Translate

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - A colorida criação de Deus


Leia Gênesis 1.1-31
Como resultado disso, já não existem mais judeus e não-judeus, circuncidados e não-circuncidados, não-civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos. Colossenses 3.11 (NTLH)
Quando eu tinha 5 anos de idade, eu perguntei à minha mãe por que as pessoas tinham cores diferentes. Ela me contou que fez uma rápida oração antes de dizer que Deus queria criar um mundo o mais lindo possível. Por isso o encheu com uma terra fértil e marrom, um sol de um amarelo intenso, montanhas cobertas de neve, um céu noturno de um negro aveludado e flores mais coloridas que qualquer arco-íris. Então, querendo que os seres humanos tivessem esta mesma riqueza de cores, Deus fez alguns amarelos como o sol, outros negros como o céu noturno e outros tão brancos quanto a neve e ainda outros marrons como a terra fértil Não me lembro de mais detalhes da história, mas sempre me lembrei de sua essência. 
Por mais de uma vez eu agradeci a Deus por ter aprendido em idade tão tenra que toda a criação é bela, quer eu esteja olhando para um céu noturno ou para meus amigos com suas diferentes heranças culturais. Esta é uma das coisas mais encantadoras do cristianismo: que somos todos filhos de Deus independentemente de raça, cultura ou quaisquer outras distinções superficiais. "Cristo é tudo e está em todos" (Colossenses 3.11). 
Nós somos chamados a responder uns aos outros com "misericórdia, bondade, humildade, delicadeza e paciência" (v. 12). Mais que tudo, devemos ter "amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas" (v. 14). 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a reconhecer e apreciar a beleza da tua criação, especialmente de cada pessoa que encontrarmos hoje. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus deve adorar a variedade, já que a criou aos montes.
Oremos pelas pessoas que não conseguem ver os outros como filhos de Deus.
Autoria: Cathemae Cecchin (Califórnia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Vivendo só


Leia Romanos 5.1-8
É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. 2 Coríntios 1.4
Quando meu marido morreu, eu fui viver com meu filho e sua família por um tempo. Mais tarde, no entanto, eles se mudaram para outro país por causa dos negócios de meu filho. Fiquei sozinha. Com o tempo fui ficando desanimada e a autopiedade estava lentamente me dominando. 
Ao orar a respeito, comecei a sentir que Cristo tinha algum propósito para mim. Enquanto eu orava e esperava Sua orientação, descobri um grupo de mulheres interessadas em estudar a palavra de Deus. Começamos a nos encontrar e eu as conduzi no estudo da Bíblia. Logo pude ver como a obediência à palavra de Deus estava mudando suas vidas. Algumas precisavam de encorajamento e aconselhamento, e pude ver o Grande Conselheiro e Encorajador agindo nelas. 
Quando li a passagem em Romanos 5, compreendi melhor como Deus pode transformar nossas dificuldades em alegrias, se perseverarmos. Uma boa forma de ajudar a vencer a solidão é nos colocarmos à disposição de Deus - para que Ele use nossas mãos, pés e voz para ajudar e encorajar os que nos cercam. 
Oração: Amado Senhor Jesus, quando estivermos enfrentando a solidão, ajuda-nos a nos voltar para Ti e fortalece-nos para alcançar outros. Ajuda-nos a encontrar alegria e paz em Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus tem um propósito para cada um de nós.
Oremos pelos viúvos e viúvas que vivem longe de suas famílias.
Autoria: Christabel Thomas (Bangalore, Índia)
Conexão com a Vida: Encontre um lugar para servir a alguém que esteja vivenciando alguma dor que você mesmo já sofreu.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Conversando com Deus


Leia o Salmo 25.1-5
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10.27
Recentemente eu conversei com uma amiga que me descreveu suas experiências de diálogo com Deus. Fiquei absolutamente tocado quando ouvi como ela passava horas derramando seus sentimentos mais profundos para seu Criador. Quis saber mais sobre suas experiências e descobrir o que eu estava perdendo. 
Após vários dias em cima do assunto, fui dar um longo passeio de carro sozinho. Finalmente, desliguei o rádio e o CD player e comecei a desabafar sentimentos que eu havia guardado por muito tempo. Perdi a noção da hora, mas devo ter passado pelo menos uma hora conversando com Deus. Embora eu não tenha ouvido a resposta de Deus imediatamente, em poucos dias eu me vi tentando me conectar a Ele e ouvir sua voz enquanto eu orava. 
Agora eu ouço a voz de Deus no meu interior, um "cicio tranquilo e suave", talvez como aquilo que Elias ouviu no Monte Horebe (veja 1 Reis 19.11-12). Aos 64 anos, perguntei a mim mesmo: Como pude perder isso durante toda a minha vida? 
Serei eternamente grato a minha amiga por conversar comigo sobre o modo como ela orava. Seu exemplo abriu uma porta para um relacionamento mais profundo com Deus. 
Oração: Amado Deus do cicio tranquilo e suave, ouve-nos quando derramarmos nosso coração diante de Ti. Ansiamos por ouvir-Te falando conosco, dando a Tua orientação para nossa vida. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus está sempre pronto a nos falar.
Oremos pelos mentores espirituais.
Autoria: Tom Grgurich (Flórida, EUA)
Conexão com a Vida: Escreva uma oração de agradecimento pela vida.


Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 28 de outubro - Vendo claramente


Leia Marcos 8.22-25
Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13.12-13
Eu sempre tive boa visão. Alguns anos atrás, no entanto, eu me dei conta de que estava tendo dificuldade para ler. Havia algum tempo que eu não lia um livro inteiro. Com frequência eu ficava sonolenta durante a leitura ou meus olhos lacrimejavam por causa do esforço. Um dia, numa loja de departamentos, vi uma exposição de óculos de leitura. Experimentei um par e fiquei admirada por conseguir ler as letras pequenas nos rótulos. Experimentei vários outros pares até descobrir o grau que eu precisava para conseguir enxergar claramente. Desde então eu redescobri o prazer da leitura. 
Assim como eu precisava de lentes para corrigir minha visão física, também preciso de lentes que corrijam minha visão espiritual. A Bíblia, a palavra inspirada de Deus, é a lente que precisamos para ter um retrato melhor de Cristo. O foco nEle corrigirá nossa nebulosidade e confusão espiritual. A firme confiança em Cristo e um grande amor pelos outros nos ajudarão a ver mais claramente para percorrermos nossa jornada neste mundo. 
Oração: Senhor amado, ajuda-nos a confiar em Ti, ler Tua palavra e amar os outros como Tu nos amas. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A leitura da Bíblia nos dá um retrato mais claro de Cristo.
Oremos para que amemos excessivamente.
Autoria: Perry Louden (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 27 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Deus está no controle


Leia Jeremias 29.11-14
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal para vos dar o fim que desejais. Jeremias 29.11
Em 2004 passei pelo pior ano de toda a minha vida! No mês de maio fiquei doente e fiquei hospitalizada durante nove dias. Que dias difíceis! Como sofri! Tinha toda minha família ao meu lado. O mais importante era que quando me sentia angustiada, aflita e "sozinha", orava e pedia para que o Senhor falasse ao meu coração algo que me confortasse. Que maravilha! Como é gostoso ouvir a voz do nosso Deus! Que conforto! 
Parece loucura, mas minha enfermidade foi uma bênção em minha vida! Foi a partir dali que pude ter uma comunhão mais íntima com meu amoroso Pai! 
Oração: Pai de amor e de infinita misericórdia, louvado sejas por tanto cuidado e zelo, apesar de não merecermos nada. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus tem sempre o melhor para cada um de seus filhos e filhas.
Oremos pelas pessoas que se encontram hospitalizadas.
Autoria: Elaine Belo (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 26 de outubro - Deus está aqui


Leia João 16.4-7
E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.20b
Era o primeiro dia de meu filho no jardim de infância. Antes disso, seu papai e mamãe tinham sempre estado por perto, mas agora ele de repente tinha sido deixado numa sala barulhenta com pessoas que ele não conhecia. As crianças choravam e gritavam. As professoras tentavam falar mais alto que os pequenos. Depois de deixá-lo lá, eu quis imediatamente correr de volta e ficar com ele. Ele estava assustado e só, e precisava de consolo. 
Naquele momento eu me dei conta de que o nosso Pai celestial deseja estar conosco nesse mundo assustador ainda mais do que eu queria estar com meu filho. A alegre notícia é que Deus está conosco por meio do Espírito Santo, nosso Consolador. Nós não estamos sós neste mundo perigoso. O Espírito está presente a cada segundo com cada um dos filhos de Deus na terra. 
Já mais calma, orei para que meu filho também fosse consolado por saber que Deus estava do seu lado, mesmo que seu pai e mãe não pudessem estar. 
Oração: Amado Espírito Santo, nosso Consolador, traz-nos palavras de amor, esperança, encorajamento e conforto, especialmente quando nos sentirmos sós e impotentes. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Pare. Vire-se. Deus está perto.
Oremos pelos pais de crianças no jardim de infância.
Autoria: Pavel Serdukov (Moscou, Rússia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 25 de outubro - Meu propósito


Leia Deuteronômio 4.39-40
Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então, no fim de dias, te virarás para o Senhor, teu Deus, e ouvirás a sua voz. Deuteronômio 4.30
Depois de 40 anos de viagem, os israelitas chegaram à terra que Deus lhes havia prometido. Durante os anos em que vagaram pelo deserto, eles aprenderam a confiar em Deus. Deus atendeu a todas as suas necessidades e eles aprenderam que obedecer às Suas ordens era vital. Quando se rebelaram, Deus os deixou à mercê de seus próprios recursos. Quando se deram conta do quanto a vida sem Deus era difícil, eles retornaram e O encontraram à espera. 
Houve um tempo em que eu caminhei a esmo como se estivesse num deserto, como se minha vida não tivesse nenhum propósito. Mas Deus nunca me deixou e me trazia constantemente para o relacionamento conSigo. Descobri-O mais poderosamente na Bíblia. Ao ler Sua palavra diariamente, encontrei esperança. Encontrei meu propósito. 
Esse propósito é reconhecer e obedecer a Deus todos os dias. Não preciso fazer nada de espetacular ou extraordinário; tenho apenas de caminhar com Deus em minha vida comum, muitas vezes até desinteressante. O tempo passado com Deus todos os dias, lendo a Bíblia e orando, me ajuda a encontrar alegria em todas as circunstâncias. 
Oração: Senhor amado, graças por nos dares um propósito e por Te revelares a nós por meio da Tua palavra. Nós Te louvamos por Tua eterna misericórdia e amor constante. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando nos voltamos para Deus, não temos necessidade de vagar sem rumo.
Oremos pelas pessoas em busca de um propósito.
Autoria: Donna Miller (Colorado, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Cozinhando para Deus


Leia 1 Coríntios 12.4-11
Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. 1 Coríntios 12.4
Eu conheci dois homens que abriram mão de empregos com horário e pagamento regulares para poderem abrir um restaurante. Eles queriam usar seus talentos como cozinheiros na obra de Deus, usando parte de seus lucros para patrocinar viagens missionárias. Após o primeiro ano, eles conseguiram ajudar a financiar uma destas viagens. No ano seguinte, puderam financiar sozinhos uma viagem missionária inteira. Hoje seu restaurante é bem conhecido por seu churrasco e seus projetos de caridade. 
A Bíblia ensina que todos nós temos talentos e dons. Esses homens usam seus dons e seus lucros para espalhar o amor de Deus. Nossos dons podem variar desde fazer churrasco até cuidar de crianças, desde cantar até sorrir. Ser capaz de partilhar a carga pesada de outra pessoa é um dom. 
Nós podemos usar nossos talentos onde quer que estejamos - com pessoas ou em casa, orando por elas. Quer os usemos em particular ou publicamente, ao darmos de nós mesmos somos enriquecidos. Quando amamos, tornamo-nos mais conscientes do grande amor de Deus por nós e por toda a humanidade. 
Oração: Amado Deus, mostra-nos nossos talentos para que possamos ajudar a espalhar a Tua palavra e amor hoje. Dá-nos coragem para usá-los com frequência e bem. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Qual dos meus talentos eu posso usar mais plenamente para os propósitos de Deus?
Oremos pelos donos de restaurante e funcionários.
Autoria: Judy B. Bander (Virginia, EUA)
Conexão com a Vida: Mostre uma apreciação especial por aqueles que lhe servem quando você jantar fora.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista. Editora Cedro.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Os ensinamentos de Deus


Leia Isaías 2.2-4
Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. Isaías 11.9
Eu era um adolescente durante os horrores da Segunda Guerra Mundial. Um dia eu disse ao meu pastor: "Eu não compreendo. Se Deus é um Deus de amor, então por que há guerras, pobreza, miséria e outras injustiças?" Meu pastor respondeu: "Jorge, quando uma pessoa está doente e procura um médico, ele prescreve um plano de tratamento. Como um paciente deveria responder - Primeiro, o paciente tem de ter confiança no médico e depois seguir o tratamento. Se ele não confiar no médico ou não seguir o tratamento prescrito, você acha que ele vai se curar?" "Acho que não", respondi. "O mesmo acontece conosco. Deus nos dá ensinamentos para seguir, de modo que haja paz, e não guerra ou pobreza, e assim nós possamos desfrutar a vida e toda a criação. Mas o que acontece? Nós não confiamos em Deus. Duvidamos da Sua palavra e não seguimos Seus ensinamentos." 
Jamais esquecerei as palavras do meu pastor. Ele deixou claro para mim o quanto é trágico que nós vivamos sem Deus. Mas se vivermos como Ele ensina, podemos ajudar a livrar o mundo da injustiça, da guerra e da pobreza.
Oração: Graças, Senhor, pela Tua misericórdia por nós, pecadores, e por enviares teu Filho para nos salvar. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A palavra de Deus nos oferece sabedoria para curar nossos países e nosso mundo.
Oremos pelos países destruídos pela guerra.
Autoria: Jorge Roberto Rodigou (Córdoba, Argentina)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Novos hábitos


Leia 2 Pedro 1.3-11
Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz. Efésios 6.15
Recentemente eu comprei sapatos novos. Sei, por experiência própria, que usar sapatos novos pela primeira vez pode ser doloroso. Eles podem apertar ou beliscar um pouquinho, ferindo meus dedos ou até formando uma bolha. Mas desta vez, como de costume, eu enfrentei a dor porque meus sapatos velhos estavam estragados e impróprios para o uso. Esperava que os novos sapatos acabassem por se tornar tão confortáveis quanto os velhos. 
Essa experiência me faz lembrar de como me sinto ao seguir Cristo. Minhas atitudes ou comportamentos às vezes precisam mudar. Mas, assim como acontece quando deixo de lado meus sapatos velhos e os substituo por novos, o processo de mudar para refletir as atitudes e comportamentos de Cristo nem sempre é fácil - ou confortável. No entanto, opto por seguir em frente até que os novos hábitos que Deus deseja instilar em mim sejam uma parte confortável e contínua da minha vida. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a estar abertos à mudança conforme Tu crias uma nova vida em nós. Oramos como Jesus nos ensinou, dizendo: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino, e o poder e a glória para sempre, amém.
Pensamento para o dia: Conforme eu ando a cada dia com Cristo, minha nova vida me cairá cada vez melhor.
Oremos pelas pessoas que não têm sapatos.
Autoria: Julie White (Oregon, EUA)


Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Texto do dia 21 de outubro - Tendo um bom dia


Leia Gênesis 2.4-9
Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Salmo 118.24
Nos Estados Unidos nós normalmente cumprimentamos uns aos outros dizendo "Olá" ou "Oi". Às vezes nós perguntamos "Tudo bem?", embora normalmente não esperemos uma resposta além de "Tudo bem. E você?" 
Há vários anos, ao ser cumprimentado com um "Tudo bem?", eu tenho respondido com "Tudo ótimo! Eu hoje acordei respirando!" Igualmente, quando alguém me diz "Tenha um bom dia", eu frequentemente respondo dizendo: "Já estou tendo um dia ótimo! Eu hoje acordei respirando!" Isso geralmente provoca um olhar surpreso no rosto da pessoa, seguido por um sorriso e com frequência um comentário do tipo: "Ei! Essa é uma ótima maneira de começar qualquer dia, né?" Eu acho que minha resposta incomum a esses cumprimentos comuns faz com que as pessoas reflitam sobre o fato de que qualquer dia em que acordemos respirando é, como diz o Salmo 118.24, "um dia que o Senhor fez", um dia em que devemos "regozijar e nos alegrar". 
A história da criação em Gênesis diz que Deus soprou em nós o fôlego da vida. Qualquer dia em que acordemos com este fôlego em nós é um bom dia, um dia em que devemos prestar atenção às palavras do Salmo 150.6, que diz: "Todo ser que respira louve ao Senhor".
Oração: Amado Deus, seja o que for que enfrentemos a cada manhã, ajuda-nos a lembrar que o dia à nossa frente é mais um dia de vida que Tu nos destes. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: A presença do fôlego de Deus dentro de nós é causa de alegria e louvor.
Oremos para vermos cada dia como uma dádiva de Deus.
Autoria: Gus Browning (Texas, EUA)


Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Texto do dia 20 de outubro - O sentido do sucesso


Leia Mateus 6.19-21 e 2 Coríntios 5.1-10
É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis. 2 Coríntios 5.9
O que é o sucesso? Para muitas pessoas sucesso significa ter uma boa carreira, um negócio próspero, um alto cargo ou grande riqueza material. No entanto, essas medidas são numa perspectiva terrena. Na perspectiva espiritual, o sucesso não tem a ver com o que as pessoas possuem. Todo "sucesso" mundano acabará, mas nosso sucesso espiritual durará para sempre, por toda a eternidade. 
Recentemente, a morte de meu tio me fez lembrar de que nós somos apenas pó. Quando morremos, não levamos conosco nada desta terra. Qualquer riqueza material que tivermos acumulado nesta vida será sem sentido. A verdadeira realização é uma vida caracterizada por atos de amor. 
Quando nós vivemos a vontade de Deus desta forma, somos bem-sucedidos. Um dia virá em que cada um de nós terá de responder diante de Cristo pelo que fez neste mundo. Eu quero viver de maneira a agradar a Deus em tudo o que eu fizer. Esse é o verdadeiro sucesso. 
Oração: Amado Deus, nosso Pai, ajuda-nos a agradar-Te em tudo o que fizermos para que nos consideres fiéis. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Uma vida centrada em Cristo é uma vida de sucesso.
Oremos pelas pessoas que estão iniciando carreiras novas.
Autoria: Marcelina Dewi Kumalasari (Jacarta, Indonésia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

domingo, 21 de outubro de 2012

Reflexão do dia 19 de outubro - Fé


Leia Romanos 14.7-8
Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Isaías 26.3
Hoje minha mãe ficará sabendo se tem câncer. É difícil não deixar que o medo domine meus sentimentos enquanto aguardamos notícias que podem alterar nossas vidas. Sou grata pelas experiências que Deus me ajudou a enfrentar até agora, chances para desenvolver a minha fé e compreender mais plenamente que Ele está em ação em todas as coisas. 
Antes de eu chegar à fé em Cristo, minha vida às vezes era comandada por um medo e ansiedade paralisantes. O pânico é um lugar conhecido e vou para lá instintivamente. Com fé, sei que qualquer que seja o resultado, minha mãe está nas mãos de Deus. A verdadeira fé resiste às nossas dificuldades e confia em Deus quando a vida é incerta. Oro pela boa saúde de minha mãe. Tento animá-la de todas as maneiras que posso. Oro por consolo no seu medo, por coragem para meu pai, por habilidade para os médicos. Mais que tudo, oro para que minha mãe sinta o amor de Deus seja o que for que venhamos a enfrentar. 
Quando nosso coração está cheio de angústia, nós clamamos a Deus. Oramos e depois nos aquietamos e ouvimos. E Deus vem ao nosso encontro. 
Oração: Senhor amado, graças por vires ao nosso encontro onde estamos. Aumenta nossa confiança em Ti e ensina-nos a encontrar consolo nas Tuas promessas. E quando encontrarmos, oferece-nos as oportunidades para consolar os outros. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nos momentos de medo, concentrar-se no amor de Deus pode nos levar do pânico à paz.
Oremos pelas pessoas que estão aguardando um diagnóstico médico.
Autoria: Christa Sterken (Indiana, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Tão pouco?


Leia João 6.5-15
Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. Marcos 12.42
Uma célula. Um átomo. Uma ideia. Uma palavra. Um pequeno donativo. Um talento. Cinco pães e dois peixes. A agulha de Dorcas. As cinco pedras de Davi. Um rápido toque na barra das vestes de Jesus. Um sorriso. Uma palavra delicada. Deus tem o poder de tomar algo que você e eu chamaríamos pequeno e transformá-lo em algo muito maior. Ele consegue multiplicar nossos pequenos dons, nosso pequeno talento e nossos pequenos esforços e transformá-los em coisas que podem realizar muito. 
Lembra-se da história do menino em meio a uma grande multidão com um pequeno almoço que alimentou milhares de pessoas? O menino ofereceu o que podia. Jesus orou e então o usou para alimentar uma multidão. Até hoje nós falamos sobre o almoço simples deste menino. 
E se nós oferecêssemos a Deus nossos pequenos dons, talentos e trabalho, orássemos a respeito e pedíssemos que Deus os usasse? Se realmente crermos que o poder de Deus está em ação em nós e por meio de nós, nosso pouco pode fazer muito. Na verdade, se dermos um passo atrás e olharmos, veremos que Deus já tem feito isso. Observar o que Deus fez no nosso passado pode fortalecer nossa determinação de nos tornar disponíveis no futuro. 
Oração: Amado Deus dos milagres, ajuda-nos a sempre perceber que pouco é muito quando Tu estás envolvido. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus pode fazer mais com o nosso pouco do que conseguiríamos fazer com tudo.
Oremos por aqueles que acham que não têm nada a dar.
Autoria: Andy Baker (Tennessee, EUA)


Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 17 de outubro - As desculpas


Leia Efésios 4.29-32
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. Efésios 4.29
Irrefletidamente, eu tinha falado duro com uma balconista. Ela não tinha feito nada de errado; era apenas uma pessoa conveniente sobre a qual eu podia soltar minha frustração. Quando saí da loja, me dei conta de que tinha me comportado muito mal. Lembrei das vezes em que tinha sido tratado de modo semelhante. Alguns clientes parecem supor que os vendedores são recipientes, sem nome e sem rosto, da nossa raiva e irritação. Fiquei envergonhado. Compreendi que tinha agido assim com uma pessoa. 
Após alguns momentos, voltei à loja e pedi desculpas por meu comportamento. O rosto da vendedora passou de bravo a surpreso. Ela sorriu e me agradeceu por voltar. As Escrituras nos falam do amor de Jesus por todas as pessoas. Eu tinha acabado de tratar alguém mal e o Espírito Santo me mostrou imediatamente que o que eu tinha feito era errado. Era preciso algum ato de arrependimento. 
No caminho de volta para casa eu louvei a Deus por me amar o bastante para me corrigir quando eu erro. Ver a vendedora como uma pessoa de Deus me ajudou a ver o quanto eu estava errado em mostrar desrespeito. Eu quero sempre mostrar graça no modo como falo aos outros. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos todos os dias a afirmar o valor e dignidade dos que nos cercam por meio de nossas palavras e ações. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Honre a presença de Deus em cada um que você encontrar.
Oremos pelos balconistas.
Autoria: Gale A. Richards (Iowa, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Encontrando o caminho


Leia João 14.5-12
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim João 14.6
Nossa família gosta de fazer trilhas pela Nova Inglaterra. Algumas trilhas são mais difíceis que outras - não apenas por causa dos montes íngremes e quedas traiçoeiras, mas também por serem mais difíceis de seguir na mata. Às vezes nós começamos numa trilha bem marcada, mas de repente descobrimos que a floresta avançou por cima dela, dificultando-nos identificar a direção a seguir. 
O pesadelo de todo mundo que pratica trilha é se perder. Na melhor das hipóteses, pode ser um longo desvio; na pior, pode se tornar uma luta pela sobrevivência. Em um bom sistema de trilhas, é muito menos provável que uma pessoa se perca. Ele é bem mapeado e marcado, e com frequência usa um "sistema de brilho" para mostrar para que lado se deve seguir. O brilho é uma marca de tinta pintada ao longo do caminho: os caminhantes que a seguem não se perdem. Uma trilha adequadamente marcada mostra o caminho com clareza mesmo nas intersecções mais complicadas. 
Com frequência eu penso na Bíblia como meu mapa de trilha e em Jesus como a marca de tinta. Deus não nos colocou nessa terra sem orientação. Ele se certificou - como todo bom guia de trilha faz - de que teríamos os suprimentos necessários para a jornada. Quando estou insegura sobre um passo a dar ou uma escolha a fazer, eu me volto para a Bíblia, revejo a vida de Jesus e oro. Então, como as marcas de tinta na trilha, o exemplo de Cristo me guia ao longo do caminho. 
Oração: Amado Deus, graças por enviares Teu filho para que possamos enxergar o Teu caminho mais claramente. Ajuda-nos a procurar o Teu caminho e dá-nos coragem e força para segui-lo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Quando seguimos o exemplo de Jesus nossas escolhas ficam mais claras.
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando decisões difíceis.
Autoria: Dawn M. Adams (Massachusetts, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 15 de outubro - O Senhor está próximo


Leia o Salmo 27
Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Salmo 34.18
Apesar dos sinais de alerta de outros funcionários que estavam perdendo seus empregos e da redução do trabalho, eu não estava preparada para a reunião com os gerentes que me informaram que eu seria dispensada. Fiquei atordoada. Há 15 anos eu trabalhava com publicações cristãs, num emprego onde eu achava que Deus queria que eu estivesse. 
Três meses depois, minha mãe morreu após um longo período de doenças. Ela e eu éramos muito próximas. Embora eu estivesse contente pelo fim do seu sofrimento, senti-me oprimida pela tristeza e, curiosamente, tive medo. As duas principais preocupações que preenchiam meus dias - meu trabalho e os cuidados com mamãe - de repente tinham acabado. O que estava acontecendo? 
Uma boa amiga me enviou um cartão expressando sua preocupação comigo. Sua mensagem incluía as palavras do Salmo 34.18, citado acima. Senti como se uma pequenina luz se acendesse no fim do túnel que eu estava atravessando. Talvez fosse apenas uma luzinha minúscula, mas estava lá. Guardei o cartão comigo; li-o todos os dias. E me senti tranquilizada de que por mais golpes que tenhamos de enfrentar na vida, Deus está perto de nós em todas as circunstâncias para tratar nossas feridas, curar-nos e, com o tempo, restaurar-nos à plenitude da vida. 
Oração: Amado Deus de compaixão, quando nossas tristezas ameaçarem nos oprimir, lembra-nos da Tua presença, de que Tu estás sempre próximo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Hoje eu andarei com confiança, porque o Senhor caminha ao meu lado.
Oremos pelos enlutados.
Autoria: Susan Hibbins (Lincolnshire, Inglaterra)
Conexão com a Vida: Envie um cartão ou bilhete de encorajamento para alguém que esteja numa situação difícil.


Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 14 de outubro - Jesus em nossa vida diária


Leia Filipenses 4.11-13
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4.13
Certa vez, quando viajava de ônibus de São Paulo para Curitiba, à noite, o ônibus fez a sua parada obrigatória. Dirigi-me ao restaurante, onde havia um balcão com atendimento especializado em diversos tipos de chás. Escolhi um dos sabores disponíveis que melhor atendia o meu paladar. A jovem senhora prontamente me atendeu e colocou sobre o balcão uma xícara com água quente. Em tom de brincadeira eu disse a ela: "Eu solicitei um chá de erva-doce e você me atendeu com uma xícara de água quente". Ela respondeu: "Espere só um pouquinho, vou colocar dentro de sua xícara um saquinho de chá e em três minutos o senhor poderá saborear o seu chá". A conversa se prolongou ali por mais um pouco de tempo e, com o processo da infusão, aquela água deixou de ser apenas água quente para se transformar em um delicioso chá. 
No original, o verbo "fortalecer" significa "infundir forças", com a ideia básica para indicar a força da fé, ou a força espiritual, que possuímos no Senhor. O que o apóstolo Paulo está afirmando é semelhante a isto: a vida de Jesus infunde na minha vida e a transformação acontece em mim. Deixo de ser o que era, para ser o que Ele é. A Sua vida infunde na minha vida, por isso em toda e qualquer situação sou fortalecido. 
Oração: Senhor Jesus, ajuda-nos quando estivermos vivendo em fraquezas. Infunde em nossa vida a Sua vida. Queremos ser transformados, deixando de ser o que somos, para ser o que Tu és em nossa vida cotidiana.
Pensamento para o dia: Preciso despir-me a cada dia da velha natureza e revestir-me da nova vida que há em Jesus.
Oremos para que as pessoas que creem em Jesus sejam fortalecidas no Senhor e na força do Seu poder.
Autoria: Paulo Bueno de Camargo (São Paulo, SP, Brasil)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 13 de outubro - Fique no curso


Leia Tiago 1.2-8
Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1.12
Um de meus passatempos preferidos no fim de semana é andar de bicicleta numa trilha perto de minha casa. A trilha, na verdade, é uma velha estrada de duas pistas que foi abandonada quando outra, com quatro pistas, foi construída ali perto. Ciclistas, corredores, skatistas e pessoas a cavalo agora podem desfrutar da velha estrada sem medo do trânsito. A velha estrada em geral é bem pavimentada e fácil de andar, mas ela tem alguns buracos. Às vezes eu caio neles inadvertidamente, quando não estou prestando atenção. Quando isso acontece, tento me concentrar mais no lugar por onde estou andando. 
O mesmo acontece com a minha fé. Quando minha vida parece correr bem, a fé vem sem esforço. Mas quando os problemas ou a tentação me pegam de surpresa, tenho mais dificuldade em permanecer no curso. É aí que tento me concentrar mais em minha fé para enfrentar os tempos difíceis. Eu nunca terminei um passeio e pensei Eu preferia não ter feito isso. Ao contrário, tenho sempre uma sensação de realização e satisfação, especialmente quando a corrida foi difícil. 
Do mesmo modo, podemos nos tornar mais fortes ao enfrentar os desafios da vida, mesmo quando nossa situação parece opressora. 
Oração: Senhor amado, guia-nos em nossa jornada de fé quando tropeçarmos ao longo do caminho. Ajuda-nos a permanecer sempre focados em nossa fé. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: O exercitar a fé produz músculos espirituais.
Oremos pelos ciclistas.
Autoria: Janet M. Kerns (Virgínia, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Dia'rio "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 12 de outubro - Conte tudo para Deus!


Leia Filipenses 4:5-9
O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor acolherá a minha oração. Salmo 6.9
Eu tenho uma amiga que este ano teve que fazer uma cirurgia. Ela estava com muito medo e eu disse que ia orar por ela. No dia da cirurgia, um sábado, eu fiquei pensando nela o dia todo e orei por ela. Até pedi várias vezes para que minha mãe orasse por ela também. Eu tinha falado para minha amiga não ficar com medo, que tudo ia dar certo e que Deus ia ficar com ela. 
Na segunda-feira, ela foi para a escola e perguntei para ela como foi. Ela então me disse que tinha dado certo e que ela não tinha ficado com medo. Eu disse para ela que tinha orado por ela o dia todo, porque também estava preocupada com ela. 
Quando eu fico preocupada ou insegura com alguma coisa, vou para meu quarto, fecho a porta e abro a janela. Eu olho para o céu e falo com Deus para me ajudar a não ficar insegura. Deus sempre me ajudou. Eu sempre conto para Deus meus sentimentos. Eu sempre sinto a presença de Deus comigo. 
Oração: Senhor, eu Te agradeço porque sempre me ouves e eu sei que posso contar todas as coisas para Ti. Sei que posso confiar em Ti e não preciso ter medo de falar sobre as coisas que eu sinto ou que me preocupam. Obrigada por sempre me ajudar e por estar comigo. Em nome de Jesus. Amém!
Pensamento para o dia: Minhas preocupações cabem na mão de Deus, posso deixá-las com Ele.
Oremos pelas pessoas que estão muito preocupadas e aflitas.
Autoria: Raquel Dias Araujo, 12 anos (São Paulo, SP, Brasil)
Conexão com a Vida Hoje comemora-se o Dia da Criança. É uma oportunidade para orar e apoiar organizações comprometidas com a vida das crianças. O projeto Sombra e Água Fresca atua para atender crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Você pode orar e colaborar. Telefone: (11) 2813-8600. E-mail: projetoaf@metodista.org.br. Site: www.metodista.org.br
Texto extraído do Guia Devocional Dia'rio "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Verdadeira hospitalidade


Leia Lucas 14.7-14
Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te. Lucas 14.13-14a
Em meu trabalho como pastora, eu ia frequentemente a casas de repouso para visitar pessoas que sofriam de alguma forma de demência. Eu sabia que uma hora depois de minha partida, muitos deles já teriam se esquecido de quem eu era ou mesmo que eu os havia visitado. Às vezes eu raciocinava que, a menos que um empregado da instituição ou algum familiar me visse, eu não receberia nenhum crédito pelo meu ministério àquela pessoa. 
Esta passagem em Lucas diz outra coisa. Jesus nos adverte de que a verdadeira hospitalidade nada tem a ver com receber recompensa por nossas ações. A verdadeira hospitalidade é dar sem esperança de receber pagamento. A verdadeira hospitalidade brota do nosso amor a Deus e de nosso desejo de ser Cristo no mundo, e não do desejo de aumentar ou proteger nosso ego ou imagem pública. 
Eu poderia pensar que minhas visitas aos pacientes com demência eram momentos de serviço perdidos, mas na verdade elas foram o mais perfeito ministério de minha vida. 
Oração: Amado Deus, mostra-nos como podemos criar um solo nutritivo e sagrado hoje. Livra-nos do interesse próprio e ajuda-nos a servir para a Tua glória. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Cada boa ação feita por Cristo conta eternamente.
Oremos pelas pessoas que convivem com a demência.
Autoria: Anna Shirey (Missouri, EUA)
Conexão com a Vida: Visite uma casa de repouso da comunidade e passe algum tempo com um residente que não receba visitas regulares.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - A germinação


Leia Mateus 13.1-8, 23
Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. João 15.4
Eu sou fazendeiro e produzo milho e soja. Recentemente, quando estava examinando os novos brotos, senti que Deus estava falando comigo, me ensinando uma lição a partir das sementes que germinavam. Quando uma semente é colocada na terra quente e úmida, a primeira coisa que brota é uma pequena raiz que entra mais profundamente no solo para absorver umidade e nutrientes. Esta ação prepara a semente para enviar um broto para receber a luz do sol enquanto ela começa o longo processo de produzir alimento para que a planta continue a crescer. Finalmente, a planta crescerá e se espalhará pelo solo. 
Como os brotos de soja e milho que enviam raízes para dentro do solo, a ação de um cristão deve ser mergulhar na palavra de Deus, a Bíblia, para poder crescer espiritualmente e produzir frutos. Os frutos crescem quando espalhamos as boas novas e conduzimos pessoas para Cristo. Podemos fazer isso contando nossa história - o que Deus fez por nós. Às vezes nós usamos palavras, mas sempre podemos contar nossa história por meio do nosso viver, para que outros possam ver Cristo em nós. 
Assim como as novas plantas recebem a luz do sol, queremos receber o que Deus coloca no nosso caminho para nos fortalecer e encorajar para o que estiver à frente. Se fizermos isso, Deus poderá nos usar para produzir frutos para o Reino. 
Oração: Amado Deus, Fonte da vida, ajuda-nos a crescer na fé e no amor por meio da leitura, estudo e obediência à Tua palavra. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus nos ajuda a crescer para que possamos produzir frutos espirituais.
Oremos pelas pessoas que trabalham com agricultura familiar.
Autoria: James H. McKelvey (Tennessee, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - Outra chance para viver


Leia o Salmo 34.1-10
Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. Salmo 34.15
Na manhã do dia 14 de julho de 2009, bem cedo, eu me envolvi num acidente de trânsito. Eu estava voltando do correio de moto quando um veículo me atingiu por trás. Ouvi um ruído forte e fiquei imediatamente tomado de medo. A próxima coisa que me lembro é de estar deitado numa cama de hospital, dois dias depois. 
Minha moto teve perda total, mas agradeço ao Senhor por não ter me ferido mais gravemente. Quando recobrei a consciência, o médico me disse que eu tinha apenas algumas fraturas e pequenos ferimentos nos braços. Deus me deu outra chance para viver. Foi somente pela graça que sobrevivi para ver este dia. 
Certamente os olhos de Deus estão sobre nós! Eu nunca senti um medo tão intenso na minha vida como naquele acidente. Creio que eu estava a ponto de morrer. Sinto-me privilegiado por ter tido a oportunidade de ter um vislumbre da grandeza de Deus e receber outra chance na vida. Quero fazer mais por Deus, quero servir mais. Vou me agarrar à minha fé e esperança. 
Oração: Amado Deus, ouve o nosso clamor e livra-nos de todas as nossas dificuldades. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Cada dia é uma nova chance de viver a vida mais plenamente para Deus.
Oremos pelas pessoas que estão se recuperando de acidentes.
Autoria: Dunford Ogolla (Nyanza, Quênia)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - A veste da vida


Leia Colossenses 3.12-17
E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. Colossenses 3.10
Quando minha filha era pequena, eu fazia roupas para ela. A parte que eu mais gostava no trabalho eram os preparativos: escolher um padrão, o tecido, a cor e finalmente os aviamentos. Eu adorava trazer os materiais para casa e mostrá-los à minha filha para que ela pudesse ter uma ideia do que poderia esperar. Depois da diversão das compras e da pré-visualização, o verdadeiro trabalho começava. O tempo e as habilidades transformavam um pedaço de tecido em algo que ela iria gostar de usar. Mas até que o trabalho estivesse pronto, a roupa não era mais que uma boa intenção.
 Acontece algo muito semelhante com o que aprendemos na palavra de Deus. Podemos ler as escrituras, destacar passagens preferidas e fazer anotações nas margens de nossa Bíblia. Podemos frequentar estudos bíblicos, ouvir sermões regularmente e discutir o que aprendemos. Mas o verdadeiro trabalho é fazer a vontade de Deus; é a evidência de que lemos e estudamos as Escrituras. 
Nós nos determinamos a trazer as instruções de Deus a nossas mentes e corações - e depois a nos vestirmos com o que aprendemos. Somente então a palavra de Deus é incorporada em nós e faz diferença em nossas vidas e na vida daqueles a quem encontramos. 
Oração: Amado Pai, fortalece nossa determinação de viver conforme a Tua palavra nos ensina. Que sejamos praticantes da Tua palavra e não apenas ouvintes (veja Tiago 1.22.). Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Depois que ouvimos a palavra de Deus é que o verdadeiro trabalho começa.
Oremos pelas costureiras.
Autoria: Pat Rowland (Tennessee, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 7 de outubro - O jantar está pronto

Leia: 1 Coríntios 11.23-26

No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7.37-38

Estávamos reunidos para o culto de encerramento em uma consulta sobre o ministério na Rússia. A sala estava cheia de patrocinadores de igrejas nos Estados Unidos e de pastores e leigos de igrejas de toda a Eurásia. Enquanto os cristãos de fala russa ouviam a tradução pelos fones de ouvido, o líder local nos disse que havia três frases importantes a aprender em qualquer idioma: "Eu o amo",  "Eu o perdoo" e "O jantar está pronto". Então nos preparamos para a Santa Ceia.

A bênção foi dada, o pão foi partido e o cálice, elevado. Depois de nos repetir as três frases - Você é amado. Você está perdoado. O jantar está pronto - o pastor nos convidou à ceia, dizendo: "Venham".

Eu fui à frente da sala e parei diante de duas mulheres russas. Elas me falaram na sua língua e me serviram. Não sei a tradução exata das palavras que disseram naquele momento. Mas ouvi as palavras de Cristo em meu coração: "Eu a amo. Eu a perdoo. O jantar está pronto". E fui alimentada.

Desde então, sempre que recebo a Santa Ceia, ouço que sou importante, que sou aceita, que pertenço - e sou transformada. Continuo a ser transformada, fortalecida para servir e viver para que outros venham a saber que são amdos por Deus e que se sintam bem-vindos à mesa como uma pessoa da família.

Oração: Amado e Santo Deus, que alegria perceber que todos os crentes estão unidos em Teu nome! Fortalece-nos para servir, amar e trazer outros à Tua família. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Você é amado. Você está perdoado. O jantar está pronto. Venha.

Oremos pela igreja na Eurásia.

Autoria: Joan Floyd  (Tennessee, EUA)

Conexão com a vida: Encaminhe uma correspondência para um missionário ou missionária que esteja em uma missão internacional.

Texto extraído do Guia Devocional diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

Reflexão do dia 6 de outubro - Gemidos inexprimíveis

Leia: Romanos 8.18-27

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. Romanos 8.26

Ao atravessar o corredor frio e estéril do hospital, senti que minha família me pediria para orar. O que eu diria? Certamente eu poderia confiar na formação recebida no seminário. No entanto, eu sabia que esta oração seria diferente de todas que eu já havia feito.

Ao entrar no corredor do quarto de UTI de meu avô, eles estavam esperando. Seus rostos estavam cansados pela falta de sono e úmidos pelas lágrimas de tristeza pela difícil decisão tomada. Esta seria a última noite de meu avô. Quando chegou a hora de começar a remover os tubos e fios, cada um de nós tomou a mão da pessoa ao lado e todos olharam para mim. De repente todo meu treinamento parecia inútil.

Ficamos ali parados, em silêncio, enquanto eu procurava as palavras certas. Não tinha nenhuma. Lembrei de Romanos 8.26 e comecei a orar suas palavras em voz alta. Então em minha mente eu ouvi o tema de abertura do Requiem de John Rutter, e usei suas palavras como uma oração: "Concede [-lhe] descanso eterno, ó Deus, e que a tua luz perpétua brilhe [sobre ele]".

Sou grato porque a misericordiosa presença de Deus não depende do meu conhecimento e habilidades. Eu sou inadequado, mas o Espírito me ajuda na minha fraqueza. Não sou chamado a consolar nem a mostrar misericórdia sozinho. Antes, sou chamado a ser um vaso por meio do qual o amor de Deus pode nos tocar pelo poder do Espírito Santo. E isso é o melhor que podemos ser.

Oração: Amoroso e amado Deus, cuja misericórdia vai além dos limites da capacidade humana, que sejamos os vasos do Teu amor curativo. Em nome de Jesus.  Amém.

Oremos pelas pessoas que estão tendo de tomar decisões que envolvem a vida e a morte.

Pensamento para o dia: O Espírito de Deus pode nos preparar para os desafios de cada dia.

Autoria: Charlei Overton (Tennessee, EUA)

Texto extraído do Guia Devocional diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

sábado, 6 de outubro de 2012

Reflexão do dia 5 de outubro - Só uma brincadeira


Leia Gálatas 6.7-10
Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Tiago 5.16a
Muitos anos atrás eu fui de carro a outra cidade numa tarde de chuva para assistir a um jogo de beisebol. Após o fim do jogo, ao sair do estacionamento, passei por uma grande poça e espirrei água em um grupo de pessoas. Fiz isso de propósito, achando que seria divertido - só uma brincadeira. Ouvi uma mulher exclamar: "Meu vestido novo!" Outros no grupo começaram a reagir com raiva. Fui embora rapidinho para escapar de sua fúria. Não gostei da brincadeira; senti-me culpado na ocasião e depois. 
Embora eu tenha o perdão de Cristo por este e outros pecados (veja Efésios 1.7), ainda sinto arrependimento e remorso persistentes quando me lembro do incidente. Se eu pudesse, escreveria ou telefonaria para aquelas pessoas para me desculpar e oferecer para reparar os prejuízos, como reembolsar-lhes o custo da limpeza de suas roupas sujas. Mas não posso fazer isso. Não sei seus nomes, nem dei uma boa olhada em seus rostos. 
No entanto, há coisas que eu posso fazer. Posso procurar, com a ajuda de Deus, crescer em caráter cristão. Posso ser delicado e atencioso com os outros e posso evitar comportamentos maliciosos ou prejudiciais. E quando alguém se comportar mal comigo ou me causar inconvenientes, posso me lembrar do quanto Deus me perdoou. 
Oração: Amado Senhor Jesus, ajuda-nos a amarmos uns aos outros como Tu nos amaste. Em teu nome oramos. Amém
Pensamento para o dia: O verdadeiro arrependimento leva a um coração e comportamento transformados.
Oremos pelas pessoas perturbadas pelas ações que não podem consertar.
Autoria: Robby Lucke (Flórida, EUA)
Conexão com a Vida: Peça perdão a alguém que você prejudicou. Perdoe alguém que o tenha prejudicado.
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Reflexão para o dia de hoje - 100%


Leia Filipenses 3.7-14
Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.14
Não muito tempo atrás, uma jovem percorreu o corredor da igreja, no encerramento do culto, para se tornar membro de nossa igreja. Nosso pastor perguntou: "Você promete ser leal à igreja; a sustentá-la com suas orações, sua presença, suas doações, seu serviço e seu testemunho?" Sua resposta foi espontânea e audaz: "Sim, senhor. Prometo, sim! 100%!" 
A congregação comemorou, porque fomos tomados pelo seu entusiasmo. A resposta daquela jovem me fez questionar se eu estaria dando 100%. O compromisso que esta nova discípula assumiu com Cristo me inspirou a entregar mais uma vez a minha vida a Deus. Decidi dar mais liberalmente e com mais alegria e iniciar e encerrar cada dia com uma oração. Eu me envolveria mais no serviço cristão. 
Hoje eu trabalho como voluntária no centro de acolhimento da igreja e leciono na Escola Dominical. E ao final de cada dia eu me pergunto: "Este foi um dia 100% para Cristo, que deu tudo por mim?" Ainda não cheguei lá, mas estou a caminho. 
Oração: Amado Deus, ajuda-nos a viver de modo que os outros possam ver o Teu Espírito operando em nós. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Como posso seguir no sentido de me tornar um discípulo 100%?
Oremos pelos membros complacentes da igreja.
Autoria: Marilyn Williams (Novo México, EUA)
Texto extraído do Guia Devocional Diário "No Cenáculo" - Igreja Metodista, Editora Cedro.