Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nada fazer


Reflexão para o dia de hoje - Consolo em horas difíceis

:: Leia Salmo 121 ::
Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor. Salmo 27.14
A morte de meu sobrinho, aos 26 anos de idade, na comovente tragédia do incêndio na boate de Santa Maria-RS, desmoronou sonhos e assolou toda a minha família. Ver minha irmã e meu cunhado abatidos e sabendo que esta situação é irreversível me fez pensar profundamente nos propósitos de Deus e na efemeridade da vida. 
Oro ao Senhor, nosso misericordioso consolador, para que eu levante meus olhos para os montes e veja o socorro divino (Salmo 121.1), e que o sol logo apareça por entre as nuvens como um sinal de esperança do fim desta tempestade. 
Intercedo também pela minha família, por aqueles que ainda não tiveram uma experiência com Deus e não O tem como seu Senhor e fortaleza, possam buscá-Lo enquanto se pode achá-Lo (Isaías 55.6), pois não sabemos a hora de nosso encontro final.
Oração: Senhor Jesus, esteja guiando os passos de meus familiares e amigos e que sejam guardados em todos os momentos de suas vidas. Amém.
Pensamento para o dia: Mesmo sendo cristãos, estamos preparados para aceitar a perda de pessoas amadas?
Oremos pelas famílias que sofrem a morte de jovens tragicamente.
Autoria: Paula Lamb Quilião (Alegrete/RS, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Seja feliz!


Reflexão do dia 29 de agosto - A cruz de papel

:: Leia Marcos 16.1-7 ::
Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 1 Coríntios 1.18
Embora ela estivesse internada havia três meses, a saúde de minha filha mais nova continuara a deteriorar por causa de uma doença não diagnosticada. Eu orava diariamente ao lado de sua cama, vendo-a chorar de dor. 
Um dia eu fui à capela ecumênica do hospital. Ao me ajoelhar para orar, senti uma forte necessidade de me curvar diante de uma cruz, um símbolo de poder e fé e a certeza da presença de Cristo ao meu lado. Mas não havia cruz na capela. Então eu rasguei um pedaço de papel no formato de uma cruz e o coloquei diante de mim ao me ajoelhar para orar por minha filha. 
A cruz representa o alicerce da fé cristã, Jesus Cristo ressurreto. Ela me lembra que a morte não tem a vitória e as trevas não têm aguilhão; a cruz me guia, me capacita, me equipa para enfrentar os vales de minha vida. A cruz, mesmo um papel marcado com as lágrimas de uma mãe, é, para mim, a evidência do amor de Deus, do poder de Jesus e da presença do Espírito Santo. 
Dou graças a Deus por sua indescritível dádiva de amor por meio de Jesus Cristo. (Veja 2 Co 9.15.).
Oração: Senhor da luz, ajuda-nos a lembrar do poder da cruz quando nos sentirmos impotentes. Que o poder da cruz viva em nós todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O calvário é o ponto de partida para todas as nossas jornadas.
Oremos pelos pais e mães de crianças gravemente enfermas.
Autoria: Malinda Fillingim (Carolina do Norte, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Corra!


Reflexão para o dia de hoje - O cumprimento da lei de Deus

:: Leia Romanos 12.9-18 ::
[...] sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5.13-14
Eu estava empolgado para acompanhar a equipe missionária de minha igreja a uma remota aldeia em uma montanha em Honduras. Só se podia chegar lá a cavalo ou a pé, pois a estrada tinha sido destruída por um furacão. Assim que fizemos a última curva, vi uma das mais belas cenas de minha vida. A aldeia inteira tinha saído com suas melhores roupas para nos receber com grandes sorrisos e uma faixa caseira que dizia: "Bienvenidos" (Bem-vindos). 
Ao desmontarmos, as crianças, tímidas a princípio, logo começaram a nos rodear enquanto seus pais nos cumprimentavam com apertos de mão. Nosso objetivo declarado era assentar pisos de concreto para tornar a vida melhor em suas casas. No entanto, conforme nos misturávamos, me dei conta de nossa verdadeira missão: partilhar o amor de Deus. 
Nós completamos o trabalho de concretagem e esperamos ter melhorado a vida em catorze casas da aldeia. Mais importante que isso, enquanto Deus nos ajudou a demonstrar amor aos necessitados, creio que recebemos muito mais do que demos. 
Nós podemos encontrar propósito na vida de várias maneiras, mas servir ao povo de Deus foi o caminho que escolhi. Que todos nós busquemos oportunidades de demonstrar o amor de Deus.
Oração: Amado Deus da compaixão, nós te agradecemos por toda oportunidade para demonstrar o teu amor pelo serviço aos outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando damos o amor de Deus aos outros, nós o recebemos de volta multiplicado por cem.
Oremos pelo povo de Honduras.
Autoria: Peter L. Banks (Georgia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Primeiro passo


Reflexão para o dia de hoje - Um vislumbre de Deus

:: Leia João 14.5-14 ::
Quem me vê a mim vê o Pai. João 14.9
Quando minhas filhas entraram para o elenco de uma peça local sobre a paixão, eu me ofereci como uma das supervisoras das crianças do elenco. Durante a produção, notei a mesma reação do público a cada apresentação. Quando o ator que fazia o papel de Jesus caminhava por entre o público em uma cena, as pessoas buscavam apertar sua mão. Algumas até levantavam seus bebês para que ele os tocassem ao passar. E após o fim da peça, o público o procurava. 
A reação a este jovem ilustrava o desejo que temos de ver Deus - de o conhecermos e sermos conhecidos por ele. Um dia nós veremos Deus face a face. Até lá, há muitas maneiras de descobrimos como é o nosso Criador. A Bíblia revela a natureza, o amor, os planos e os objetivos que Deus tem para nós. A oração nos permite ter um relacionamento pessoal com ele. A igreja oferece oportunidades de recebermos mais instruções, encorajamento, conforto e força de outros crentes. 
Mais importante, quando nos aproximamos de Jesus, temos um vislumbre do Pai, pois Jesus é "o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1.3).
Oração: Amado Jesus, tu vieste a terra para que conhecêssemos o amor de Deus e recebêssemos a dádiva da vida eternal. Nós te agradecemos por nos revelares Deus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está sempre mais perto do que imaginamos.
Oremos pelas pessoas envolvidas no teatro comunitário.
Autoria: Elaine T. Snider (Ohio, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Medo


Reflexão do dia 26 de agosto - A graça de Deus

:: Leia Efésios 2.1-10 ::
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Efésios 2.8
Recentemente, eu preferi viajar no meu aniversário em vez de fazer uma festa. Alguns meses depois, alguns amigos prepararam um dia de surpresas para mim. Fomos a um musical e o dia terminou com uma festa fantástica. 
Fiquei encantada, surpresa e grata; mas também senti que não merecia tudo aquilo. Meus amigos tinham investido grande planejamento e consideração na celebração. Meu pensamento foi: Como poderei retribuir? 
Meu dia de celebração me lembra da graça de Deus. Meu relacionamento com ele não está atrelado ao meu bom desempenho como cristã. Muitas vezes eu senti que não sou boa o bastante ou que não mereço o que Deus me dá. Afinal, Deus permitiu que seu filho Jesus Cristo morresse numa cruz por minha causa. 
Aprendi a aceitar o amor incondicional de Deus e deixá-lo guiar minha vida. Quando consigo parar e relaxar, posso sentir que minha vida é significativa e que posso me tornar uma alegria para os outros.
Oração: Amado Deus, tu nos amas incondicionalmente. Ajuda-nos a relaxar em teus braços de graça e perdão. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso transmitir o amor incondicional de Deus?
Oremos para aceitarmos a graça de Deus em nossas vidas.
Autoria: Annika Svensson (Kronoberg, Suécia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Frutos da paciência


Reflexão do dia 25 de agosto - Adversidade ou oportunidade?

:: Leia 2 Coríntios 1.3-7 ::
Eis que te acrisolei, mas disso não resultou prata; provei-te na fornalha da aflição. Isaías 48.10
No mês passado, eu recebi muitas notícias tristes. Meu avô morreu, deixando para trás minha avó, com quem foi casado por mais de 70 anos. Meu irmão e sua esposa, pais de quatro filhos, estão se divorciando. Minhas filhas, que estão na faculdade, não virão para casa neste verão. Cada uma dessas perdas sucessivas me entristeceu mais. 
Então, em meu grupo de estudo bíblico, alguém chamou a atenção para um versículo que eu havia lido, mas não refletido: "Eis que te acrisolei, mas disso não resultou prata; provei-te na fornalha da aflição" (Is 48.10). Minha aflição talvez não pareça extrema a alguns. Eu não perdi minha esposa para a morte ou divórcio. Minhas filhas estão dando um passo necessário para viverem como adultas independentes. 
Ainda assim, nenhum desses acontecimentos em minha vida é fácil para mim; minha tristeza é real, senão extrema. A reflexão sobre o que Deus pode me ajudar a aprender durante esse tempo me encorajou. Eu tenho algo em que me concentrar além da dor. O que outras pessoas poderiam me ajudar a ver? Talvez eu pudesse aprender algo sobre o caráter e a fidelidade de Deus conforme Ele anda comigo ao longo desses dias.
Oração: Graças, ó Deus, pela tua palavra, que nos lembra de que tu tens em mente o nosso bem mesmo nas circunstâncias dolorosas. Por favor, ajuda-nos a cooperar contigo no processo de refinamento e a estarmos prontos para consolar os outros como tu nos consolaste. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Na adversidade de hoje eu posso encontrar uma oportunidade.
Oremos pelos que estão tristes em virtude de uma perda.
Autoria: Jennifer Aaron (Washington, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Não pare!


Reflexão do dia 24 de agosto - Preparando um lugar

:: Leia João 14.1-4 ::
Vou preparar-vos lugar. João 14.2
Minha esposa correu comigo para o hospital quando sofri um ataque cardíaco. Não me lembro de nada desde o momento em que saí de casa até recobrar a consciência no hospital. Quando me vi no hospital, com médicos, enfermeiras e parentes ao redor da minha cama, me dei conta de que Deus tinha me dado uma nova vida. 
Eu estava bastante confortável no hospital, mas não tanto quando estaria em minha própria cama, em casa. Quando os médicos me deram alta, minha esposa me pediu para ficar enquanto ela ia preparar o quarto para mim. Depois ela voltaria e me levaria para casa. Ela foi à frente para preparar o quarto para que eu ficasse confortável. 
Os preparativos de minha esposa me lembraram de Jesus dizendo aos discípulos: "Vou preparar-vos lugar". Quando Jesus chamou os discípulos, eles deixaram tudo e o seguiram. Deve ter sido confortador para os discípulos ouvir Jesus dizer-lhes que um dia teriam um lugar onde poderiam descansar na sua companhia! 
Eu acredito que em toda situação Jesus prepara um lugar para nós. Às vezes, ele vai à frente para nos preparar um lugar numa nova situação para nos confortar e assegurar de sua presença.
Oração: Deus redentor, graças por nos dares uma nova vida e por nos deixares confortáveis na tua casa. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Jesus prepara um lugar para nós.
Oremos pelos pacientes dos hospitais.
Autoria: Claudius Tewari (Uttar Pradesh, Índia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Pedras no caminho


Reflexão do dia 23 de agosto - Frustrados ou edificados?

:: Leia Romanos 8.26-31 ::
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28
Durante a gestação sonhamos e preparamos todos os detalhes para o nascimento de nossa primeira filha. Dedicamos muito tempo para a escolha do nome, da data, da suíte na maternidade, da decoração, do enxoval, das lembrancinhas etc. Porém, após sete meses e meio de uma gravidez tranquila, em um exame de rotina, foi constatado, inesperadamente, uma redução no fluxo do cordão umbilical que nos levou imediatamente ao Hospital. 
Maria Eduarda nasceu algumas horas depois e foi levada para a UTI. Ainda na sala de parto recebemos a notícia do diagnóstico de Síndrome de Down. Dentro dessas circunstâncias, todo o enxoval ficou em casa, os sonhos e preparativos humanos foram perdidos e experimentamos o luto do bebê idealizado. 
Os dias de UTI foram difíceis, de muita angústia e sofrimento, mas Deus respondeu às orações e hoje Maria Eduarda cresce saudável, surpreendendo a todos com seu carisma, esperteza e força. Quando as coisas não ocorrem da forma como planejamos, podemos ficar frustrados, mas se caminharmos com fé, reconhecendo que Deus está no controle, sairemos edificados, fortalecidos e sentindo os cuidados de Deus em nossas vidas.
Oração: Deus provedor, obrigado por cuidar de nós, fazendo-nos edificados e não frustrados. Perdoa-nos quando achamos que estamos no controle de todas as coisas. Amém!
Pensamento para o dia: Quando as coisas não saírem da forma como você planejou, tenha fé na providência Divina.
Oremos pelos pais de crianças hospitalizadas.
Autoria: César Eduardo Lavoura Romão (São Paulo/SP, Brasil)
Conexão com a Vida: A história de Maria Eduarda tem contribuído para a evangelização de muitas pessoas por meio do blog: http://www.dudaalr.blogspot.com.br/
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Fim de jogo


Reflexão do dia 22 de agosto - "Shamar"

:: Leia Gênesis 2.4-8, 15 ::
O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Números 6.24-26
Eu frequentei uma faculdade cristã e lá me envolvi com um grupo estudantil que trabalhava com o meio ambiente. O nome do grupo era Shamar, que significa "guardar"; palavra que foi retirada do texto da leitura de hoje (Gn 2.15), no qual Deus coloca o povo no jardim do Éden "para o cultivar e o guardar". 
Lá, aprendi que o nível de cuidado com que devemos dedicar à criação é o mesmo que desejamos uns aos outros quando dizemos: "O Senhor te abençoe e te guarde". É um padrão elevado, porém o chamado à redenção sempre o é. 
O que vemos no mundo hoje com relação ao ambiente é a destruição do habitat e poluição do ar e da água. Os danos são muitos e graves, mas quando agimos tentando reverter esses danos, nos aproximamos um pouco mais do Reino de Deus descrito em Mateus 6.10 e Lucas 11.2.
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a sermos bons mordomos da terra. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando cuidamos da criação, nós honramos e louvamos o Criador.
Oremos pela terra de Deus.
Autoria: Joel Boon (Dakota do Norte, EUA)
Conexão com a Vida: Pesquise três coisas que você pode fazer para interferir positivamente no meio ambiente.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Desistir


Reflexão para o dia de hoje - Origens misturadas

Leia Êxodo 2.1-10

Mas, deveras, para isso te hei mantido, a fim de mostrar-te o meu poder, e para que seja o meu nome anunciado em toda a terra. Êxodo 9.16

Eu sou uma coreana adotada que cresceu nos Estados Unidos. Meu marido veio para os EUA como um estudante internacional da Coreia e permaneceu ali para trabalhar. Por causa de nossas origens, pudemos alcançar outras famílias estrangeiras.

Um ano atrás, nós nos mudamos da Califórnia para a Coreia do Sul por causa do trabalho de meu marido. Fiquei arrasada por deixar minha família. Agora, estamos vivendo na Coreia do Sul e eu não falo a língua. Eu questiono sempre: "Por que estou aqui, ó Deus? O que devo fazer?"

Deus me lembrou de Moisés, que foi adotado pela filha do faraó. Embora fosse hebreu, ele foi criado como egípcio. Deus usou Moisés e sua origem misturada para alcançar e conduzir o povo de Deus.

"Para isso te hei mantido", diz Êxodo 9.16. Deus tem um propósito para mim na Coreia. Sei que parte dele é testemunhar o amor de Cristo ao povo à minha volta. Conforme oro e busco ao Senhor, Deus aos poucos vai revelando o que devo fazer. Seja quais forem as nossas circunstâncias e origens, Deus tem um plano e propósito para nós.

Oração: Amado Deus, nós te agradecemos por nos mostrares que tu podes usar a nós e nossas várias origens culturais. Ajuda-nos a cumprir os teus propósitos onde quer que estejamos. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Cada um de nós tem um jeito único de servir a Deus.

Oremos por alguém que esteja se mudando para outro país.

Autoria: Tina M. Cho (Seul, Coreia do Sul)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cair e levantar


Reflexão para o dia de hoje - Bens

:: Leia Lucas 12.22-34 ::
A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Lucas 12.15
A reunião do conselho financeiro não tinha corrido bem. A igreja não tinha dinheiro suficiente e tivemos de votar quais programas cortar. Por isso tivemos algumas discussões amargas. Cheguei tarde em casa naquela noite e fiquei surpreso ao ver meu filho David, de 5 anos, ainda acordado. "Pai, onde você estava?" 
Eu expliquei que todos nós ganhamos dinheiro, guardamos um pouco, gastamos muito e damos uma parte ao Senhor. E parecia que as pessoas não estavam dando o suficiente ao Senhor e a igreja estava passando dificuldades. 
David pareceu não compreender. Mas, afinal, ele só tinha 5 anos, por isso expliquei novamente. Nós ganhamos dinheiro, economizamos dinheiro, gastamos dinheiro e damos algum ao Senhor. David ainda não compreendia. Gentilmente, expliquei novamente; mas ele ainda parecia confuso. Finalmente ele disse: "Pai, eu achei que todo o dinheiro era do Senhor!" 
A resposta de David mudou completamente o modo de eu encarar o dinheiro e os bens materiais. Comecei a dar mais e me preocupar menos. Hoje, nenhum de meus bens significa nada para mim. Tudo o que me importa são minha família e amigos, a igreja e Deus - nada mais! Esta mudança tornou minha vida mais fácil e simples.
Oração: Amado Deus de toda a criação, ajuda-nos a lembrar sempre que tudo o que temos e tudo o que somos pertence a ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Dê mais; preocupe-se menos.
Oremos para que percebamos o que realmente importa.
Autoria: Chris Miller (Geórgia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Arrisque-se!


Reflexão do dia 19 de agosto - O melhor de Deus

:: Leia 2 Coríntios 12.7-10 ::
Então, [Jesus] disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. 2 Coríntios 12.9
Meu marido tinha pressão alta e insuficiência cardíaca em consequência do diabetes. Ele passou por uma variedade de exames e os médicos procuraram uma solução para cada nova complicação. Era tranquilizador saber que ele estava no hospital, sob os cuidados de médicos que sabiam exatamente o que estavam fazendo! Uma placa colocada à entrada do hospital dizia: "Nossos médicos estão no seu melhor quando você não está". 
Isto se mostrou verdadeiro quando meu marido adoeceu. Desde que li a placa, penso que "Deus está no seu melhor quando nós não estamos". Deus sabe o que está acontecendo em nossas vidas quando nada mais faz sentido para nós, conhece nossas fraquezas e compreende a nossa frustração e desespero. 
Na Bíblia podemos encontrar o que precisamos para superar. As promessas reveladas nas Escrituras nos oferecem conforto e segurança. Quando você estiver enfrentando a mais difícil experiência possível, lembre-se de que "Deus está no seu melhor quando você não está".
Oração: Deus de poder e cura, como é tranquilizador saber que tu estás conosco! Permite que nunca nos esqueçamos da tua bondade e poder. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Quando não estamos no nosso melhor, Deus está.
Oremos pelos profissionais da medicina.
Autoria: Maria Margarita Aguayo de Ortiz (Kentucky, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

domingo, 18 de agosto de 2013

Força de vontade


Reflexão para o dia de hoje - Você tem medo de morrer?

Leia 1 Coríntios 15.51-55

Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 1 Coríntios 15.55

Alguns dias antes de meu pai morrer de câncer, eu voltei às Filipinas para vê-lo. Sua saúde estava deteriorando; e ele sofria dores insuportáveis, mal conseguindo falar ou se mover. No entanto, ele me reconheceu. Vendo-o morrer, sussurrei: "Pai, eu te amo. Espero que você sempre confie somente em Cristo". Ele respondeu num sussurro fraco e lento: "Eu sempre confio. Eu te amo, filho". Três dias depois, ele morreu em paz.

Nós frequentemente não queremos enfrentar a realidade da morte. Por causa do seu amor por nós, Jesus suportou a agonia e a dor da crucificação. No fim, ele entregou seu espírito a Deus. Três dias depois, ele se levantou de entre os mortos. Se confiarmos nossas vidas a Jesus Cristo, podemos ter esperança mesmo quando enfrentarmos a morte. Nossa esperança está em Cristo, que venceu a morte para que possamos viver eternamente na sua glória.

Oração: Senhor amado, ajuda-nos a confiar em ti, mantendo nossos olhos voltados para a cruz e esperando o poder da tua ressurreição. Oramos como Jesus nos ensinou dizendo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja teu nome; venha a nós o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Pensamento para o dia: "Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor" (Rom 14.8)

Oremos pelos que temem a morte.

Autoria: Brandon Manalo Vista (Auckland, Nova Zelândia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sábado, 17 de agosto de 2013

A melhor música


Reflexão para o dia de hoje - Choque de cultura

Leia Hebreus 11.1-3, 13-16

Eles não são do mundo, como também eu não sou. João 17.16

A língua, as comidas, os costumes sociais e as circunstâncias nacionais no Vietnã de 1966 me eram estranhos. Eu estava servindo como enfermeira voluntária em um pequeno hospital cristão. Nossos pacientes eram civis que sofriam em meio ao contínuo estado de guerra em seu país. Nós fazíamos o que podíamos com os instrumentos médicos simples que tínhamos. Os pacientes morriam de condições facilmente tratáveis em meu país natal. Eu me sentia sobrecarregada e deprimida. Meses depois, eu me dei conta de que vinha sofrendo de choque cultural: sentimentos de desenraizamento e instabilidade que podem resultar de uma brusca e opressora mudança.

Ao voltar para os Estados Unidos, vivi um choque cultural diferente. Eu sentia falta da tranquila dignidade e coragem dos vietnamitas - seu respeito pela idade e sabedoria, sua generosidade e hospitalidade, os fortes laços familiares e comunitários, a fé simples e inabalável em Jesus Cristo que meus amigos cristãos viviam ali.

Como seguidores de Jesus Cristo, nós sempre viveremos choques culturais. O autor de Hebreus nos lembra que nossa fé em Cristo nos faz "estrangeiros e peregrinos sobre a terra" (11.13). Nós frequentemente - talvez sempre - nos sentiremos desconfortáveis e deslocados. Pois "aspiramos a uma pátria superior, isto é, celestial" (v.16).

Oração: Amado Deus de todas as nações, perturba o nosso conforto terreno. Ajuda-nos a servir aos outros com amor ao mesmo tempo em que buscamos o teu lar celestial. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Nosso desconforto com esse mundo pode nos levar a ajudar os outros em nome de Cristo.

Oremos pelos imigrantes.

Autoria: MarySue Rosenberger (Texas, EUA)

Conexão com a vida: Faça uma lista: Que aspectos de minha cultura eu aceito, mas que talvez não devesse aceitar?

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Simplicidade


Reflexão para o dia de hoje - Motivo de regozijo

:: Leia Tiago 1.2-5 ::
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Tiago 1.2-3
Era uma manhã produtiva. No entanto, pouco antes do almoço, interrompi a preparação de meu sermão para checar algo com minha esposa. Desci e encontrei-a enxugando a água que tinha inundado o piso do porão. Recentemente eu tinha consertado a máquina de lavar, por isso sabia que minha falta de rigor provavelmente tivesse causado o problema. 
Minha reação foi de raiva - contra mim mesmo por meu descuido e contra a situação, porque a limpeza da água me faria perder um tempo precioso. Minha raiva não mudou nada. Foi um desperdício de energia e emoção que poderia ser usado no trabalho de limpeza. E minha raiva sem dúvida interferiu na preparação do meu sermão. 
Quando estamos desapontados, frustrados ou enfrentamos provações inesperadas, é fácil nos tornarmos desnecessariamente irados. No entanto, se obedecermos a palavra de Deus e regozijarmos mesmo em nossas dificuldades, encontraremos graça para suportar a provação imediata. Além disso, conforme desenvolvermos a resistência, o Senhor a usará para nos tornar "perfeitos e íntegros, em nada deficientes" (Tiago 1.4). Isso é motivo de regozijo.
Oração: Quando as provações nos atingirem, ó Deus, ajuda-nos a não focar em nossa raiva mas no teu amor e força que não apenas nos ajudam a resistir, mas a crescer na fé. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus pode usar nossas lutas para fortalecer nossa fé.
Oremos pelos que lutam contra a raiva.
Autoria: Robert C. Camenisch (Kentucky, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Experiência


Reflexão para o dia de hoje - Estamos ouvindo?

:: Leia 1 Samuel 3.1-10 ::
Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR. 1 Crônicas 28.20
Em março de 2011, eu estava passando por um momento muito difícil. Minha mãe tinha morrido de câncer depois de eu cuidar dela por dez meses. Meu relacionamento com meu marido tinha deteriorado, e minha vida espiritual estava em baixa. 
Nessa época, minhas emoções descontroladas me dificultavam ouvir a voz de Deus. Especialmente nos momentos caóticos, é essencial que reservemos um momento em nossa programação diária para ouvir o que Deus tem a dizer. Podemos nos tornar tão concentrados em nossos problemas que nos esquecemos de que Deus está sempre falando conosco - aos nossos corações, às nossas mentes, aos nossos espíritos. 
É ainda mais reconfortante saber disso e saber que o que ele diz é sempre para o nosso bem. Só precisamos estar dispostos a ouvir. Eu procuro estar sempre atenta à mensagem de Deus repleta de certezas de que receberei ajuda e que sou amada.
Oração: Deus compassivo, traz calma ao estado caótico de nossas vidas para que possamos ouvir quando falares conosco. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está sempre falando conosco.
Oremos pelas pessoas que estão passando por um momento caótico.
Autoria: Elba I. González (Porto Rico, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Continue sonhando


Reflexão para o dia de hoje - A presença de Deus

:: Leia Salmo 139.1-12 ::
Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Salmo 139.7
Alguns dias atrás, eu tive uma conversa com um amigo sobre a presença tangível de Deus em nossas vidas. Meu amigo disse que embora ele acreditasse completamente em Deus, em Jesus e no Espírito Santo, ele não experimentava Deus em sua vida diária. Depois que nos separamos, não consegui tirar suas palavras da minha cabeça. Será que eu sinto a presença de Deus em minha vida?, perguntei a mim mesmo. 
Senti que sempre podia contar com o consolo do Espírito Santo quando eu estava estressado e pedia ajuda. Meu espírito sempre regozijava durante os cultos em minha igreja. E eu sempre tive a sensação da presença de Deus quando estava envolvido no serviço cristão, como em missões ou lecionando na escola dominical. Mas tinha de admitir que não sentia realmente a presença de Deus durante minha rotina normal do dia a dia. 
As Escrituras nos dizem que Deus está sempre conosco. Eu também sabia que o Espírito Santo nos conduz à verdade. Finalmente me dei conta de que havia orientação disponível para mim a cada segundo de cada dia, se eu ao menos abrisse os olhos e a procurasse. 
Hoje eu sinto a presença de Deus todos os dias ao perceber as oportunidades para ajudar os outros a cada momento. Posso fazer isso em casa e aonde quer que minhas atividades do dia a dia me levem.
Oração: Amado Deus, ensina-nos a estar conscientes da tua presença conosco a todos os momentos e em todas as nossas atividades diárias. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Onde posso ver a presença de Deus em minha vida hoje?
Oremos por alguém que ainda não conhece a Deus.
Autoria: William E. Sears III (Georgia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tesouros da alma


Reflexão para o dia de hoje - Duas perspectivas

:: Leia Filipenses 2.1-11 ::
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Filipenses 2.5
De férias na Alemanha, nós fomos visitar um museu. Segurei a mão de minha filha de 6 anos enquanto subíamos a escadaria até o segundo andar. Meus olhos estavam fixos nos degraus de mármore, um tanto escorregadios, quando ela olhou para cima e perguntou: "Aquele é Jesus?". Segui seu olhar e olhei para uma imagem de Cristo na cruz, em tamanho natural. Sua cabeça pendia. 
A cruz em nossa igreja estava vazia. Minha mente disparou e fiquei imaginando como ela tinha feito a associação e também como eu deveria responder. Seu único comentário, nesse meio-tempo, foi muito profundo e infantil: "Coitadinho, coitadinho!" Eu imediatamente me lembrei da paróquia de minha infância onde havia uma imensa imagem de bronze de Cristo na cruz - de cabeça erguida, olhando triunfantemente a distância. 
Cada imagem nos mostra uma perspectiva diferente sobre a passagem no capítulo dois da carta de Paulo aos Filipenses. Uma percepção é a de um homem sofredor, muito semelhante a nós quando somos machucados por este mundo. A segunda percepção é a de um homem que, por meio da fé, triunfa e é capaz de olhar para além da circunstância do momento. Ambas são verdadeiras. Este é o Cristo, o Salvador que seguimos para a eternidade.
Oração: Amado Pai celestial, concede-nos a graça e a força para continuar a olhar além das dificuldades do presente para um future glorioso que estás preparando para nós. Que tenhamos a resistência de Cristo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Os cristãos olham adiante, para a eternidade com Cristo.
Oremos por força para viver cada dia.
Autoria: Joanne Verhulst (Guéldria, Países Baixos)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Caminho


Reflexão para o dia de hoje - Um convite

:: Leia Mateus 11.25-30 ::
Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Mateus 11.28
Numa manhã, eu me levantei antes de minha esposa e de meus filhinhos e fui para o quintal passando pela porta da cozinha. Um lindo beija-flor entrou e foi para a sala, atraído por algumas flores em um vaso. Não demorou muito ele me avistou e ficou amedrontando, começando, então, a esvoaçar rapidamente, batendo de encontro à parede, correndo o risco de se machucar. 
Com muita pena dele, subi em uma mesa, estiquei o meu braço direito e o meu dedo indicador, como um convite para que a avezinha descansasse sobre ele. Para surpresa minha e das crianças, o beija-flor desceu sobre o meu dedo e ficou quieto. Desci da mesa com o passarinho ainda pousado ali e minhas crianças tiveram a oportunidade de enxergá-lo de perto. 
Logo depois, dei-lhe a liberdade que ele tanto desejava. Se tivesse continuado a tentar alcançar a liberdade pela força, certamente ele se teria machucado. 
Quando respondemos ao convite de Jesus, "Vinde a mim", encontramos o descanso e a verdadeira liberdade.
Oração: Somos-Te gratos, querido Deus, porque nos enviaste a Jesus; vimos a Ele e o aceitamos em nossos corações. Graças Te damos pela paz e pela liberdade que Ele nos dá. Amém!
Pensamento para o dia: Deus não conquista o pecador pela força: Ele lhe estende o convite em amor.
Oremos pelas pessoas que cuidam de pássaros.
Autoria: Mozart Cherubino (Belo Horizonte/MG, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

domingo, 11 de agosto de 2013

Aprender com o futuro


Reflexão para o dia de hoje - Uma família completa

:: Leia Gálatas 3.23-4.7 ::
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8.15
Eu sempre soube que era adotada. Meus pais me contaram a história aos poucos, começando quando eu era pequenininha. Finalmente eles me contaram sobre o dia, no tribunal, quando o juiz bateu o martelo e anunciou que eu era filha deles. Eu fui adotada com amor e incorporada alegremente em minha família. Eu nunca tive qualquer razão para me preocupar com minhas raízes biológicas. A adoção era simplesmente outra maneira de nascer em uma família. 
Na sexta série, eu fiquei admirada ao descobrir que Paulo descrevia o tornar- -se cristão como adoção na família de Deus por meio de Cristo. Se alguma vez eu tive um episódio de conversão na minha fé, foi o súbito entendimento de que eu tinha sido adotada na família de Deus, como verdadeiramente fui adotada em minha família terrena. 
Quando meus dois filhos estavam no fim do ensino fundamental, eles me perguntaram se eu sabia algo sobre meus pais biológicos. Eles queriam mais informações sobre suas raízes culturais e seu histórico de saúde. Eu pesquisei o assunto e lhes dei as poucas informações que consegui encontrar. Mas no final, eles decidiram que sua adoção na família de Deus era o mais importante.
Oração: Nós te agradecemos, ó Deus, por seres nosso pai amoroso e por manteres a nós, teus filhos, sempre próximos em todas as situações de nossas vidas. Em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém.
Pensamento para o dia: A adoção na família de Deus nos dá a coragem e força para viver.
Oremos pelos que estão no processo de adoção.
Autoria: Barbara S. Cook (Kansas, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Direção do vento


Reflexão para o dia 10 de agosto - Por favor, ligue

:: Leia 1 Tessalonicenses 5.16-24 ::
Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5.17
O telefone está silencioso. Por que ela não telefona? Eu não tinha notícias de minha filha havia vários dias. Nós tínhamos adquirido o hábito de ligar, apenas para mantermos contato. Ela tem uma vida muito ocupada; portanto, quando não tenho notícias dela, sei que é porque simplesmente se esqueceu. Ela telefonaria se houvesse algo de errado. Mas sinto falta de seus telefonemas, por mais breves que sejam. 
De repente a ficha caiu. É assim que Deus deve se sentir quando eu não oro. Os lembretes do amor de Deus estão por toda parte. Mas às vezes, na correria da vida, eu deixo de orar ou me esqueço de agradecer a Deus. Ele adora receber notícias minhas. Seja em orações longas ou curtas, Deus quer ouvir o que se passa por nossa mente. Ele se importa. Deus está interessado e ajudará, se pedirmos. Ele está sempre lá, esperando o meu "telefonema". 
O telefone finalmente tocou naquele dia. Quando ouvi a voz de minha filha, meu coração se encheu de alegria. Nunca mais pensarei que minhas orações são curtas demais, longas demais ou pouco importantes para Deus, que sempre as recebe com amor e alegria.
Oração: Nós te agradecemos, Deus amoroso, por estares sempre pronto a nos ouvir. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está conosco mesmo quando nos esquecemos de orar.
Oremos pelos que estão esperando um telefonema.
Autoria: Sara Pursley (Texas, EUA)
Conexão com a Vida: telefone ou envie um cartão para uma pessoa querida.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Domine seu medo


Reflexão para o dia de hoje - Como você ama a Deus

:: Leia Marcos 12.28-34 ::
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Efésios 5.1-2
Eu adoro abraçar meu filhinho, abraçá-lo apertado e beijá-lo. Então lhe pergunto: "Como você ama o papai?" Ele coloca seus braços ao redor do meu pescoço e se aninha em mim. Meu filho me ama e demonstra esse amor. Isso me traz enorme alegria e felicidade. 
Quando meu filho está dormindo com os braços ao redor do meu pescoço, preparo-me para permanecer sentado, quieto, por longo tempo. A mesma sensação brota em mim quando meu filho faz o que lhe peço. Como é agradável para o nosso Pai celestial quando expressamos nosso amor e devoção a Ele com todo o nosso coração, não apenas no culto de domingo, mas também em nossa vida diária, em cada ato e em cada pensamento. 
Quando escolhemos o caminho de Deus e não o nosso, ele se agrada.
Oração: Amado Pai, enche nossos corações com mais amor por ti. Ajuda-nos a expressar nosso amor todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nossas expressões de amor obediente agradam a Deus.
Oremos por pais, mães, filhos e filhas.
Autoria: Fedor Kim (Pskov, Rússia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Quem sou


Reflexão para o dia de hoje - Bons hábitos

:: Leia Gálatas 5.22-26 ::
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6
Na faculdade eu tive uma colega de quarto que arrumava a cama todos os dias. Notei que porque ela era fiel nessa pequena tarefa, conseguia dar maior atenção a outras mais importantes. Todos os dias, por mais coisas que ela tivesse para fazer ou mesmo que tivesse ficado estudando até tarde, ela se levantava cedo para correr, tomar banho, arrumar a cama e ler a palavra de Deus sem a distração de um quarto desarrumado. Eu não partilhava a disciplina de minha colega, mas, desafiada por seu exemplo, comecei a arrumar minha cama também. 
Hoje, anos mais tarde, ainda faço isso todos os dias. O exemplo de minha colega de quarto me ensinou que ao cultivar bons hábitos hoje, posso manter bons hábitos em anos vindouros. Ao me tornar diligente nas coisas pequenas, outras maiores tornam-se mais manejáveis. Conforme me torno mais capaz e fiel na realização de coisas maiores, as pessoas à minha volta notam uma diferença em minha vida. 
Esses princípios se estendem muito além do arrumar a cama todos os dias. Conforme conquistamos mudanças pequenas e manejáveis em nossa vida, Deus nos confia desafios maiores. Ao crescermos em obediência à vontade de Deus, a luz que ele produz dentro de nós brilha mais forte.
Oração: Maravilhoso Deus, nós te agradecemos por nos ensinares como viver uma vida agradável a ti. Mostra-nos oportunidades de honrar-te hoje. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos dá oportunidades de sermos fiéis todos os dias.
Oremos pelas pessoas que estão desenvolvendo novos hábitos.
Autoria: L. Alexis Paquette (Maine, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sentimentos


Reflexão para o dia de hoje - Passe adiante

:: Leia Isaías 49.8-13 ::
Cantai, ó céus, alegra-te, ó terra, e vós, montes, rompei em cânticos, porque o SENHOR consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadece. Isaías 49.13
No meio das páginas de minha Bíblia há muitas devocionais do no Cenáculo. Palavras escritas por pessoas ao redor do mundo têm me inspirado quando as releio e às vezes partilho com amigos. 
Hoje estou revendo um artigo de um workshop de oração de 2007, intitulado "Nossos filhos, filhos de Deus". Eu tenho relido este artigo ao longo dos anos em momentos de conflito em nossa família. Doença mental, afastamento e a perda de fé de um filho, o que nos arrasou. Hoje eu penso em minha amiga, Pat, que está enfrentando um grande sofrimento com seus filhos e netos. Decidi levá-la para almoçar e entregar-lhe o artigo, pedindo a Deus que as palavras a animem assim como animaram a mim. 
Em 2 Coríntios 1.4, Paulo descreve Deus como aquele "que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus". Deus quer nos consolar para que então possamos passar adiante seu consolo. 
Nosso Deus maravilhoso age por meio de pessoas imperfeitas como você e eu. Mesmo em nossa fraqueza nós podemos servir a Deus. Mesmo a nossa dor pode ser uma dádiva quando recebemos o consolo de Deus e o passamos adiante.
Oração: Senhor amado, conduz-nos hoje a alguém que precise da tua palavra fortalecedora. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quem precisa receber o consolo de Deus hoje por meu intermédio?
Oremos por um amigo que esteja sofrendo.
Autoria: Eleanor Cowles (Oregon, EUA)
Conexão com a Vida: Telefone ou mande um e-mail para alguém que precise de uma palavra de consolo.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.