a caminho de visitar a avó de seu amigo. Como seu amigo tinha se mudado, não havia realmente nenhum familiar para visitá-lo. Durante a hora seguinte, nós nos sentamos em um pequeno apartamento com forte cheiro de mofo, passando um tempo com uma senhora profundamente agradecida e solitária. Quando a visita terminou, saímos com meu pai prometendo voltar.

Isso aconteceu há mais de 30 anos. Depois dessa visita inicial, meu pai continuou a visitar regularmente aquela senhora. Ele ia conversar com ela, consertava pequenas coisas e às vezes levava compras, se necessário.

Meu pai me mostrou uma entre muitas outras maneiras de adorar a Deus - que o louvor não precisa se limitar ao culto na igreja. O culto é importante, pois acontece em uma comunidade que ama a Deus e quer expressar esse amor. Foi exatamente o que meu pai e eu fizemos quando visitamos aquela senhora. Nós compartilhamos o amor de Deus com ela. É a mesma lição que Cristo demonstrou; ajudar os necessitados é sempre uma boa opção.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a guardar o domingo em nossos atos, lembrando que devemos amar os outros, porque tu nos amaste primeiro. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Como mostro meu amor às outras pessoas?

Oremos pelas pessoas que não podem sair de casa.

Autoria: Matheu L. Reger (Ohio, EUA)

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Nome


Reflexão para o dia de hoje - O nome de Deus

Leia Êxodo 3.1-14

Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. Êxodo 3.14

Na Bíblia hebraica, nomes representam esperanças, sonhos e as características da pessoa. Por exemplo, Jacó, depois de lutar com um anjo, ganhou um novo nome, Israel, que significa "aquele que lutou com Deus". Saber o nome de uma pessoa pode dar pistas sobre sua origem, natureza e os sonhos da pessoa e de sua família.

Foi por isto que Moisés fez a Deus a pergunta: "Qual é o seu nome?" Saber o nome de Deus poderia nos dizer muitas coisas sobre Ele!

Deus disse: "Eu sou quem sou!" Em algumas traduções, Deus disse: "Eu serei quem serei". Ambas as traduções são possíveis porque a gramática hebraica permite as duas situações ("ser" ou "tornar-se"). Quando Deus diz "Eu sou quem eu sou", ele realmente está se recusando a ser definido por uma palavra. Deus está dizendo: "Eu sou livre. Eu não sou definido. Eu sou o Criador, não a criatura". Quando Deus disse: "Eu serei quem serei", estava dizendo: "Eu sou o único que faz com que as coisas sejam". "Eu sou o criador da história".

Embora possamos desejar definir Deus de forma mais restrita, sabendo que Ele é "Eu sou quem eu sou" pode nos dar mais confiança nEle. Deus é livre, indefinido e está presente em todos os aspectos de nossas vidas.

Oração: Amado Deus, obrigado pelo dom da criação e pelo ilimitado dom de tua presença conosco. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: De que modo os nomes de Deus limitam minha fé?

Oremos para que estejamos abertos ao mistério de Deus.

Autoria: Sungho Lee (Califórnia, EUA)

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Ser forte


Reflexão para o dia de hoje - Servindo com a força de Deus.

Leia Juízes 6.11-27

Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR  é contigo, homem valente. Juízes 6.12

Anos atrás, senti que Deus estava me chamando para trabalhar no ministério infantil de uma grande igreja. Mas tudo o que eu conseguia ver eram minhas inadequações para tal tarefa. Depois de resistir ao chamado e pedir um sinal a Deus, logo descobri que, ao me entregar e depender do Senhor, a capacidade me foi dada.

Em mim mesma eu sou inadequada, mas creio que Deus não me pedirá para desempenhar uma tarefa sem me dar a capacidade para tal. Com isso em mente, segui o chamado de Deus e servi no ministério infantil por 13 anos. Foi recompensador ver a vida das crianças mudar. Até hoje, ainda recebo notícias delas periodicamente - pedindo orações ou apoio financeiro enquanto servem como missionários, pastores ou mesmo trabalham no ministério infantil. 

Eu percebo semelhanças entre minha experiência e a história de Gideão. Deus o chamou de "homem valente" muito antes de Gideão sentir-se capaz de cumprir a tarefa que lhe estava sendo pedida.

Quero ser como Gideão, confiando que nenhuma tarefa é grande demais, porque Deus nos prepara para realizar o trabalho que somos chamados a fazer.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a seguir a tua condução e a confiar que tu nos darás aquilo que precisamos para realizar as tarefas às quais nos chama. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Quando Deus nos chama a uma tarefa, ele nos prepara para realizá-la.

Oremos pelas pessoas que trabalham no ministério infantil.

Autoria: Rebecca Seaton (Tennessee, EUA)


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Espírito de luta


Reflexão para o dia de hoje - Presentes externos de Deus

Leia o Salmo 19.1-6

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Salmo 19.1

Meu marido e eu estávamos rebocando de volta à terra um pequeno barco com três outros pescadores encalhados. Pouco tempo após o início da viagem, olhei para cima e fiquei surpresa ao ver, acima de nós, uma infinidade de lindas borboletas laranja e pretas numa rota de migração paralela à nossa. Por mais de uma hora meu marido e eu admiramos aquelas criaturas encantadoras voando suavemente em direção a um invisível lar de inverno.

Quando chegamos à terra e pudemos falar com as pessoas do outro barco, manifestamos nossa alegria por termos navegado bem debaixo das borboletas durante toda a viagem. Os homens pareceram intrigados. Disseram que tinham estado tão concentrados em seu barco que não olharam para cima nenhuma vez.

Essa conversa me fez pensar se também eu, às vezes, fico tão consumida por um problema que não percebo uma encantadora bênção de Deus próxima a mim. Em consequência disso, quando minha alma está perturbada, aprendi a parar para ter uma visão mais ampla, e para apreciar a beleza natural que Deus criou para nós.

Oração: Amado Deus, quando estivermos angustiados, lembra-nos de olhar para além de nós mesmos e encontrar conforto nas maravilhas da tua criação. Em nome de Jesus, amém.

Pensamento para o dia: Onde posso ver a obra das mãos de Deus hoje?

Oremos pelos pescadores e pescadoras.

Autoria: Judy Walton (Pensilvânia, EUA)