Translate

domingo, 30 de junho de 2013

Vitorioso sempre!


Reflexão para o dia de hoje - Uma realidade diária

Leia 1 Pedro 1.3-9

[...] a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. 1 Pedro 1.8-9

Não há a menor dúvida - eu adoro concertos de rock! Normalmente, eles são anunciados com bastante antecedência. Nós compramos os ingressos e conforme o dia se aproxima, a expectativa cresce. Esses eventos podem servir como um calmante maravilhoso, porque nos permitem perder algumas poucas inibições. Por algumas horas nós cantamos em voz alta, dançamos nos corredores e desfrutamos de um bom momento ouvindo a música que amamos. Os concertos ao vivo são eventos únicos, e quase sempre sentimos que esses momentos simplesmente nunca vão se repetir. A música e o evento em si com frequência permanecem em nossa lembrança por semanas.

Em sua vida, o período da Páscoa se parece um pouco com um concerto de rock? Você canta em voz alta e dança desinibidamente com alegria ante a maravilhosa dádiva que Deus ofereceu a cada um de nós por meio de Cristo Jesus? Esta é a sua estação preferida? Por quanto tempo se lembra da Páscoa depois de passar ao próximo período do calendário?

Todo domingo deveria ser uma mini Páscoa para cada um de nós. Deveríamos intencionalmente recriar a mesma alegria e gratidão durante os cultos de domingo de modo a carregarmos esse evento durante todos os nossos dias. Nossa alegria pode ser um testemunho da vida que Cristo oferece a todos nós - e que devemos oferecer aos outros. Assim a Páscoa pode ser uma realidade diária, e não apenas uma lembrança.

Oração: Amado Deus, nós te agradecemos pela salvação por meio do sacrifício e ressurreição de Cristo. Ensina-nos a viver com alegria todos os dias ao nos lembrarmos da realidade da Páscoa. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Celebre a alegria da ressurreição de Cristo todos os dias.

Oremos pelas pessoas que servem no culto de domingo.

Autoria: Roland Rink (Gauteng, África do Sul)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sábado, 29 de junho de 2013

Sonho de liberdade


Reflexão para o dia de hoje - Confiança em Deus

Leia Êxodo 3.7-12

Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento. Êxodo 3.7

Nosso bebê tem sofrido um grave eczema desde que tinha cerca de três meses de idade, e tem sido difícil vê-lo viver com essa condição irritante e muitas vezes dolorosa. Às vezes, quando a inflamação e a coceira em sua pele são tão insuportáveis que ele olha para seu pai e para mim com os olhos cheios de lágrimas, tudo o que queremos fazer é abraçá-lo e fazê-lo sentir que ouvimos seu choro. Queremos que ele saiba que nós compreendemos o seu sofrimento e que estamos fazendo tudo o que podemos para aliviá-lo. 

Esta experiência tem me dado uma nova perspectiva sobre o amor de Deus.

Todos nós passamos por momentos na vida que são especialmente difíceis e dolorosos. Nessas ocasiões eu encontro uma indescritível segurança ao saber que assim como Deus ouviu o clamor dos israelitas e conhecia seu sofrimento no cativeiro no Egito, Deus ouve nosso clamor de dor, frustração e desespero. Deus não apenas nos ouve e nos conhece, mas quer nos trazer conforto e paz.

Oração: Deus de todo conforto, ajuda-nos a lembrar de que quando nos sentimos sós e esquecidos, tu ouves nosso clamor, vê nosso sofrimento e está agindo para nos trazer a paz. Mostra-nos como confiar em ti mesmo quando nossa fé parecer pequena. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!"

Pensamento para o dia: Os ouvidos de Deus estão atentos ao nosso clamor.

Oremos pelos pais de bebezinhos.

Autoria: Shannon L. Brophy (Texas, EUA) 

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Defender de elogio?


Reflexão para o dia de hoje - Apenas siga em frente

:: Leia Gálatas 6.9-10 ::
Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40.31
A churrasqueira móvel de nossa igreja precisava ser rebocada até um local no centro da cidade onde nosso grupo de homens ajudaria a alimentar pessoas desabrigadas. Floyd, a pessoa que normalmente transporta a churrasqueira, não estava disponível, então me ofereci como voluntário. 
Informei aos organizadores que eu podia rebocar a churrasqueira com meu caminhão. Porém, se fosse necessário dar ré, minhas habilidades eram limitadas. Mas Floyd me disse: "Apenas siga em frente a maior parte do tempo e você ficará bem". Sua resposta foi o encorajamento que eu precisava. 
Não é isso que Deus nos pede em nossa jornada de vida? Continue! Seja as mãos e pés de Cristo. Sim, haverá ocasiões em que as coisas parecerão ir para trás, mas podemos manter a fé. Podemos decidir nos preocupar menos e orar mais. Se apenas seguirmos em frente, ficaremos bem. 
Naquela sexta-feira à noite, o aroma de hambúrgueres assando na churrasqueira encheu o ar sobre aquela pequena parte da cidade. Houve troca de sorrisos, orações e pessoas famintas foram alimentadas. Tudo ficou bem.
Oração: Ó Deus, ajuda-nos a seguir o desafio de Paulo com corações agradecidos e a abandonar a ansiedade. Sabendo que tu estás conosco, ficaremos bem. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Mesmo quando as coisas parecem estar indo para trás, Deus está conosco.
Autoria: David Boggan (Texas, EUA)
Conexão com a Vida: Visite o site devotional.upperroom.org/blog e veja uma foto da churrasqueira e de David ajudando a alimentar as pessoas.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Desejo de Vencer


Reflexão para o dia de hoje - Verdadeiro valor

:: Leia Salmo 119.33-40 ::
Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. Jeremias 9.23-24
Eu tenho o privilégio de trabalhar com pessoas maravilhosas em um lugar muito focado na recompensa acadêmica. No entanto, esse ambiente altamente intelectual traz o risco de permitir que as realizações acadêmicas tornem-se o padrão de medida do valor de uma pessoa. 
É fácil adotar tal sistema de valor. A sociedade frequentemente mede o nosso valor pelo nosso sucesso, conhecimento ou riqueza. Mas o que são essas realizações se não forem conquistadas enquanto se busca Deus e seus propósitos? Essas coisas nos fazem mais importantes aos olhos do Senhor? Não. 
Deus nos ama incondicionalmente. Quando lemos Jeremias 9.23-24, vemos que força, riquezas e sabedoria não são coisas negativas. Mas em primeiro lugar, Deus deseja que sejamos pessoas que se dedicam a buscá-lo e a compreender seus caminhos.
Oração: Senhor amado, nós te agradecemos porque nosso valor não é determinado por nossas riquezas, força ou intelecto, mas pelo teu amor imutável por nós. Que possamos buscar diligentemente conhecer-te e honrar-te, lembrando que nossos corações, e não nossas realizações, são mais importantes para ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Considere o seu valor a partir da perspective de Deus.
Oremos pelos acadêmicos.
Autoria: Adele Jones (Queensland, Austrália)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Caminho Verdadeiro


Reflexão para o dia de hoje - Para fora e para dentro

:: Leia 1 Samuel 1.1-18 ::
Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. Salmo 62.8
Ana foi ao templo e derramou suas tristezas e problemas ao Senhor. Ela não tinha filhos, mas a outra esposa de seu marido tinha, e nunca deixava que Ana se esquecesse disso. Quão vigorosamente Ana derramou seus problemas a Deus? Observando-a, Eli, o sacerdote, achou que ela estivesse embriagada e repreendeu-a. Ana mostrou que não e ele lhe disse para ir em paz.
Quando abrimos nossos corações a Deus do modo como Ana fez, tudo que nos manteve cativos pode ser derramado para fora. E quando liberamos isso, o Espírito Santo nos acalma, ajudando-nos a repousar em Deus, nosso verdadeiro refúgio. 
Encontramos a esperança que "não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado" (Rm 5.5). Quando derramamos nossas tristezas, provações e temores a Deus, somos envoltos na graça. Deus derrama amor em nossos corações e nos traz a cura.
Oração: Senhor Deus, que nunca percamos a fé no teu poder curativo. Que a tua bendita esperança nos preencha, é o que oramos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando derramamos nossos problemas a Deus, ele derrama esperança e paz dentro de nós.
Oremos pelas pessoas que estão desesperadas.
Autoria: John Eyberg (Oklahoma, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Manacial


Reflexão para o dia de hoje - Passe adiante

:: Leia Romanos 10.11-18 ::
Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10.14
Eu normalmente leio o no Cenáculo pela internet, no meu computador, todas as manhãs. Eu não via um exemplar em papel há anos, até que meu marido viu um sobre um banco, no saguão de um restaurante, numa tarde de domingo. Aparentemente, alguém o tinha deixado para trás depois de recebê-lo na igreja. Temendo que o pessoal do restaurante jogasse fora a revista, decidimos pegá-la e levá-la para casa. 
Encontrar a revista do modo como a encontramos, me fez pensar em quantos exemplares do no Cenáculo são levados para casas de repouso, hospitais, escolas e lares de pessoas com necessidades especiais. Quantos são enviados para prisões? Como o no Cenáculo é publicado em 40 idiomas e tem um tamanho conveniente, imagino que muitos exemplares atravessem as fronteiras nacionais e cheguem a locais remotos para serem recebidos com gratidão. 
Imagino que alguns fiquem nos bancos, esperando que alguém os pegue e diga: "Não via um desses há anos!" Então, os coloquem em suas bolsas ou bolsos e vão para casa, talvez para lê-lo em voz alta para outros e tocar mais corações. A mensagem de amor e graça alimenta todos que a recebem, aonde quer que ela vá.
Oração: Amado Pai celestial, graças por aqueles que nos ajudam a seguir Cristo mais fielmente. Oramos por todos que anseiam por uma comunidade cristã. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quer estejamos sós ou em um grupo, quando usamos o no Cenáculo fazemos parte de uma comunidade mundial orando junta.
Oremos pelos tradutores e editores do no Cenáculo.
Autoria: Mary Hunt Webb (Novo México, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Experiência


Reflexão para o dia de hoje - Veja o todo

:: Leia Salmo 103.1-14 ::
Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Salmo 103.13-14
Minha mãe cometeu suicídio quando eu tinha seis anos de idade. Fui eu quem encontrou seu corpo. Ninguém me falou dela depois de sua morte, portanto eu cresci sem conhecê-la como uma pessoa inteira. A lembrança mais vívida que eu tinha dela era do seu pior momento. 
Por ocasião do cinquentenário de sua morte, o Senhor me estimulou a conhecer minha mãe. Em resposta, passei seis meses pesquisando sua vida e viajando a lugares onde ela tinha vivido, estudado e trabalhado. Com o apoio de minha esposa, meu pai e muitas outras pessoas, pude "conhecer" minha mãe. Tomei conhecimento de sua vida e descobri o quanto ela me amava. Em vez de uma figura distante, desconhecida e traumática, ela se tornou minha mãe. 
Durante esse processo de cura, Deus me mostrou que quando me esforço para ver as pessoas do modo como ele as vê, devo ir além dos seus piores momentos. Jesus não reduziu Pedro à falta de fé que ele revelou quando começou a afundar sob as ondas ou quando negou seu Senhor. Antes, Jesus viu Pedro como um seguidor com falhas, que o amava profundamente e que tinha dons que transcendiam seus pecados. Nós podemos estender a mesma graça curadora aos que nos cercam e aos que vieram antes de nós.
Oração: Senhor amado, ajuda-nos enquanto buscamos estender a tua graça aos familiares que nos magoaram. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Aos olhos de Deus, nossos piores momentos não definem quem somos.
Oremos pelas famílias de vítimas de suicídio.
Autoria: Steve Messer (Indiana, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo"- Igreja Metodista.

domingo, 23 de junho de 2013

Responsabilidade


Reflexão para o dia de hoje - Um dia de encontro

:: Leia Salmo 133 ::
E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo. Romanos 15:29
Em dezembro de 2010, comemoramos 60 anos de existência da Igreja Metodista em Parque Vital Brazil, Niterói/RJ, e foi realizado um culto diferente, chamado Culto do Reencontro. Como o nome já diz, a finalidade era de rever irmãos que um dia congregaram nessa Igreja. Que bela surpresa! Que alegria esse reencontro! Foram momentos inesquecíveis regados com muitas lágrimas brotadas pela saudade. 
Essa experiência me fez pensar: "Quando será o meu Encontro com Deus? Como serei recebido por Ele?" Pecador que sou tenho essa expectativa, apesar de crer na misericórdia e, principalmente, na intermediação de Jesus Cristo por mim e, logicamente, por você também. 
Desde então, a Igreja não vê a hora de marcar um segundo Reencontro, pois momentos como esses ajudaram a todos, pastores e leigos, a valorizarem a fé, a esperança de um novo Reencontro e o amor, em que este último permaneceu apesar da distância geográfica de cada um, inclusive nos Estados Unidos da América, por meio de um vídeo de um pastor que por Vital Brazil passou e muito trabalhou. 
Faça isso em sua igreja. Deus o abençoará e você cantará: "Na Terra abençoada estou, e nela peregrino vou; delícias muitas eu terei, mas sempre aos céus aspirarei." (H.E. 147).
Oração: Senhor Deus, obrigado por aqueles(as) irmãos(ãs) que foram bênçãos em nossas vidas. Abençoa-os em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Sei que alguém ora por mim, mesmo longe.
Oremos para que ninguém se desvie do Caminho.
Autoria: Edir B. de Lima (São Gonçalo/RJ, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sábado, 22 de junho de 2013

Jogo do Amor


Reflexão para o dia de hoje - Cumprindo a lei

:: Leia Mateus 5.17-20 ::
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Mateus 5.17
As pessoas com quem trabalho no departamento de línguas estrangeiras de uma universidade comunicam-se em inglês, embora nem sempre o mesmo inglês. Nós discutimos tanto sobre o inglês britânico e o inglês americano que eu às vezes começo a pensar se a língua é a mesma. 
Outro dia, em vez de entrar na discussão, me peguei pensando em Mateus 5.17. A passagem parece suficientemente direta: as antigas leis permaneceriam. No entanto, Jesus talvez estivesse dizendo que não estava tão preocupado com a lei, mas com as ações das pessoas. No meu trabalho, nós nos envolvemos na interpretação de palavras e frases. Porém o mais importante é a substância dos documentos. 
Em nossas vidas religiosas, podemos nos tornar absortos demais com os pequenos detalhes e nuances das passagens bíblicas. Contudo, o mais importante é a vida que devemos viver. Quando Jesus falou sobre a lei, ele talvez estivesse falando sobre o viver segundo seu significado mais profundo. Sua mensagem de compaixão, paz e entendimento e sua vida nos mostram como viver. 
Da próxima vez que uma discussão surgir entre meus colegas, vou tentar trazê- -los de volta à importância do que estamos escrevendo. E em minha vida espiritual, passarei menos tempo concentrando-me nas nuances das passagens bíblicas. Em vez disso, vou me concentrar em viver como Jesus viveu.
Oração: Amado Deus, ensina-nos a viver segundo o que é verdadeiramente importante, trazendo vida e cura como Jesus fez. No nome dele oramos. Amém.
Pensamento para o dia: O que a Bíblia significa para minha vida?
Oremos pelas pessoas que discutem sobre a Bíblia.
Autoria: Christopher McKenna (South Lanarkshire, Escócia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Perseverança


Reflexão para o dia de hoje - Nadando no mar

:: Leia Marcos 6.45-51 ::
Mas o SENHOR nas alturas é mais poderoso do que o bramido das grandes águas, do que os poderosos vagalhões do mar. Salmo 93.4
Durante nossa viagem familiar anual para a praia, nossos filhos estavam aprendendo a nadar no mar. Mostramos a eles como pular as ondas na hora certa e como se afastar de uma que fosse grande demais ou que quebrava na hora errada. Mais importante - ensinamos a eles como responder à pergunta: "Você está bem?" Depois de muitos saltos e espirros d'água e alguns goles de mar, eles ganharam confiança e começaram a apreciar a água. 
Ao observar meus filhos brincando na arrebentação, comecei a perceber que nadar no mar é como dirigir pela vida. Nossas vidas são imprevisíveis. A onda que parece ameaçadora de longe, pode se revelar uma simples marolinha quando se aproxima. A onda que passa por mim pode derrubar a pessoa ao lado. Não podemos prever momentos difíceis ou fáceis; não podemos estar preparados para todas as eventualidades. 
No entanto, eu também me dou conta de que Deus vê nossas lutas e está conosco mesmo quando o mundo nos derruba. Não importa quão difíceis sejam as águas, nunca estamos fora das vistas de Deus. Podemos nos lembrar do Senhor poderoso que fez os mares que navegamos.
Oração: Amado Deus da terra e do mar, conforta-nos com a tua força e o teu amor sempre que sentirmos medo. Lembra-nos de que tu nos ensinas e nos guias com tua mão ponderosa. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A força de Deus é maior do que qualquer coisa que nos derrube.
Oremos pelas famílias em férias.
Autoria: Nancy A. Johnson (Georgia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sonho X Esperança


Reflexão para o dia de hoje - Andem!

:: Leia Tiago 1.19-24 ::
E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor. 2 João 1.6
Eu não viajo de avião com frequência, por isso não estava familiarizado com a engenhoca de "carregar gente" no aeroporto. Subindo na grande esteira rolante, relaxei enquanto ela me carregava pelo aeroporto. Então, sem qualquer aviso, a máquina parou. As conversas pararam. Todos nós ficamos parados, esperando que a esteira recomeçasse a funcionar. Finalmente, alguém atrás de mim disse: "Andem!" De algum modo, essa ideia não tinha nos ocorrido. Quando a pessoa na frente recebeu a mensagem, todos nós continuamos em frente - ao modo antigo. 
Às vezes a igreja é como essa esteira rolante. Salvos pela graça de Deus, nós encontramos uma irmandade de pessoas que pensam de modo semelhante. Mas infelizmente, muitas vezes não avançamos. Somente quando cada membro coloca seus dons em uso podemos avançar, servindo ao mundo por cuja salvação Cristo morreu. 
A ordem urgente daquele passageiro no aeroporto é a mesma que nosso Salvador profere a cada cristão. Quando estamos paralisados por uma mentalidade estagnada pelo status quo, Cristo diz: "Andem!".
Oração: Senhor amado, leva-nos a assumir nossa responsabilidade pessoal e progredir para sermos as pessoas que tu queres que sejamos. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Serei um obstáculo no caminho de Deus ou estou seguindo no caminho de Cristo.
Oremos pelos viajantes infrequentes.
Autoria: Thomas Buice (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Se não tiver amor...


Reflexão para o dia de hoje - O balde de Herb

:: Leia Mateus 25.14-30 ::
Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Mateus 25.29
Quando meu marido e eu nos mudamos para nossa casa, notamos um jardim maravilhoso na casa ao lado, cheio de lindas flores e vegetais robustos. Nosso vizinho, Herb, era um mestre jardineiro. Mais que isso, ele era generoso. Herb pendurou um balde do nosso lado da cerca que separava nossos quintais. Enquanto trabalhava silenciosamente em seu jardim, Herb enchia nosso balde com coisas maravilhosas. Um dia podiam ser tomates; no dia seguinte, abobrinhas. Outro dia podiam ser pepinos; e no dia seguinte, beterrabas doces. Nós nunca vimos Herb encher nosso balde, mas a evidência de sua presença era inegável. 
Um dia, ao esvaziar o balde, pensei no que aconteceria se eu me esquecesse de que estava lá ou talvez tivesse preguiça demais para esvaziá-lo. Os vegetais apodreceriam e seriam desperdiçados. 
Talvez Deus seja como Herb - trabalhando silenciosamente no jardim de nossas vidas, enchendo nossos "baldes" com dons e habilidades para nosso uso. Deus lhe deu algum dom que você não esteja usando hoje? Quando usamos o que está em nossos baldes, Deus pode enchê-los novamente.
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a discernir e usar plenamente os talentos, habilidades e dons que tu nos deste para render-te glória. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que Deus colocou em meu balde?
Oremos pelos vizinhos.
Autoria: Glenys Nellist (Michigan, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Leia sempre!


Reflexão para o dia de hoje - Dando e recebendo graciosamente

Leia Efésios 2.1-10

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Efésios 2.8 

"Almoço grátis não existe." Eu frequentemente ouço essa frase comum em meu dia a dia. Porque eu cresci em uma sociedade baseada no mérito. Aprendi a trabalhar por aquilo que quero ter. Estudar diligentemente para ter boas notas, trabalhar duro para ter altos salários e vestir-se para impressionar são algumas das expectativas colocadas diante de mim. No entanto, nosso Pai celestial nos dá um padrão totalmente diferente. Deus nos dá gratuitamente a melhor dádiva deste mundo: seu Filho Jesus Cristo.

Pessoas como eu, e talvez você, que aprenderam a conquistar coisas e não apenas receber, tendem a fazer por merecer todas as coisas - incluindo a salvação. Talvez pensemos que precisamos ser bons, delicados, agradáveis e caridosos. Sim, podemos ser boas pessoas segundo os padrões deste mundo. Mas um único pecado nos faz pecadores e, portanto, jamais seremos bons o bastante. Mesmo assim, Deus nos ama e quer relacionar-se conosco. Deus deu seu único Filho para nos tornar a todos filhos e filhas.

Oração: Amado Deus, nós te agradecemos por tua graça que nos salva. Como a recebemos gratuitamente, que também nós demos aos outros por meio da oração e do serviço. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Eu posso oferecer a dádiva de Cristo a alguém hoje.

Oremos pelas pessoas viciadas em trabalho.

Autoria: Steffanie Berlian Simatupang (Jacarta, Indonésia)

Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Não tenha medo!


Reflexão para o dia de hoje - "Deus o abençoe"

:: Leia 2 Coríntios 9.6-15 ::
Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus. 2 Coríntios 9.12
Outra noite, já bem tarde, eu estava de pé na plataforma do metrô esperando pelo trem quando um sem-teto se aproximou de mim. Como não havia sinal de trem se aproximando, parei para ouvir sua história - a mesma história que eu já havia ouvido de tantas pessoas que vivem nas ruas de nossa cidade: drogas, crime, a perda de uma pessoa amada e uma vida em desordem. Ele só queria comida. Desfrutamos um momento descontraído, rindo de nossos times esportivos preferidos, e me senti impulsionado a ajudá-lo. 
Quando o trem se aproximou, entreguei-lhe mais dinheiro do que ele normalmente receberia, sabendo que seria suficiente para colocá-lo num abrigo seguro e limpo no outro quarteirão. Ele ficou chocado com o presente e eu fiquei chocado com a frase que saiu de meus lábios: "Deus o abençoe".
Conforme o trem se afastava, me dei conta do sentido daquele momento. Naquele instante, Deus juntou dois caminhos: um no qual a bênção era necessária e outro em que muitas bênçãos já tinham sido dadas. Sou incrivelmente grato pelas bênçãos de minha vida. Mas naquele momento, percebi que eu tinha sido abençoado por ser uma bênção, exatamente como Paulo disse aos cristãos de Corinto. 
A fé direciona nossos corações para as bênçãos de Deus em nossos momentos mais terríveis. Mas esta mesma fé pode nos levar a abordar a vida com olhos e corações abertos para abençoar outros.
Oração: Ó Doador de tudo o que é bom, usa-nos para transmitir as tuas bênçãos a nossos irmãos e irmãs. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: As bênçãos de Deus deveriam nos ultrapassar e chegar aos outros.
Oremos pelas pessoas que vivem às margens da sociedade.
Autoria: Robert T. Rupp (Illinois, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Reflexão do dia 16 de junho - A bondade de Deus

:: Leia João 13.34-35 ::
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
Meu pai tinha 87 anos quando morreu. Ele amava Deus e as pessoas. Sinto falta da bondade no seu olhar e em sua voz, de sua delicadeza e cuidado. Ele me fez sentir valorizada, importante. 
Mas não foi sempre assim. Quando eu tinha 30 anos, ele me pediu desculpas por mostrar mais atenção a meus irmãos do que a mim quando éramos crianças. Eu havia me sentido rejeitada e sem importância. Desde então, Deus usou meu pai de maneiras maravilhosas para me mostrar amor. Por meio dele vim a compreender a bondade de Jesus. Ele se tornou mais atento a mim; ouvia-me com atenção, mostrando ativo interesse em minha vida. Ele foi atencioso e delicado e me corrigia de uma maneira amorosa. Eu me curei e me senti muito valorizada. Já não me sentia sem valor. 
Jesus demonstrou grande amor pelas pessoas, especialmente os proscritos e impopulares. Ele se recusou a condenar a mulher pega em adultério. Ele procurou os endemoninhados. Jesus trouxe luz às trevas e nos chama para sermos pessoas de luz que trazem cura, amor e aceitação aos outros.
Oração: Amado Deus, que possamos nos encher do teu amor para que ele flua de nós para os necessitados. Oramos em nome de Jesus, que nos ensinou a chamar-te de Pai, dizendo: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!".
Pensamento para o dia: Deus traz cura e restauração.
Oremos pelos filhos de pais que mostram favoritismo.
Autoria: Sue Bond (Austrália Ocidental, Austrália)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Reflexão do dia 15 de junho - Persevere!

:: Leia Isaías 40.29-31 ::
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Isaías 41.10
Por muitos anos, tem sido minha responsabilidade cuidar e supervisionar meus pais idosos. Embora eles vivam em sua própria casa, eu faço as compras, planejo e preparo as refeições, organizo e separo os remédios e levo-os às consultas médicas. Eu coloquei minha vida em modo de espera e muitas vezes não estou disponível para meu marido e meus filhos. Eu oro diariamente por força física, sabedoria para tomar as decisões e por proteção para minha família. 
Um dia, sentindo-me sobrecarregada, implorei ajuda a Deus. Minutos mais tarde, liguei o rádio e ouvi um locutor que parecia estar falando diretamente a mim. Ele disse: "Todos nós passamos por momentos em que queremos desistir. Mas eu estou aqui para lhe dizer uma coisa: Deus participa de nossos problemas. Ele nos ama e nos oferece força para perseverar". Nesse momento, eu tive a certeza de que Deus tinha ouvido meus clamores e me ajudaria a enfrentar essa fase da minha vida. 
Com frequência Deus nos fala por meio de pessoas que nos dão esperança e nos fazem prosseguir quando o estresse da vida parece grande demais. Nós somos chamados a honrar nossos pais. Com a mão forte de Deus sobre mim e com minha oração abundante, encontro o apoio que preciso para honrá-los com graça e amor.
Oração: Graças, ó Deus, por te revelares a nós em nossos momentos de maior fraqueza. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando estamos prontos para desistir, Deus não está.
Oremos pelas pessoas com pais idosos.
Autoria: RoxAnn Henry (Pensilvânia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

Reflexão do dia 14 de junho - As bem-aventuranças

:: Leia Mateus 5.1-11 ::
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados. Salmo 84.5
Fiquei triste quando recebi a notícia do falecimento de um irmão muito querido da minha igreja. Sr. Raymundo: um homem simples, de vida singular, de oração singela, mas composta de muita fé, riqueza e sabedoria, de testemunho verdadeiro, fiel, sincero e, acima de tudo, um cristão absoluto e amoroso. 
As atitudes desse homem me trazem à memória os ensinamentos de Jesus, quem nos oferece a melhor fórmula para viver uma vida plena e feliz, pois a simplicidade e a integridade de coração nos dão saúde para o físico e para a alma. 
Aos 85 anos, o irmão Raymundo ainda continha uma alegria sem dissimulação de quem sempre viveu de bem com a vida, deixando-nos uma grande lição: a de que ser humilde de coração não quer dizer que seremos humilhados, mas uma atitude bastante sábia de quem aceitou com amor o ensinamento de Cristo para um viver bem sucedido.
Oração: Senhor Jesus, ensina-nos a cada dia a ter mais sabedoria e um estilo de vida de acordo com os seus princípios, tornando-nos, assim, suas testemunhas enquanto vivermos. Que a tua benção seja sobre a nossa vida. E que em cada experiência possamos crescer mais e mais para honra e glória de ti. Em teu nome é que pedimos. Amém.
Pensamento para o dia: O meu estilo de vida tem fundamentos nos princípios ensinados por Jesus?
Oremos pelas famílias que perderam um ente querido.
Autoria: Eliete Ramalho (Birigui/SP, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Reflexão para o dia de hoje - Cuidando das flores


:: Leia João 15.1-5 ::
O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Isaías 58.11
O hobby do meu marido é a jardinagem. Ele gosta particularmente de trazer para casa plantas doentes ou moribundas que seus colegas de trabalho jogaram fora. Ele cuida delas dando-lhes um pouco de água a mais ou fertilizante. Ele corta as folhas doentes. Com o tempo, ele cuidadosamente restaura a vida dessas plantas murchas e marrons. Às vezes elas até nos surpreendem com flores. 
Eu costumava reclamar das plantas feias atravancando o peitoril de nossa janela. Então um dia, enquanto observava meu marido trabalhando com essas plantas doentes e moribundas, vi as mãos de Deus gentilmente cuidando de mim. Eu estava enfraquecida e doente quando Cristo me recebeu. 
Muitos de nós estamos. Mas ele provê a cada um de nós o que precisamos para crescer. Ele não se importa se estamos doentes. Ele nos restaura a vida - a vida abundante. Cristo enxerga a promessa que existe em nós quando ninguém mais vê, e por meio do seu terno cuidado podemos florescer.
Oração: Amado Sustentador da vida, graças por veres além da nossa fraqueza. Alimenta- nos com a tua palavra para nos tornar fortes, e corta os ramos que não dão frutos para ti. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Eu permitirei que Cristo cuide do meu espírito hoje.
Oremos pelos mestres jardineiros.
Heidi Gaul (Oregon, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

De que terei medo?


Reflexão para o dia de hoje - Uma rocha na tempestade

:: Leia Salmo 57.1-3 ::
O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte. Salmo 18.2
Nós estávamos escalando uma montanha na Cordilheira das Cascatas em Washington. O tempo estava calmo, estávamos abaixo do nível da neve e já conseguíamos ver o cume. De repente, a cerca de 2.200 metros de altura, nós encontramos uma forte ventania que tornou difícil e perigosa a nossa movimentação. Agarrando nossos casacos e tentando proteger nossos olhos de fragmentos soprados pelo vento, eu e minha parceira de escalada (que anos depois se tornou minha esposa) arrastamo-nos para trás de uma grande pedra. A rocha ofereceu proteção até que pudéssemos subir ao cume, onde o tempo era claro e calmo. 
Nossas vidas com frequência seguem um curso semelhante. Os desafios e incertezas podem surgir de repente, frustrando nossos planos e interrompendo nossa jornada. O desemprego, a solidão e a doença podem nos confrontar quando nos sentimos menos capazes de enfrentá-los. No entanto, quando as dificuldades e perigos nos cercam, podemos nos abrigar na rocha que é o Senhor, sabendo que Deus ouve nossas orações e nos oferece refúgio tanto nessa terra como na eternidade.
Oração: Senhor Deus, nós te agradecemos por seres nossa rocha durante as tempestades da vida. Oramos para que possamos ser uma bênção aos outros em necessidade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando os ventos ferozes nos esbofetear, Deus é a nossa rocha e nosso refúgio.
Oremos por aqueles que se sentem oprimidos pela vida.
Autoria: Robert Boertien (Oregon, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Governe-se a si mesmo


Reflexão para o dia de hoje - Desculpas

:: Leia Êxodo 4.1-17 ::
Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente , nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. Êxodo 4.10
Quando Moisés foi chamado por Deus, sua primeira reação foi perguntar: "Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?" (Ex 3.11). Deus, então, derrubou todas as suas objeções em relação à missão. Deus lhe deu poder para fazer milagres e prometeu acompanhá-lo e lhe ensinar o que dizer. Moisés ainda não estava disposto a aceitar e quis que o trabalho fosse dado a outra pessoa. Deus se irritou, mas então incumbiu Arão de falar por Moisés. 
Minha situação era um pouco como a de Moisés. Alguns anos atrás, eu hesitei em aceitar uma nova responsabilidade em uma organização. Eu não tinha nem as qualificações acadêmicas nem experiência para o novo emprego. Eu me sentia inadequada e temerosa. Ao mesmo tempo, sentia que Deus queria que eu assumisse a nova tarefa. Aos poucos meu pensamento mudou. Em vez de considerar apenas minhas limitações, comecei a levar em conta a ajuda que Deus me daria. Depois de me dar um tempo para decidir, concordei em assumir o novo emprego e orei pedindo a orientação para fazê-lo. Deus foi fiel e me deu não apenas sabedoria para a tarefa, mas também poder para realizá-la.
Oração: Fonte de força, ajuda-nos a nos concentrar não em nossas limitações, mas nos teus recursos ilimitados. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Junto com cada nova tarefa, Deus também nos dá a habilidade de realizá-la.
Oremos pelas pessoas que se sentem inadequadas para a tarefa.
Autoria: Pramila Barkataki (Uttar Pradesh, Índia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mensagem para você


Reflexão para o dia de hoje - Nem show nem circo

:: Leia Marcos 10.46-52 ::
Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Marcos 10.51
Eu e minhas filhas gêmeas de 4 anos estávamos no circo. Às vezes a arena ficava escura e um facho de luz brilhava sobre o mestre de cerimônias. Ele usava roupas vibrantes e esvoaçantes, com um chapéu enorme. Sua voz ressoava ao chamar atenção para si mesmo e para o próximo ato. 
A imagem desse mestre de cerimônias me fez pensar em outro Mestre. Mas esse mestre, Jesus, era diferente. Ele não se punha sobre uma caixa, agitando os braços e gritando: "Venham todos e vejam o milagre. Primeiro, alguém confirme que este homem é realmente cego. Agora, observem e surpreendam-se!" Em vez disso Jesus simplesmente perguntou a ele: "Que queres que eu te faça?" 
Os milagres de Jesus geralmente eram para ajudar alguém. Seus milagres me impressionam não tanto pela exibição de poder, mas porque revelam o coração atencioso de Jesus. Multiplicar peixes e pães é admirável, mas o que realmente me atrai a Jesus é que ele notou que as pessoas estavam cansadas e com fome, e fez algo a respeito. Jesus fazia milagres porque ele se importava.
Oração: Jesus amado, ajuda-nos a seguir o teu exemplo e cuidar das pessoas à nossa volta. Amém.
Pensamento para o dia: Os milagres de Jesus provam que Deus se preocupa com as necessidades humanas.
Oremos pelas pessoas que precisam do nosso cuidado.
Autoria: Robert LaForge (Nova Jersey, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

domingo, 9 de junho de 2013

A Glória de Deus


Reflexão para o dia de hoje - Um lugar seguro

:: Leia Salmo 91.1-16 ::
Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento. Salmo 32.7
Nós vivemos próximo a um rio e em frente à nossa casa crescem três árvores robustas à margem do rio. À noitinha gosto de ver os bandos de íbis (família Threskiornithidae), cormorões (família Phalacrocoracidae) e outros pássaros virem para as árvores para descansar a noite. Em algumas ocasiões cheguei a contar mais de 60 pássaros voando para aquelas árvores, e mesmo assim, quando estão acomodados, não dá pra ver um único pássaro. As árvores oferecem um lugar seguro para a noite. 
Como aqueles pássaros, nós frequentemente precisamos de um lugar seguro - um abrigo durante as tempestades que a vida inevitavelmente traz. Precisamos de um lugar para nos esconder quando nos sentimos cansados e desgastados. Assim como aquelas árvores são lugares de descanso seguro para os pássaros, Deus é um refúgio sempre presente para mim e para você - um "esconderijo". Na presença protetora de Deus, somos revigorados e restaurados quando oramos e lemos a Bíblia. 
Quando olho para aquelas árvores, lembro que Deus está sempre presente para mim, oferecendo segurança, descanso, conforto e repouso. E me sinto agradecida.
Oração: Amado Pai celestial, na agitação da vida, nos bons e maus momentos, tu estás sempre conosco. Buscamos proteção e descanso em ti. Graças. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos oferece refúgio em um mundo perigoso e exigente.
Oremos por alguém que esteja se sentido cansado.
Autoria: Ann Stewart (Austrália do Sul, Austrália)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sábado, 8 de junho de 2013

De onde me vem o socorro?


Reflexão para o dia de hoje - Não julgue

:: Leia Mateus 7.1-5 ::
Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! [...] [Os discípulos] sobremodo maravilhados, [disseram] entre si: Então, quem pode ser salvo? Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível. Marcos 10.23, 26-27
Várias vezes eu ouvi cristãos dizerem a outros cujas atitudes ou comportamentos eles consideravam errados: "Vocês não serão salvos". Tais afirmações me incomodam, especialmente quando dirigidas a alguém em resposta às suas ideias ou questões sobre a fé. Acredito que nenhum crente deveria julgar a fidelidade ou sensibilidade religiosa dos outros - o modo como leem a Bíblia, o modo como oram, se vão ou não a igreja. 
As Escrituras nos ensinam que Deus, e não os seres humanos, decidirá quem entrará no reino. Embora seja nossa responsabilidade dar testemunho da nossa fé em Cristo por meio do nosso comportamento, não cabe a nós julgar o que se passa no coração de outra pessoa. Somente Deus pode fazer isso. 
Nós aspiramos à salvação, à vida eterna, mas só o Senhor pode nos dar isso, porque "para os homens [a salvação] é impossível". Mas "para Deus tudo é possível". E Deus oferece salvação a todos.
Oração: Senhor todo-poderoso, somente tu podes nos trazer para perto de ti para toda a eternidade. Ajuda-nos a levar outros a conhecerem-te. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Em vez de nos opor a nossos irmãos e irmãs, coloquemo-nos ao lado deles e louvemos juntos ao Senhor.
Oremos por aqueles cujas práticas cristãs diferem da nossa.
Autoria: Giunio Censi (Varese, Itália)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Futuro


Reflexão para o dia de hoje - O Bom Samaritano

:: Leia Atos 2.42-47 ::
Como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. 2 Coríntios 9.9
Emoção e lágrimas marcaram a vida da casa de Ilda Pereira da Silva, moradora do bairro Maria Gertrudes, na região oeste de Belo Horizonte, Minas Gerais. 
Morando com seis filhos e seu marido Isael, em uma casa simples de dois cômodos, com o piso de terra batido, ela recebeu a visita do soldado da Polícia Militar, Washington Moraes que, num ato de solidariedade levou mantimentos, colchões, uma cama e cobertores para a família. Muito emocionada ela ficou feliz em receber os donativos, mas chorou temendo que o militar levasse seus filhos. 
Foi por causa de uma ocorrência policial, que o soldado Moraes tomou conhecimento da família de oito pessoas que estava passando por dificuldades financeiras. A viatura fora chamada para apartar uma briga entre o casal e, ao chegar à casa, o soldado encontrou as crianças chorando e dizendo que estavam com fome. 
"Decidi ajudá-los de alguma forma. Há muitos anos tive a mesma necessidade que eles, e ninguém me ajudou", conta.
Oração: Ó Deus, abra os nossos olhos e ouvidos para que possamos servir o nosso próximo com a compaixão que houve em Jesus Cristo.
Pensamento para o dia: Com minha solidariedade eu posso fazer diferença na vida de muitas pessoas.
Oremos para que todas as pessoas tenham o "pão nosso de cada dia" com dignidade.
Autoria: Denis Guimarães Takahashi (Ribeirão das Neves/MG, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista.