Translate

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Reflexão para o dia de hoje - Nossa segurança


:: Leia Êxodo 12.1-28 ::
O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito. Êxodo 12.13
Eu aceitei a Cristo como meu Salvador na minha tenra infância. No entanto, minha vida esteve repleta de medo por muitos anos. Eu acreditava que se estivesse pecando no momento em que Jesus voltasse, eu estaria perdida. Essa intranquilidade me privava da alegria de ser uma filha de Deus. 
Um dia, quando estava lendo uma passagem de Êxodo 12, a razão porque os primogênitos de Israel foram poupados de repente ficou clara para mim. Deus orientou o povo a tomar o sangue de um animal sacrificado e passá-lo no batente da porta de suas casas. Então Deus acrescentou: "Quando eu vir o sangue, passarei por vós". Deus não disse: "Moisés vive aqui. Ele é um homem de Deus. Por isso não o atingirei". Ou "Aqui vive Miriam, e ela não é suficientemente boa". 
Deus não decidiu de acordo com a pessoa que estava dentro da casa. O sangue no batente da porta levou o destruidor a passar adiante. Para mim esse foi um lembrete de que Jesus derramou seu sangue por todos nós. "[Em Cristo] temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça" (Ef 1.7). O sangue de Cristo derramado por nós pela graça é a fonte da nossa segurança. Quando surgirem dúvidas sobre nosso valor ou nossa salvação, podemos confiar na obra e nas palavras de Jesus, e não em nossos sentimentos.
Oração: Graças, Cristo Jesus, por tomares o nosso lugar e nos purificares do pecado. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Graças, Cristo Jesus, por tomares o nosso lugar e nos purificares do pecado. Em nome de Jesus. Amém.
Oremos pelos crentes temerosos.
Autoria: Ruth Nussbaumer (Alsácia, França)
Conexão com a Vida: Doe sangue - ele salva vidas.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 18 de fevereiro - Água viva


:: Leia João 7.37-39 ::
Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7.38
Recentemente a neve assolou a região de Atlanta onde eu moro e obrigou as pessoas a ficarem dentro de casa por vários dias. Três dias depois de meu confinamento em casa, eu já estava cansada e entediada. Tentei encontrar atividades para me ocupar, mas sem sucesso. Ao olhar a neve pela janela, lembrei que ela logo derreteria e se transformaria em água. 
Ao pensar nisso, me dei conta de que nossas vidas são frequentemente assim. Com o tempo nossos corações se congelam. Jesus, no entanto, prometeu que aqueles que cressem nele "do seu interior fluirão rios de água viva". Em outras palavras, os que são conduzidos pelo Espírito são aqueles cujas vidas fluem livre e incessantemente de uma Fonte inesgotável. 
Quando o sol bate na neve, ela começa a derreter e fluir para o mundo. De modo semelhante, quando o Espírito toca nossos corações pesados e congelados, nós somos lentamente transformados nas pessoas por meio de quem o amor, a graça e a paz fluem naturalmente para o mundo.
Oração: Amado Deus, envia o teu Espírito para libertar nossos corações para servirem ao teu reino. Derrete nosso egoísmo e faze-nos pessoas de amor humilde. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando permitimos que Deus degele nossos corações congelados, o amor fluirá mais livremente por nosso intermédio.
Oremos pelas pessoas que não têm acesso a água limpa.
Autoria: Britt Hester (Geórgia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 17 de fevereiro - Primeiro domingo da Quaresma


:: Leia 1 Samuel 3.1-10 ::
Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve. Samuel 3.10
Um cardeal macho (um cardeal de crista - Cardinalis cardinalis) vive em meu bairro. Eu o ouço muito mais do que o vejo. Todos os dias eu espero ouvir seu canto inconfundível. Surpreendentemente, consigo reconhecer seu canto mesmo quando o ar da manhã está repleto de cantos de outros pássaros. Mas às vezes eu mal ouço o cardeal, ou não o percebo porque estou envolvida com outras tarefas. 
Assim como me esforço para ouvir o canto do cardeal em meio ao dos outros, devo me esforçar para ouvir a voz de Deus. A passagem do Antigo Testamento acima nos mostra como Samuel aprendeu a reconhecer a voz de Deus e prestar atenção a ela. 
Nosso mundo acelerado facilita com que nos tornemos envolvidos em nossos compromissos. Talvez tudo o que ouvimos sejam os apelos do nosso trabalho, de nossas famílias e de nossas finanças. Onde está a voz de Deus entre todas essas coisas? 
Quando eu me permito reduzir meu ritmo e me aquietar, ouvir a Deus por meio da oração e das Escrituras, aprendo a reconhecer sua voz. Deus está presente o tempo todo. Só preciso aprender a ouvir.
Oração: Amado Pai celestial, ajuda-nos a reconhecer tua voz e prestar atenção a ela enquanto damos conta de nossos dias agitados. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Se prestarmos atenção, Deus nos conduzirá.
Oremos pelas pessoas que estão ocupadas demais para ouvir.
Autoria: June L. Kanaski (Arizona, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 16 de fevereiro - Sem café da manhã?


:: Leia Lucas 12.22-31 ::
Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Lucas 12.30-31
Nós acordamos tarde na manhã de um grande evento em nossa igreja. Enquanto nos arrumávamos, minha esposa e eu decidimos economizar tempo pegando o café da manhã no caminho. Ao entrarem no carro, as crianças pareciam tristes. Finalmente, uma das mais novas começou a chorar. "Vocês não nos deram o café da manhã", disse nossa filhinha de cinco anos. Enquanto minha esposa dizia a ela que nós pegaríamos o café a caminho da igreja, eu a interrompi e perguntei: "Querida, nós alguma vez deixamos de lhe dar algo para comer?" "Não", ela respondeu. Quando se deu conta de que nós sempre a alimentaríamos, ela secou suas lágrimas e foi contente para a igreja. 
Seu medo de passar fome e não ter suas necessidades satisfeitas me fez lembrar de minha caminhada com Deus. Muitas vezes eu fiquei triste ou com medo de que Deus não estivesse ouvindo minhas orações, percebido minha necessidade ou se dado conta de que eu estava com fome. Como nossa filha, eu também reclamei quando achei que Deus tinha se esquecido de mim. 
Estou aprendendo a confiar na promessa de Deus de nunca nos deixar ou nos abandonar. Deus está sempre agindo em nosso favor, quer o percebamos ou não.
Oração: Senhor Deus, lembra-nos de que tu estás sempre conosco. Ensina-nos a confiar em ti mesmo quando não conseguimos ver-te. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está sempre agindo, quer vejamos ou não.
Oremos pelas crianças que passam fome.
Autoria: Cassius Rhue (Carolina do Sul, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 15 de fevereiro - Uma casa grande


:: Leia João 14.1-2 ::
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13.35
Recentemente eu fui a um funeral no qual ouvi a conhecida promessa de Jesus de que na casa de seu Pai há muitas moradas (João 14.2). Essas palavras são tranquilizadoras, em parte porque para mim uma casa envolve uma família - a família de Deus junta por toda a eternidade. Eu adoro esta imagem do céu, evocando pensamentos de reencontros e recordações. Mas algo dentro de mim diz: Espere um pouco! Juntos! Para sempre! 
Embora eu saiba que o Senhor nos mandou amar uns aos outros (veja João 13.34), algumas pessoas que conheço não são fáceis de amar. Tenho certeza de que elas dizem o mesmo de mim. Mas ainda encontro esperança nas palavras de Jesus. "Muitas moradas" dá, sim, a impressão de uma só família. As famílias nem sempre estão no mesmo cômodo e nem sempre se dão bem, mas ainda assim são famílias. 
Por que esperar pelo céu? Hoje é o tempo de amarmos uns aos outros como criaturas únicas do mesmo Pai que ama a cada um de nós. Agora, quando encontro pessoas, tento lembrar de dizer a mim mesmo: Deus ama esta pessoa - o bastante para querer tê-la em casa por toda a eternidade!
Oração: Amado Pai, ensina-nos a amar os outros de modo a apreciar sua singularidade e o quanto tu os amas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos ama o bastante para passar a eternidade conosco.
Oremos por alguém a quem tenhamos dificuldade para amar.
Autoria: Colin Harbach (Cumbria, Inglaterra)
Conexão com a Vida: Procure as qualidades apreciáveis nas pessoas que encontrar hoje.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 14 de fevereiro - Uma coisa nova


:: Leia Isaías 44.1-5 ::
Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. Isaías 43.19
No meio de um longo e gelado inverno canadense, eu fico ansiosa para que a primavera chegue. Mal posso esperar para que a neve desapareça, para que eu possa começar a trabalhar em meus canteiros de flores. Quando o clima quente chega, começo a procurar os sinais de vida nova no solo. De fato, pequenos brotos verdes começam a emergir do solo endurecido. 
Isaías 43.19 me lembra da nova vida da primavera e da nova vida que emerge de minha jornada pelo ermo. Quando recebi o diagnóstico de câncer, senti como se estivesse vagando num deserto. A estrada à frente parecia uma longa jornada pelo ermo. Fiquei imaginando se algo de bom poderia vir desse tempo sombrio e difícil. Mas Deus fez um rio fluir através do deserto. Ele derramou água em meu solo ressecado. Uma vida nova emergiu conforme eu experimentava a fidelidade de Deus. 
Quando depositamos nossa confiança no cuidado fiel de Deus, abrimo-nos às coisas novas que ele está fazendo em nossas vidas. Nós somos eternamente renovados em nosso corpo, mente e espírito.
Oração: Criador da vida, graças pelas coisas novas que tu estás fazendo em cada um de nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está fazendo coisas novas mesmo enquanto caminhamos por um deserto.
Oremos pelas pessoas com câncer.
Autoria: Sandi Marr (Ontário, Canadá)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 13 de fevereiro - Quarta-feira de cinzas


:: Leia Jeremias 30.1-10 ::
Assim fala o SENHOR, Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que eu disse. Jeremias 30.2
Esta passagem de Jeremias nos lembra do quanto nossa memória pode ser curta. Jeremias fala ao povo em nome de Deus num momento de revolta. Mas antes de entregar a mensagem a Jeremias, Ele diz ao profeta: "Escreve num livro todas as palavras que eu disse". 
O povo certamente não se esqueceria dessas poderosas palavras de esperança que chegavam até eles num momento de profunda angústia, medo e dor. Porém na paz ou na prosperidade, nós rapidamente nos esquecemos das provações do passado. No entanto, esse esquecimento é perigoso porque nos permite pensar que somos autossuficientes e que estamos no controle de nossas vidas. 
Às vezes mesmo no desespero e sofrimento nós também podemos nos esquecer - esquecer a esperança e a afirmação de Deus de que nossa atual situação não é o fim. O período da Quaresma chega todos os anos como um tempo para nos ajudar a lembrar. Nós refletimos sobre Deus, que sabe, por meio de Cristo, o que é sofrer e que nos encontra em nosso sofrimento para nos oferecer esperança. O discipulado tem a ver com lembrança - a lembrança de que seguir a Deus é ouvir os choros e sofrimento e oferecer a esperança que somente Deus pode trazer; a lembrança de que a paz não é algo que conquistamos sozinhos. 
Que esta Quaresma seja esse tempo de reflexão para cada um de nós.
Oração: Amado Senhor Deus, ajuda-nos hoje a lembrar a tua presença com aqueles que sofrem e com os que estão bem. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Lembre-se do amor de Deus e seja grato.
Oremos pelos que se esqueceram do amor de Deus.
Autoria: Eric Burton-Krieger (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 12 de fevereiro - Uma minúscula partícula


:: Leia Salmo 8.1-9 ::
Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Salmo 8.3-4
Quando minha neta, Lucy, tinha dois anos de idade, nós saímos para colocar uma carta no correio. A caminho da agência, nós vimos a lua, uma orbe grande, bonita e branca pendurada no céu negro; ela ficou maravilhada. Meses depois, ainda falava dela. 
Nós, adultos, tomamos a lua como algo certo. Sabemos que ela está lá, esperamos vê-la nas noites de céu claro, e às vezes ponderamos que o homem já esteve lá. Imagine o salmista na noite, séculos antes de haver luzes nas ruas. Talvez o escritor do Salmo 8 tenha se sentado num declive, cuidando de um rebanho, recostando-se, com um olho nas ovelhas ao mesmo tempo olhando para o céu. 
O Salmo 8 capta a maravilha do céu noturno que Lucy sentiu. O salmista se dá conta de quão minúsculos e insignificantes nós somos comparados à magnitude do céu. Mas embora se dê conta do quanto somos pequenos, ele reconhece o valor que Deus nos dá. O ser humano é o ápice da criação de Deus. Nós somos especiais. Olhe para a lua, maravilhe-se com as estrelas e seja grato pelo valor que Deus dá a você.
Oração: Deus todo-poderoso e pai celestial, nós te agradecemos por nos fazeres especiais para ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Na vastidão do universo, Deus nos segura carinhosamente.
Oremos pelos astrônomos e físicos.
Autoria: Pam Pointer (Wiltshire, Inglaterra)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 11 de fevereiro - Livres do medo


:: Leia Mateus 25.14-29 ::
[...] por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo [...] receoso, escondi na terra o teu talento; Mateus 25.24-25
Eu fui educada por pais que me amavam muito, mas que eram frequentemente críticos. Então eu passei a ter medo de tentar coisas novas, medo de cometer erros. O servo da parábola que recebeu um talento me retratava perfeitamente. 
Um verão, quando eu já era adulta, tivemos uma bela safra de tomates. Eu quis usá-los numa receita nova. Mas, e se não ficasse bom? Mesmo em questões tão pequenas quanto essa eu me via hesitante por medo do fracasso. Respirei fundo e orei pedindo coragem. O prato ficou muito bom. Pensei em todas as vezes em que Deus tinha me chamado a fazer algo novo, mas não fiz. 
Este pequeno ato de tentar algo que eu receava foi libertador. Decidi que me lembraria desse dia da próxima vez que Deus me encorajasse a fazer algo que nunca tinha feito. 
Mais tarde decidi fazer um curso sobre orientação espiritual pela internet. Da última vez que fiz um curso acadêmico, a internet ainda não existia. Mas a amorosa presença de Deus me cercou quando me conectei, defini uma senha e respondi perguntas. Cometi alguns erros, mas aprendi que não tenho de ser perfeita. Deus quer apenas que eu tente. Também aprendi que Deus não quer que eu viva com medo.
Oração: Deus amoroso, ajuda-nos a saber que tu nos amas mesmo quando cometemos erros. Desafia-nos a continuar crescendo no amor por nós mesmos, pelo nosso próximo e por ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus quer nos libertar de nossos temores.
Oremos pelas pessoas que têm medo de tentar algo novo.
Autoria: Dorcas Linger Conrad (Virgínia Ocidental, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 10 de fevereiro - Uma Igreja do Novo Testamento


:: Leia 1 Coríntios 1.1-17 ::
Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus. 1 Coríntios 1.4
Às vezes eu ouço pessoas dizerem: "Eu gostaria que nós fôssemos mais como a igreja do Novo Testamento". E sempre penso: Nós somos muito mais parecidos com a igreja do Novo Testamento do que você se dá conta! Tome a igreja de Corinto como exemplo. Segundo Paulo, seus problemas incluíam panelinhas entre os membros, orgulho, imoralidade sexual, ações judiciais, disputas, glutonaria e bebedeira, e divisões em torno dos dons espirituais. Alguns membros até negavam a ressurreição dos mortos. Não deveríamos tentar ser como essa Igreja do Novo Testamento. 
Às vezes, quanto mais nos envolvemos no funcionamento interno de uma igreja, mais desanimados ficamos. Encontramos invejas mesquinhas, membros que nem sempre são delicados uns com os outros, professores de escola dominical que não vivem o que ensinam e pastores que nem sempre vivem o que pregam. Podemos nos sentir tentados a abandonar a igreja ou fantasiar sobre uma era dourada que na realidade nunca existiu. 
Os problemas que temos na Igreja hoje não surpreenderiam o apóstolo Paulo. No entanto, ele acreditava na graça para a igreja, não apenas para os indivíduos. Ele dava graças a Deus pelas igrejas, sabendo que Cristo estava agindo através delas e que seu testemunho tinha sido fortalecido nelas. Ele podia acreditar e dizer todas essas coisas não porque as igrejas fossem fiéis, mas porque Deus é fiel.
Oração: Deus gracioso, ajuda-nos a ser a igreja que tu estás nos chamando a ser. Quando não conseguirmos, derrama tua graça sobre nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Posso acreditar na Igreja porque Deus acredita nela.
Oremos pelas igrejas com divisões internas.
Autoria: Michael A. Macdonald (Carolina do Norte, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 9 de fevereiro - Tirada do poço


:: Leia Salmo 40.1-17 ::
Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Salmo 40.1
O dia começou com um momento feliz na companhia de amigos. Mas em pouco tempo transformou-se num pesadelo. Lisa, minha filha de três anos, se afogou. Eu exigi que Deus nos ajudasse. Orei pedindo que ele a acordasse e restaurasse sua saúde. Quando ficou claro que isso não aconteceria, orei novamente, pedindo a Deus que me desse a força para reconstruir minha vida. Eu precisava da ajuda Dele para enfrentar aquilo. 
Alguns meses depois, estávamos tentando retornar a algum tipo de vida, fazendo tudo o que podíamos para enfrentar cada hora de dor. No meu desespero, clamei pela ajuda de Deus e senti que ele estava me inspirando a escrever sobre as emoções e o turbilhão que se agitava dentro de mim. Finalmente, publiquei um livro sobre minha perda e minha jornada de dor após a morte de nossa filha. 
Deus me deu uma profunda fé e o desejo de ajudar outros pais de luto. Ele me trouxe a um ponto na vida no qual estou verdadeiramente feliz, mais uma vez.
Oração: Amado Senhor, ajuda-nos a crer que tu estás conosco mesmo nos momentos mais sombrios de nossas vidas. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Pensamento para o dia: Deus pode produzir o bem mesmo a partir da tragédia e da perda.
Oremos por pais e irmãos de luto.
Autoria: Betty Madill (Aberdeenshire, Escócia)
Conexão com a Vida: Coloque seus pensamentos em um diário.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 8 de fevereiro - Necessidades


:: Leia João 10.1-10 ::
Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. João 1.16
Na escola eu aprendi sobre as necessidades que tornam a vida possível. Oxigênio é uma delas; precisamos de ar para respirar. A água é outra. O máximo que podemos passar sem fluidos são três dias. O alimento é outra das necessidades da vida. Roupas e abrigo completam a lista. 
No entanto, há outra necessidade que meu currículo escolar negligenciou. Eu aprendi que a graça de Deus é uma necessidade. Deus é o criador de toda a vida. Quando nascemos nesse mundo, nascemos também para a graça de Deus. Sem ela não podemos sobreviver. A graça de Deus está no ar que respiramos. Está na água que bebemos. Está no alimento que comemos e até nos materiais que fazem nossas roupas e nosso abrigo. 
Como povo de Deus, nós respondemos bem a esta graça quando agradecemos e vivemos a fé. Agradecer e viver a vida ao máximo são respostas fiéis ao dom da graça de Deus.
Oração: Amado Deus da graça, nós te agradecemos pela dádiva da vida. Inspira-nos e capacita-nos a viver plenamente cada dia, para tua honra e glória. "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém". Mateus 6.9-13
Pensamento para o dia: A graça de Deus nos sustenta a cada momento de cada dia.
Oremos pelas pessoas que não reconhecem a graça de Deus.
Autoria: Wayne Smith (Geórgia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 7 de fevereiro - Confundido com Jesus


:: Leia Filipenses 2.1-11 ::
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Filipenses 2.5
Doug, meu filhinho de quatro anos, me acompanhou ao altar para tomarmos a comunhão. Ajoelhamo-nos no genuflexório e abrimos nossas mãos, preparando-nos para sermos servidos. O pastor quebrou um pedaço do pão e o colocou nas mãos de Doug. Quando partiu o pão para mim, algumas migalhas caíram no chão. "Você deixou cair, Jesus", Doug sussurrou para o pastor. "Eu sei", ele respondeu, e apanhou a migalha. Então continuou a servir aos outros, como Cristo havia servido aos discípulos. 
Depois do culto, perguntei ao pastor: "Você já foi chamado de Jesus antes?" "Sim", ele respondeu, "várias vezes, pelos pequenos". Ser confundido com Cristo parece improvável. Mas não deveríamos querer viver como Jesus viveu, de modo que outros possam vê-lo no modo como nos tratamos? Nosso chamado é para que sejamos como Ele - até onde isso nos é possível. 
Eu professo ser cristã, mas nem sempre me comporto como uma. Quando não ajo com amor ou quando julgo as pessoas, não estou vivendo como o evangelho ensina. A participação no culto e o auxílio em vários projetos da igreja me ajudam a me comportar e a me sentir como uma cristã. Mas longe da igreja é mais difícil. Eu preciso de lembretes, por meio da leitura bíblica diária ou de outra leitura espiritual. Todos os dias eu oro para que minhas atitudes e comportamentos sejam mais semelhantes aos de Jesus. Quero ser confundida com Cristo.
Oração: Deus misericordioso, ajuda-nos a lembrar do que Cristo nos ensinou e a seguir seu exemplo. Ajuda-nos a amar uns aos outros como tu nos amas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: De que maneiras posso refletir a Cristo a cada dia?
Oremos pelos pastores.
Autoria: Mary Beth Oostenbrug (Iowa, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 6 de fevereiro - Inimigos


:: Leia Êxodo 23.4-5 e Lucas 6.27-36 ::
Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Mateus 5.44
Amar nossos inimigos não é apenas um mandamento do Novo Testamento. O Êxodo dá instruções práticas sobre como tratar nossos inimigos. Segundo o Êxodo, quem vir o jumento de um inimigo caído sob o peso de sua carga deve ajudar. Se virmos o boi ou jumento de um inimigo desgarrado, devemos devolvê-lo (Ex 23.4-5). 
Em outras palavras, quando virmos um percalço envolvendo a propriedade de um inimigo, não devemos ignorar e deixar acontecer. Nem podemos exultar ou regozijar ante o infortúnio do outro. Somos chamados a ajudar até pessoas que nos odeiam. Jesus repete isso em Mateus 5.44-45. Se alguém for um inimigo, devemos amá-lo. Se nos amaldiçoar, devemos abençoá-lo. Se nos odiar, devemos lhe fazer apenas o bem. Se ele estiver se esforçando para nos ferir, nossa resposta deve ser orar por ele. 
Deus quer que nós respondamos com amor, e não que pioremos os relacionamentos com retaliação, mas melhorando-o dando o melhor de nós mesmos.
Oração: Senhor amado, perdoa-nos por odiarmos nossos inimigos. Ajuda-me a amá- -los e tratá-los com bondade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Você já orou para que algo de bom aconteça hoje ao seu inimigo?
Oremos pelos nossos inimigos.
Autoria: Derek Sum Wei Siang (Kuala Lumpur, Malásia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 5 de fevereiro - O maravilhosos "sim" de Deus


:: Leia 1 Coríntios 1.26-31 ::
Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor. Efésios 1.4
Todos os dias eu preciso do maravilhoso sim de Deus. Deus não olha para mim e diz: "Bem, você fez tudo errado. Você não é o tipo de cristão ou o tipo de empregado, ou o tipo de aluno, o tipo de pai que eu espero." Deus não tem dúvida se sou ou não digno de amor. Ao contrário, apesar dos meus pecados, ele diz sim ao meu valor. Deus continua a dizer sim a pessoas decaídas e pecadoras. Deus diz sim a pessoas que não conheço. 
Nós podemos recuar diante de um sem-teto ou de um faminto no Haiti, ou de uma mulher morrendo de Aids em Uganda, ou de uma criança remexendo no lixão em busca de roupas. Mas a todos eles e a todos nós, Deus diz sim. Todos nós fomos criados à sua imagem; cada um é valorizado e apreciado. 
Ao receber o sim de Deus em Jesus Cristo, sou capaz de dizer sim a outros e a mim mesmo. Nos momentos sombrios da vida, quando me sinto um objeto danificado; quando sinto que já não estou de acordo com os padrões e expectativas de Deus; quando me sinto perdido, solitário ou rejeitado, sei, sem sombra de dúvida, que a inabalável palavra de Deus para mim é sim. E essa é a única resposta.
Oração: Deus bom e gracioso, graças pelo teu maravilhoso sim! Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Onde você ouve o maravilhoso sim de Deus em sua vida?
Oremos pelos que não se sentem suficientemente bons.
Autoria: Gregg Bunn (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 4 de fevereiro - Salvo para Jesus


:: Leia: João 10. 1-10. ::
Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo. Apocalipse 3.20
A convite de minha prima fui convidada para ir à cidade de Kenword - Nova Jersey/ Estados Unidos, com o desafio de apresentar o plano da salvação em Jesus Cristo para o seu esposo. Eram casados há mais de 20 anos. Sendo evangélica e atenta a vida de oração e estudo da Palavra de Deus, ainda não tinha a alegria de ver seu esposo rendido aos pés de Cristo. Quando ele acompanhava a sua esposa para ir à igreja era por obrigação. 
Diante desse quadro, senti em meu coração essa responsabilidade e comecei a orar e a me preparar para esse encontro. Fui aos poucos mostrando, explicando os livros da bíblia, bem como a vida de Jesus e seus discípulos. Na proporção que explicava a mensagem da Bíblia ele se encantava e se desculpava por nunca dar atenção aos ensinamentos da Palavra de Deus. 
Numa madrugada, ele e seu filho saíram para uma pescaria. Mais tarde, amanhecendo, ouvi vozes. Estavam de volta devido a um forte temporal. Pensei: Meu, Deus, chegou a hora de levar a ele a mensagem da pesca maravilhosa (Lucas 5.1-11). Desci as escadas, ciente do acontecido e falei, decididamente, "primo, não tem problema. Hoje, você está sendo pescado por Jesus. Você aceita Jesus como o único e suficiente salvador? Ele respondeu: SIM. Nós nos abraçamos e lágrimas dos seus olhos foram derramadas. Era domingo, fomos ao culto da manhã e entreguei-o para o pastor. Hoje, eles são assíduos na Igreja e na leitura diária de no Cenáculo.
Oração: Amado Deus, muito obrigada pela tua força orientadora de sermos exemplos, testemunhas da tua graça para ganharmos vidas para Ti. Meu coração está muito feliz. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos usa e nos capacita para ganharmos vida para Cristo.
Oremos pelas pessoas que ainda não aceitaram o amor de Deus em Cristo Jesus.
Autoria: Dilma T. Prado da Silva (Lins, SP - Brasil).
Texto extraído do Guia Devocional diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 3 de fevereiro - Que significam estas pedras?


:: Leia Josué 4.1-7 ::
Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel. Josué 4.7
Quando eu realizo casamentos, peço às pessoas presentes que toquem suas alianças. Quando eu toco a minha, lembro-me do que aconteceu há 45 anos, quando este anel foi colocado em meu dedo pela primeira vez. Também me lembro de quem sou por causa da aliança que coloquei naquele dia. Mary Ann, minha esposa, e eu prometemos estar juntos como marido e mulher enquanto vivermos. 
A Bíblia nos diz que lembrar é importante para a nossa identidade. Quando Josué conduziu os israelitas através do rio Jordão até a Terra Prometida, ele os instruiu a fazer uma pilha de 12 pedras que eles carregariam do meio do rio seco. As doze pedras, representando as 12 tribos, lembrariam às gerações posteriores como Deus havia levado o povo de Israel à sua terra. As pedras também lembrariam às gerações seguintes quem eles eram - o povo de Deus. "Quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras?, então, lhes direis?" (Josué 4.6-7). 
Os lembretes daquilo que Deus fez em nossas vidas são importantes para a nossa fé. Lembremos e sejamos gratos.
Oração: Faz-nos lembrar, Senhor amado, o que tu fizeste e quem somos por causa da tua obra em nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que o ajuda a lembrar da ação de Deus em sua vida?
Oremos pelos novos cristãos.
Autoria: H. Mark Abbott (Washington, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 2 de fevereiro - Dado de coração


:: Leia Lucas 20.45-21.4 ::
Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Lucas 21.3
Depois que parei de trabalhar em período integral, fiquei imaginando como eu poderia ganhar algum dinheiro extra. Eu sabia que Deus me conduziria a um modo pelo qual eu pudesse usar meus talentos, então continuei a ler a Bíblia e meus livros devocionais regularmente. 
Todos os dias, depois de concluir meu serviço doméstico, comecei a escrever artigos on-line. Eu recebia um retorno positivo pelos meus artigos, então continuei a escrever, inspirada por Deus. Do pequeno montante de dinheiro que recebia por meus textos, comecei a dar meu dízimo como uma oferta no culto de domingo. Mas notei que muitas pessoas de minha congregação estavam dando muito mais do que eu. Questionei a mim mesma, imaginando se eu estaria dando o suficiente e sentindo-me culpada por não dar mais. 
Em meio a esta experiência, recebi uma afirmação quando Deus me lembrou da história em Lucas 21, na qual Jesus elogia a viúva por dar suas duas moedas de cobre. "Verdadeiramente", disse Jesus, "vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos". Então me dei conta de que nossas circunstâncias são diferentes. O valor do meu dízimo não é importante; importante é que escolhi dar a Deus daquilo que ele me deu.
Oração: Ó Deus, nós nos alegramos em dar a ti. Tu nos abençoaste com grandes e pequenos dons. Que possamos usá-los fielmente para a tua glória. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nós damos a Deus porque Deus deu a nós.
Oremos pelas pessoas que escrevem para o No Cenáculo.
Autoria: Arundhathi Enamela (Andhra Pradesh, Índia)
Texto extraído do Guia Devocional diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 1º de fevereiro - Na escuridão da vida


:: Leia Mateus 5.14-16 ::
[...] nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Mateus 5.15
Eu estava no ponto mais crucial de um delicado trabalho de recuperação quando as luzes de repente se apagaram. Puf! Escuridão total! Aparentemente, algo tinha derrubado nosso gerador. Felizmente, encontrei uma pequena lanterna em minha caixa de ferramentas, e com seu pequeno feixe de luz fui capaz de completar o serviço. 
O paralelo dessa experiência com a fé era óbvio para mim. Acho que somos todos como esta lanterna: pequenos feixes de luz cintilando na escuridão da vida para mostrar aos outros o caminho para Deus. A Bíblia está cheia de referências à luz no contexto de nossa fé. Em Mateus 5.14, Jesus refere-se aos seus discípulos como "a luz do mundo". No versículo seguinte, ele encoraja seus seguidores: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5.16). 
Embora os feixes de luz da nossa fé pessoal nem sempre sejam os mais brilhantes, ou mesmo os mais confiáveis, ainda assim ele pode brilhar na escuridão. Nós podemos iluminar o caminho para as pessoas encontrarem o relacionamento com Cristo. E é crucial que o façamos.
Oração: Amado Pai, por favor, ajuda-nos a "viver, nos mover e existir" (veja Atos 17.28) no teu santo resplendor, refletindo esta luz aos outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como sua luz está brilhando?
Oremos para que a Igreja ilumine a escuridão.
Autoria: Tuck Eudy (Florida, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Reflexão do dia 31 de janeiro - Por palavras e atos


:: Leia Jó 2.11-13 ::
Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Romanos 12.15
Eu estava profundamente preocupada com uma pessoa muito especial para mim. O dia cinzento, chuvoso e frio me deixava ainda pior. No trabalho, quando eu estava junto à janela, chorando, um de meus colegas veio até mim. Ele disse que tudo ficaria bem. No entanto, estas palavras não me consolaram. Na verdade, deixaram-me pior. 
Algum tempo depois, outra pessoa veio até mim. Ao ver que eu estava sofrendo, ele não disse nada, mas simplesmente me deu um abraço e ficou comigo. Esta solidariedade e empatia silenciosas fizeram muito mais por mim do que palavras. Ele fez o que o apóstolo Paulo nos insta a fazer: "chorai com os que choram" (Rm 12.15). 
A passagem bíblica de hoje, na qual os amigos de Jó choraram com ele, me fez lembrar que as palavras de consolo podem ser importantes, mas que há outro tipo de consolação - simplesmente estar junto, em silêncio.
Oração: Senhor amado, graças pelo teu consolo enviado através dos nossos amigos. Ajuda-nos a ser sensíveis à dor dos outros e acompanhá-los em meio à dificuldade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O que deveria eu escolher hoje para mostrar o amor e o consolo de Deus: palavras ou ações?
Oremos por alguém que esteja preocupado com uma pessoa querida.
Autoria: Irina Ivanova (Pskov, Rússia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão para o dia 30 de janeiro - No princípio


:: Leia Gênesis 1.1-5 ::
A graça do Senhor Jesus seja com todos. Apocalipse 22.21
Soltei um suspiro de satisfação ao fechar a Bíblia. Tinham-se passado três anos, mas eu tinha lido cada palavra, trabalhando lentamente para ter certeza de que estava compreendendo o que eu estava lendo. Tinha sido uma experiência muito rica! Ao ir à verdadeira fonte, eu tinha aprendido muito sobre minha própria fé e sobre as experiências dos que viveram antes de mim. 
Durante minha leitura, fiquei admirada com o quanto somos abençoados por sermos os filhos amados de Deus. Não é algo que merecemos de modo algum, mas é uma dádiva de um Deus amoroso e gracioso que se preocupa conosco mesmo quando pecamos. Ao lermos o Antigo e o Novo Testamentos, nós vemos, constantemente, pessoas rejeitarem a Deus; mas mesmo assim o amor de Deus por elas nunca oscila. 
Depois de terminar a leitura da Bíblia, fiquei pensando onde buscaria minha próxima leitura espiritual. Existem, é claro, muitos livros maravilhosos que podem nos ajudar a crescer na fé e no conhecimento de Deus. Mas naquele momento particular da minha vida, a resposta era simples. Abri em Gênesis e comecei a ler: "No princípio?".
Oração: Deus amado, ajuda-nos a aprender sobre ti a partir da sabedoria da Bíblia. Ao lermos, dá-nos não apenas entendimento, mas a vontade de incorporar a tua verdade. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Conforme cresce o nosso amor pela Bíblia, nós incorporamos suas verdades de maneiras cada vez mais profundas.
Oremos pelas pessoas que não têm acesso à Bíblia.
Autoria: Mary Van Keuren (New York, EUA)
Conexão com a Vida: Leia a Bíblia inteira em um ano.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 29 de janeiro - Tornando-se uma borboleta


:: Leia Efésios 2.1-10 ::
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5.17
Você já viu uma borboleta [lepidóptera] se esforçando para sair de um casulo? O processo exige um esforço agonizante. Qualquer um que não entenda o propósito do esforço pode, por solidariedade, romper o casulo. Isso facilitaria à borboleta sair, mas ela provavelmente ficaria subdesenvolvida e nunca voaria. O esforço é parte do processo de desenvolvimento de asas fortes. 
Durante muitos anos em minha vida cristã, eu me senti como uma borboleta presa num casulo - um casulo de valores, filosofias e padrões seculares. O esforço com meus sentimentos de inferioridade, medo e fracasso era agonizante e consumidor. No entanto, encurtar essa metamorfose espiritual teria resultado em uma vida cristã fraca e superficial. 
Eu me tornei uma nova criatura quando aceitei a Cristo como meu Salvador pessoal. Lentamente, como uma borboleta emergindo, eu me libertei - encontrei liberdade espiritual em Cristo. Cristo deseja que cada um de seus seguidores viva desimpedido de sua antiga natureza e desenvolva asas fortes para voar livres como novas criaturas em Cristo.
Oração: Senhor amado, dá-nos força e coragem para nos desenvolver e ganhar liberdade espiritual. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Alcançar o voo de liberdade vale o esforço que pode ser preciso para chegar lá.
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando uma luta espiritual.
Autoria: Sandra Hastings (Rheinland-Pfalz, Alemanha)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 28 de janeiro - Hospitalidade


:: Leia Gênesis 18.1-15 ::
Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos. Hebreus 13.2
Durante meus anos de ensino médio, eu trabalhei no quintal da Sra. Buzzard, uma senhora maravilhosa que vivia uma vida de muita atenção e bondade. Depois de trabalhar a tarde toda sob o sol forte, ela frequentemente me trazia um grande copo de limonada. Ela também me enchia de pequenos presentes e doces caseiros. Sua hospitalidade cheia de graça moldou minha vida. 
A Bíblia está repleta de exemplos como este e de pedidos de hospitalidade. Somos orientados a demonstrar hospitalidade ao estranho em nossa terra (Gn 18.1-7), bem como a abrir nossos lares aos que passam necessidade (veja Rm 12.13, Is 58.6-10, Hb 13.2). Ao agirmos assim podemos descobrir que Deus se aproximou especialmente de nós. Na verdade, a hospitalidade está no centro do evangelho. A Bíblia nos diz que Deus veio até nós em Cristo, recebeu-nos como filhos e nos deu tudo o que precisamos. 
Nossa fé no amor de Deus nos impulsiona a mostrar esta mesma hospitalidade aos outro. Todos os dias nós podemos ser gratos pelos atos de hospitalidade das pessoas. Como resposta ao amor de Deus que chega até nós por meio deles, podemos procurar oportunidades de demonstrar "hospitalidade e acolhimento" a todos que encontramos.
Oração: Ó Deus acolhedor, graças por nos sustentares com o teu amor e por nos dares tudo o que precisamos. Ajuda-nos a abrir nossas mãos e nossos corações aos outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A hospitalidade pode expressar o amor de Deus.
Oremos pelas pessoas solitárias.
Autoria: Todd Outcalt (Indiana, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 27 de janeiro - Olhe para os montes


:: Leia Salmo 121.1-8 ::
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Salmo 121.1-2
Quando me mudei para a região central do estado do Tennessee, senti muito a falta das montanhas do Leste do Tennessee, onde cresci. Nunca antes eu tinha me dado conta do quanto sua presença era consoladora para mim. Eu me sentia protegida, quase abraçada, por elas. Por esta razão, posso me identificar com a citação bíblica acima. 
Levou um tempo para eu apreciar a beleza das montanhas; da mesma forma, levei anos para me conscientizar da beleza e do conforto da presença de Deus. Eu passei por períodos de dúvida em minha jornada de fé, como quando minha mãe morreu e quando fui diagnosticada com uma doença crônica; mas como as montanhas que amo, Deus esteve sempre presente. 
Quando me sinto desanimada pelos problemas da vida diária, olho para um quadro de montanhas que está pendurado em meu escritório. Ele me lembra de elevar meus olhos. Mesmo que estas montanhas estejam apenas em minha imaginação, sua visão me lembra de que meu auxílio de fato vem do Senhor.
Oração: Amado Deus, graças por tua constante presença conosco, mesmo quando não nos damos conta de que tu estás lá. Ajuda-nos a sempre confiar em ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está sempre presente, cuidando de nós.
Autoria: Anne Leonard Trudel (Tennessee, EUA)
Oremos pelas pessoas com saudade de casa.
Conexão com a Vida: Exiba uma figura ou um objeto da natureza para lembrar-se da contínua presença de Deus e seu eterno amor.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 26 de janeiro - Outras ovelhas


:: Leia João 10.14-16 ::
Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. João 10.16
Quando eu tinha 17 anos, eu participei de um programa de intercâmbio em outro país. Por quase cinco meses eu frequentei uma escola na Rússia e vivi com uma família russa. Foi a primeira vez que fiquei longe de minha família por mais que uns poucos dias. 
Minha bem-intencionada igreja enviou diversas Bíblias comigo, certa de que parte do que eu tinha sido chamada a fazer naquela viagem era dar testemunho como cristã. No entanto, após minha chegada à Rússia, tantos anos atrás, eu logo descobri que Deus já havia estado lá muito antes de mim. Eu experimentei Deus nas pessoas que conheci, amei e de quem dependi durante minha visita. Embora o modo como louvávamos e compreendíamos Deus fosse diferente, ainda assim todos nós tínhamos um relacionamento com nosso Criador. 
Quando me lembro desse período de minha vida, penso nas palavras de Jesus em João 10.16 sobre suas ovelhas que pertenciam a outro aprisco. Ele não diz que os discípulos devem encontrar as outras ovelhas ou que elas não ouvirão a nenhum outro pastor que não o seu. Ele não diz que elas estão perdidas. Antes, Jesus disse: "haverá um rebanho e um pastor". Ouçamos a voz do nosso pastor, Cristo Jesus.
Oração: Santo Deus, ajuda-nos a buscar-te e a não considerar nosso modo de culto e nossas crenças superiores aos dos outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A diversidade humana é parte do plano de Deus para o nosso mundo.
Oremos pelos cristãos ao redor do mundo.
Alissabeth Newton (Washington, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 25 de janeiro - Congelamento rápido


:: Leia Gênesis 39.1-23 ::
Todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. Habacuque 3.18
Esta manhã eu acordei com um aviso da meteorologia: Cuidado com o congelamento rápido. Esse alerta é dado quando a temperatura cai de repente, transformando rapidamente um dia chuvoso em um potencial desastre com gelo. 
Algo semelhante a esse fenômeno meteorológico acontece às pessoas também. A vida traz "congelamentos rápidos" - mudanças súbitas que nos deixam pensando onde Deus pode estar. Na Bíblia, nós lemos sobre José, um homem que experimentou muitos congelamentos rápidos. O gelo não ameaçava sua jornada, mas as pessoas à sua volta, sim. Quando seus irmãos o venderam como escravo (Gênesis 37.12-28), a vida de José mudou num instante. Mais tarde ele enfrentou o perigo quando as mentiras da bela esposa de Potifar o colocaram na prisão (Gênesis 39.1-20). 
Embora José estivesse condenado à miséria, "O SENHOR, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro" (Gênesis 39.21). Deus sabia que o caminho de José era perigoso, mas ofereceu-lhe lembretes da graça, bondade e favor divinos. 
Quando nós enfrentamos essas mudanças e perdas bruscas, podemos ficar imaginando onde Deus está e nos sentirmos tentados a desistir. Mas nesses momentos nós podemos nos lembrar de que assim como Deus esteve com José, ele está conosco. Deus nos mostra bondade em meio à tragédia e perda.
Oração: Senhor amado, mostra-nos bondade e concede-nos favor aos olhos dos outros. Ensina-nos a confiar sempre em ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos acalma quando nosso caminho torna-se incerto.
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando reveses repentinos.
Jason Mills (Ontário, Canadá)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 24 de janeiro - Jesus, o caminho


:: Leia: Isaías 30.18-21 ::
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14.6
Meu pai e minha mãe sempre me incentivaram a estar nos trabalhos da Igreja, e sempre a frequentei. No entanto, não tinha um grande envolvimento com as pessoas. Sempre, que terminava o culto, um senhor da igreja, se aproximava e me chamava para ficar na classe de Escola Dominical, mas eu sempre recusava. Até que um dia, minha irmã e eu resolvemos ir à classe. Um pouco tímidos e, ao mesmo tempo surpresos, encontramos pessoas que nos ajudaram e que contribuíram para melhorar nossa autoestima. 
A partir desse momento, comecei a me envolver nas programações da igreja. Fui ao meu primeiro acampamento e então, percebi o quanto Deus era importante para a minha vida. No ano de 2012 fui para o encontro nacional de juvenis que tinha como tema: "Jesus, o caminho, e a verdade, e a vida". Nesse encontro, me entreguei totalmente para Deus; tive uma experiência com Jesus Cristo. 
Através desse testemunho, quero mostrar que Jesus é o caminho, e a verdade, e a vida. Sem Jesus eu não estaria na Igreja e nem estaria escrevendo esse testemunho. Creio que Deus tem um chamado para a minha vida, bem como para a sua. Se Deus quer que você seja uma pastora ou um pastor, uma evangelista ou um evangelista, enfim, uma serva ou um servo siga em frente Ele conta com cada um de nós, no Corpo de Cristo. 
Jesus é o caminho e vale à pena seguir os seus passos.
Oração: Senhor Jesus, muito obrigado porque tu és o caminho para uma vida cheia de paz e direção. Ajuda-nos a andar nesse caminho com fé e amor. Amém!
Pensamento para o dia: Seguir o caminho que é Jesus constitui a nossa maior segurança.
Oremos pelos encontros de adolescentes.
Helytton Vianna (São Paulo, SP -Brasil).
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

Reflexão do dia 23 de janeiro - Jogue com paixão


:: Leia 1 Coríntios 9.24-27 ::
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta. Hebreus 12.1
Os dois times de futebol estavam aguardando ansiosamente pela partida. Ao longo dos anos eles tinham tido uma história tempestuosa e nessa tarde de sábado, em particular, as emoções estavam a mil. Todos os jogadores estavam preparados e ansiosos para jogar. Os visitantes jogaram com habilidade e entusiasmo, e ganharam. Quando os torcedores foram entrevistados após o jogo, um homem disse: "Os visitantes ganharam porque jogaram com paixão". 
A paixão faz diferença em muitas áreas da vida, incluindo nossa jornada de fé. Nós somos apaixonados no serviço a Deus? Aproveitamos cada oportunidade para partilhar aquilo em que acreditamos? Tentamos viver vidas semelhantes à de Cristo? Como seria maravilhoso se aqueles que nos conhecem bem pudessem dizer que nós vivemos cheios de paixão por Cristo. 
Eu quero "[prosseguir] para o alvo" (veja Fp 3.14) da obediência a Deus, sem olhar nem para a direita nem para a esquerda, mas fixando meu olhar em Jesus (Veja Hebreus 12.2).
Oração: Pai celestial, que possamos ver claramente nosso único propósito na vida: servir e seguir-te, orando: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém". Mateus 6.9-13
Pensamento para o dia: Quão apaixonado sou no serviço de Deus?
Oremos pelos atletas iniciantes.
Carol Purves (Cumbria, Inglaterra)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista