Translate

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Amigos e amigos


Reflexão para o dia de hoje - Verdadeiras riquezas

:: Leia Lucas 19.1-10 ::
Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6.38
Um garotinho, do lado de fora do mercado, estava agarrando alguns cartões de esportes que a loja estava dando como promoção. Ele queria dar um a outra criança. Sua mãe objetou. "Dar coisas não vai fazê-lo rico", disse ela. Essa frase da sabedoria popular a tinha convencido, mas não a seu filho. Ela então pegou seu filho - e os cartões - e foram embora pisando duro. Nem ela nem o menino pareciam felizes. 
Que contraste com a experiência de Zaqueu. Zaqueu descobriu que, na verdade, dar o fazia rico. Ele preparou uma refeição para Jesus e seus seguidores e prometeu dar metade de seus bens aos pobres. Zaqueu deu com o coração transbordando de alegria e gratidão pela nova vida que Jesus tinha-lhe dado. Se houvesse cartões de esportes na antiga Jericó, Zaqueu sem dúvida teria dado seu cartão extra - e partido feliz!
Oração: Deus maravilhoso, ensina-nos a dar liberalmente, como tu dás. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A partilha do amor de Deus com os outros nos faz ricos.
Oremos pelos comerciantes do bairro.
Autoria: Mary van Rheenen (Guéldria, Países Baixos)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Vontade de vencer


Reflexão para o dia de hoje - Os pardais estão de volta

:: Leia Mateus 6.25-34 ::
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmo 46.1
Anos atrás, nós tínhamos pardais aos montes. Eles se banhavam na fonte e se secavam na grade da cerca. Outras vezes tomavam banhos de terra em nosso jardim em estilo japonês. Este ano, temos recebido dez ou mais de cada vez, mais três grupos de bebês que piam constantemente para que suas mães ou pais os alimentem. Talvez a notícia tenha se espalhado de que nosso quintal é um lugar seguro, cheio de comida e água. 
A notícia também é para nós. Nós temos um refúgio onde podemos descansar sem medo ou preocupação. Se Deus pode cuidar dos pardais e contar os fios de cabelo em nossas cabeças, então ele é capaz de cuidar de nós. Os pardais que visitam nossa casa enchem o ar com seus cantos e não se preocupam em atender suas necessidades ou plantar e colher seu alimento. Eles recebem cada amanhecer com cantos de alegria. Se Deus cuida dos pássaros, quanto mais não cuidará de cada um de nós? 
Quando nos preocupamos, perdemos a alegria e a eficácia. Quando, ao contrário, temos fé de que Deus atenderá às nossas necessidades e o colocamos em primeiro lugar em nossas vidas, podemos usar nossa energia para glorificar nosso Criador.
Oração: Sustentador de todas as coisas, tu és o que alimenta os pássaros e veste as flores, portanto sabemos que tu cuidarás de nós. Amém.
Pensamento para o dia: Em Deus temos um lugar seguro.
Oremos pelos que passam necessidades.
Autoria: V. Louise Cunningham (Washington, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Faça o melhor


Reflexão para o dia de hoje - Enfim, paz.

:: Leia Salmo 37.1-11 ::
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Colossenses 3.15
Eu nunca fui paciente. Mesmo na infância, era com raiva que eu enfrentava qualquer situação que me desagradasse; isso só piorou com a idade. Perdi empregos, amigos e namoradas por causa da minha raiva. Quando um problema de saúde me obrigou a parar de trabalhar, minha raiva aumentou. Eu me sentia amarrado, frustrado comigo mesmo e impotente, mas não sabia como mudar. 
Então um dia eu conheci um pastor que, ao contrário de todo mundo que eu conhecia, não se esquivava e partia quando eu ficava com raiva. Antes, ele me disse gentilmente: "Eu posso ajudá-lo a abrandar a raiva que o está queimando vivo". Surpreso e intrigado, dispus-me a ouvir sua voz calma. Ele me levou para um grupo de estudos bíblicos em sua igreja. As pessoas me aceitaram e se preocuparam verdadeiramente comigo. Com o estudo regular da Bíblia, comecei a me sentir em paz pela primeira vez. 
Essa era a vida que eu queria, e desse dia em diante, eu tenho conseguido controlar melhor a minha raiva, embora seja um processo contínuo. Não olhei para trás. Após anos de raiva, eu finalmente encontrei a paz pelo estudo das palavras da Bíblia com um grupo de pessoas que me amam como eu sou.
Oração: Amado Deus, que as palavras do teu amor sejam sempre mais fortes que o nosso ódio. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A paz de Deus não tem preço.
Oremos pelas pessoas que se debatem com a raiva.
Autoria: Mark A. Carter (Texas, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

domingo, 28 de julho de 2013

Calar X Falar


Reflexão para o dia de hoje - Aprendendo a confiar

:: Leia 1 João 4.9-19 ::
Nós amamos porque [Deus] nos amou primeiro. 1 João 4.19
Por muitos anos eu tenho guardado parte da carta de uma amiga na qual ela descreve como cuidava amorosamente de uma tímida gatinha de rua. A princípio ela era extremamente assustada e desconfiada e mantinha distância dela. Mas aos poucos "Pussy" foi perdendo o medo e até permitiu que minha amiga tocasse seus gatinhos no dia mesmo em que nasceram. Pussy tinha aprendido a confiar completamente em minha amiga por causa do constante amor que ela lhe dedicava. 
Nisso podemos ver um retrato de Deus alcançando-nos com amor constante. Como reagimos? Afastando-nos de Deus, mantendo distância, sempre com medo? Ou reagimos aproximando-nos aos poucos porque aprendemos a confiar nele? Quando recebemos o amor que Deus nos oferece por meio de nosso Senhor Jesus Cristo e aprendemos a confiar completamente, Deus nos ensina a amar uns aos outros, de modo que as pessoas à nossa volta também possam experimentar esse amor. "Se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado" (1 João 4.12). 
Quando o amor lança fora o medo (veja 1 João 4.18) e o substitui com confiança, a transformação é maravilhosa.
Oração: Nós te agradecemos, Cristo Jesus, por teres te tornado nosso amigo bem como nosso Salvador, amando-nos tão completamente que podemos confiar a ti tudo o que nos é mais valioso. Amém.
Pensamento para o dia: O amor de Deus vence os nossos medos.
Oremos pelos abrigos de animais.
Autoria: Hazel V. Thompson (Somerset, Inglaterra)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sábado, 27 de julho de 2013

Árvore da Paciência


Reflexão para o dia de hoje - O fim está próximo!

:: Leia 1 Pedro 4.7-11 ::
Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. 1 Pedro 4.7
De tempos em tempos, alguém anuncia publicamente que o mundo acabará em breve. Alguns pregadores até preveem uma data específica. As pessoas reagem a tais previsões de várias maneiras: a maioria as ignora; outros debocham delas; alguns juntam suprimentos de sobrevivência ou doam seus bens enquanto aguardam o fim. 
Na passagem de hoje, escrita há vinte séculos, Pedro nos diz: "O fim de todas as coisas está próximo". Segundo seu ponto de vista, nós nunca estamos longe do cumprimento de todas as coisas em Jesus Cristo - o fim está sempre perto. Portanto, ao refletir sobre essa passagem, eu estava ansiosa para descobrir como Pedro nos adverte para viver o aqui e agora. 
Qual é a melhor maneira de nos prepararmos para o fim do mundo? Em vez de nos recomendar armazenar comida ou nos desfazer de nossos bens, Pedro nos encoraja a orar com a mente clara; a amar os outros profundamente; a servir de todo o coração com as habilidades que Deus nos deu "para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo" (1 Pedro 4.11).
Oração: Com alegria aguardamos o cumprimento da tua volta, Senhor Jesus. Enquanto vigiamos por ti, entregamo-nos à oração atenta e ao serviço amoroso. Em nome Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O fim está próximo - portanto ore, ame, sirva.
Oremos por alguém que tema o futuro.
Autoria: Marion Speicher Brown (Flórida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Mudança


Reflexão para o dia de hoje - Diga a eles que Deus os ama

:: Leia 2 Coríntios 5.16-21 ::
Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5.19
Nos anos 1980, um grupo de proeminentes africânderes nacionalistas se reuniu com o Bispo Desmond Tutu. O encontro foi para apresentar os jovens líderes africânderes ao que era, então, chamado de "a luta". Os participantes ouviram as histórias de vida e os pontos de vista de seus compatriotas e ficaram com as pessoas dos municípios. 
Os membros do grupo viram os efeitos devastadores do apartheid sobre a vida dos negros comuns. Descobriram também - e para muitos isso causou a impressão mais profunda - que apesar do papel que os africânderes tinham na manutenção do apartheid, aquelas pessoas não tinham nenhuma animosidade em relação a eles. Ao contrário, eles os receberam com hospitalidade, generosidade e perdão. 
O bispo Tutu lhes disse: "Por favor, vão e digam ao seu povo que Deus os ama, que eles são extremamente valiosos e importantes aos olhos de Deus, e que nunca se esqueçam disso". Se eles puderem descobrir e aceitar isso, também terão a fé e a coragem de ver todas as outras pessoas da mesma forma". 
A mensagem não apenas causou uma impressão duradoura; ela mudou vidas, ajudando as pessoas a verem seu valor diante de Deus e a apreciarem-no em outros. Os participantes ganharam uma nova perspectiva sobre aqueles a quem consideravam inimigos perigosos e que eram rotulados de "comunistas" e "terroristas".
Oração: Amado Deus, ensina-nos a amar uns aos outros como tu nos amas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Olhe além dos rótulos e ame as pessoas que os carregam.
Oremos para que consigamos amar nossos inimigos.
Autoria: Carel Anthonissen (Cabo Ocidental, África do Sul)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sonhar


Reflexão para o dia de hoje - O amor de um pai

:: Leia 1 João 4.7-12 ::
O que importa é a fé que age por meio do amor. Gálatas 5.6 (NTLH)
Eu estava esperando do lado de fora da sala de exames enquanto a enfermeira cuidava de meu pai de 92 anos. "Quem é aquela moça bonita lá fora?", perguntou a enfermeira, referindo-se a mim - embora eu não seja nem bonita nem jovem. Para minha surpresa, meu pai respondeu: "Uma amiga muito querida". Eu me dei conta de que a senilidade estava se manifestando; ele começava a se esquecer de quem eu era. Mas apesar da senilidade, ele nunca se esqueceu de dizer: "Eu te amo". 
Quando seu câncer de próstata tornou-se agressivo, entendi que ele não viveria por muito mais tempo. Apenas poucas horas antes de morrer, ele de repente disse, apenas movendo os lábios: "Eu te amo, Marilyn". Ele estava fraco demais para dizer as palavras em voz alta, mas consegui ler seus lábios com facilidade. 
É difícil cuidar de uma pessoa senil. Mas o amor de Deus nos proporciona momentos de graça que lançam uma pequena luz na escuridão. Como um pai amoroso, Deus cuida de nós, infalivelmente, ao longo de nossas vidas. "Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado" (1 João 4.12).
Oração: Ajuda-nos, Senhor, a mostrar o teu amor nos relacionamentos difíceis de nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quem precisa ouvir que você diga "Eu te amo"?
Oremos pelos familiares idosos ou doentes.
Autoria: Marilyn McGinnis (Califórnia, EUA)
Conexão com a Vida: Passe algum tempo com um idoso para dar um descanso à pessoa que cuida dele.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Provérbio chinês


Reflexão para o dia de hoje - Nunca excluídos

:: Leia Mateus 28.1-8 ::
Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. É como vos digo! Mateus 28.7
Um anjo do Senhor proclamou a boa nova da ressurreição de Jesus primeiro às mulheres no túmulo; mas nenhum dos doze discípulos que deixaram tudo para segui-lo estava lá. Eles só foram informados mais tarde de que teriam de esperar para ver esta boa nova por si mesmos e que para isso precisariam viajar para outra região. 
Fiquei imaginando por que os amigos mais íntimos de Jesus tinham sido excluídos. Sei como é se sentir excluído. Por quase dez anos, minha esposa e eu esperamos para ser pais. Finalmente, após anos de problemas de fertilidade, tivemos uma oportunidade de receber a guarda de crianças que estavam sob a tutela de serviços de proteção. Recebemos quatro crianças em nossa casa, com a intenção de adotá- -las, mas cada uma foi devolvida à sua respectiva família biológica. 
Às vezes não conseguimos evitar perguntar: Por que estamos sendo excluídos? A verdade é que não estamos. Só porque os discípulos não viram Jesus de imediato não significa que Ele não tinha ressuscitado, vencido a própria morte e trazido esperança de uma nova vida para todos. Significava apenas que Jesus estava esperando pela hora certa para se revelar de outra maneira, única e especial. 
Os discípulos não foram excluídos; minha esposa e eu não fomos excluídos. Pode parecer que Deus está fazendo algo miraculoso para todos, menos para nós. Mas tenhamos ânimo! Antes mesmo de vermos a Deus, já podemos receber seu poder vivificante.
Oração: Deus todo-poderoso, lembra-nos do teu poder mesmo quando não conseguimos vê-lo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Estamos sempre sob os cuidados de Deus.
Oremos pelas pessoas lidando com a infertilidade.
Autoria: Tim A. Gould (Texas, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

terça-feira, 23 de julho de 2013

O tempo


Reflexão para o dia de hoje - Retrato perfeito

:: Leia Salmo 139.13-18 ::
Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Salmo 139.16
Minha filha de dois anos adora que eu leia para ela. Ela fica de pé diante da estante onde guardo seus livros e grita: "Livro, livro, livro!" Eu a levanto para ela escolher o livro que quer. Ela então se aconchega no meu colo e lemos juntas. 
Um de seus livros preferidos é seu álbum de fotografias. Ela adora olhar para as fotos de si mesma quando bebê, ou usando seu vestido mais bonito, com seu vovô ou nos braços do papai. Minha filha já viu fotos do ultrassom que fiz antes dela nascer. Enquanto olhamos os retratos, eu lhe conto o que estava acontecendo no momento em que as fotos foram tiradas. 
A Bíblia diz que Deus tem um livro sobre nós, no qual todos os dias de nossas vidas foram escritos antes de nascermos. Imagino que o livro de Deus se pareça um pouco com o álbum de minha filha: cheio dos lugares onde Ele deseja que eu veja e de pessoas que quer que eu ajude. Um dia, no céu, eu quero poder ver o que está escrito sobre mim no livro de Deus. Espero ler que eu cumpri os planos que Ele fez para mim na terra.
Oração: Nós te agradecemos, ó Deus, por projetares nossos corpos e nossas vidas. Ajuda-nos a cumprir os planos e propósitos que tens para nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus tem um propósito para minha vida.
Oremos para cumprirmos os planos de Deus.
Autoria: Emma Angela Athyala (Auckland, Nova Zelândia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O que é felicidade?


Reflexão para o dia de hoje - Isso é teologia

:: Leia 1 Coríntios 1.18-25 ::
Continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá. Isaías 29.14
Por muito tempo eu prestei pouca atenção à teologia. Eu lia a Bíblia e livros sobre ela, mas teologia me parecia acadêmica e desinteressante. 
Então, alguns anos atrás, receando ter perdido algo, comecei a ler sobre teologia e teólogos famosos. Descobri como Irineu de Lyon e Agostinho de Hipona influenciaram a antiga doutrina cristã. Li sobre Lutero, Calvino e Zwinglio e os profundos efeitos que suas ideias tiveram sobre o pensamento cristão. Li as ideias de teólogos mais modernos, como F. D. E. Schleiermacher, Paul Tillich e Karl Barth e até compreendi algo do que escreveram. 
Sim, descobri que eu vinha perdendo a profunda experiência do disciplinado questionamento da interação de Deus conosco. Aprendi que quando pessoas fiéis, inspiradas pelo Espírito Santo pensam sobre Deus, uma luz começa a resplandecer nas trevas. (Veja João 1.5.) 
Os teólogos discutem regularmente. Mas quem está certo? A teologia em si entra e sai de vários padrões de crença. Ela ilumina o caminho tão bem que um buscador da verdade facilmente se esquece do destino. 
Os cristãos em Corinto tinham caído nessa armadilha. Eles vinham de contextos os mais variados e enfrentaram muitas afirmações rivais da sabedoria cristã. Então Paulo voltou-se aos fundamentos. "Nós pregamos o Cristo crucificado", disse ele aos coríntios. Isso é verdade. Isso é teologia!
Oração: Bondoso Senhor, ajuda-nos a lembrar que a sabedoria começa na cruz de Jesus e permanece eternamente ali. No nome dele oramos. Amém.
Pensamento para o dia: O que aumenta minha fé e aprofunda meu entendimento?
Oremos pelas pessoas que buscam a verdade.
Autoria: Bob Tippee (Texas, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Entusiasmo


Reflexão do dia 21 de julho - Senhor, toma-me em teus braços

:: Leia Salmo 40.1-4 ::
Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. Salmo 40.2
"Senhor, estou caindo num abismo e não tenho forças para sair; toma-me em seus braços e salva-me" 
Esta foi a minha oração, num dia em que a depressão tinha me alcançado de uma maneira muito forte. Bem de manhã, eu estava no meu escritório com o rosto entre os braços, debruçado na minha mesa de trabalho. Eu chorava muito, tanto, que as lágrimas vinham com muita intensidade, que formou uma poça no chão. 
Eu já tinha orado muitas vezes, a minha família, a minha igreja e os irmãos do meu grupo de oração, preocupados comigo, mantinham-me em suas orações. 
Mas, naquele momento solitário, foi que eu senti o poder das orações; as minhas e as de todos os outros que me amavam e, que acompanhavam aquela minha situação. Então, um calor gostoso tomou conta do meu corpo; e eu senti literalmente que Jesus me tomou em Seus Braços. Segurou firme e me colocou num lugar seguro. 
Pude então, entender perfeitamente e isso ficou bem claro para mim naquele momento, porque as pessoas se suicidam. A depressão nos faz sentir uma impotência tamanha, que pode nos levar a tirar a própria vida e pôr fim a tamanho sofrimento. Entendi também que Jesus está sempre ao nosso lado, e livra de toda e qualquer situação, aquele que espera nele com confiança. 
Eu sei que tem muitas pessoas em situações parecidas com a minha. E, agora posso afirmar com muita segurança: Busque ao Senhor com todas as suas forças e deposite nele toda a sua confiança.
Oração: Inclina, Senhor, para mim e ouça a minha voz quando clamar por socorro. Amém.
Pensamento para o dia: As nossas orações e o nosso amor pelos irmãos podem salvar muitas vidas.
Oremos pelas pessoas que sofrem com a depressão.
Autoria: Milton A. G. Pires (Americana/SP, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Reflexão do dia 20 de julho - Esperança eterna

:: Leia João 14.15-19 ::
Porque eu vivo, vós também vivereis. João 14.19
Desde a morte de minha mãe, eu tenho pensado nela e sentido falta do tempo que passávamos juntos. Felizmente, estou cercado por muitas coisas que me consolam: a colorida colcha de retalhos feita por suas mãos que dá vida à minha cama; a roseira próxima ao deque do meu quintal, que começou como uma muda do seu jardim; o bilhete amoroso que ela colocou num cofre para que eu lesse: "A confiança em Deus e o caminhar na fé o levarão longe. O amor de uma mãe nunca morre". Certamente o maior consolo de todos é a promessa de Jesus Cristo que lhe deu esperança durante tantos anos: "Porque eu vivo, vós também vivereis". 
Eu sei que continuarei a sentir falta de minha mãe. É natural sentir saudade daqueles que tanto amamos, mas pela fé em Deus podemos experimentar alegria mesmo em tempos de tristeza.
Oração: Ó Deus, tu nos confortas em nossa tristeza e nos anima em nosso desespero. Nós te agradecemos pela grande esperança que encontramos em nosso Salvador ressurreto, que nos ensinou a orar: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha a nós o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém".
Pensamento para o dia: A vitória de Cristo sobre a morte nos dá esperança em qualquer tristeza.
Oremos por alguém que tenha perdido o pai ou a mãe.
Autoria: Barry N. Hopkins (Geórgia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dar X Receber


Reflexão para o dia de hoje - Semeadura e crescimento espiritual

:: Leia Mateus 13.3-9 ::
Outra [semente], enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Mateus 13.8
Depois que nos mudamos para uma casa nova, começamos a limpar a terra no quintal para cultivá-la. Removemos a grama, os arbustos e as pedras. No entanto, duas semanas após a limpeza, uma nova grama começou a aparecer. Cortar a grama não era suficiente; precisávamos removê-la pelas raízes, para garantir que não cresceria novamente. Removi o máximo de grama que consegui. Ela reapareceu, só que desta vez mais esparsamente. Após várias limpezas, a terra ficou boa para plantarmos as novas sementes. 
Comecei a pensar nesse incidente num contexto espiritual. Para dar frutos, meu coração precisa estar receptivo à semente espiritual. Preciso arrancar as ervas daninhas das paixões mundanas. Não basta atacar essas questões superficialmente; elas precisam ser atacadas nas raízes. Conforme esses desejos vão gradualmente mudando, torno-me mais capaz de receber novas sementes espirituais. Essa transformação é um processo lento, que exige tempo. Mesmo assim, percebo que meu interesse pelas coisas mundanas aos poucos vai perdendo sua força e as sementes espirituais vão ganhando raízes.
Oração: Amado Deus, prepara nossos corações para receber a semente espiritual da tua palavra. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A transformação espiritual exige tempo e paciência.
Oremos pelas pessoas que estão em busca da transformação espiritual.
Autoria: Pramila Barkataki (Uttar Pradesh, Índia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Mudança


Reflexão para o dia de hoje - O trabalho

:: Leia João 17.1-5 ::
Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer. João 17.4
Visitar a África em uma recente viagem missionária foi uma experiência incrível, embora, ao mesmo tempo, desalentadora. A fome, as doenças e uma pobreza generalizada são abundantes; e as necessidades das pessoas são esmagadoras. Nossa equipe ofereceu ajuda de inúmeras maneiras, mas eu não tinha esperança de fazer diferença. 
Uma manhã, enquanto me preparava para trabalhar em uma aldeia muito pobre, eu li João 17.1-5. Ao ler a oração de Jesus sobre o trabalho que lhe tinha sido confiado a fazer, senti-me invadida pela sensação do seu amor pelo Pai e seu amor pelo mundo. Jesus abraçou o trabalho que lhe tinha sido dado a cumprir na terra, deixando o resultado nas mãos do Pai - um resultado que veio a se tornar mais maravilhoso do que qualquer um de nós poderia imaginar. 
O trabalho que Deus deu a cada um de nós por vezes será difícil. Mas podemos partilhar do objetivo de Jesus Cristo: trazer glória a Deus na terra. Deus pode e fará toda a diferença. O modo de glorificarmos o Pai é trabalhando com toda a nossa força, "servindo de boa vontade, como ao Senhor" (Ef 6.7). O resultado está completamente nas mãos de Deus, e será mais maravilhoso do que qualquer um de nós pode imaginar.
Oração: Amado Deus, doador de tudo que é bom, ajuda-nos a abraçar o trabalho que tu nos deste para fazer. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós glorificamos a Deus com nossa obediência.
Oremos pelos que vivem na pobreza.
Autoria: Karin Hust (Califórnia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Língua afiada


Reflexão para o dia de hoje - Pegadas da fé

:: Leia Hebreus 12.1-2 ::
Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim. João 14.6
Por muito tempo nossa província tem sofrido com as cinzas vulcânicas cuspidas pelo vulcão Puyehue. Podemos ver as cinzas particularmente sobre os telhados e outras superfícies escuras, incluindo a rampa de acesso à igreja. 
Um dia, ao subir a rampa, vi pegadas feitas pelas pessoas que tinham chegado mais cedo. Essa observação me levou a lembrar dos que haviam me precedido nesta grande jornada de fé. Além de seu testemunho fiel, eles deixaram "pegadas" tangíveis, como a construção de igrejas e escolas, a formação de corais, e muitas outras obras de fé que contribuíram para nossa vida de discipulado cristão. 
Sou grato pelos pioneiros da fé que lideraram o caminho de minha formação espiritual. Assim como eles seguiram fielmente pelo caminho que Deus colocou diante deles, eu também devo continuar minha jornada e deixar pegadas de fé.
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a reconhecer as pegadas dos fiéis que vieram antes de nós para que possamos seguir seu exemplo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: As pegadas dos outros podem nos guiar em nossa caminhada de fé.
Oremos por aqueles que nos guiaram em nossa jornada.
Autoria: Luis Alberto Jones (Chubut, Argentina)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Gratidão


Reflexão para o dia de hoje - Eu pertenço

:: Leia Romanos 8.11-17 ::
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus. Efésios 2.19
A primeira lembrança que tenho de me sentir diferente está numa cicatriz em meu pulso direito. Na minha mocidade, eu tinha certeza de que a única coisa que as pessoas viam quando olhavam para mim era uma linha feia, ladeada por pontinhos, onde antes havia tido uma sutura. Estava certa de que minha cicatriz, minha falha, brilhava como um sinal de neon. 
No entanto, ao crescer e amadurecer, comecei a me identificar com outras "marcas - uma marca de batismo em minha testa; uma marca de confirmação em meu coração; uma marca de discipulado em meu espírito. Aos poucos parei de pensar naquela cicatriz que tinha me segurado em suas garras por tanto tempo. 
A cicatriz em meu pulso de algum modo desvaneceu. O medo de não pertencer, que ela um dia representou, também desvaneceu. Ele foi substituído por uma nova sensação de pertencimento - relacionada ao Espírito e à família de Deus. Como parte de um grupo de cristãos que praticam a aceitação e o amor, não preciso temer ser estranha. Nessa família nós descobrimos os arranhões e cortes - alguns visíveis pelo lado de fora, alguns escondidos no coração. Sejam eles quais forem, o Espírito radiante, vivificante e fértil agindo entre os crentes transforma essas cicatrizes em marcas que representam a cura.
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a ver-nos do modo como tu nos vês: como teus filhos amados, com falhas e tudo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Somos todos filhos amados de Deus.
Oremos pelas pessoas que se sentem sem valor.
Autoria: Julia A. Halstead (Tennessee, EUA)
Conexão com a Vida: Identifique um tempo em que você se sentia diferente. A diferença baseava-se em medo ou amor?
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Dúvida cruel


Reflexão do dia 15 de julho - Lembra-te de Jesus Cristo

:: Leia 2 Timóteo 2.8-13 ::
Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são deste a eternidade. Salmo 25.6
Recentemente, o Bispo Nelson Luiz Campos Leite e eu fomos visitar um querido pastor da Igreja Metodista, Rev. Ercy Teixeira Braga. Ele encontra-se numa casa de convivência de idosos na grande São Paulo com a doença denominada Mal de Alzheimer. Essa doença traz um desconforto muito grande que é a perda gradativa da memória. 
No encontro, o Reverendo não conseguiu nos identificar, nesse sentido, por várias vezes ele ressaltou para nós sua dificuldade em lembrar-se de acontecimentos e pessoas. Entretanto, o Rev. Ercy nos disse uma coisa extraordinária e emocionante: "não me esqueço de Jesus, meu Salvador, e da Oração do Pai Nosso". Concluiu enfatizando: "essas coisas estão presentes em minha memória - o amor de Jesus". Assim, lembramos-nos do conselho que o Apóstolo Paulo deu ao jovem pastor Timóteo: "lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho" (2 Timóteo 2.8). 
No decorrer da vida acumulamos no nosso consciente e inconsciente muitas coisas desnecessárias e, às vezes, nos traz perturbações, pesos etc., consequentemente, desgastes físicos, emocionais, relacionais. O escritor de Hebreus recomenda: "desembaraçando- nos de todo o peso e pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta" (Hb 12.1b). 
Uma coisa é fundamental e determinante no nosso viver diário: não podemos esquecer- nos do grande amor de Deus que nos atrai eternamente. Por isso, o conselho de Paulo serve para toda a nossa existência: lembrar-se de Jesus Cristo com fé, esperança e amor.
Oração: Espírito Santo traz novamente no nosso dia a dia a presença vigorosa de Jesus Cristo: o caminho, verdade e vida. Amém!
Pensamento para o dia: Tenho lembrado Jesus Cristo nos meus passos diários?
Oremos pelas famílias que têm pessoas que sofrem com a doença Alzheimer.
Autoria: Adriel de Souza Maia (São Paulo/SP, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Decisão


Reflexão do dia 14 de julho - Um pai que se preocupa

:: Leia Efésios 3.14-21 ::
Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. 1 Pedro 5.7 (NTLH)
No domingo, o pastor falou sobre a importância de um pai honrado e confiável. As lágrimas escorreram pelo meu rosto, mas eu as enxuguei. Embora eu sentisse a dor de um relacionamento não realizado, eu hesitava em reconhecer minha mágoa. 
Quando criança, eu soube que meu pai não me queria. Eu precisava dele, mas ele podia passar sem mim. Sua falta de afeto dificultou que eu compreendesse o conceito de amor. Com o tempo, fiquei obcecada em encontrar alguém que preenchesse o vazio. "Por que eu vim à igreja hoje?", perguntei num sussurro. "O que estou fazendo aqui?" Eu queria que alguém me amasse e acabasse com a minha dor. Eu preciso de um pai. 
Então senti que o Espírito Santo sussurrava: "Você tem um Pai. Deus é seu Pai. Ele vai corrigir as coisas para você". Uma sensação calma e tranquila desceu sobre meu espírito quando ouvi essas palavras. Agora, quando me sinto oprimida pelos problemas da vida e preciso de alguém em quem confiar, posso descansar nos braços de meu Pai celestial. Deus é o Pai que eu sempre quis e precisei.
Oração: Nós te agradecemos, ó Deus, por nos amares durante a dor da perda. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está sempre perto para nos consolar.
Oremos pelas crianças que são negligenciadas.
Autoria: Phoebe Leggett (Carolina do Sul, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sábado, 13 de julho de 2013

Serenidade


Reflexão para o dia de hoje - Com esperança e sempre

Leia Romanos 8.18-25

E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Romanos 15.13

Eu sou enfermeira, e meu trabalho me leva a visitar os pacientes em suas casas. Dois anos atrás, no verão, eu fui a uma casa na qual mãe e filho estavam doentes, em estado terminal. Eles sabiam que nunca melhorariam, mas nessa casa maravilhosamente clara, eu era recebida com delicadeza e sorrisos. Nós conversávamos e ríamos muito. Ali não havia rostos tristes; antes, havia esperança. O filho já não podia sair da cama; ele tinha 19 anos e mal podia mover suas mãos e pés. Mesmo assim, em sua cama, ele estava fazendo os exames escolares e sonhando em ir para a faculdade.

Ele morreu numa noite de domingo, no fim de outubro. Estava frio lá fora. Quando ele expirou, uma borboleta apareceu no quarto. Fiquei realmente surpresa ao vê-la, porque não é normal ver borboletas no outono. A borboleta me lembrou de que mesmo nos momentos mais difíceis nós temos esperança. Quando ele morreu, seus livros escolares ainda estavam sobre a mesinha de cabeceira. Ele tinha continuado a ter esperança de melhorar e ir para a faculdade.

Seis semanas depois, sua mãe morreu. Eu já não vou a essa casa; mas sempre que passo por ela ou vejo uma borboleta, meu coração se enche de esperança e gratidão pela dádiva de amor e vida eterna.

Oração: Amado Deus, ajuda-nos a nunca perder a esperança, mas a confiar em ti sempre. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Quando achamos que não temos nada, temos esperança em Cristo; e esperança é tudo.


Oremos pelos enfermeiros e enfermeiras.

Autoria: Elena Kalashnikova (Pskov, Rússia)

Conexão com a vida: Visite os membros de sua igreja que estão impossibilitados de sair de casa.

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Amigos


Reflexão para o dia de hoje - Dê

:: Leia 1 Timóteo 6.17-19 ::
Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8
O telefone tocou tarde, certa noite, depois de eu já ter ido para a cama. Era meu amigo, Jim, que disse: "Desculpe ligar tão tarde, amigão, mas eu tinha de lhe dar uma coisa".
"Me dar uma coisa?", perguntei. 
Ele explicou que recentemente tinha prometido a si mesmo - e a Deus,  que daria algo a alguém todos os dias ao longo desse ano. "Não precisa ser nada de especial", ele disse. "Já dei uma moeda a um menino que tinha perdido seu dinheiro numa máquina de doces, ou um livro que eu tinha apreciado a alguém que achei que gostaria dele. Mas me dei conta, alguns minutos atrás, de que eu ainda não tinha dado nada hoje, então pensei em ligar para você." 
"O que você vai me dar pelo telefone?", perguntei. 
"Pode não ser muito", ele respondeu, "mas é alguma coisa". Ele então passou a ler um pequeno poema que expressava seu profundo amor e respeito por mim. Foi realmente um presente. 
Imagine dar algo todos os dias por um ano - ou mesmo por um mês ou semana! Pode parecer incrível, mas não é impossível - como prova o telefonema de meu amigo, já tarde da noite! Tal generosidade pode abençoar o que dá, ao mesmo tempo em que abençoa o que recebe.
Oração: Amado Deus gracioso, faz de mim um canal das tuas bênçãos aos outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como Deus me dá, também posso dar aos outros.
Oremos para darmos com generosidade.
Autoria: Robert R. Hostetler (Ohio, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Lendo instruções


Reflexão para o dia hoje - Partindo com gratidão

:: Leia Filipenses 1.3-11 ::
Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Salmo 118.24
Meus filhos e eu passamos uma semana de férias com meu pai. No entanto, eu logo fiquei triste ao pensar que só tínhamos mais alguns dias juntos antes que tivéssemos de deixá-lo e voltar para casa. 
Cedo, certa manhã, ouvi meu pai cantando: "Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele". Ao ouvir suas palavras fiéis de gratidão, lembrei que Deus não quer que nossa alegria se acabe. 
No dia em que nos preparávamos para partir, meu pai fez uma oração. Suas palavras me acalmaram. "Amado Deus, graças por esta visita. Ajuda-nos a ter corações agradecidos pelo tempo que tivemos juntos." 
Com frequência, somos levados a nos preocuparmos com o futuro e seguirmos com nossa vida corrida nos esquecendo que Deus cria algo novo a cada momento. Quando estamos abertos à ação do Espírito Santo agindo em nossas vidas, Deus nos guia e nos oferece oportunidades para agradecermos as bênçãos que recebemos. Assim, somos abençoados com corações agradecidos ao aprendermos a confiar e obedecer ao nosso Criador.
Oração: Amado Pai celestial, graças pelos momentos que partilhamos com os que amamos e que vivem longe de nós. Ajuda-nos a sentir a tua paz quando chega a hora de deixá-los e permite-nos viver com gratidão. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus pode nos ajudar a abraçar cada momento com corações agradecidos.
Oremos pelas famílias passando férias juntas.
Autoria: Nancy Grachek Hodges (Illinois, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dificuldades reais ou imaginárias?


Reflexão para o dia de hoje - OQJRF?

:: Leia Atos 4.23-31 ::
Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como o leão. Provérbios 28.1
Alguns anos atrás, nos Estados Unidos, o acrônimo OQJF* referia-se a uma frase popular - "O Que Jesus Faria?" Até recentemente, eu compreendia mal o significado dessas iniciais. Eu achava que se fosse uma moça boazinha, que ia à igreja e virava a outra face quando alguém me ofendia, eu estava sendo como Jesus. 
É verdade que há momentos em que devemos "voltar a outra face" (veja Mt 5.39). No entanto, à medida que vim a conhecer Jesus mais plenamente por meio da palavra de Deus, descobri que ele era um homem ousado e corajoso, que não fugia do confronto e não tinha medo de falar a verdade em amor (veja Ef 4.15), mesmo que isso ofendesse as pessoas. Comecei a me perguntar OQJRF - O que Jesus realmente faria? 
Ao observar as pessoas que seguiam a Cristo, descobri homens e mulheres que não tinham medo de defender com ousadia Cristo e seus ensinamentos. Ao me tornar mais ousada e corajosa em minha caminhada cristã, encontrei a verdadeira liberdade. 
Com frequência, os cristãos pensam que para sermos como Cristo devemos ser bonzinhos. No entanto, quando vemos um retrato mais completo de Jesus por meio do estudo da Bíblia, podemos aprender com ele e encontrar a coragem e a ousadia para defendê-lo. A verdade da palavra de Deus nos libertará para sermos as pessoas que Deus nos criou para ser e a encontrar a verdadeira paz e confiança por meio de Cristo.
Oração: Amado Pai celestial, ajuda-nos a conhecer Jesus e aquilo que ele defendia. Dá- -nos a força e a coragem para defender com intrepidez o teu reino. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Podemos conhecer o verdadeiro Jesus lendo a Bíblia todos os dias.
Oremos por coragem para ousar.
Autoria: Jodi Wheeler (Arizona, EUA)
* O acrônimo original, em inglês, é WWJD (What Would Jesus Do). [N. da T.]
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Ócio


Reflexão para o dia de hoje - Perdido e achado

Leia Lucas 15.1-32

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Romanos 6.4

Quando chegou a notícia de que um famoso campeão de boxe de meu país tinha renovado sua fé em Jesus, ela correu com entusiasmo pelas mídias sociais. Muitos cristãos louvaram a Deus e especularam sobre como esse atleta mundialmente famoso poderia ser usado para promover o reino de Deus. Uma fé perdida tinha sido reencontrada.

Em Lucas 15, Jesus contou três parábolas sobre perdas: uma ovelha perdida, uma moeda perdida e um filho perdido. Nas três histórias houve grande regozijo e celebração quando a pessoa ou objeto perdido foi encontrado. O pai, na história do filho pródigo observou para seu filho mais velho: "era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado"(Lc 15.32).

Longe de Cristo, todos nós estamos espiritualmente mortos em nossos pecados. No batismo somos enterrados com Cristo e ressuscitados a uma nova vida. É isso que os anjos celebram em Lucas 15.10 - a nova vida.

Oração: Jesus amado, nós te agradecemos por morreres na cruz pelos nossos pecados, por nos perdoares e por nos trazeres uma vida nova. Amém.

Pensamento para o dia: Nunca estamos perdidos quando temos fé em Cristo.

Oremos pelas pessoas que estão rededicando suas vidas a Cristo.

Autoria: Marc Villa-Real (Rizal, Filipinas)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ensinamentos


Reflexão para o dia de hoje - Sempre confiar

 Leia Salmo 31.19-24

Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará. Salmo 37.5

Em setembro de 2005, após ter sofrido uma queda, fui encaminhado ao hospital e submetido a uma cirurgia para reconstruir parte do pé direito. Já no quarto, o médico me informou que a fratura era gravíssima e colocou em dúvida a minha recuperação, alertando-me para as possíveis sequelas.

No terceiro dia de internação, ao fazer a leitura do "No Cenáculo", as palavras do Salmo 31 foram um refrigério para a minha vida. Tive absoluta convicção de que o Senhor estava cuidando de mim e uma paz muito grande tomou conta da minha alma.

Passados mais alguns meses, fui para mais uma das consultas de avaliação e a surpresa tomou conta da ala de ortopedia daquele hospital, quando me viram andando normalmente. A alegria do médico que acompanhava minha recuperação era algo que chamava a atenção. Ele não acreditava no que estava vendo.

Deus fora louvado naquele local e jamais me esquecerei de uma cena onde um dos médicos aponta o dedo para o alto reconhecendo a mão do Senhor na minha vida.

Oração: Senhor Jesus, obrigado pelo teu constante cuidado com aqueles que em Ti confiam. Amém.

Pensamento para o dia: Em qualquer situação, confie sempre no Senhor.

Oremos pelas pessoas que se encontram hospitalizadas.

Autoria: Rodani R. de Deus (Curitiba/PR, Brasil)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.